Pular para o conteúdo
publicidade
Acidente tóxico em Ohio está sendo comparado a Chernobyl | Foto: Montagem Revista Oeste/Reprodução Twitter
Edição 152

Um Chernobyl 2 em Ohio?

Um acidente com materiais tóxicos em Ohio, nos Estados Unidos, escureceu a atmosfera com uma nuvem densa

Daniela Giorno
-
Descarrilamento de trem causa nuvem tóxica em Ohio | Foto: Reprodução/Twitter

No dia 3 de fevereiro, o trem da Norfolk Southern que transportava produtos químicos altamente inflamáveis e tóxicos descarrilou numa região rural entre os estados de Ohio e da Pensilvânia, nos Estados Unidos. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental norte-americana, dos 150 vagões, 20 continham cloreto de vinila, acrilato de 2-etil-hexila e isobutileno. O material acabou explodindo e levantou uma enorme coluna de fumaça. Uma nuvem escura e densa da combustão dessas substâncias químicas formou-se na atmosfera.

Vista aérea do desastre em Ohio, nos Estados Unidos | Foto: Reprodução

Por se tratar de produtos letais, foi declarado estado de emergência, e a retirada de pessoas ocorreu de forma compulsória. Num raio de 100 quilômetros, várias regiões foram afetadas, abrangendo tanto Ohio como a Pensilvânia. A cidade mais próxima do acidente é East Palestine, com apenas 5 mil habitantes. Dois dias depois do acidente, os moradores já tinham sido autorizados a retornar, mas muitos estão inseguros com essa possibilidade.

O cloreto de vinila, um dos compostos químicos que estavam no vagão, é muito utilizado na produção de plásticos, revestimentos, adesivos e outros materiais, mas, quando queimado, libera fosgênio, o mesmo gás venenoso utilizado como arma química na Primeira Guerra Mundial. O contato pode causar queimaduras graves, e, em caso de inalação, ele tem sido associado a riscos de câncer no pulmão, no fígado e no cérebro. Alguns moradores se queixaram de náuseas e dores de cabeça. O Departamento de Recursos Naturais de Ohio informou que o derramamento matou 3,5 mil peixes, mas que nenhuma criação animal para a pecuária foi afetada. No entanto, circulam relatos nas redes sociais de galinhas e animais de estimação mortos a até 160 quilômetros do local do acidente. Outra preocupação é a possível contaminação do solo e da água.

Cidadãos norte-americanos, incluindo figuras públicas, estão acusando as autoridades de forçarem os recentes casos de óvnis abatidos sobre o território norte-americano, como uma tentativa de desviar o foco do acidente.

Tucker Carlson, apresentador da Fox News, comentou a indiferença das autoridades norte-americanas diante da tragédia em Ohio, e alguns meios de comunicação estão chamando o acidente de “Chernobyl Americano” ou “Chernobyl 2”, uma vez que informações sobre o caso estão sendo ocultadas, assim como aconteceu em Chernobyl (1986) pelo governo soviético. Especialistas, contudo, descartam essa hipótese. Embora a explosão tenha sido perigosa e causado danos materiais e ambientais, não foi tão extensa ou tão prejudicial quanto o maior acidente nuclear da história.

Outra situação que gerou polêmica foi a forma como um repórter foi retirado pela polícia de uma coletiva de imprensa do governador de Ohio, Mike DeWine.

Repórter preso na coletiva de imprensa com o governador de Ohio | Foto: Reprodução

“Ohio: peixes e gado mortos sendo relatados a até 160 quilômetros do local. Jornalistas que cobrem a história sendo presos. O que diabos está acontecendo?”, perguntou o jornalista norte-americano Stew Peters:

O incêndio foi extinto só em 8 de fevereiro.

Na noite de terça-feira (14), mais um acidente químico foi registrado nos Estados Unidos. Um caminhão que carregava ácido nítrico se acidentou no Condado de Pima, no Arizona. Moradores foram orientados a deixar a região, para evitar intoxicação.

