Pular para o conteúdo
publicidade
Manifestação de petistas em São Paulo, no dia 09 de janeiro de 2023 | Foto: Wagner Vilas/Shutterstock
Edição 149

Anistiados de 1979 festejam prisões ilegais

O sonho dos terroristas do PT é ver todos os adversários na cadeia

Augusto Nunes
-

 A anistia decretada em agosto de 1979 por João Figueiredo permitiu a imediata volta ao Brasil de inimigos do regime militar — Leonel Brizola e Luiz Carlos Prestes, por exemplo — que já aceitavam com resignação a ideia da morte no exílio. Indultos concedidos pelo último dos generais-presidentes ampliaram a abrangência do texto original e livraram da cadeia ou da clandestinidade também os que haviam tentado abreviar à bala o ciclo dos generais-presidentes — não para modernizar o país com uma genuína democracia, mas para assassinar de vez a liberdade com a implantação da ditadura do proletariado. A subespécie extremista a que pertencem os dirceus e as dilmas caminhava para a extinção no mundo civilizado quando essas esquisitices forjadas nas catacumbas do extremismo passaram a ornamentar os palanques do PT.

Passados 43 anos, os anistiados de 1979 resolveram deixar claro que não esqueceram nada e nada aprenderam: são essencialmente os mesmos. O tempo obrigou-os a aposentar os blusões e calças jeans do uniforme de Guevara mirim, muitos até se renderam ao terno e gravata. Mas o cérebro avariado segue zanzando por sierras maestras, matas congolesas e selvas bolivianas. Só cabeças com defeito de fabricação conseguem armazenar tanto ressentimento por tantos anos. Só rancorosos vocacionais poderiam conceber a palavra de ordem ANISTIA NÃO!, parida minutos depois da prisão de centenas de manifestantes antipetistas que estavam em Brasília no domingo em que delinquentes ainda não identificados depredaram o Palácio do Planalto, o prédio do Congresso e a sede do Judiciário.

Para os devotos da intolerância, todo brasileiro que não viva fazendo o L é um bolsonarista, todo bolsonarista é golpista e todo golpista acorda, passa o dia e tenta dormir planejando atos antidemocráticos

Manifestantes pedem a aprovação da anistia, em 1979 | Foto: Reprodução

ANISTIA NÃO!, berram em coro tanto os que nem haviam nascido em 1979 quanto setentões que hoje recordam sem sustos, em conversas com velhos comparsas, os assaltos, homicídios e atentados à bomba em que se meteram. Para os guerrilheiros agora entrincheirados em botequins, não merece perdão nenhum dos integrantes da multidão trancafiada na cadeia desde 9 de janeiro — porque todos cometeram atos antidemocráticos. “Não há crime nem pena sem lei anterior que o defina”, recita já na primeira semana de aula o pior aluno da mais desqualificada faculdade de Direito. A expressão “ato antidemocrático” nunca deu as caras na floresta de artigos, parágrafos e incisos que se espalha pelos códigos legais e pela Constituição. Desde 2019, quando se consumou o parto súbito do inquérito das fake news, o STF vem ensinando que certos delitos são tão hediondos que nem precisam existir oficialmente para que seja duramente castigado quem se atrever a praticá-los.

Da mesma forma que o coronavírus, o ato antidemocrático se desdobra em variantes que exigem mais doses de imunizantes. Num primeiro momento, o inimigo concentrou-se no ataque a alicerces do Estado de Direito, valendo-se de insultos a ministros do STF e de incontáveis fake news concebidas para desmoralizar urnas eletrônicas. A segunda onda só foi contida com a revogação da imunidade parlamentar e amputações da liberdade de expressão. O pico da pandemia de desinformação foi registrado no clímax da campanha presidencial. Para sufocar o golpe tramado por bolsonaristas, o TSE conjugou com extraordinária fluência os verbos censurar, suspender, remover, derrubar, prender e arrebentar. A disputa pela Presidência terminou. O Tribunal Superior Eleitoral segue usando máscaras. As liberdades democráticas não foram liberadas do uso de respiradores.

Se depender da seita que tem em Lula seu único deus, logo serão devolvidas à UTI. Para os devotos da intolerância, todo brasileiro que não viva fazendo o L é um bolsonarista, todo bolsonarista é golpista e todo golpista acorda, passa o dia e tenta dormir planejando atos antidemocráticos. É pouco negar apenas a anistia a criminosos desse calibre. Antes precisam ser negados o direito de ampla defesa, o devido processo legal, o acesso a qualquer palavrório que permita ao prisioneiro ao menos saber o que fez para ser encarcerado. Terroristas não devem achar que prisão seja colônia de férias, advertiu o Supremo Carcereiro ao saber da comparação inevitável: as imagens do ajuntamento de presos sem julgamento evocavam campos de concentração. Pero Vaz de Caminha estava certo: aqui, em se plantando, tudo dá.

