O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o nome mais competitivo para disputar as eleições de 2026 contra a esquerda. Ele deu a declaração nesta terça-feira, 28, em entrevista ao canal do jornalista Claudio Dantas, no YouTube.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Zema ainda destacou que as pesquisas não apontam outro nome capaz de superar Bolsonaro em um confronto com candidatos da esquerda.
Reversão da inelegibilidade de Bolsonaro
Ele defendeu a reversão da inelegibilidade de Bolsonaro. O ex-presidente foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho do ano passado, pela prática de abuso de poder político. Ele está impedido de disputar cargos eletivos até 2030.
“Espero que ele vença essa batalha”, disse o governador mineira, ao comentar a possibilidade de reversão das condenações eleitorais do ex-presidente.
Se Bolsonaro continuar inelegível, Zema considera improvável a união dos partidos de direita em razão das divergências internas e questões de ego.
“Mas que se tente, pelo menos”, disse Zema. “Que se trabalhe e que ele [Jair Bolsonaro] também venha a apoiar.”
O governador de Minas Gerais também mencionou que a indefinição sobre a candidatura de Bolsonaro está atrasando a construção de uma alternativa viável à direita. De acordo com ele, isso posterga decisões e esforços que já poderiam estar em andamento.
Prioridade de Zema nas eleições de 2026
Zema reiterou que sua prioridade nas eleições de 2026 será a sucessão do governo mineiro. Ele pretende apoiar o vice-governador Matheus Simões (Novo).
Em entrevistas anteriores, Zema já havia demonstrado que seu foco nas próximas eleições gerais seria a disputa em Minas Gerais.
Bolsonaro, em outubro de 2024, afirmou que não existe outra direita no Brasil a não ser a liderada por ele. Ele afirmou que não há outros representantes nesse campo que compreendam “a linguagem do povo” da mesma forma.
“Já tentaram várias vezes e não conseguiram”, disse o ex-presidente. “Esses caras juntam quantas pessoas no aeroporto em bate-papo?”
Diferentemente de Zema, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), já disse que será candidato à Presidência da República em 2026.
Ele esta certo mais o STF vai deixar de jeito nenhum. Tem que fortalecer outros candidatos para expulsar esse PT maldito
🚨🌈💩 Extremistas de esquerda, sem apoio do STF ,e liberdade de expressão garantido nas redes sociais , a gente elege até um desconhecido pra presidente.
🚨🌈💩💩💩💩 a extrema esquerda ganhou com a propaganda do corte do bolsa família,foi difundida tal mentira , com a liberdade das redes sociais, as mentiras serão desmascaradas em segundo
Ou seja, ninguém ganha de Lula, já que bostinhanaro é inelegível. Mas, Zema, tem um monte de gado acéfalo aqui achando que Lula perde em 2026.. 🤣🤣🤣🤣 quem sabe com o Zema desenhando o gado aprende que em 2026 é Lula de novo. 🤣🤣🤣🤣🤣
Menine Cesar, se tiver urnas que imprimam o comprovante do voto e contagem publica, seu pai Luladrão ganha nem no estábulo onde você mora! Cada dia mais vejo que, o capim que você come está mofado e batizado com cannabis… Troca de boca..