Pular para o conteúdo
publicidade
O advogado Cristiano Zanin, indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) | Foto: Pedro França/Jefferson Rudy/Agência Senado
Edição 170

Os 18 do Senado

No chá das cinco que foi a “sabatina” de Zanin para o STF, quase 60 senadores acharam prudente um presidente indicar seu próprio advogado e amigo para ser o guardião da nossa Constituição

Rodrigo Constantino
-

Dezoito senadores. Eis o número de parlamentares da Casa “superior” do povo que demonstraram juízo, bom senso e compromisso patriota. No chá das cinco que foi a “sabatina” do advogado de Lula para o STF, somente 18 senadores votaram contra. Os demais, quase 60, acharam prudente um presidente indicar seu próprio advogado e amigo, sem o devido e notório currículo jurídico, para ser o guardião da nossa Constituição. 

O editorial da Gazeta do Povo lamentou, logo na abertura do texto: “Uma das características que mais saltam aos olhos em qualquer governo petista é a depredação institucional que o partido realiza quando assume o poder”. O esgarçamento institucional, vale notar, acelerou muito, antes mesmo de o PT voltar ao comando do governo. A destruição de nossas instituições se deu para que Lula “voltasse à cena do crime”, como diria Alckmin antes de aderir ao time.

Para o PT, não há distinção entre partido, governo e Estado. Tudo é visto como uma só coisa, para que seu projeto de poder totalitário possa vingar. O cinismo do presidente beira a psicopatia: na campanha, ele condenou com veemência a ideia de indicar para o Supremo um amigo, alguém que seja escolhido por critérios pouco republicanos. Apenas tucanos alienados podem se surpreender com esse tipo de promiscuidade típica de republiquetas, de países tribais, onde clãs comandam tudo.

Diz o editorial da Gazeta: “Assim, o fato de o mesmo presidente que no passado indicara um ex-advogado do PT para a Suprema Corte repetir a dose, agora com seu advogado pessoal, só surpreende quem realmente quis ser surpreendido — temos, aqui, Lula sendo Lula, e nada pode ser mais previsível que isso. Triste, profundamente triste, é que o Senado tenha se rebaixado ao ponto de dar seu endosso a esse acinte”.

A esperança que muita gente depositou no Congresso “mais conservador” se mostra cada vez mais ingênua. À exceção de um ou outro parlamentar realmente independente e corajoso, a maioria é do grupo fisiológico, que só pensa em si mesmo, e não liga para o Brasil. Tivemos até senadores bolsonaristas tecendo elogios ao indicado de Lula! É duro manter esperanças num país desses.

O deputado Marcel van Hattem, uma das poucas vozes sérias da política nacional, desabafou sobre seus colegas do Senado: “Pior do que a aprovação foram os 58 votos a favor. Apenas 18 senadores se opuseram a que mais um amigo de Lula se tornasse ministro do Supremo. Parabéns a estes; vergonha da maioria de uma Casa que se verga ao PT e ao tribunal que já é seu puxadinho”. 

Enquanto isso, os ativistas supremos, aqueles que têm sido responsáveis pela destruição total do STF, festejaram. Alexandre de Moraes escreveu: “Parabéns ao Ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhara [sic] com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte”. Se comemora assim aquele que comanda o inquérito ilegal que instaurou no país a censura prévia, persegue conservadores e trata jornalistas de direita como marginais perigosos sem qualquer crime cometido, então sabemos que lascou para o povo.

Gilmar Mendes, por sua vez, comentou: “O Dr. Cristiano Zanin é muito merecedor dessa aprovação. Distinto no trato e equilibrado em suas posições, antevejo uma brilhante trajetória no Supremo Tribunal Federal. Que seja muito bem-vindo!” Faltou só chorar de emoção entre um gole e outro de água, como já fizera quando elogiou Zanin, ainda advogado de Lula. Se Gilmar está festejando, então sabemos que bandidos em busca de habeas-corpus do Supremo também estão, pois Gilmar é recordista nesse tipo de “garantismo”, inclusive para apadrinhados.

Por falar nisso, no Brasil só Sergio Moro é um juiz suspeito. O restante jamais será, mesmo que esteja julgando o partido que já o empregou ou algum amigo próximo. Todos são livres para aceitar participar da farsa, fingir que o Brasil é um país sério, com leis, com Estado Democrático de Direito e uma Corte Constitucional que busca proteger nossa Carta Magna de forma imparcial. Mas esse tipo de teatro cobra um alto custo do povo. 

Às vezes uma pequena minoria faz toda a diferença. Para inspirar os corajosos, uma das histórias mais contadas é aquela dos 300 de Esparta. Eles foram os guerreiros espartanos liderados por Leônidas, rei de Esparta, na batalha de Termópilas, travada contra o Império Persa por volta do ano 480 a.C. Foram para o sacrifício, sabendo da missão impossível, para ganhar tempo. 

