O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) suspendeu o jogador de vôlei Wallace, do Cruzeiro, preventivamente até o fim do processo aberto depois de uma postagem em rede social. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 3, pelo relator do caso, Ney Bello.
Com isso, Wallace fica proibido de participar de qualquer atividade relacionada ao COB e às suas afiliadas. Na prática, está impedido de jogar, já que a Confederação Brasileira de Vôlei é subordinada ao COB.
“No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças — ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem — foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito”, diz trecho da decisão de Ney Bello, publicada nesta sexta-feira pelo COB.
Segundo o relator, a liberdade de expressão de atletas “não se confunde com ofensas, ameaças, violência ou inconformidade com as instituições do Estado Democrático de Direito”. “Sugerir, perguntar, incitar o uso de armas e, pior, a detonação no rosto da autoridade máxima do país — por nenhuma razão e sob nenhum critério — se amolda ao comportamento esperado, exigido e aguardado de um campeão olímpico”, escreveu o relator, para justificar a suspensão.
A investigação no Conselho de Ética foi aberta a pedido do próprio COB e da Advocacia-Geral da União. Em uma publicação em uma rede social, o jogador perguntou aos seus seguidores quem atiraria no presidente Lula.
Os advogados da União afirmam que o atleta violou o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o código de ética do COB. Segundo a AGU, houve incitação pública ao ódio ou à violência, uso indevido de expressões discriminatórias e incitação à prática de ato de violência por meio de redes sociais. A AGU também solicitou aplicação das penalidades máximas previstas em ambos os códigos, com multa no valor de R$ 100 mil e banimento do esporte olímpico.
A defesa de Wallace tem cinco dias para se manifestar no processo. O jogador ganhou medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e de ouro, no Rio de Janeiro, em 2016. Ele também ganhou três medalhas em mundiais e é considerado um dos jogadores mais importantes do país nas últimas décadas.
Toda minha solidariedade a vc Wallace. Vamos vencer esses tapados.
Como? Isso é incompetência da AGU. Quer, a todo custo, os mesmos minutos de fama que o stf, randolfe, daí ferram com uma pessoa, com toda a liberdade de expressão que lhe garante a constituição, por puro sentimento de revanche. Já as mesmas coisas contra Bolsonaro não passavam de piadas de mal gosto. Já o COB está mal da cabeça. deveam defender o atleta. Mas se juntam ao coro de imbecís e gritam…..
Como defender? Vamos fazer uma enquete pra ver quem quer dar um tiro na tua cabeça?
Isto parece que foi em 2018 , portanto , há quase 5 anos atrás. Muito ridículo está atitude da AGU , até porque sua função não é esta.
Desejar que alguém de um tiro na cara do maior canalha, ladrão, corrupto, chefe de quadrilha, traidor da pátria que “êztepaiz” já teve, o Carniça Maldito, é crime.
Já desejar que o Presidente Bolsonaro morra, jogar bola com a cabeça dele, simular assassinato do Bolsonaro quando pilotando sua moto, chamá-lo de “genocida” sem ao menos saber qual o significado dessa palavra, aí pode.
Sómente o povo unido de verdade, é que pode por termo a essa situação.
Mas é isso, o berrante toca e o gado é conduzido.
Típico de bolsonaristas por isso estão perdidos. Mas parabéns é o que te ensinaram Deus? Pátria? Família?
Concordo em número, gênero e grau, com tudo que o Alberto disse.
Quando chutaram a cabeça do Bolsonaro num jogo de futebol provavelmente não era nada de reprovável.
antes podia chutar a cabeça do presidente. Era um país livre.
Quando outros atletas, artistas, políticos, fizeram diversas ameaças ao ex presidente JB, não aconteceram manifestações desses órgãos. É essa a democracia tão propalada???Discurso de ódio só vale para um lado
Na minha opinião o Lula é ladrão e seu lugar é na prisão.
Inacreditável!!! Perseguição imunda!!!
Basta!!!!
Estado Democrático de Direito que lei é essa?
Ameaçar de morte? É democracia? Saia do meu país por favor, não quero meus filhos e netos misturados com este tipo de gente
Wallace, os times estrangeiros te esperam de braços abertos.
Wallace se enganou muito: esqueceu-se de que vivemos numa democracia e, como tal, é proibido discordar. E o relator, relator do caso, Ney Bello, acaba de acrescentar à lei de injúria e difamação uma nova pena: banimento em definitivo do esporte. Vale dizer: a morte da pessoa, enquanto atleta.
Sem querer entrar no mérito. Wallace por ser de direita já era um criminoso, assim está o Brasil, sua atitude para a esquerda apenas agravou o fato. Jogar bola vom a cabeça de Bolsonaro pode, no Brasil de hoje só não pode ser de direita.
COB = (C)omitê de (O)nanismo ao (B)olchevismo
A melhor coisa é e ir embora do país….
Quem pode, deve.
Engraçado que até o ano passado podia falar o que quisesse do presidente que não era crime algum.
Talvez seja pelo fato de que no ano passado o Brasil não tinha um presidente, mas um ogro golpista.
Paulo “Nojeira”, esse deveria ser seu nome.
Um imbecil como você sequer merece resposta. Certamente você tem QI de ostra e um mata-burro na sinapse.
Não tem nada que se desculpar, boa sorte Wallace o vôlei da Itália esta logo ali.
Os caras quem votaram no lula só porque não gostavam do jeitão do Bolsonaro e agora são responsáveis pela destruição do Pais, até no esporte.
Futebol com a cabeça de Bolsonaro: ato democrático, mereceu a cobertura da imprensa e a maioria achou bacana e normal. Desembargadora esfaqueia boneco de Bolsonaro e publica nas redes sociais e a maioria achou bacana e normal. Por outro lado Bolsonaro se manifestou dizendo que nada faria (e nunca fez) contra a liberdade de expressão. Ele estava certo quando afirmava a todo momento: liberdade é um valor maior do que a própria vida. Wallace vai sobreviver como? E a sua família? E a sua carreira? Por causa de uma opinião (violenta e exdrúxula sim) ofensiva e grotesca? Ódio do bem pode?
Podes acreditar, na COREIA DO NORTE, a liberdade é maior do que a existente no BRASIL. A que ponto o judiciário (podre) chegou.
A EXPANSÃO da tirania – e a liberdade de opinião vai sendo cerceada – ATÉ QUANDO? ATÉ QUANDO A MÍDIA VAI “PASSAR PANO” PARA ESSES EXCESSOS, cometidos em nome de um “novo social”? Pessoas… o Brasil está sendo subjugado, em nome de volúpia pelo poder, ou pensamento globalista, ou… rotulem como for, mas é INADMISSÍVEL que ninguém se mexa, nem sequer essas instituições – repletas de omissos, chamadas MP (já os elogiei muito, por isso me acho no direito de criticar), OAB (ok, sabemos do viés de esquerda de seus dirigentes). O complicado disso tudo é que ESSES MESMO que hoje se omitem, mais dia, menos dia, SERÃO CALADOS.
Bem vindo a China.
Que se puna em consonância com as leis do país, mas o Judiciário precisa entender que não é o dono do Brasil.
COB, outro celeiro de comunistas.
Dois pesos, duas medidas.
Este é o Estado Democrático de Direito. Só que o direito é para alguns. E poder de calar do estado para outros.