Pular para o conteúdo
publicidade
Lula, o PT e a esquerda precisam segurar o Brasil na miséria | Foto: Shutterstock
Edição 160

Carta ao Leitor — Edição 160

O interesse de Lula e do PT na preservação da pobreza e o desligamento das bombas em trechos da transposição do Rio São Francisco estão entre os destaques desta edição

Redação Oeste
-

Em outubro de 2022, o resultado oficial das eleições mostrou que Lula ganhara em 13 das 27 unidades da Federação: todos os Estados do Nordeste, além de Amazonas, Pará, Tocantins e Minas Gerais. Nesta quarta-feira, o site Poder360 informou que o número de beneficiários do Bolsa Família supera o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação: todos os Estados do Nordeste, além de Amazonas, Pará, Amapá e Acre.

“Lula, o PT e a esquerda, obrigatoriamente, têm de segurar o Brasil na miséria, na ignorância e no atraso; ou é desse jeito, ou não existem. É daí que vêm os votos que lhes permitem estar no governo”, afirma José Roberto Guzzo, no artigo de capa desta edição. “Lula perdeu em todos os Estados brasileiros, sem falhar um, onde há mais progresso e menos pobreza; ganhou em todos os Estados, também sem falhar um, onde há mais subdesenvolvimento e mais miseráveis.” Resumindo: sem pobreza a esquerda brasileira morre.

Sobram provas de que Lula não perdeu uma única oportunidade de deixar o número de pobres no Brasil igual ou maior ao que é hoje. Entre elas estão a anulação do novo Marco do Saneamento, a revogação da nova Lei do Ensino Médio, a destruição da Lei de Cabotagem e os ataques, por enquanto verbais, ao agronegócio. “O sucesso do agro significa, acima de qualquer outra coisa, o sucesso do capitalismo no campo brasileiro”, observa Guzzo. “Simetricamente, é a prova do fracasso da ‘reforma agrária’ e outros contos do vigário ideológicos.” 

Conjunto de moradias construídas em área de manguezal, na cidade de Raposa, Maranhão. Imagem de maio de 2016, gestão de Dilma Rousseff | Foto: Sandra Moraes/Shutterstock

No momento, o Maranhão é o Estado em que a relação de dependência do Bolsa Família é mais forte — governado durante oito anos por Flávio Dino, atual ministro da Justiça. Para cada trabalhador com carteira assinada há duas famílias recebendo o benefício. Nesta semana, em vez de explicar essas disfunções, Dino preferiu consumir seu tempo atribuindo ao ex-presidente Jair Bolsonaro os crimes que ocorreram em escolas brasileiras.

“Tem influência da ideia de violência extremista a qualquer preço, a qualquer custo”, delirou Dino. “O ethos, o paradigma de organização do mundo que golpistas políticos, agressores de crianças e assassinos de crianças têm é o mesmo. É a mesma matriz de pensamento. É a matriz da violência.” As invencionices do ministro e de outros oportunistas do caos foram desmontadas na reportagem de Edilson Salgueiro e Joice Maffezzolli

Outro destaque é o resultado das apurações feitas por Fernando de Castro. Nosso correspondente no Nordeste percorreu parte da transposição do São Francisco e comprovou que há trechos da obra completamente secos. “Sem as águas da Estação de Bombeamento EBI-3, o cenário na Barragem de Jati é de terra abandonada”, resumiu. “O mato cresce entre o cimento, a pouca água que ainda existe está represada e o concreto seco começou a rachar”. Sem água, a estrutura da barragem e dos canais será irremediavelmente danificada.

Idealizada em 1840 por Dom Pedro II, a transposição começou a sair do papel com Lula, em 2007, e foi concluída por Jair Bolsonaro, em 2022. O descaso dos governos estaduais e do poder federal em mãos de Lula mostra que a falta d’água na região é mais um dos problemas cuja solução não interessa aos políticos.

 

Boa leitura.

 

Branca Nunes

Diretora de Redação

 

Capa da Revista Oeste, edição 160. Mãe carrega uma lata de água na cabeça ao lado da filha, na cidade de Guaribas, no Piauí, onde não existe água encanada, e as pessoas vivem em situação precária. Foto de 2/2/2003, gestão Dilma Rousseff | Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo/AE
21 comentários
  1. Sandra A. Hipolito
    Sandra A. Hipolito

    A censura chegou e vem como todos sabiam , mais agora está no pescoço e de muitos. O caso do DANIEL O CONGRESSO( CAMARA E SENADO) DERAM O AVAL, ratificando conduta do STF, ao invés de punições como advertência ou suspensão temporária, permitiram expulsão e pior não aceitaram e não ratificaram a decisão do então PRESIDENTE BOLSONARO. Agora o PROJETO coloca a pá de cal , após bloquear as demais mídias.
    AGUARDAMOS OS PROXIMOS CAPITULO SAI LULA, SAI LULA/ ALCKMIN E ENTRA LIRA , que precisa 160 deputados ,mais apoiado por quem !?!? Segue o jogo e FIGUEIRADO TINHA RAZAO não pela dificuldade de retirar os petralhas do poder , mais foco nas traíras.

  2. Sandra A. Hipolito
    Sandra A. Hipolito

    Há razão do leitor ao dizer que interessa aos PETRALHAS a manutenção da pobreza e por incrível que pareça podem produzir mais pobres pois como falou um maquiagem como com tantas dificuldades , tantas falta de recursos as pessoas continuam sua vida sexual. Assim concretiza o ” ADMIRÁVEL MUNDO NOVO” S A ERA FORD.

