Eis o que sabemos com clareza hoje: quem quer que tente desafiar todo um sistema corrompido e poderoso será alvo de sua fúria e retaliação. Aconteceu nos Estados Unidos com Donald Trump, um outsider que pretendia “drenar o pântano” em Washington. Aconteceu com Jair Bolsonaro no Brasil, um deputado de baixo clero que acabou se tornando presidente, contra quase todas as expectativas — e esforço do próprio sistema.
Nos Estados Unidos, a demonstração de força do “deep state” foi imediata: desde o começo de seu governo, Trump enfrentou investigações do FBI com base em dossiês forjados pelos próprios opositores democratas, a imprensa bateu na tecla do conluio com os russos, o presidente sofreu impeachment na Câmara por conta de pura fumaça, e por aí vai. Não houve qualquer sossego, e a pressão da máquina para destruir o magnata excêntrico foi impressionante e sem precedentes.
No Brasil vimos basicamente a história se repetir com Bolsonaro. A velha imprensa passou a demonizar o presidente de direita com os rótulos mais depreciativos existentes, reservados aos piores tiranos genocidas do mundo. Tudo era motivo para bater em Bolsonaro, espalhar a tese de ameaça fascista, unir esforços para retirá-lo do poder.
São muitos interesses obscuros dependentes do statu quo, de um Estado hipertrofiado e corrupto, com suas torneiras irrigando cofres de muitos companheiros. No setor bancário, uma cartelização conveniente; na indústria, o velho protecionismo comercial; as grandes empreiteiras necessitam da corrupção em obras públicas como as plantas precisam de água; sindicatos só pensam em mamar nas tetas estatais; artistas ficam de olho nos projetos aprovados pelo governo; funcionários públicos desejam manter privilégios; a velha imprensa adora as polpudas verbas de publicidade; etc.
Pensar que alguém vai declarar guerra a todo esse mecanismo podre e sair ileso é otimismo demasiado. Achar que vai conseguir isso “jogando nas quatro linhas da Constituição” o tempo todo, enquanto os adversários chutam a canela, socam abaixo da cintura e jogam sujo, aí já é uma perigosa ilusão mesmo. E, pelo visto, muito bolsonarista apostou nessa ilusão. O “mito” jogava xadrez 4D, cada passo era milimetricamente calculado, tudo estava sob controle, no momento certo — em 72 horas — haveria o xeque-mate!
“Mas a máfia nunca se dá por satisfeita com essa imagem de tirânica e cruel. Ela quer mais: ela quer o manto da legitimidade, ela quer a aparência de decência. Não basta perseguir críticos e concentrar todo o poder para sua pilhagem da coisa pública. É preciso ir além.
Parece que o desenrolar da novela não foi exatamente de acordo com o script. Bolsonaro chora em público ao ser alvo de uma operação da Polícia Federal por conta de um cartão de vacina da covid, seu ex-assessor foi preso pois o sistema claramente ansiava por seu telefone, o ex-ministro Anderson Torres segue preso sem crime, o deputado Daniel Silveira, que recebeu a graça presidencial, continua atrás das grades, e vários jornalistas independentes, que enxergavam as virtudes do governo e denunciavam os truques escancarados do sistema, foram censurados, tiveram contas bancárias congeladas e até passaportes cancelados — como no meu caso.
A ditadura avançou rápido demais, pois ministros supremos não enxergam quaisquer barreiras ao seu abuso de poder. O arbítrio compensa, já que há um cúmplice no comando do Congresso, e os militares devem estar mais preocupados com pintar algumas ruas pelo país. Foi tudo dominado, à exceção, talvez, da Câmara, onde ainda há alguma resistência heroica, como vimos na PL da Censura adiada e na derrubada do decreto que destruía o Marco do Saneamento.
Na velha imprensa, os militantes do sistema vibram com a operação policial a mando do ministro Alexandre, cujo inquérito ilegal é elástico ao infinito e consegue abarcar simplesmente tudo. Se ministro petista era pego com mais de R$ 50 milhões em malas no seu apartamento, o ajudante de ordens de Bolsonaro tinha US$ 35 mil — sendo que ele tem filhos no exterior. Mas teve “jornalista” que tratou essa quantia em espécie como mais que suspeita: como prova de crime!
