O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma interpelação feita contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por declarações feitas acerca das manifestações de 8 de janeiro, em Brasília. A decisão de Martins é de 16 de fevereiro, mas somente foi divulgada na segunda-feira 6.
A interpelação, procedimento judicial preparatório para eventual ação penal, foi apresentada no STJ pelos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Zeca Dirceu (PT-PR). Eles afirmam que Zema não teria provas do que afirmou, o que poderia configurar crime de injúria.
Em 16 de janeiro, o governador mineiro disse à revista Veja, sobre as manifestações em Brasília, que “as autoridades trabalharam para que os ataques ocorressem” e que “as ações terroristas eram desejadas para que se pudessem, como vítimas, obter supostos ganhos com a sociedade brasileira e a comunidade internacional”.
Na interpelação, os deputados petistas pediram que o governador esclarecesse as declarações. Porém, o ministro Humberto Martins, antes de ouvir o governador, remeteu o processo ao STF, para avaliar a eventual competência para o caso de Zema.
Como justificativa, ele afirmou que “a manifestação do interpelado diz respeito aos eventos investigados nos autos do Inquérito 4.921, instaurado pelo Supremo Tribunal Federal para apurar responsabilidades dos autores intelectuais dos atos de vandalismo ocorridos na capital da República em 8/1/2023”. O Inquérito 4.921 tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.
Relacionadas
E o Zema mentiu em dar a sua opinião? Tanto é que o Nine Finger Thief está a todo custo querendo barrar a CPMI do dia 8 de janeiro. Por que será hein?
Ele emitiu uma opinião e nada mais,
Isso tudo pra tentar projetar o Zema pra presidente, pois o xuxu ta com os dias contados, Zema sempre pertenceu ao sistema assim como kalil, ambos engenheiros que se elegeram na mesma epoca, zema posa de bom moço mas aquilo é esperto demais, é um Dória mineiro timido que come quieto, pois na pandemia fechou tudo e botou viaturas nas ruas com megafone fazendo toque de recolher as 8 da noite as 5 da manhã. Quero ver todos esses governadores presos!
Gestapo do STF e STJ não quer que nenhum nome forte sobreviva. A CPMI vai esclarecer muita coisa, inclusive estes abusos de poder do STF e STJ.
“Qualquer ato de violência física, em política, é apenas propaganda, preparando jogadas de poder mais decisivas. Para saber quem o planejou e comandou, basta averiguar quem tirou proveito político dele nos dias que se seguiram. Esta regra é praticamente infalível”. Prof. Olavo de Carvalho (1947 – 2022).
Temor ao futuro candidato a presidente.
Por isso, nas eleições de 2026, que espero que ocorram, temos que começar a exigir modernização das urnas eletrônicas com VOTO IMPRESSO.
No congresso tem que passar limite de tempo para ministros do stf e, que o senado seja pressionado para fazer valer o direito de confirmar ou não o indicado do presidente de plantão.
Os possíveis candidatos da direita à presidência da república já estão sendo cercados no campo jurídico?
Se desagradou ao PT, então o Zema falou a verdade.
Zema só precisa responder uma coisa: abram a CPMI .
Gente a verdade incomoda mesmo, se essa mensagem for lida, Governador fique tranquilo o povo mineiro tem respeito pelo senhor e o apoia, e o que querem intitular como crime, que seja aberto o inquerito da cpi do dia 8 , que tudo fique claro e que pare essa ladainha do PT de querer punir todo conservador.
Essa quadrilha não suporta a verdade!! PT é e sempre será corrupto
Quem tem culpa no cartório vai tentar de todas as maneiras encontrar “responsáveis”.
O próprio PT não quer a CPMI e já existem denúncias de parlamentares com propostas de compra de apoio minar a investigação.
Por que será?
Zema so disse a verdade, imagens q foram divulgadas nas redes siciais e colocadas em sigilo dizem td. O giverno não quer a CPMI pq tem medo do q vira à tona. Onde tem PT sem sujeira. Partido nefasto.
Verdade Nádia. Apoio totalmente o que vc disse. Partido nefasto. É um câncer que tem que ser extirpado da sociedade brasileira