O advogado Cristiano Zanin vai tomar posse como o mais novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 3 de agosto. A data foi anunciada nesta quinta-feira, 22, pela presidente da Corte, Rosa Weber.
O anúncio confirma as projeções iniciais. Com a aprovação da indicação de Zanin pelo Senado na quarta-feira 21, a tendência era que não haveria tempo hábil para ele assumir a cadeira no Supremo antes do início das atividades do Judiciário brasileiro em julho.
Leia mais:
De acordo com a equipe de comunicação do STF, Rosa e Zanin conversaram por cerca de 40 minutos. Depois, durante o intervalo da sessão plenária desta quinta-feira, a dupla se encontrou com os outros nove ministros da Corte.
No STF, Zanin vai ocupar a cadeira de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril, um mês antes de ele completar 75 anos, quando teria de se aposentar compulsoriamente. No Supremo, o ex-advogado de Lula deve herdar cerca de 530 processos.
Cristiano Zanin fará parte da 1ª Turma do STF
Cristiano Zanin fará parte da 1ª Turma do Supremo. Atualmente, o colegiado é composto dos ministros Luís Roberto Barroso (presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.
Leia também: “Aprovação de novo ministro do STF foi uma das mais apertadas”
É a Juristocracia dando gargalhadas e destruindo qualquer remanescente de poderes harmônicos no Brasil. A corrupção venceu e a República acabou.