publicidade
Política

Vídeo: MST admite que tentou impedir o direito de ir e vir de Bolsonaro no Pará

Os militantes bloquearam a Rodovia PA-275 para que o ex-presidente não chegasse ao município de Parauapebas

Os militantes do MST colocaram fogo em pneus para impedir a passagem da comitiva de Bolsonaro
Os militantes do MST colocaram fogo em pneus para impedir a passagem da comitiva de Bolsonaro | Foto: Reprodução/Redes sociais

O autodenominado Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) admitiu que tentou impedir o direito de ir e vir do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Parauapebas, no interior do Pará. Os militantes publicaram um vídeo nas redes sociais, nesta terça-feira, 2, para comunicar a ação.

“O Movimento Sem Terras hoje está reivindicando três pautas: a primeira delas é que nós não aceitamos a vinda do ex-presidente Bolsonaro no nosso município”, disse um dos militantes em vídeo. “E a outra é que não aceitamos o ex-prefeito [de Canaã dos Carajás, município vizinho a Parauapebas] Jeová, candidato a prefeito hoje, no governo e a terceira pauta é que a prefeita atenda nossa necessidade aqui no município.”

Receba nossas atualizações

Na manhã desta terça-feira, o MST bloqueou um trecho da Rodovia PA-275, em Parauapebas, para impedir a chegada de uma comitiva de Bolsonaro ao município. O ex-presidente foi ao Estado para participar de eventos e pré-candidaturas de aliados políticos.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Durante o bloqueio, os militantes queimaram pneus e discutiram com políticos do Partido Liberal (PL), sigla que tem Bolsonaro como presidente de honra. Na ocasião, os integrantes do MST disseram para a comitiva ir embora, pois não deixariam passar. A polícia controlou a situação e encerrou o bloqueio.

Constituição garante o direito a Bolsonaro

Na ação, o grupo invasor tentou impedir o direito de ir e vir de Bolsonaro e sua comitiva. A garantia está no artigo 5º da Constituição e permite a qualquer cidadão, brasileiro ou estrangeiro, a livre locomoção em qualquer local público do país.

“É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”, informa o trecho a Constituição. 

A Carta Magna brasileira também é clara ao dizer que há o direito de manifestação, mas sem impedir o direito de outras pessoas de se expressarem.

Leia também:

“Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização”, afirma a Constituição. “Desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.”

Bolsonaro está no Pará desde domingo 30. O ex-presidente da República já cumpriu agendas em Belém, Marabá e São Geraldo do Araguaia. Nesta terça-feira, o político formalizou a pré-candidatura de Filipe Augusto e Jeová Andrade para as prefeituras de Parauapebas e Canaã dos Carajás, respectivamente.

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    E aí Moraes? Pau q bate em Chico tem que bater em Francisco.

  2. Maria Bernadete Zanini Senff
    Maria Bernadete Zanini Senff

    Os defensores da democracia relativa, amigos dos amigos da turma que hj está governando o Brasil. Cadê a turma do STF que ainda não deu 24 horas pra esses terroristas se explicarem

  3. Rômulo Eustaquio Braga
    Rômulo Eustaquio Braga

    Onde se esconde agora o Ministro Alexandre de Moraes e seu discurso hipócrita de Estado de direito Abolição do estado democrático … você se diz justo e imparcial ..tá na hora de provar …

  4. Leonardo de Almeida Queiroz
    Leonardo de Almeida Queiroz

    O ex diretor geral da PRF está preso por um bloqueio de fiscalizaçao legitimo e que nao impediu ninguem de ir e vir e muito menos de votar! E ainda nao vi a ordem do Xandao pro mst se explicar em 12 hs, nem busca e apreensao de computadores e celulares e nem prisao do mandante

  5. Leonardo de Almeida Queiroz
    Leonardo de Almeida Queiroz

    O ex diretor geral da PRF está preso por um bloqueio de fiscalizaçao legitimo e que nao impediu ninguem de ir e vir e muito menos de votar! E ainda nao vi a ordem do Xandao pro mst se explicar em 12 hs, nem busca e apreensao de computadores e celulares e nem prisao do mandante

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.