Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Cristyan Costa
Edição 161

Prisioneiro do medo

Homem que deixou a Papuda depois de conseguir um alvará de soltura do STF vive uma rotina de tensão, faz tratamento psicológico e busca meios de ajudar a família a pagar as contas

Cristyan Costa
-

Osimples ato de segurar talheres ou se olhar no espelho enche de lágrimas os olhos do homem de 43 anos, que mora em uma cidade do Paraná. Essas coisas lhe foram negadas durante os 70 dias em que esteve detido na Papuda em Brasília, em virtude dos protestos ocorridos em 8 de janeiro. Embora tenha deixado o cárcere há pouco mais de um mês, as lembranças do pesadelo ainda o assombram. Mesmo fora da penitenciária, ele tem de cumprir uma série de medidas restritivas estabelecidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Por tempo indeterminado, não pode acessar as redes sociais, ou ter contato com outros manifestantes em situação semelhante, e tem de usar uma tornozeleira eletrônica que monitora todos os seus passos. “Sou um prisioneiro do medo”, constatou. Com receio de sua segurança e a de sua família estarem em risco, pediu para não ser identificado.

A vida do homem mudou completamente. Agora, ele só pode pisar na rua de casa a partir das 5 horas e tem até as 22 horas para retornar, sob o risco de a tornozeleira apitar e ele sofrer alguma punição. Antes de sair, uma das primeiras coisas que faz é checar se o equipamento tem bateria. Uma luz vermelha piscando intermitentemente avisa que é preciso recarregar o aparelho, que leva três horas para alcançar o pico de energia. Para não ficar o tempo todo perto da tomada, o homem tem uma extensão que lhe permite caminhar no mesmo ambiente ou ir a outro cômodo. Algumas vezes, prefere deixar a tornozeleira carregando enquanto dorme, para poder aproveitar mais o dia seguinte. O equipamento não pode ser removido. Por isso, deve ser utilizado até durante o banho.

Instruções da tornozeleira eletrônica | Foto: Cristyan Costa

Às segundas-feiras, o primeiro compromisso é se apresentar ao fórum, para mostrar que está respeitando a liberdade condicional. Como é dono do próprio negócio e tem uma profissão que não requer muita mobilidade, pode adotar o regime de home office, que tem facilitado bastante a nova vida. As horas que perderia no trânsito dedica à escrita de um livro sobre o próprio caso. Os fins de semana se tornaram bem entediantes. Isso porque nesses dias ele está proibido de deixar a própria residência. Antes, aos sábados e aos domingos, costumava frequentar a casa de familiares e amigos, além de passear no shopping e levar os filhos ao cinema. “Sinto-me como aqueles criminosos exibidos em filmes que usam uma corrente ligada a uma grande bola de ferro”, resumiu.

Além da restrição do direito de ir e vir, o homem é obrigado a lidar com o preconceito. A simples caminhada num parque perto de casa provoca olhares desconfiados e julgamentos de quem vê a tornozeleira. Esse comportamento se repete em outros estabelecimentos. Ao ir ao banco, o homem logo avisa o segurança que usa o equipamento, a fim de o agente liberar a porta giratória, caso ela trave por algum motivo, e gere filas na entrada da agência. De modo a evitar mais constrangimentos, mudou o jeito de se arrumar. Mesmo em dias de calor, veste uma calça comprida, com a finalidade de esconder a tornozeleira. O homem faz o mesmo quando está na presença dos filhos e de conhecidos.

Foto: Cristyan Costa

Nem os funcionários da empresa de sua mulher o pouparam de se sentir mal. No primeiro dia que chegou ao local, após sair da cadeia, lembra-se do ambiente emudecido e das feições de poucos amigos. “Um cemitério era mais feliz”, observou, ao mencionar ter ouvido cochichos e risadas de deboche enquanto caminhava até a sala em que ela trabalha. “Vergonha e humilhação tomaram conta de mim num local que deveria ser meu refúgio.” Apenas duas pessoas ali o recepcionaram com alegria, mas longe dos olhares de reprovação dos demais colegas. Um empregado confidenciou a ele comentários que ouvira, durante a estadia do homem na Papuda. “’Isso que dá ter ido bagunçar em Brasília’ e ‘bem-feito’ foram coisas que ouvi”, contou.