Petistas aplaudem prisões ilegais, na Cinelândia | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Dá até o que se colheu nas urnas de 2002: um presidente que nunca leu um livro é promovido a doutor honoris causa por eruditos que soletram mesóclises no banheiro; um falastrão que não aprendeu a ler por preguiça vive assinando prefácios que outros escrevem; um presunçoso sem cura retribui com grosserias a sabujice da plateia que ri da piada antes que o reizinho nu acabe de contá-la. Não é mesmo para principiantes descobrir o que leva um país a reprisar o faroeste que termina com o triunfo do bandido. Desde a primeira festa de posse em Brasília, naquele longínquo janeiro de 2003, o PT não perdeu uma única chance de mostrar que o que poderia ter sido um partido acabou reduzido a um bando que se divide em duas categorias: os incapazes e os capazes de tudo. Nada disso impediu a volta ao comando de Lula e seus parceiros.

Otimistas sem remédio podem argumentar que os últimos 20 anos conferiram o status de Verdade Irrevogável ao que só parecia uma mentira piedosa: o Brasil resiste a tudo. Sobreviver a oito anos de Lula e cinco de Dilma, admita-se, não é façanha para qualquer um. Mas o que os persistentes patifes fizeram ou deixaram de fazer neste primeiro mês de governo adverte: Lula age como se a aliança que o apoiou tivesse sido dissolvida no fim da festa de posse. O centralizador patológico parece mais Lula do que nunca e se comporta como quem pretende materializar todos os sonhos do PT. Está cruzando o verão rodeado por discípulos que aprovam tudo o que o Mestre quer ou não quer. Censura, sim, por exemplo. Anistia, não — a menos que o anistiado esteja na gaiola por crimes praticados a serviço da seita.

Leia também “Lula inocentou um assassino patológico”

39 comentários
  1. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
    RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

    Essa galera que vai à rua gritar “Anistia Não” são pessoas muito jovens que não viram nada de ditadura militar. Repetem, apenas, o que o PT e a Esquerda querem que eles falem. Nada mais do que isso. Eles não sabem o que dizem. As investigações que apuram os atos de 08/01/2023, ainda, estão em curso. Muitos já foram identificados e considerados réus. Outros tantos, já foram soltos por falta de provas. Há muito a ser investigado e faltam individualizar as penas, tudo dentro do devido processo legal. Assim se espera. Anistia somente para os terroristas de Esquerda, José Dirceu e Dilma, por exemplo, mas nunca para Direita. Cabe dizer que quem grita contra os atos de 08/01/2023 são uma minoria. Desde a campanha presidencial do ano passado, Lula só consegui arrastar multidões em capitais nordestinas. Única região em que Bolsonaro perdeu. Ao contrário, Bolsonaro, por onde passava, carreava milhões de pessoas. Eu me convenço, a cada dia, que as eleições presidenciais do ano passado foram escandalosamente roubadas.

  2. Paulo Osvino Dieter
    Paulo Osvino Dieter

    Infelizmente vivemos um tempo em que querem nos fazer acreditar que a verdade é mentira e mentira é verdade. Parabéns pelo seu texto jornalista Augusto Nunes.

  3. Valesca Frois Nassif
    Valesca Frois Nassif

    Augusto, vc super merece o título de mestre , que deve te encher de orgulho com muita razão e justiça. Ninguém consegue definir a situação com tanta precisão e maestria como vc! Mesmo cheia de tristeza pela situação que você tão bem descreve , me deleito com a leitura de seu texto, que considero de um primor único! Parabéns!

  4. Paulo Nogueira
    Paulo Nogueira

    Considerando que quem praticou todos os atos terroristas em 08/01/2023 foram os “patriotas” apoiadores de Jair Bolsonaro, fica mais uma vez evidenciado que o Sr. Augusto Nunes milita numa realidade paralela que não encontra respaldo na racionalidade humana.
    Entendo que as pessoas decentes e éticas não deveriam embarcar nessas falácias pois, por mais que sejam os seus desejos, não levará a um bom caminho.

    1. Mauricio
      Mauricio

      Claro, a um bom caminho, talvez aos céus, só serão remetidos os militantes de esquerda, pois estes são todos anjos e santos reencarnados, que só querem o bem da humanidade… e, são os únicos capazes de elevar o espírito dos opositores malvados bolsonaristas a se redimirem dos pecados!