O esforço em igualar Bolsonaro a Lula no quesito ética é homérico. Na verdade, o intuito é colocar Bolsonaro como corrupto, e Lula como perseguido político. No país cujo sistema judiciário solta traficante e ainda devolve seu helicóptero, eis que a suspeita de adulteração num cartão de vacina de covid passa a ser “crime hediondo”. É tudo tão patético que foi arquitetado para isso mesmo: mostrar quem manda, não importa qualquer embasamento legal.
Já pulamos essa etapa do verniz de legalidade faz tempo. Bolsonaro foi condenado antes de qualquer crime. Agora é só encontrar alguma coisa qualquer ou, se for preciso, inventar. Já temos, afinal, presos políticos no país, sem qualquer crime cometido, já que não existe o “crime de opinião” previsto no Código Penal ou na Constituição. O sistema podre e carcomido exibe sua força em praça pública, tal como faz a máfia. Manda quem pode, obedece quem tem juízo e quer sobreviver.
Mas a máfia nunca se dá por satisfeita com essa imagem de tirânica e cruel. Ela quer mais: quer o manto da legitimidade, a aparência de decência. Não basta perseguir críticos e concentrar todo o poder para sua pilhagem da coisa pública. É preciso ir além: usar esse poder para humilhar e obrigar todos a reconhecerem em público, ainda que sob a mira de uma arma oculta, quão maravilhosa essa máfia é para a sociedade e para o mundo.
Ladrões comuns costumam se contentar com o fruto do roubo. Esse sistema mafioso é muito pior: quer nos escravizar e roubar, mas demanda que reconheçamos publicamente como são fantásticos na “defesa da democracia”. É aí que entra a ideologia esquerdista e as prostitutas midiáticas intelectuais prontas para defendê-la. Mexer com essa gente é mexer num vespeiro. Há consequências, como muitos de nós sabemos bem. Mas se curvar diante dessa turma não é uma opção para quem preza a liberdade, tem dignidade e não aceita sacrificar sua consciência.
Leia também “A legalização do Ministério da Verdade”
Realmente o exército decepcionou os patriotas. Foram incapazes de cumprir suas tarefas.
PERDEU MANE
XEGA DE MIMIMI
KKKKKKKKKKKKKK
VAI CHORAR ATE QUANDO
KKKKKKKKKKKKKKK
Não nos curvaremos ao desejo desta turma em nos subjugar e calar.
O PSTF – Partido Socialista/Comunista do sistema – tem a caneta mas não pode tudo.
A República foi anunciada pelo Marechal Deodoro (Marechal Floriano segundo o Lula) mas ainda aguardamos ser proclamada.
Nossas instituições sempre foram fracas e pouco representativas e hoje felizmente a Câmara de Deputados tem se mostrado como a única trincheira aos anseios da turma que pretende instalar a ditadura no país.
Que continuem resistindo aos PLs, MPs e Decretos do Executivo e Judiciário e junto com os eleitores e a população em geral consigamos resgatar nossa dignidade.
Constantino parabéns por suas colocações. Entretanto, o problema, no país do faz de contas, é saber quantos indivíduos deste país tem cérebro com capacidade de enxergar todas as ilegalidades cometidas por esse sistema. Lastimável o momento que estamos vivenciando!
Constantino, parabéns pela sua coragem, pela sua capacidade de síntese, seu artigo é primoroso.
Rodrigo Constantino brilhante artigo
divulgue essas infames notícias por onde conseguir
Pobre e miserável política bananeira! Ops ..brasileira!
Recebi via WhatsApp essa cartinha abaixo e estou repassando, é tudo que sentimos em relação ao exército.
*CARTA DA NAÇÃO ÀS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS.*
Se acham que pediremos mais uma vez, inutilmente, que intercedam pelo Brasil, estão redondamente enganados. Vocês venceram a sociedade pelo cansaço e pela traição.