“O pior é não saber quando isso vai ter fim. Tenho de viver todos os dias com a sensação de que a polícia pode vir me prender. É um pesadelo”

Amigos e conhecidos, também se afastaram. O abismo entre o homem e o resto da sociedade ficou claro quando ele participou de um encontro religioso, dias depois de conseguir a condicional. Ele ouvira um comentário, de alguém que sempre se apresentou como amiga, segundo o qual a sua tornozeleira estaria afastando as pessoas que frequentavam o espaço.

Lembranças do cárcere

Assim como a maioria dos manifestantes, o homem foi capturado por policiais no Quartel-General do Exército (QG), no dia seguinte aos atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes, dos quais garante não ter participado. Segundo ele, sua presença em frente ao QG se deu em razão do descontentamento com o governo Lula e com o ensino da ideologia de gênero nas escolas, apoiado pela extrema esquerda.

Durante o tempo que passou na Papuda, ocupou três celas diferentes. Na primeira, dividiu com 19 pessoas um espaço com capacidade para oito. O homem se lembra de noites em que a água da chuva ensopava colchões e cobertores, da má qualidade do alimento, da zombaria de carcereiros, do forte odor que vinha do banheiro comunitário e de momentos de acirramento de ânimos entre os detentos. Na segunda cela, o número de pessoas era reduzido, assim como na terceira.

Complexo Penitenciário da Papuda, Brasília, DF, Brasil | Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Apenas depois de 20 dias preso, conseguiu falar com advogados, por meio de videoconferência. Nesse momento, espantou-se consigo mesmo na câmera, por causa da barba comprida e da magreza — perdeu 12 quilos em 70 dias. No mesmo período, conseguiu uma colher para comer, o que facilitou o consumo de mais alimento. Antes de obter o talher, comia com a tampa da marmita. Posteriormente, os restos do recipiente se tornavam material para jogos entre os presos, como um tabuleiro de damas, por exemplo.

Semanas depois, o homem conseguiu ter acesso a papel e caneta, os quais usou para fazer registros do dia a dia na cadeia, além de apelar e agradecer a Deus com passagens da Bíblia. “Estou firme e confiante”, escreveu em uma das notas. “Neste momento, isolo o meu campo vibracional dos demais presos da cela.” Após conseguir um alvará de soltura do STF, fez uma citação às deidades cristãs: “Querido Deus, mestre Jesus. Eu agradeço por conceder a graça de ser liberto e responder em liberdade do que me acusam”.

Sem data para acabar

Hoje, apesar de distante da Papuda, o homem ainda se sente preso e tem um comportamento diferente do normal. Nas ruas da cidade, caminha como se tivesse pressa, muito embora sem um compromisso importante marcado, com o corpo retraído e mãos nos bolsos. Qualquer gesto de alguém que se aproxima atrai os seus olhos atentos, como se quisesse prevenir-se de algo que vem em sua direção.

“O pior é não saber quando isso vai ter fim”, desabafou, ao derramar algumas lágrimas. “Tenho de viver todos os dias com a sensação de que a polícia pode vir me prender. É um pesadelo.” A mesma sensação se estende a amigos e familiares. Segundo ele, sua mãe, a mulher e os filhos procuram manter a normalidade em relação a tudo, porém, também vivem sob tensão. “Eles também viraram prisioneiros da incerteza e do medo”, observou.

Desde que saiu da Papuda, o homem tem feito tratamento psicológico, com apoio religioso. Além disso, está encontrando meios de ajudar a mulher a pagar as contas, visto que a empresa dele perdeu clientes e, enquanto esteve preso, apenas a esposa custeou as despesas do imóvel, como água e luz, e a parcela da casa, que é financiada. Para ajudar no orçamento do casal, o homem vendeu o próprio carro, tão logo deixou a penitenciária. Agora, a família usa apenas um automóvel.