  5. Alfredo Gouveia
    Alfredo Gouveia

    Augusto Nunes é um ícone do jornalismo e do caratismo… Quando se fala de esquerda hj, eu defino com uma palavra
    LADRÃO, e compartilhar cm ela, é ser omisso a dignidade
    Parabéns a vcs da oeste, jornalismo de verdade… Não existe direita e nem esquerda, notícia é p ser dada cm verdades, isso é respeito

  6. Paulo Neves
    Paulo Neves

    Srs. Bom dia.
    Respeitosamente, mais muito respeitosamente (mesmo).
    ACABOU!O BRASIL ACABOU!
    Não existe mais o menor resquício de vá mudar a situação deste país a médio ou longo prazo.
    Infelizmente esta é a realidade.
    tenho muito dó daqueles de bem que vivem por aí.
    Deus cuide de minha família e das pessoas de bem deste lugar, pois sinceramente eu não tenho mais forças para achar que algo vai mudar.

    1. Mm
      Mm

      Acabou nada,superaremos e pasmem seremos mais uma vez golpeados .Isso que acontece aqui: é internacional! É um exercício constante a democracia,Paz sempre foi vigiada para que ocorresse e guerras são travadas para mantermos democracia;espero que guerras aqui; continuem no campo das idéias

  7. Jarlan Barroso Botelho
    Jarlan Barroso Botelho

    Mais um excelente texto do mestre Augusto Nunes. De fato, o Lula 2.0 mantêm os vícios, defeitos e manias, só que agora, ele voltou com sede de vingança e com pressa. Engana-se quem pensa que eles estão batendo cabeça nesse mês de governo, ou que não estão conseguindo fazer nada. A verdade e que apena nesse primeiro mês, eles conseguiram um factoide (invasão das sedes dos Três Poderes) para justificar e referendar todas as medidas autoritárias que já adotaram, sem contar que já institucionalizaram um órgão repressor encarregado de censura e para tudo isso, contam com a luxuosa ajuda do órgão máximo do judiciário. Não é pouco.

  8. Uncle Sam
    Uncle Sam

    Amanhã, dependendo de quem elegermos para presidente do senado, podemos reduzir a ditadura que se instalou nesse país.

    1. Marcelo De P. Santos
      Marcelo De P. Santos

      Já era…deu ruim!

  9. Silvio T Correa
    Silvio T Correa

    Excelente!

  10. Reel
    Reel

    Pois é, a esquerda é o câncer do Brasil e do mundo

  11. Marcus
    Marcus

    Impressionante como, na entrevista com o Alexandre Garcia, Figueiredo previu com clareza o futuro. Diante da expectativa de perder o poder a esquerda não quer arriscar a disputa política que permitiu que eles chegassem ao poder.

  12. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Exatamente o que eu tenho recebido nas redes sociais e bloqueio todos é uma faixa preta com a seguinte frase:sem anistia para todos que cometeram os atos oito de janeiro.O desejo insano é que todos permaneçam no “campo de concentração” de Brasília,sem qualquer direito a julgamento e acesso a advogados.Essa é a ditadura comunista que estão impondo no Brasil.

  13. Zuleika Márcia Ribeiro Costa Janot
    Zuleika Márcia Ribeiro Costa Janot

    Sou assinante da Revista Oeste e não estou conseguindo ter acesso aos conteúdos das sextas-feiras.
    A toda hora tenho que colocar senha. Agora mesmo só consegui ler o início do artigo de Augusto Nunes. O restante fica invisível.

    1. Assinaturas Oeste
      Assinaturas Oeste

      Zuleika, boa tarde. Oeste agradece sua mensagem.

      Normalmente, atualizar a página do seu navegador soluciona essa questão. De qualquer forma, entraremos em contato com você para verificar se o procedimento funcionou.

      Atenciosamente,

      Revista Oeste

      1. Marcus Borelli
        Marcus Borelli

        Uso a leitura por som e de vez em quando a leitura não corresponde ao texto. Podem verificar neste texto do Augusto?

    2. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      Acontece o mesmo comigo.

  14. Hipólito Augusto
    Hipólito Augusto

    .. Governo MEDÍOCRE, SATANISTA, vingativo, incompetente, ralé de imorais e DEGENERADOS, uma vergonha…
    ..6 meses seremos Argentina
    ..ano e meio seremos Venezuela…
    ..CANALHADA SEM CÓDIGO FONTE TOMARAM GOVERNO PARA DESTRUIR O BRASIL…

    1. Marcus Borelli
      Marcus Borelli

      Discordo de você pois em seis meses este desgoverno deixará de existir. A conferir …

  15. José Luís Carini Marques de almeida
    José Luís Carini Marques de almeida

    “Grande” Augusto ….D’us salve o Brasil ..