No entanto, trata-se de uma vitória amarga, constrangedora. Vocês se lembram de quando Rubinho Barrichello parou o carro a poucos metros da linha de chegada para que Schumacher vencesse a prova?
O alemão subiu ao pódio sob vaias, e aquela “vitória” desonrosa manchou as dezenas de outras vitórias que ele obteve durante sua carreira. Pagou um alto preço pela covardia.
Esse deve ser o provável sentimento de todos os militares incluindo os que ainda gozam de um mínimo de decência, de vergonha na cara, por vossa culpa, generais de araques e sem valor. Para esses comandantes merecem as mesmas vaias e desprezo que o piloto de Fórmula 1 recebeu na ocasião.
A diferença é que serão vaias muito mais duradouras e que respingarão, infelizmente, nas pessoas com as quais convivem. Até seus filhos e netos se envergonharão de vocês.
Deve ser difícil agora levantar cedo e ter que vestir uma farda diante da esposa e dos filhos.
A farda se tornou agora um sinal de covardia, de submissão, de decadência moral, de vergonha, de conivência com tudo que há de repugnante. Permitam-nos um trocadilho: convenhamos que, literalmente, sentirão, mais do que nunca, o peso do fardo, pois nunca tiveram o respeito de quem agora os governa e perderam o respeito de quem sempre os defendeu. Essas medalhas que carregam no peito jamais foram por atos de bravura porque de bravos vocês não têm nada, mas de covardia.
É uma mistura de burrice com traição.
Se acham que os anos pós-governos militares foram difíceis (pelas críticas que receberam da esquerda), não imaginam o que virá pela frente, pois agora estão sozinhos e sob ordens de quem sempre os odiou e que os eliminará aos poucos ou os trocarão por cidadãos indignos. Vocês extrapolaram o limite da indecência ao preferir prestar continência a um ladrão condenado que a um colega de farda – seu presidente e a autoridade máxima da nação – num ato de insubordinação, cometendo crime de lesa-pátria e traição previsto no artigo 55 do Código Penal Militar, que prevê fuzilamento por tais atos. É o que de fato vocês merecem, a pena de morte.
A gota d’água da conduta vergonhosa dos senhores foi o de ainda conduzirem manifestantes indefesos para um campo de concentração comunista. Isso chegou às raias da bizarrice. Cena digna de um Gulag de Stalin.
*Vocês não perceberam que haviam ali mulheres, idosos e crianças?*
Pessoas incapazes de destruir o patrimônio público! Vocês são mesmo tão ignorantes a ponto de não perceberem que o quebra-quebra foi articulado por militantes petistas infiltrados? É sério?
Há duas possibilidades: vocês já se venderam à proposta autoritária deste governo criminoso ou vocês foram feitos de trouxas mesmo. Qualquer resposta representa a desmoralização final das tropas brasileiras, uma instituição que gozava do mais alto grau de nossa confiança.
Não há justificativa plausível para aceitarem o estado de absurdos da conjuntura brasileira com tantos gatunos no comando para causar o caos e dominar o povo como fez Hitler. Acham mesmo que isso não lhes afetará e que poderão continuar indo a todos os lugares livremente como antes? Vocês já viraram chacota nas redes sociais e em breve essa instituição será desmantelada, sucateada por aqueles a quem se venderam e serão execrados publicamente.
Judiciário opressor, eleições extremamente burladas, um bandido na presidência, presos políticos, jornalistas censurados, laços com ditaduras e narcotraficantes refeitos, uma armadilha que cedo ou tarde pegará vocês também e suas famílias.
Registra-se, neste momento, a página mais vergonhosa e constrangedora da história das Forças Armadas do Brasil.
Os soldados, como os da gloriosa FEB, que outrora enfrentavam nazistas em prol da liberdade, agora prestam continência para um bandido comunista, corrupto, que possui estreitas relações com narcotraficantes, terroristas e ditadores.
Os senhores, por gerações, farão parte da história do dia em que protagonizaram o enterro do Brasil na lama, desviando-o do caminho que trilhava para o primeiro mundo e se livrar das ratazanas que sempre o destruíram.