O homem afirmou que três coisas o mantiveram firme no cárcere, às quais pretende continuar apegado: a religião espírita, a mulher e sua família. “Sem isso, não sei o que teria sido de mim lá dentro”, disse. “São a minha estrutura. Sei que vamos atravessar essa tempestade, juntos.”

Leia também “O purgatório dos inocentes”

44 comentários
  1. Iramar Benigno Albert Júnior
    Iramar Benigno Albert Júnior

    O pior é saber que um dia ele será pago por esta covardia e nós, pagadores de impostos, é que seremos os responsáveis por esta indenização, quando quem deveria pagar do próprio bolso, são os pseudo ditadores do Brasil. Que essa fraude eleitoral seja logo exposta

  2. Rafael Lima Bechtlufft
    Rafael Lima Bechtlufft

    Triste demais termos pessoas presas injustamente. O interessante é perceber que o motivo do prosseguir da vida dele tenha sido a religião, uma aliada fortíssima do cidadão de bem e uma força incrível para superar momentos de dificuldades.

  3. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Triste isso, e importante o relato. Essas pessoas, presas injustamente, serão recompensadas. E os responsáveis por isto penalizados. Assim eu creio.

  4. ANA PAULA COELHO
    ANA PAULA COELHO

    Olá, penso que estas pessoas que não depredaram nada, que se manisfestavam de maneira ordeira, não devem se sentir envergonhadas ou qualquer coisa desse tipo, devem sim sentir orgulhosas pois foram muito corajosas, e estão sendo vitímas desses absurdos que o nosso STF está fazendo! Não sintam vergonha, por mais difícil que seja, vocês não estão sozinhos!. Bjs, confie em Deus!

  5. Jose Cesar Rosa
    Jose Cesar Rosa

    Muito difícil de acreditar que manifestantes verde/amarelo patriotas que por anos a fio manifestaram sem nenhuma depredação ou ato violento, de repente se transformariam em selvagens e vândalos. A CPMI quem sabe traga alguma luz sobre esses fatos.

  6. ANTONIO VICENTE DE LIMA
    ANTONIO VICENTE DE LIMA

    Meu Deus, o que está acontecendo com o Brasil?? Até quando vamos presenciar um absurdo desses?? QUEM VAI PAGAR POR ISSO???

  7. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    Tenho esperança que o início da CPMI possa restabelecer algumas verdades que o governo está tentando esconder.
    Mas, uma coisa que nos deixou perplexos, foi a ação do Exército que mentiu para os manifestantes que estavam em frente ao QG, em Brasília, e colocarem essas pessoas nos ônibus e levarem para o Centro Esportivo da PF, nunca imaginei que pessoas que fazem parte dos quadros do Exército Brasileiro, fossem capazes de fazer algo assim.
    A verdade será esclarecida.

  8. Roger
    Roger

    Ainda veremos justiça nessa porr* de país. Aí veremos esses canalhas que tomaram de assalto o poder, na cadeia, recebendo o mesmo tratamento que dispensaram ao povo patriota e honesto;

  9. Roger
    Roger

    Isso é uma sacanagem desse país. Um monte de bandido, ladrões, assassinos soltos, é um cara que se rebelou contra a fraude e a sacanagem, preso dessa ditadura comunista que está se instalando, um absurdo.

  10. Fabienne Chalabi
    Fabienne Chalabi

    Muito triste saber que estamos vivendo dias de injustiça e medo, pobre Brasil 🙁 poderia ser eu presa nessas condições degradantes, ou você cidadão de bem que também está indignado com o resultado das “eleições”

  11. Fabienne Chalabi
    Fabienne Chalabi

    Muito triste saber que estamos vivendo dias de injustiça e medo, pobre Brasil 🙁 poderia ser eu presa nessas condições degradantes, poderia ser você cidadão de bem que também está indignado com o resultado das “eleições”

  12. Ramon
    Ramon

    Triste e pesado.
    Todos os presos, que nada mais são do que dissidentes políticos, estão sofrendo horrores, cismas e preconceitos sem fundamento.
    Com certeza essa era negra passará.
    Esperemos punição para esses erros das autoridades e compensação para todos os inocentes.