  16. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Pois é Augusto, diante de tanta tolerância com o PT e agregados, dos meus ex ídolos tucanos que admirei no passado, chego a pensar que a arquitetura desse projeto de RETORNO A CENA DO CRIME, tenha sido do próprio PSDB. Como entender que FHC ressuscite após escrever seus “diários da presidência”, neles próprios descrevendo com conhecimento a inutilidade dessa esquerda, volte a apoiar um criminoso restabelecido por obra de uma Corte Suprema que FHC lidava com tanta prepotência e habilidade. Portanto, penso que o Consorcio da Imprensa, os notáveis da OAB, as celebridades das Cortes Supremas (STF e TSE) foram liderados por celebridades tucanas que esqueceram inclusive da velha afirmação de seu líder dep. Carlos Sampaio avaliada por TIs independentes, que as urnas eletrônicas não são AUDITÁVEIS. Qualquer brasileiro sério e honrado sabe que na democracia predomina a vontade da maioria, logicamente com transparência do processo eleitoral e o respeito a auditoria das urnas. Assim disse Bolsonaro diversas vezes, que passaria a faixa para o vencedor desde que o processo eleitoral fosse transparente e auditável. Lamentavelmente as próprias FFAA ao não atestar a segurança das urnas, nos deixou perplexos ao não IMPOR um processo eleitoral limpo. Tinham o respeito e admiração da população brasileira. Seguramente com o voto impresso nenhum conflito teria ocorrido e apenas lamentaríamos que isso que ai esta tenha sido o desejo do eleitor brasileiro. Já sugeri a revista oeste que observe o crescimento da população eleitoral de 8,5% do norte/nordeste com Lula vencedor e o do sul/sudeste com Bolsonaro vencedor de 5,14%. Maranhão cresceu 11,15%, Bahia 8,64%, Para 10,6% e São Paulo somente 4,93%, R. de Janeiro 3,38%, R.G..do Sul 2,86%. É no mínimo estranho.
    Augusto, que vergonha ter sido tucano desde a fundação do partido com Montoro e Covas. Sai em 2019 ano que se revelaram os maus caráter FHC, DORIA e outras celebridades e por fim para minha surpresa o rigoroso conservador, religioso, respeitoso, educado e parecia sério Alckimin que talvez deva ser o instrumento dessa arquitetura para PSDB e PMDB ( ex MDB) voltarem vergonhosamente ao poder.

  17. Otacílio Cordeiro Da Silva
    Otacílio Cordeiro Da Silva

    Augusto Nunes estava pra lá de inspirado quando escreveu este artigo. Eu vivi aquela época, sei do que está falando. Quanto a essa história recente, da qual fala, me fez lembrar de uma outra, quando eu tinha apenas 13 anos. Naquela época, como só havia rádio aqui na nossa região, eu gostava de ouvir todos os dias o programa policial de um tal Gil Gomes, pessoa cujo paradeiro hoje desconheço. Certa vez, ele relatou uma história que ficou gravada para sempre em minha mente. Numa rua em São Paulo, um mendigo fazia ponto bem próximo a um restaurante de bom movimento. Condoído com aquela situação de todos os dias, o dono do restaurante se apiedou dele e prometeu que todo dia à tarde poderia comparecer e apanhar seu prato de comida. Isso funcionou harmoniosamente por um bom tempo, até que um dia ocorreu um problema com as instalações da cozinha, e quando o quase ex-mendigo chegou, se irritou com a demora e saiu quebrando todos os pratos que encontrou pela frente. Com apenas 13 anos, fiquei abismado com a ingratidão. Portanto, Caro Augusto, no meu entendimento, esses anistiados de 1979 que agora querem negar o mesmo benefício a alguns infelizes, não estão fazendo outra coisa senão quebrar os pratos nos quais vêm comendo por mais de quarenta anos. Mentalmente, continuam mendigos.

  18. Nelson Roberto Pires do Rio Porto
    Nelson Roberto Pires do Rio Porto

    Vamos mal… Lula está com sangue nos olhos. Quer, como já disse, destruir o que foi destruído. Só impeachment vai resolver!#PachecoNAO

  19. Indignado
    Indignado

    Augusto, cirúrgico como sempre. O que mais assusta é que esse desgoverno está sendo pior que todas as expectativas.

