Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Montagem Revista Oeste/Shutterstock
Edição 105

Carta ao Leitor — Edição 105

Com esta edição, Oeste completa dois anos de vida

Redação Oeste
-

Oeste nasceu em 27 de março de 2020, duas semanas depois que a Organização Mundial da Saúde conferiu status de pandemia à disseminação do vírus surgido na China. Com a covid-19 em seu ocaso, a revista celebra o segundo aniversário esbanjando saúde.

Nesse período, o maior desastre sanitário registrado desde a gripe espanhola, que entre 1918 e 1920 provocou cerca de 50 milhões de mortes numa época em que a população mundial estava abaixo de 2 bilhões de seres humanos, não foi o único obstáculo a superar. Os métodos de combate ao coronavírus incluíram, por exemplo, um até então impensável lockdown, que trancou em casa os habitantes das nações admiradas pelo culto à liberdade. O Supremo absolveu ladrões condenados em várias instâncias. Políticos e jornalistas se uniram na tentativa de derrubar um presidente democraticamente eleito. Fora o resto.

A vitória só foi possível porque Jairo Leal, ex-presidente do Grupo Abril, conseguiu reunir num mesmo time o que há de melhor na imprensa brasileira: a ironia fina de Guilherme Fiuza, a sagacidade de Rodrigo Constantino, a lucidez de Ana Paula Henkel, a vivacidade de Caio Coppolla, a curiosidade de Dagomir Marquezi, a argúcia de Silvio Navarro e a combatividade de Augusto Nunes. E sobretudo o talento de J.R. Guzzo, dono do melhor texto do jornalismo brasileiro. Esse craque da imprensa conduziu a extraordinária trajetória da revista Veja, que a instalou no terceiro lugar entre as maiores do planeta, com mais de 1,2 milhão de exemplares. Ao lado deles, cresce a mais promissora equipe de repórteres e articulistas do país. É gente que desempenha com prazer a tarefa de mostrar os fatos como os fatos são e contar o caso como o caso foi.

Nesta semana, o site Poder360 publicou informações que revelam as dimensões da diáspora que ameaça edições impressas e digitais de todas as revistas brasileiras. O afastamento de leitores insatisfeitos resultou em quedas assustadoras. Uma delas alcançou 80%. Enquanto isso, Oeste segue desenhando uma animadora curva ascendente.

No segundo aniversário desta revista, o mundo continua apreensivo com o prosseguimento da guerra na Ucrânia, decorrente da invasão de tropas da Rússia. É o maior conflito envolvendo países europeus desde 1945. Seja qual for seu desfecho, a multidão de leitores de Oeste terá continuado a crescer.

Mais uma vez, obrigada pela confiança.

 

Boa leitura.

Branca Nunes
Diretora de Redação

Alexandre de Moraes | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

 

25 comentários
  1. Juliano Sarkis Franco
    Juliano Sarkis Franco

    Vida longa e próspera a essa revista abençoada, que não se rendeu ao “consórcio” e prima – do nascedouro ao nome – por nossa Liberdade. Gratidão.

  2. Sadrax Lourran Teixeira Silva
    Sadrax Lourran Teixeira Silva

    De fato o conteúdo oferecido é bom, e tão só por isso mesmo eu outros são assinantes.
    Digo mais, se não fosse tão de meu interesse o conteúdo, já tinha feito o cancelamento da assinatura pois a plataforma é péssima, um lixo, e é incrível como parecem qnão estarem nem aí para esse fato, pois eu mesmo já li inúmeros comentários, mais muitos mesmo, de pessoas reclamando desse mesmo problema, e isso já é recorrente a algum tempo, e até agora, quando leio esta carta apresentando os números da revista, nada mudou em relação as reclamações massivas desse problema na plataforma. Alô Oeste, será que até quando a paciência dos assinantes suportará esse descaso tão somente pela qualidade do conteúdo?
    Pois me sinto, sinceramente, desrespeitado, tendo em vista que é de ciência da revista esse problema recorrente. Como disse, já li vários reclamações nesse sentido, eu mesmo nunca reclamei publicamente por meio de comentários, mas após essa carta onde se vangloriam dos seus números e crescimento, não poderia deixar de registrar e reiterar a minha decepção com este descaso. Não farei no momento, mas em breve, permanecendo assim, inevitavelmente cancelarei minha assinatura.

    Repare que nem citei o problema, mas será que já não sabem? Estou falando do loop de login infinito.

    1. Assinaturas Oeste
      Assinaturas Oeste

      Olá, Sadrax, bom dia! Agradecemos seu comentário e a oportunidade de informar sobre nossos próximos passos de evolução em relação ao site.
      Já estamos trabalhando em parceria com os melhores especialistas em experiência de navegação online, visando desenvolver a interação com vocês, leitores e assinantes, e tornar nosso canal muito mais agradável e eficiente. Encaminhamos uma mensagem em seu e-mail pessoal para detalhar mais esse processo para você. Atenciosamente, Revista Oeste.

  3. Rui Pereira Ferreira
    Rui Pereira Ferreira

    R.Dias,
    São os dois primeiros anos, parabéns pelo excelente trabalho.

  4. Jonas Ferreira do Nascimento
    Jonas Ferreira do Nascimento

    Esse time me faz orgulhoso dessa que reputo a melhor revista nacional.

