Durante escala em Brasília para abastecimento da aeronave em que viajava, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, solicitou um encontro com o presidente Lula. O pedido, no entanto, não foi aceito.
O destino de Zelensky era a Argentina, para comparecer à cerimônia de posse do novo presidente argentino, Javier Milei. Acompanhe a cobertura completa de Oeste do evento.
Leia também: “O silêncio cúmplice de Lula com o camarada Maduro”
De acordo com apuração do jornal O Globo, fontes do Ministério das Relações Exteriores (o Itamaraty) alegaram que Zelensky fez o pedido muito em cima da hora. Foi na quinta-feira 7, quando Lula e a equipe diplomática participavam da cúpula do Mercosul, na cidade do Rio de Janeiro.
O horário e a ocasião pouco comuns também teriam contribuído para a negativa. O ucraniano pousou na Base Aérea de Brasília, para abastecer, na noite do último sábado, 9.
Na calada da noite
Seu avião aterrissou às 20h15, e ali ficou por duas horas. O Itamaraty enviou a seu encontro Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte. A pauta com Lula, caso tivesse logrado o encontro, não foi divulgada.
De acordo com um diplomata, ouvido por O Globo, “é muito raro esse tipo de encontro em base aérea, sem preparação e sem antecedência”. Antes, Zelensky havia se encontrado com Ulisses Correia, primeiro-ministro de Cabo Verde — também no aeroporto da ilha.
Os dois presidentes se encontraram em setembro, em Nova York. Eles participavam da Assembleia-Geral da ONU.
Veja como foi: “A foto de Lula com Zelensky: ‘Conversamos sobre caminhos da paz’”
O encontro aconteceu depois de uma série da declarações polêmicas de Lula sobre a guerra por que passa o país de Zelensky. Ele insinuou, por exemplo, que Ucrânia e Rússia tinham a mesma responsabilidade pelo conflito.
Encontro e presente de Milei
Não constavam compromissos oficiais no sábado à noite na agenda de Lula, ou seja, na faixa de horário em que Zelensky propôs encontrá-lo. No dia seguinte, ou seja, neste domingo, 10, Lula tampouco foi à posse de Milei, enviando o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em seu lugar.
Climão: “Zelensky não aplaude Lula durante discurso na Assembleia Geral da ONU”
Milei recebeu Zelensky ontem na Casa Rosada, sede do governo federal argentino. O presidente recém-empossado presenteou o colega ucraniano, de origem judaica, com uma Chanuquiá, candelabro que é um símbolo do judaísmo.
Na Argentina, será que Bolsonaro não se encontrou com Zelensky reservadamente, indo além de um aperto de mâo? Bolsonaro desfruta de um grande prestígio internacional. Suas palavras sérias voam longe por todo o planeta.