  13. Marcial Ferreira da Silva
    Marcial Ferreira da Silva

    Fica muito óbvio que o objetivo é calar e inibir todos que se opõem a esse governo. Diante de tudo que ocorreu no 8 de janeiro, quem ainda tem coragem de fazer qualquer manifestação neste país? É muito fácil entender a quem interessa esse fatídico 8 de janeiro.

  14. CARLOS BRASILIANO DA SILVA
    CARLOS BRASILIANO DA SILVA

    Como espirita precisa entender que no mundo existe injustiça, jamais injustiçado, e que nesta ou em próximas existência, essa sua expiação já foi sanada, precisa agora se libertar do trauma, com a certeza de que todos aqueles que de forma direta ou indireta coatribuiu para o seu sofrimento, a partir de agora deverão também sofrer as consequência, graças a Deus não temos consciência das nossas pretéritas existências, se tivéssemos essa consciência não se sentiríamos tão injustiçados.

  15. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    No país do faz de contas, quem faz parte do mecanismo pode tudo os outros não podem nada! Como foi uma decisão do tribunal do faz de contas que é sério não temos a quem recorrer.

  16. clarice Bocchese da Cunha Simm
    clarice Bocchese da Cunha Simm

    Um horror ! Obrigado por trazerem este depoimento que nos aproxima da injustiça de toda nossa situação atual no Brasil!

  17. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Nunca iremos esquecer o dia 8 de janeiro de 2023.A injustiça, a censura e o constrangimento a falta da liberdade de expressão já eram visíveis. A história relatada desse senhor que foi preso sem ter feito absolutamente nada é a referência a muitas outras muito semelhantes. Esse é o Brasil do PT e do STF em que vivemos e teremos que lutar muito para sair desse pesadelo de insanidade e tirania.

  18. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    Tudo isto é muito triste.
    Homens e mulheres de bem, patriotas, que só querem o bem do Brasil, sendo encarcerados, humilhados, sem direito a defesa.
    Enquanto soltam um perigoso homicida e traficante, devolvendo suas drogas, aviões, iate, etc… ESTE É O GOVERNO DO PT DO LULADR#*
    Só temos a lamentar e lutar por dias melhores.
    E agora… Uma pequena AMOSTRA dos Governos anteriores do Lula.
    1. Caso Pinheiro Landim
    2. Caso Celso Daniel
    3. Caso Toninho do PT
    4. Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
    5. Escândalo do Proprinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha )
    6. CPI do Banestado
    7. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
    8. Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
    9. Privatização das Estatais no Primeiro Ano do Governo Lula
    10. Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
    11. Irregularidades do Fome Zero
    12. Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
    13. Escândalo do Ministério do Trabalho
    14. Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
    15. Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Pan-americanos)
    16. Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queiroz)
    17. Operação Anaconda
    18. Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
    19. Caso José Eduardo Dutra
    20. Escândalo dos Frangos (em Roraima)
    21. Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
    22. Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
    23. Expulsão dos Políticos do PT
    24. Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
    25. Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
    26. Escândalo da ONG Ágora
    27. Escândalo dos Copos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
    28. Caso Henrique Meirelles
    29. Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
    30. Caso Cássio Caseb
    31. Caso Kroll
    32. Conselho Federal de Jornalismo
    33. Escândalo dos Vampiros
    34. Escândalo das Fotos de Herzog
    35. Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
    36. Escândalo do PTB (Oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado)
    37. Caso Antônio Celso Cipriani
    38. Irregularidades na Bolsa-Escola
    39. Caso Flamarion Portela
    40. Irregularidades na Bolsa-Família
    41. Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência
    42. Irregularidades do Programa Restaurante Popular (Projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
    43. Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
    44. Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
    45. Escândalo do IRB
    46. Escândalo da Novadata
    47. Escândalo da Usina de Itaipu
    48. Escândalo das Furnas
    49. Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
    50. Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
    51. Escândalo da Secom
    52. Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
    53. Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
    54. Escândalo da CPEM
    55. Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
    56. Caso Marka/FonteCindam
    57. Escândalo dos Dólares na Cueca
    58. Escândalo do Banco Santos
    59. Escândalo Daniel Dantas – Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
    60. Escândalo da Interbrazil
    61. Caso Toninho da Barcelona
    62. Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
    63. Caso dos Dólares de Cuba
    64. Doação de Roupas da Lu Alckmin
    65. Doação de Terninhos de Marísa da Silva
    66. Escândalo da Nossa Caixa
    67. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
    68. Escândalo das Cartilhas do PT
    69. Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
    70. Escândalo do Proer
    71. Escândalo dos Fundos de Pensão
    72. Escândalo dos Grampos na Abin
    73. Escândalo do Foro de São Paulo
    74. Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
    75. Escândalo do Mensalinho
    76. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
    77. 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin ( em São Paulo )
    78. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
    79. Crise da Varig
    80. Escândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
    81. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
    82. CPI da Imigração Ilegal
    83. CPI do Tráfico de Armas
    84. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC
    85. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST
    86. Operação Confraria
    87. Operação Dominó
    88. Operação Saúva
    89. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
    90. Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
    91. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
    92. Escândalo dos Grampos no TSE
    93. Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)
    94. ONG Unitrabalho
    95. Escândalo da Renascer em Cristo
    96. CPI das ONGs
    97. Operação Testamento
    98. CPI do Apagão Aéreo ( Câmara dos Deputados)
    99. Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão )
    100. Operação Navalha
    101. Operação Xeque-Mate
    102. Escândalo da Venda da Varig