  5. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Vocês também sabem que estamos num país que não se pode ter uma posição diferente do dono do clube (consórcio). E é verdadeiro que a revista e os leitores em sua maioria conhecem a imprensa com suas infâmias inrustidas de marximo terrorista. Agora na guerra da Ucrânia, embora o Putin seja o bandido, tem coisa que roda por aí que deixa a bola quicando na frente dos especialistas que ignoram o lance. É verdade que na Ucrânia é autorizado o funcionamento de um partido nazista? É verdade que existe um batalhão neonazista que foi integrado ao exército da Ucrânia? É verdade que morreu mais civis nos ataques as provícias separatistas em 2014 do que agora? É verdade que a Burisma, grande empresa de dstribuição de gás na Ucrânia tem como sócios a família Biden? É verdade que o Putin não recuou e nem errou na logística a demoar um pouco para destruir Kiev e sim porque grande parte da população é russa e ele esperou que eles saíssem para não matar sua gente? Ao contrário, em Maripuol onde quase não existe russo ele bombardeou sem dó e porque lá existe célula neonazista? É verdade que os veículos de imprensa não querem entrevistar os separatistas ou pessoas que vivem lá para não mostrar o outro lado da guerra? É verdade que o marximo tomou conta dos Democratas nos EUA?

  6. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Orgulho de ser assinante da Oeste. Parabéns pelo aniversário de dois anos.

  7. Maria Cristina Cordeiro Batista
    Maria Cristina Cordeiro Batista

    Parabéns à todos da Oeste! Muito obrigada por fazerem um jornalismo sério, comprometido com a verdade. Abs

  8. Diego Vintem
    Diego Vintem

    $$$$Happy Birthday – 2 YEARsss$$$$!!! LONG LIFE!!! Magazine TOP 10!!! TKssss

  9. Renato Rodrigues Dos Santos
    Renato Rodrigues Dos Santos

    Parabéns pela qualidade do jornalismo que vocês fazem. Tenho orgulho de ser assinante da revista e enquanto continuarem com a linha de honestidade na informação dos leitores manteremos essa parceira. Vida longa à Revista Oeste!

  10. Joao Bosco De Lima
    Joao Bosco De Lima

    Estou contente em ter assinado essa revista. Continuem assim

  11. Matias ALEGRUCCI Figueiredo
    Matias ALEGRUCCI Figueiredo

    parabens a todos, jornalistas, gestores, idealuzador Leal, ao pubico privilegiado de assinantes, e principalmente a verdade.
    congratulo a todos

  12. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Revistas como Time, FT, Veja, IstoÉ, Época diminuiram em credibilidade. Uma citada já acabou até mesmo na circulação virtual e fisica. O jornalismo televisivo nunca foi lá grande coisa, mas ainda tem seus momentos de glória pela imagem, mas também perdeu muito da credibilidade por mostrarem uma coisa e o jornalista militante falar outra. Ou pior, não mostram quando as imagens contrariam o editor militante ou o jornalista militante. E assim Fiuza, chama com propriedade nossa imprensa de “outrora grande imprensa” e Augusto as vezes chama de “imprensa de botequim”. Quando Constantino enche a boca para chamar o mundo civilizado de “OCIDENTE” me dá arrepios. Não somos mais nem civilizados e nem mais ocidentais depois dessa pandemia, depois dessa guerra, depois de roubalheiras eleitorais no “ocidente”, depois das bizarrices feitas por autoridades e essa imprensa apoiar, TUDO ISSO em pouco mais de 20 anos no século XXI. Espero que vocês trilhem sempre o caminho da informação e análise ponderada. O mundo será diferente daqui para frente. Esta mais para “em 2030 ninguém vai ter nada, mas tambem não será feliz”. Terão muito trabalho. “Força Renan”(sic). Parabéns a todos.

  13. Maria Luzia Silva Tancredi
    Maria Luzia Silva Tancredi

    Parabéns à Revista Oeste, hoje a única que leio com prazer . Continuem assim e o sucesso será uma constante.🎂🎂🍀👏👏👏👏👏👏👏👏

  14. Walmir Paulo Forgiarini
    Walmir Paulo Forgiarini

    Parabéns pelo segundo aniversário e vida longa – V I V A.

  15. Sebastiao Márcio Monteiro
    Sebastiao Márcio Monteiro

    Parabéns a este farol que é exemplo para o que deveria ser o bom jornalismo praticado por nossa imprensa. Orgulho de fazer parte desse projeto desde a edição zero. Vida longa à Oeste.

  16. Joâo Henrique
    Joâo Henrique

    Orgulho de aqui estar desde o início.

  17. André Augusto de Barros Sá
    André Augusto de Barros Sá

    Vocês são mil!!!!!

  18. Lucas Scatulin Bocca
    Lucas Scatulin Bocca

    #tamojunto

  19. Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva

    VIVA!
    bem alto a todos os que fazem Oeste brilhar.

  20. Aquiles Ferreira Nobre
    Aquiles Ferreira Nobre

    Merecidamente parabéns!

  21. Benjamin Gonzalez Martin
    Benjamin Gonzalez Martin

    Excelentes artigos. Adorei o do Guzzo. Já repassei a amigos.

  22. João Paulo
    João Paulo

    Parabéns a Oeste! Que Deus ilumine a todos os colabores e que vocês possam sempre continuar sendo luz e um norte em uma época tão obscura.

  23. Carlos Sergio Souza Rose
    Carlos Sergio Souza Rose

    Parabéns a todos da equipe. Orgulho de ser assinante.

  24. ROBERTO TEIXEIRA SOARES FILHO
    ROBERTO TEIXEIRA SOARES FILHO

    Eu sou assinante da melhor revista do país!!!!

Anterior:
Agroadvogados, o incêndio da cerveja e Euphoria à brasileira
Moraes Fachin Eduardo Próximo:
A censura reinventada
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.