Quando a velhice vos alcançar, fazemos votos para que o remorso da covardia devore vossas consciências por todo mal causado a 220 milhões de pessoas por mera vaidade. Um inferno para vocês é muito pouco para a covardia e desonra causada à nossa Pátria!
*QUE REPUDIO E VERGONHA!!!*
*A NAÇÃO BRASILEIRA”
Colabore. Divulgue.
🪖🤮
*CARTA DA NAÇÃO ÀS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS.*
Se acham que pediremos mais uma vez, inutilmente, que intercedam pelo Brasil, estão redondamente enganados. Vocês venceram a sociedade pelo cansaço e pela traição.
No entanto, trata-se de uma vitória amarga, constrangedora. Vocês se lembram de quando Rubinho Barrichello parou o carro a poucos metros da linha de chegada para que Schumacher vencesse a prova?
O alemão subiu ao pódio sob vaias, e aquela “vitória” desonrosa manchou as dezenas de outras vitórias que ele obteve durante sua carreira. Pagou um alto preço pela covardia.
Esse deve ser o provável sentimento de todos os militares incluindo os que ainda gozam de um mínimo de decência, de vergonha na cara, por vossa culpa, generais de araques e sem valor. Para esses comandantes merecem as mesmas vaias e desprezo que o piloto de Fórmula 1 recebeu na ocasião.
A diferença é que serão vaias muito mais duradouras e que respingarão, infelizmente, nas pessoas com as quais convivem. Até seus filhos e netos se envergonharão de vocês.
Deve ser difícil agora levantar cedo e ter que vestir uma farda diante da esposa e dos filhos.
A farda se tornou agora um sinal de covardia, de submissão, de decadência moral, de vergonha, de conivência com tudo que há de repugnante. Permitam-nos um trocadilho: convenhamos que, literalmente, sentirão, mais do que nunca, o peso do fardo, pois nunca tiveram o respeito de quem agora os governa e perderam o respeito de quem sempre os defendeu. Essas medalhas que carregam no peito jamais foram por atos de bravura porque de bravos vocês não têm nada, mas de covardia.
É uma mistura de burrice com traição.
Se acham que os anos pós-governos militares foram difíceis (pelas críticas que receberam da esquerda), não imaginam o que virá pela frente, pois agora estão sozinhos e sob ordens de quem sempre os odiou e que os eliminará aos poucos ou os trocarão por cidadãos indignos. Vocês extrapolaram o limite da indecência ao preferir prestar continência a um ladrão condenado que a um colega de farda – seu presidente e a autoridade máxima da nação – num ato de insubordinação, cometendo crime de lesa-pátria e traição previsto no artigo 55 do Código Penal Militar, que prevê fuzilamento por tais atos. É o que de fato vocês merecem, a pena de morte.
A gota d’água da conduta vergonhosa dos senhores foi o de ainda conduzirem manifestantes indefesos para um campo de concentração comunista. Isso chegou às raias da bizarrice. Cena digna de um Gulag de Stalin.
*Vocês não perceberam que haviam ali mulheres, idosos e crianças?*
Pessoas incapazes de destruir o patrimônio público! Vocês são mesmo tão ignorantes a ponto de não perceberem que o quebra-quebra foi articulado por militantes petistas infiltrados? É sério?
Há duas possibilidades: vocês já se venderam à proposta autoritária deste governo criminoso ou vocês foram feitos de trouxas mesmo. Qualquer resposta representa a desmoralização final das tropas brasileiras, uma instituição que gozava do mais alto grau de nossa confiança.
Não há justificativa plausível para aceitarem o estado de absurdos da conjuntura brasileira com tantos gatunos no comando para causar o caos e dominar o povo como fez Hitler. Acham mesmo que isso não lhes afetará e que poderão continuar indo a todos os lugares livremente como antes? Vocês já viraram chacota nas redes sociais e em breve essa instituição será desmantelada, sucateada por aqueles a quem se venderam e serão execrados publicamente.
