O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) apresentou, nesta quinta-feira, 12, uma representação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na qual solicita a investigação de possíveis manipulações cambiais realizadas por agentes do mercado financeiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ele argumenta que operações especulativas têm causado prejuízos à economia brasileira, especialmente depois da divulgação, em 28 de novembro, do pacote fiscal elaborado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Segundo o parlamentar, operadores financeiros, particularmente na região da Avenida Faria Lima, em São Paulo, têm atuado de forma coordenada para desvalorizar o real, comprometendo a estabilidade econômica do país.
Na petição, Zeca Dirceu destaca que essas ações podem configurar infrações como formação de cartel e manipulação de mercado, o que, segundo ele, causará inflação elevada e redução do poder de compra da população brasileira.
“Desse modo, a intervenção do Cade se mostra inadiável, seja para avaliar eventual ocorrência de prática concorrencial ilegal, seja para apurar e adotar as medidas legais em face de eventual infração à Ordem Econômica (delimitação do mercado e das possibilidades concorrenciais), sem prejuízo de outras medidas que o colegiado entender pertinentes (abuso do poder econômico e formação de cartel)”, argumentou.
Zeca Dirceu pede abertura de inquérito
O deputado federal petista também afirma que a desvalorização da moeda nacional tem impactos diretos no custo de vida, tornando urgente a intervenção do Cade.
Zeca Dirceu, que é filho de José Dirceu — ex-deputado federal, ex-presidente do PT e ex-ministro da Casa Civil –, pede que sejam adotadas medidas imediatas, como a abertura de um inquérito administrativo para apurar os fatos relatados e a aplicação de medidas cautelares para interromper as práticas ilegais.
Leia mais: “Prejuízo nos Correios é ‘maior escândalo’ no governo, diz deputado”
Além disso, sugere que o Ministério Público Federal seja notificado para tomar providências na esfera civil e penal.
Andava sumido e apareceu falando bobagem. Deve entender tanto de mercado quanto o chefe de honestidade.
Filho de peixe peixe é, a única coisa que essa porcaria conhece é a gatunagem, portanto acha que todos são iguais a ele, e lógico, o seu honrado pai.
Não dá nem para responder… é tanta ignorancia que nem merece resposta.
Para aqueles que fizeram o L com força mesmo sintam do próprio veneno…….
CONTINUANDO ….
Mas qualquer esquerdista imbecil (desculpem o pleonasmo) se sente a vontade para falar sobre tudo, mesmo como no caso, passando mais um atestado de imbecilidade.
Eis um caso diferente na politica. Temos um monte de filhos da p..a. Agora tempos um filho do p..o. Não presta, nunca prstou e entenda coisa alguma do assunto. MAs qualquer esq
Que triste acéfalos investidos de mandato de deputado. Um inútil filho de um bandido.
Comunista dos infernos.
Piada ambulante, lembra o Xerxes açoitando o mar….rs. Como são ridículos os políticos da esquerda brasileira.
Ganhou o troféu idiota do dia.
hahahaha… é um fanfarrão.. com certeza ele sabe que suas palavras são vazias, e que o principal causador do fracasso econômico brasileiro é provocado pelos cumpanheros da seita mas para aparecer bem na foto, precisa gritar ainda que seja mentira. a direita não usa este expediente pois como não comprou a ju$tiça, se disser qualquer coisa que atribua a responsabilidade aos culpados, terá seu representante preso por tentativa de golpe de estado, atentado às instituições democráticas e grave ataque à democracia. sendo assim, que continue a farsa brasilis capitaneada pela seita petista. enquanto houver alguém tentando pagar seus impostos.
Como alguém consegue ser tão ridículo… O pessoal da “Faria Lima” devia fazer as malas e ir embora e assistir o naufragio de camarote…