  19. Chris Salimena
    Chris Salimena

    Você como os demais patriotas merecem nosso total respeito e admiração. Em breve injustiças e arbitrariedades serão sanadas. E a conta deverá ser no CPF daqueles que rasgaram a nossa CF. Aguente firme! E aproveite para separar o jóio do trigo. Hoje lí o testemunho do patriota Aldo que muito e emocionou. Reflete todos que foram indevidamente punidos!

  20. Cristiane
    Cristiane

    Minha admiração e respeito a esse patriota. Aguente firme. Não será em vão. Aproveite para separar o joio do trigo entre seus conhecidos.

  21. Alice Gouvêa Alves da Silva
    Alice Gouvêa Alves da Silva

    Não tem como não chorar …gostaria de poder ajudar.

  22. Nadia Regina Michel Martins
    Nadia Regina Michel Martins

    É muito triste constatar esse tipo de abuso com nossos irmãos! Que os Espíritos de Luz possam ampará-lo e à sua família nesse difícil momento!

    1. Angela Paganelli
      Angela Paganelli

      Boa tarde Nadia Regina
      Na liturgia de hoje dia 26/04/2023 na primeira leitura identificamos quem é o Saulo dos nossos dias:
      Sr. alexandre de moraes

      Primeira Leitura (At 8,1b-8)

      Leitura dos Atos dos Apóstolos.

      1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.

      2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão.

  23. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    Alexandre de Moraes e toda essa turba do mal, irão pagar caro por tudo que estão fazendo a estas pessoas e ao Brasil. Torço para que seja feita a justiça dos homens, mas também torço para que Deus intervenha e dê o devido julgamento a cada um destes déspotas.

  24. Yara
    Yara

    Esse cabeça de ovo dos infernos ainda pagará caro por tudo o que está fazendo. Se não aqui, quando se for.

  25. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Juristas respeitados e honestos deste Brasil, favor formar um grande bloco junto com militares, parlamentares, celebridades enfim lideranças sociais e religiosas para impor ao Ministério Público e ao Judiciário que respeitam da democrática Constituição Federal. Penso que o dr. Ives Gandra Martins poderia liderar grandiosas manifestações com o apoio da boa imprensa.

  26. Silvio T Correa
    Silvio T Correa

    Parabens, Cristyan. O relato, a partir das entrevistas, e emocionante.