  3. Jose maria soares
    Jose maria soares

    Aproveitando a “Carta ao leitir”, o site está uma vagunça, vc clica numa matéria aparece outra

    1. Assinaturas Oeste
      Assinaturas Oeste

      Sr Jose, Oeste agradece por seu comentário.
      Nossa equipe de tecnologia já está tomando as devidas providências. Faremos ainda algumas atualizações que vão solucionar essa questão.
      Permanecemos à disposição.
      Atenciosamente,
      Revista Oeste

  4. Luiz Pedro Zani
    Luiz Pedro Zani

    Ha ignorantes piores q o Lula.
    N há conta de luz a ser contada se grande parte da energia gerada no nordeste é limpa.Éolica.
    Esse projeto só trás benefícios ao povo q precisa muito dessa água p sobreviver.
    Está claro q esse maluco só interessado em prejudicar o brasileiro e manter a miséria.

  5. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Desligar as bombas de trechos da transposição do rio São Francisco é um ato criminoso

  6. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    O desligamento das bombas de trechos da transposição do Rio São Francisco, que leva água a milhares de pessoas, é um ato criminoso. Assim como também evitar que se dê andamento ao Marco do saneamento, que trará qualidade de vida a milhões de pessoas.

  7. Sergio Ricardo
    Sergio Ricardo

    Além dos crimes contra o patrimônio público, Dilmo comete crimes contra o progresso do país. A psicopatia toma conta do desgoverno.

  8. Jose maria soares
    Jose maria soares

    Revista Oeste, uma sugestão ao J.R Guzzo ou Augusto Nunes: Façam um comentário porquê Lula não questiona governo chinês sobre perseguição aos Uigures, é necessário, pode estar havendo um extermínio

  9. Wulises Hermogenes Paixao
    Wulises Hermogenes Paixao

    Distopias em tempo real.

  10. Caetano Silva
    Caetano Silva

    Ele jogou dentro das quatro linhas e deu nisso.
    Não é admissível que um Presidente fique quatro anos com a Bic na mão e tenha deixado os gafanhotos voltarem. Desalentado, sou forçado a reconhecer que ele é o grande responsável por essa desgraça.

  11. Ricardo Azevedo de Oliveira
    Ricardo Azevedo de Oliveira

    Onde estão os parlamentares da direita que não fazem uma comissão p investigar o assunto,O parlamento tem força e dinheiro para criar essas comussoes

  12. Lourival Francisco dos Santos
    Lourival Francisco dos Santos

    Concordo em números, gênero e grau.

  13. Vicente Rodrigues Oliveira filho
    Vicente Rodrigues Oliveira filho

    A única possibilidade de reação a esses desmandos formidáveis que estão
    Levando o Brasil pro fundo do poço , é a sublevação nas forças armadas com a conseguente perda de força dos bandidos e retorno de gente séria e patriota ao poder !! Os generais traidores são os grandes responsáveis pela escalada da canalhice e corrupção escancaradas e sem controle !!.

  14. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Me diga se o trancamento das comportas da transposição do São Francisco não é um ato terrorista, onde vamos parar?

  15. Jose Carlos Rodrigues Da Silva
    Jose Carlos Rodrigues Da Silva

    É assim que o Lula quer a população, sempre na miséria, pra seu partido perpétua no poder, o José Dirceu já deu a dica, 12 pro ladrão, olha que homem sabe das coisas.

  16. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Filme de terror.

  17. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Essa ideia absurda de transportar água a céu aberto e por longas distâncias, é totalmente inviável. O que se consome desse líquido precioso por evaporação (ainda mais naquele clima “agradável” do nordeste) é algo absurdo. Se forem medir a vazão logo na saída de uma daquelas estações de bombeamento e a vazão que chega na outra ponta, chega-se à conclusão óbvia que estão gastando uma quantidade de energia absurda para ser desperdiçada na forma de vapor e sem considerar a infiltração no solo, que é algo muito maior! Então é isso, mais uma obra que será jogada às traças, simplesmente por conta de sua inviabilidade.

  18. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Quando a conta da energia elétrica começa a pesar no bolso, a única solução é mesmo desligar as imensas eletrobombas, grandes consumidoras de energia para servir, em geral, para habitantes miseráveis, incapazes de sustentar ao menos o consumo de energia elétrica. Com a falta dos bombeamentos, começam a aparecer outros sintomas descritos no post que é a deterioração da estrutura exposta às intempéries e tome mais despesa para a manutenção. Tudo isso, apenas para sustentar esse povo que já se acostumou a tomar água de qualidade suspeita dos caminhões-pipa. Enfim, toda aquela estrutura revelou em tão pouco tempo, ser insustentável e fadada ao fracasso.

  19. Maria Cristina de Assis Ferreira
    Maria Cristina de Assis Ferreira

    Essa Revista é uma preciosidade da boa informação. Parabéns por existir.

  20. ANDRE TEODORO DA SILVA
    ANDRE TEODORO DA SILVA

    Vai Brazuéla! Ladeira abaixo, rumo às trevas…

Anterior:
Em busca do retrocesso perpétuo
Próximo:
Os gafanhotos voltaram
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.