  20. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    29/03 SEM ANISTIA!!!!

    1. Rosely de Vasconcellos Meissner
      Rosely de Vasconcellos Meissner

      Se os quadrilheiros que pegaram em armas, mataram e roubaram não tivessem sido anistiados pelo Figueiredo, Brasil teria se livrado de muita coisa ruim.

  21. David Souza Silva
    David Souza Silva

    Confesso que diante do exposto pelo colunista, falta -me palavras, para acrescentar alguma coisa.

    Parabéns pelo texto…

  22. Alexandre Almeida de Oliveira
    Alexandre Almeida de Oliveira

    Parabéns pelo texto.
    Porém, fico incerto quando você escreve sobre o “derradeiro mandato” de Lula.
    Espero que seja mesmo, se ele chegar a concluir o atual…

  23. Danieli Juliano de Souza
    Danieli Juliano de Souza

    Insuportável ter que aguentar essa evita! Eles sofrem de um
    Narcisismo perverso! Não aguento mais!

  24. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    Excelente artigo !!!
    Realmente estamos passando porisso!!!!
    Precisamos REFLETIR !!!!

  25. Mara Nadia Jorge Mattos
    Mara Nadia Jorge Mattos

    Parabéns pelo texto. Temos uma quadrilha pronta para destruir o país, desanimador. Um presidente corrupto e uma equipe sem nenhum preparo técnico, a não ser na roubalheira como muitos q respondem a inquéritos. O que podemos esperar? O pior , ladeira abaixo, querem calar a população que não apoie as suas sandices. Ditadura sem dúvida.

  26. maisvalia
    maisvalia

    Luladrão tem que ser preso

  27. Laudares Capella
    Laudares Capella

    No dia 23 de dezembro completei 92 anos de idade. Com a eleição do Presidente Jair M. Bolsonaro, achei que havia chegado o Brasil do Futuro, As eleições de 2022 seria um passeio, e as reformas necessárias seriam feitas com gente decente na direção dos Ministérios. Ledo engano com uma eleição ROUBADA, LÁ SE FORAM AS MINHAS ESPERANÇAS. CREIO QUE NÃO VOU TER O PRAZER DE VER ESTE BRASIL DO FUTURO.

    1. Deliano Espindola
      Deliano Espindola

      Eu espero que o sr.veja .

    2. Marcus Borelli
      Marcus Borelli

      O senhor verá sim.

  28. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Uma nação tem como sobreviver aos seus idiótas e até mesmo seus ambiciósos. Más uma nação não tem como sobreviver a traição que vem de dentro.
    Um inimigo na fronteira é menos formidável e fácil de reconhecer pois ele carrega suas cores e bandeira abertamente e marcha de encontro ao pais. Más, o traidor, ele se move livremente e dissimuladamente ao nosso redor.
    Ele possui a natureza traidora de um escorpião, ele é cruel, más não demonstra, ele anda pelos corredores do congresso fazendo fofócas e piadas.
    O traidor não tem aparência de traidor pois ele veste a camisa do seu time e fala a mesma língua e possui as mesmas caracteristicas familiares de suas vítimas, e seus delitos passam despercebidos.
    Ele usa a mídia ( GloboLixo) como um papagaio repetidor da frase: “Estado Democrático de Direito” dessa forma mantendo o povo pacífico enquanto arquiteta seus planos de ditadura.
    Ele é um mestre na arte de projeção, usando a palavra “Golpe” e como em um passe de mágica, toda sua atividade nefária é recalibrada como crimes de seus oponentes ou predecessores.
    Ele usa táticas de “Fraude” e “Manipulação” para idealizar, confundir e intimidar outros, sua face é reconhecida em todo territorio nacional, ele apela à falta de princípios morais que se encontra imersa dentro do coração dos homens.
    Ele apodrece o espírito de uma nação, trabalhando sorrateiramente na calada da noite, em sua clandestinidade enfraquece os pilares da nação.
    Ele infecciona e corrompe o corpo político de uma forma que a sordidez domine, fazendo com que o mesmo já não tenha como resistir e a nação sucumbe ao caos, destruição e miséria.
    Um assassino é menos temível, o traidor é uma praga para qual não há vacina e contamina a nação, nada contém sua sêde insaciável de poder, logo transformando-se em um Tirano.

    1. Valesca Frois Nassif
      Valesca Frois Nassif

      Tudo a ver seu comentário!

Anterior:
Thiago Schutz, escritor: ‘O homem quer paz e quer ser respeitado’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 249
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.