Judiciário opressor, eleições extremamente burladas, um bandido na presidência, presos políticos, jornalistas censurados, laços com ditaduras e narcotraficantes refeitos, uma armadilha que cedo ou tarde pegará vocês também e suas famílias.
Registra-se, neste momento, a página mais vergonhosa e constrangedora da história das Forças Armadas do Brasil.
Os soldados, como os da gloriosa FEB, que outrora enfrentavam nazistas em prol da liberdade, agora prestam continência para um bandido comunista, corrupto, que possui estreitas relações com narcotraficantes, terroristas e ditadores.
Os senhores, por gerações, farão parte da história do dia em que protagonizaram o enterro do Brasil na lama, desviando-o do caminho que trilhava para o primeiro mundo e se livrar das ratazanas que sempre o destruíram.
Quando a velhice vos alcançar, fazemos votos para que o remorso da covardia devore vossas consciências por todo mal causado a 220 milhões de pessoas por mera vaidade. Um inferno para vocês é muito pouco para a covardia e desonra causada à nossa Pátria!
*QUE REPUDIO E VERGONHA!!!*
*A NAÇÃO BRASILEIRA”
Colabore. Divulgue.
🪖🤮
Mais uma análise perfeita da realidade.
É isso, Rodrigo… Q bom termos ainda cidadãos dignos e atuantes como vc
Bravo! Parece que entramos no livro da Ayn ..somente, não temos para onde ir..
Lamentavelmente, Rodrigo Constantino acertou em tudo o que escreveu. Eu não sabia que seu passaporte havia sido cancelado. Neste Estado Ditatorial, nada escapa. A Esquerda, todos os dias, destroi a imagem de Bolsonaro e da Direita. Agora, são os cartões de vacinação da família dele que estão no noticiário do consórcio de imprensa. A Polícia Federal vai gastar muito dinheiro público para ir à Suíça avaliar as joias, presente saudita, como se no Brasil não houvesse avaliador competente para tanto. Querem imputar a Bolsonaro e a Michelle o crime de apropriação indébita dessas joias. Na verdade, não se tem crime algum contra Bolsonaro, a família dele e o assessor o qual a PF encontrou R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) em espécie. Esse dinheiro, ao que tudo indica, era para o Tenente-coronel mandar essa quantia para os filhos que moram fora do país. A Ditadura avançou rapidamente e a Direita está com medo, acuada e desorganizada. Bolsonaro voltou, mas, ainda, não se colocou em seu devido lugar. Fala-se em viajar Brasil a fora, mas isso não aconteceu até agora. A Esquerda teve 02 (duas) derrotas importantes na Câmara dos Deputados. A primeira, foi o adiamento da votação do Projeto de Lei 2036, Lei da censura, que foi solicitado pelo relator Deputado Federal Orlando Silva (PC do B – SP). Este indivíduo é suplente de Luiz Marinho que assumiu o Ministério do Trabalho. A segunda derrota, foi em relação ao marco do saneamento. Em relação à censura, Alexandre de Moraes garantiu que vai legislar sobre esse assunto e ponto final. Ele já tem nas mãos o Inquérito do Fim do Mundo elastecido ao infinito. Mesmo assim, a Direita não tem uma resistência organizada e equilibrada. Tanto é assim que não tem maioria de membros na CPMI do dia 08/01/2023. Essa CPMI vai acabar culpando Bolsonaro por crimes que ele não cometeu e, como sempre, inocentar Lula. Nesse cenário ditatorial, só falta Lula eternizar-se no poder. Ele já comprou as Forças Armadas e todas as carreiras de Estado da União. Só falta fazer isso nos Estados e municípios. Com todo esse apoio, a Esquerda se perpetuará no poder. Minha última esperança é o povo ir para as ruas protestar.
Consta sempre preciso, vai direto ao ponto, já estamos em uma ditadura do judiciário faz algum tempo, mas isso não é privilégio do Brasil, aqui na França vivemos a mesma coisa, só que o sistema é mais disfarçado, difícil dizer como os países ocidentais em sua maioria chegaram a esse nível de controle da população.