  27. William Bonfim
    William Bonfim

    Todas estas pessoas presas injustamente, tem que mover uma ação contra o estado e o STF.

  28. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Essas pessoas que conhecem a vítima desse Alexandre são analfabetos funcionais. Pena que o país ainda está cheio deles

  29. Reinaldo Terribelli
    Reinaldo Terribelli

    Se estivéssemos na Irlanda nos tempos do IRA , isso tudo já teria sido resolvido a muito tempo ,, Aliás acho mesmo que nem teria começado ,

  30. José Camargo
    José Camargo

    “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” Mateus 10:28

  31. XY / XX
    XY / XX

    VOCE AINDA TEM DUVIDAS QUE O POVO PRECISA REALMENTE LUTAR PELA LIBERDADE??? ASSISTA O FILME NA NETFLIX “”WINTER ON FIRE”” “” Em tempos tirânicos, sempre bacana reviver e aprender com as histórias daqueles que resistiram e venceram a perseguição e a censura.
    No começo dos anos 80 – olha que história incrível – os poloneses viviam sob a opressão comunista. Tudo era restrito e monitorado, sobretudo a comunicação e o direito de ir e vir.
    Os poloneses tiveram seus passaportes cancelados e durante os primeiros meses da Lei marcial, ninguém podia sequer viajar entre as cidades da Polônia sem a devida autorização do governo.
    Cartas sempre eram entregues abertas, amassadas dentro de sacos plásticos e com um carimbo escrito “Censurado”. Quando alguém discava um número no telefone, uma voz automaticamente avisava, “conversa monitorada”.
    Os comunistas assumiram o controle de toda a comunicação, substituíram âncoras e jornalistas dos jornais, rádios, tudo passou a ser monitorado e na TV era comum a transmissão de filmes russos sobre a Segunda Guerra Mundial.
    Então começaram a surgir editoriais independentes e clandestinos. Poloneses passaram a traduzir, imprimir e distribuir várias obras “subversivas” de Alexander Solzhenitsyn, George Orwell, e até mesmo de Murray Rothbard e Ayn Rand.
    O melhor veio com o heróico casal Zbigniew e Sofia Romaszewski. Eles montaram uma estação de rádio clandestina, que constantemente mudava de lugar para não serem pegos pela polícia.
    A transmissão era curta, cerca de oito a dez minutos de cada vez, sempre levando uma voz de esperança e notícias que jamais seriam divulgadas na mídia oficial.
    Uma certa noite, quando estavam “no ar”, perguntaram se havia alguém ouvindo e pediram para piscarem as luzes de suas residências para mostrar se acreditavam na liberdade.
    Zbigniew e Sofia, curiosos e ansiosos, correram para a janela para conferir e durante horas, assistiram toda Varsóvia piscando suas luzes nos apartamentos e casas. Foi a noite mais bela da história de Varsóvia e da Polônia.
    Os poloneses descobriram que não estavam sozinhos no sonho e desejo por liberdade. Algum tempo depois o regime comunista caiu e Varsóvia nunca mais teve uma noite nas trevas da tirania.
    Quem sabe os brasileiros em breve não façam o mesmo? Toda vez que alguém censurar e cercear liberdades, que as luzes pisquem para nos lembrar que somos muitos dispostos a lutar pela liberdade”” (RCL).
    (TENHO MEDO DE MORRER ACOVARDADO E ASSISTINDO ESSES IMPOSTORES CONQUISTANDO DEFINITIVAMENTE O BRASIL PARA O SOCIALISMO COMUNISMO)
    AS ELEIÇOES FORAM UMA COMPLETA FRAUDE E O SILENCIO DO POVO NAO IRA TRANSFORMAR ESSA MENTIRA EM UMA VERDADE.)
    IMP. (PRESENTE E PRONTO PARA A LUTA)

  32. XY / XX
    XY / XX

    *O PORÃO*
    Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
    Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
    “Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
    Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
    É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
    Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
    *P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
    *R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
    A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
    Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
    Desconheço a autoria.
    “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.
    Segundo as legendas, dos 513 deputados que estão na Câmara, apenas 28 se elegeram com os próprios votos. Os demais se beneficiaram com os votos dos puxadores de seus partidos ou federações.

