Volta às aulas presenciais no Estado de SP será obrigatória

'A regra é: criança na escola todos os dias e não alguns dias', disse o secretário Rossieli Soares
-Publicidade-
Apesar de a maioria dos alunos nas escolas particulares estar presencialmente todos os dias, o mesmo não ocorre na rede pública
Apesar de a maioria dos alunos nas escolas particulares estar presencialmente todos os dias, o mesmo não ocorre na rede pública | Foto: Divulgação/Agência Brasil

O governo do Estado de São Paulo anunciará nesta quarta-feira, 13, a obrigatoriedade da volta às aulas presenciais em escolas públicas e particulares a partir da próxima semana. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a informação será transmitida durante coletiva de imprensa.

“A regra é: criança na escola todos os dias e não alguns dias”, afirmou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares. “A sociedade já voltou, as pessoas estão tendo convivência mais aberta e é preciso priorizar a educação, senão não vamos recuperar a aprendizagem”, disse, ao Estadão.

Apesar de a maioria dos alunos nas escolas particulares estar presencialmente todos os dias, o mesmo não ocorre na rede pública. Na estadual, cerca de 70% voltaram, mesmo com o retorno autorizado desde fevereiro. Há casos de pais com medo, mas também adolescentes que preferem ficar no ensino remoto.

-Publicidade-

Os prefeitos têm ainda autonomia para decidir apenas se as redes municipais vão acompanhar as medidas, mas a estadual e a privada (com exceção das que têm só educação infantil) são reguladas pelo Estado. A capital tem acompanhado o governo nas últimas decisões sobre volta às aulas.

Contudo, há municípios que nem permitiram a abertura das escolas e podem questionar as decisões do Estado. A frequência escolar é exigida por lei no Brasil, mas foi flexibilizada por pareceres dos conselhos de educação devido à pandemia. Rossieli diz que agora serão feitas adaptações nessas regras.

Leia também: “O fracasso do lockdown”, reportagem publicada na Edição 45 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.