Constantino com uma crítica honesta e incisiva como sempre.
Parabéns!!
Consta perfeito, parabéns. Retrata exatamente o que estamos vivendo.
Só mais uma observação. Agora dá para entender o que os militares de 1964 livraram o Brasil.
Excelente coluna.
parabens muito boas palavras pior seria colocar esse texto na cabeça da esquerda que se vende por picanha povo currupto
Simplesmente não há outra verdade.
Parabéns Constantino!
Excelente, Constantino, na mosca!
Obrigado Constantino, pelo texto verdadeiro que, com simplicidade na linguagem, nos alerta para a cruel situação que estamos vivendo. Restam poucos brasileiros, na imprensa, que estão mais ou menos livres, para lutar e informar com honestidade. Às favas com (não entendem nada de processos) e Estado Democrático de Direito, uma vez que não temos nem Constituição vigente. Não tardará, o povo voltará às ruas para lutar com Deus pela Pátria, Família e LIBERDADE.
Excelente texto. Retrata a realidade brasileira hoje.
Parabéns Constantino!!!
Estou pensando seriamente ser renovo a assinatura da revista. Percebi somente agora que vocês não são juristas e, portantok, não entendem nada de processos.
Excelente artigo Constantino,uma aula para nunca esquecer. A liberdade de expressão está sendo atacada diariamente por uma corte de justiça sem escrúpulos. Anderson Torres está sendo torturado com uma grave crise de depressão, sem possibilidade de ter um tratamento adequado,sofre risco de morte na prisão determinada pelo imperador do Brasil, outros com contas bloqueadas para asfixia de suas atividades profissionais.A ditadura da esquerda chegou ao Brasil.
Rodrigo Constantino tem escrito os melhores textos da atualidade. Preciso, corajoso, indo direto na verdade, sem medo. Ainda bem que está morando em Miami e pode escrever o que pensa.
Parabéns pelo artigo. Podem tentar destruir o homem, mas o ideal foi plantado. Esperamos colher os frutos em breve. Abaixo a ditadura! Quem diria que a frase voltaria a fazer sentido.
Os grandes culpados pelo avanço desenfreado desse sistema nefasto em nossa nação são os militares que ficaram passivos diante desse descalabro que fazem com a constituição , eles que se diziam constitucionalistas e legalistas teriam colocado um freio nesse desastre se quisessem , e o povo que confiou e tinha esperança e que inclusive pediu isso na porta dos quarteis foi abandonado à própria sorte como se não tivesse valor algum .
Fizeram essa traição contra o povo , a constituição , e a Pátria , imaginando ficar de bem com o rei e agora percebem que esse rei os considera como ratos de quartel , e como tal devem ser erradicados ou no minimo engaiolados e mantidos quietinhos , e no fim serão tratados como os soldados da coreia do norte que passam fome dentro dos quartéis e ainda são obrigados a agitar bandeirinhas para o líder…( e não agita a bandeirinha sorrindo prá ver)
Talvez eu esteja errado , mas o esquema que se desenha não dá muita esperança de “futuro,” e fico imaginando quanto tempo vai levar para as nossas FA começarem a cumprir a missão “gloriosa” de reprimir o povo com violência em ações como a da “praça da paz celestial” por exemplo , e não pensem que é impossível. .
Apesar de que por outro lado esse sistema pode se acidentar logo ali na frente porque está acelerando rápido demais na reta de largada , e pode não conseguir fazer as curvas do caminho , esperemos por isso , pois é a unica coisa que restou para acreditarmos .
Esse cenário seria diferente se nossos militares assitirem o Filme: Valkyrie com Tom Cruise, e entendessem a importância de sua função na defesa da nação.
Eu tenho 62 anos e digo com convicção que não existem mais militares como os de 1964. Os atuais não passam de funcionários públicos preocupados com seus soldos. E só.
Esse é o momento que testemunhamos, e como está difícil!!
Ainda quero crer que existe nessa “turminha” algo de incompetente, de falível; e será o que vai fazer com que esse esquema hermético que os protege em algum momento comece a ruir…..