  33. MARCO ANTONIO CARDOSO VILARINHO
    MARCO ANTONIO CARDOSO VILARINHO

    Espero que um dia esse senhor desprovido de madeixas, moral e caráter, que ora ocupa um cargo permanente de ministro da mais alta corte de justiça, a qual tem praticado as maiores injustiças jamais vistas no nosso país, venha a pagar por tudo isto que está fazendo.

  34. Manfred Trennepohl
    Manfred Trennepohl

    Não conheço esse brasileiro honrado. É difícil imaginar o sofrimento desse brasileiro que aqui expôs seu dia-a-dia. Nos cabe solidariedade, em especial os funcionários da empresa de sua esposa, os membros do grupo religioso ao qual pertence, vizinhos deveriam honrar esse homem, pois se ele está nessa situação, foi por se expor para que outros brasileiros possam ter uma vida melhor num Pais tomado por uma quadrilha. É dever nosso, honrar todas as pessoas que foram detidas pela ditadura que vivemos atualmente. A forma ainda há de se criar, mas o nome desses cidadãos não pode ser esquecido.

  35. Otário Subjugado
    Otário Subjugado

    Enquanto isso André do Rap vive solto e feliz ususfruindo de sua mansão, seu helicóptero e todos os seus bens ‘duramente conquistados’. O brazil perdeu a decência definitivamente.

  36. Pedro do Amaral Botelho de Mesquita
    Pedro do Amaral Botelho de Mesquita

    Barbaridade. A coisa é tão absurda, tão fora de qualquer parâmetro democrático ou legal que simplesmente não me sinto à vontade de externar minha real opinião. Todos nós estamos, em maior ou menor medida, prisioneiros também.

  37. MaraNJM
    MaraNJM

    A cada dia a sociedade de pessoas dignas, honestas tem mais nojo dessa corja do judiciário e do desgoverno do Luladrão. Acredito na justiça divina e MONSTROS como Moraes, Lula e Dino pagarão um alto preço por todo mal que fizeram até agora. BANDIDOS.

  38. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    “’Isso que dá ter ido bagunçar em Brasília’ e ‘bem-feito’ foram coisas que ouvi”
    Quem pronunciou as palavras acima não possui nem 2 neurônios, como costuma ironizar Augusto Nunes.
    O conhecimento da própria história é sofrível por grande parte da população.
    Poucos, principalmente os mais jovens talvez nunca ouviram falar da Força Expedicionária Brasileira constituída de militares que lutaram nos campos da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
    A maioria formada por jovens que perderam suas vidas para livrar a humanidade de tiranias provocadas por regimes ditatoriais como o fascismos e o nazismo.
    Hoje vivemos uma nova guerra e esses brasileiros e brasileiras merecem nosso maior respeito, pois seu ideal é livrar o país das amarras ditatoriais que assolam o país.

  39. Geraldo Majella
    Geraldo Majella

    Enquanto isso, o general visto nas imagens facilitando os atos violentos do dia 08 de janeiro segue solto.

    1. Elaine Sonehara
      Elaine Sonehara

      Essas pessoas são malditas. Destroem vidas e às famílias.
      Estão plantando e vão colher. A colheita é certa!

      1. Mary Rodrigues De Oliveira Rios
        Mary Rodrigues De Oliveira Rios

        Ah se vão! O ministro do mal sofrerá muito! Seu corpo cairá aos pedaços em vida! A Lei do Retorno é implacável

      2. Yara
        Yara

        Penso da mesma maneira, Mary. Esse cabeça de ovo do inferno pagará ou aqui ou depois que se for. Se for os dois, melhor ainda.

    2. Elaine Sonehara
      Elaine Sonehara

      Essas pessoas do L são malditas.
      Destroem vidas e famílias.
      Estão plantando e vão colher.
      A colheita é certa!

Anterior:
Os vilões super-ricos de Krugman
Próximo:
O espetáculo sinistro das ditaduras
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.