O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), criticou o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois da vitória de Javier Milei nas eleições da Argentina. O pleito eleitoral aconteceu no último domingo, 19.
Por meio de sua conta no Twitter/X, Pereira comparou Lula ao ex-presidente Bolsonaro ao não citar nominalmente Milei. Para o deputado, o petista está adotando uma “diplomacia ideológica”.
+ Milei ganhou nos redutos eleitorais de Cristina Kirchner e Sergio Massa
“O presidente Lula age igual ao presidente Jair Bolsonaro quando não cita nominalmente o presidente eleito da Argentina Javier Milei”, ressaltou o deputado. “Isto é, está agindo com diplomacia ideológica, o que não ajuda em nada nas relações bilaterais entre os países irmãos.”
O presidente @LulaOficial age igual ao presidente @jairbolsonaro quando não cita nominalmente o presidente eleito da Argentina @JMilei, isto é, está agindo com diplomacia ideológica, o que não ajuda em nada nas relações bilaterais entre os países irmãos.
— Marcos Pereira (@marcospereira04) November 20, 2023
A postura por parte de Pereira representa crítica dentro da própria base aliada de Lula. Isso porque o vice-presidente da Câmara dos Deputados é o presidente nacional do Republicanos, partido que recentemente emplacou o nome do deputado federal Silvio Costa Filho (PE) como ministro de Portos e Aeroportos.
Sem citar Milei, Lula reconhece novo governo argentino
O resultado da eleição presidencial na Argentina representa uma derrota para o Partido dos Trabalhadores (PT). A legenda brasileira havia formalizado apoio à candidatura do esquerdista Sergio Massa na disputa contra o liberal Milei.
+ STF tem maioria para rejeitar denúncia de corrupção contra Gleisi
Realizado no domingo, o segundo turno argentino terminou com a vitória de Milei por mais de 11 pontos percentuais de diferença: 55,7% contra 44,3%.
Com o apoio do PT, Sergio Massa não conseguiu superar Milei. Diante do resultado das urnas, coube ao presidente Lula reconhecer o resultado eleitoral na Argentina.
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
Sem citar Milei, o presidente do Brasil desejou “boa sorte e êxito ao novo governo”. O petista afirmou que o Brasil estará à disposição “para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.
A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A…
Leia também: “Quem é Fátima Florez, a humorista que será primeira-dama da Argentina”