Leia também “O drama depois de um dos maiores desastres ambientais dos EUA”

14 comentários
  1. David Peixoto Sampaio
    David Peixoto Sampaio

    Parece a mesmíssima coisa de um governo secreto, igual a União Soviética. Estão querendo esconder qualquer qualquer coisa daquele povo, NO MÍNIMO.

    1. Daniela Giorno

      Obrigada pelo comentário, David! Abraços

  2. alinedealencarrosa
    alinedealencarrosa

    Que reportagem ótima, obrigada Daniela Giorno por nos proporcionar a informação clara e objetiva.

    1. Daniela Giorno

      Eu que agradeço, Aline. Fiquei feliz com o seu comentário. 😉 Abraços

  3. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Diretora de arte
    E
    Repórter
    Você é o máximo!

    1. Daniela Giorno

      Obrigada pelo carinho, Luzia! <3

  4. Christian
    Christian

    Alguma dúvida que a esquerda camufla de uma forma contumaz as mazelas que provocam. E tem gente que ainda grita Viva para um Binden, Putin, Fidel, Xi ji Ping, Noriega e agora, o Nine.

    1. Daniela Giorno

      Obrigada pela leitura, Christian! Abraço

  5. Alfredo Evilazio Da Silva
    Alfredo Evilazio Da Silva

    A propósito, Nos EUA também tem seu “luladrão – Biden” que tenta esconder embaixo do tapete, tamanha tragédia ocorrida em Ohio e Pensilvânia, divulgando balões “chineses” que vem se cogitando que nem chineses são, para encobrir algo que, este evento sim, monstruoso contra o povo.

    1. Daniela Giorno

      Obrigada pelo comentário, Alfredo. Abraço

  6. Alfredo Evilazio Da Silva
    Alfredo Evilazio Da Silva

    Pelo menos um bem a internet fez e cada vez mais vai fazer bem ao mundo. Não tem mais tapete que caiba tanta sujeira embaixo. Por isso que está cada vez mais visível as trapalhadas que os governos vem fazendo. Eu tenho esperança que esse imbecil e ladrão que elegerem no Brasil caia o mais rápido possível, pois em qualquer lugar, mais ainda aqui, o tapete já virou cobertor corta febre e nada mais cabe de baixo. CPI do 8 de Janeiro urgente. Não precisa de golpe nem de contra golpe, vai cair de maduro e podre que nunca deixou de ser.

  7. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Um dos maiores desastres ambientais do mundo atual que praticamente foram ignorados pela mídia. Soube pelo canal da Oeste e agora em detalhes pelo excelente artigo.

    1. Daniela Giorno

      Exato. Essa notícia merecia mais espaço na mídia. Obrigada pela leitura, Teresa! Abraço

  8. IMP
    IMP

    Carta de um Brigadeiro.
    Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
    Hoje perdemos a maior delas!
    Perdemos nossa Coragem!
    Perdemos nossa Honra!
    Perdemos nossa Lealdade!
    Não cumprimos com o nosso Dever!
    Perdemos a nossa Pátria!
    Eu estou com vergonha de ser militar!
    Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
    Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
    Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
    Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
    Joguem todas as nossas canções no lixo!
    A partir de hoje, só representam mentiras!
    Como disse Churchill:
    “Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
    E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
    A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
    Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
    Generais não serão mais representantes de suas tropas.
    Perderão o respeito dos honestos.
    As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
    Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
    Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
    Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
    Mas outros, civis, conseguiram!
    A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
    E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
    E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
    Isso também não aconteceu?
    Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
    Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
    Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
    NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
    A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
    O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
    Não vai ser agora que irão.
    Ah, sim, generais:
    Entrarão para a História!
    Pela mesma porta que entrou Calabar.
    QUE VERGONHA!
    Assina:
    Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini

Anterior:
Larissa Fonseca, psicóloga: ‘Esperto é aquele que ouve’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 247
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.