O número de soldados persas era muitíssimo superior ao número de soldados liderados por Leônidas (mesmo contando os contingentes das cidades aliadas). Percebendo isso, Xerxes enviou mensageiros ao rei Leônidas propondo que os espartanos e seus aliados se rendessem e entregassem as armas. Segundo a tradição, a mensagem de Xerxes foi: “Rende-te e entrega tuas armas!”. A resposta de Leônidas teria sido: “Vem buscá-las!”.

Como ficou claro na “sabatina” de Zanin, há pouca resistência ao projeto de poder deles. Mas a resistência de poucos corajosos pode fazer bastante diferença no resultado

Apesar da inferioridade numérica, os espartanos e seus aliados ofereceram uma dura resistência aos persas. A inferioridade numérica era compensada pela motivação: enquanto espartanos e aliados estavam defendendo suas cidades, lutando contra invasores, os comandantes persas recorriam a chicotes para obrigar suas tropas desmotivadas a lutar. Assim, inicialmente, os gregos estavam conseguindo repelir todos os ataques dos persas. 

No entanto, um grego chamado Efialtes traiu Leônidas e ajudou Xerxes a encontrar um outro caminho no desfiladeiro das Termópilas. O traidor guiou os persas durante a noite através das montanhas. Desse modo, os persas surpreenderam os espartanos e seus aliados pela retaguarda. Leônidas e seus homens resistiram corajosamente, mas acabaram mortos na batalha desigual. 

Cristiano Zanin | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A coragem de Leônidas, porém, deu tempo para que os gregos fugissem e se reorganizassem. Quando chegaram a Atenas, os persas queimaram e destruíram a cidade. Mas acabaram sendo derrotados pelos atenienses na batalha naval de Salamina. Após essa derrota, Xerxes fugiu de volta para a Pérsia, onde mais tarde morreu assassinado. A história contada por Heródoto não acaba bem para Xerxes, nem para o traidor grego Efialtes, que fugiu para a Trácia e acabou assassinado. 

Voltando ao Brasil, as instituições estão todas praticamente dominadas, ocupadas por invasores que odeiam o império das leis, pois querem mesmo o império dos homens — deles próprios, no caso. Como ficou claro na “sabatina” de Zanin, há pouca resistência ao projeto de poder deles. Mas a resistência de poucos corajosos pode fazer bastante diferença no resultado. É o que alimenta alguma chama de esperança nos milhões de patriotas atônitos com o avanço da tirania no país.

Leia também “O maior inimigo da Pátria”

31 comentários
  1. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    18 senadores com o mínimo de vergonha na cara.

  2. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    que esses 18 se multipliquem em nome de Deus !!

  3. Luiz Fraga
    Luiz Fraga

    Pra mim acabou, Constantino. Não tenho mais nenhuma esperança. Historicamente não existe nenhum País no mundo que, após ter se transformado em ditadura de esquerda, tenha conseguido reverter o processo e retomado o caminho da democracia e do Estado de Direito.

    1. Alzira Conceição Pacheco de Lima
      Alzira Conceição Pacheco de Lima

      Infelizmente, tenho a mesma opinião. Todos os opositores, que já são poucos, estão sendo aniquilados. O que mais me surpreende é a imprensa, lutando para ser amordaçada. Que papel esses “jornalistas” acham que poderão exercer no regime comunista que se avizinha?

  4. Hélio Rodrigo de Oliveira
    Hélio Rodrigo de Oliveira

    ABSURDO FLAVIO BOLSONARO ELOGIANDO O ZANIN, ” QUE BOM QUE VC É UM ADVOGADO GARANTISTA”
    eis a fala que este sujeito é um traidor da direita. Covarde

  5. Olnei Pinto
    Olnei Pinto

    O que mais temos no nosso congresso é personagens como o grego Efialtes. Como elogiar um candidato a corte suprema que defendeu um corrupto , e por este foi indicado, que por consequência também está impregnado da mesma corrupção .

  6. Marcus Venicius Mesquita Pires
    Marcus Venicius Mesquita Pires

    Quais são os 18 espartanos? Uma votação dessa importância jamais poderia ser secreta, devemos exigir a transparência nesses casos, precisamos saber como votam os que nos representam, caso contrário, como saberemos se estão a defender o povo brasileiro ou “Sistema”? É a manutenção da submissão de uma nação.

  7. Fernando De Vilhena Diniz
    Fernando De Vilhena Diniz

    Excelente analogia com a batalha de Termópilas, entretanto há uma outra versão deste suposto diálogo entre os dois reis. Nesta, Xerxes teria dito: ” Minhas flechas encobrirão a luz do sol”, tamanha a diferença a seu favor no número de guerreiros. E Leônidas retrucou: ” Então lutaremos na sombra.” Seguimos.

  8. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Gente!
    Vamos falar sério jornalistas….
    Esse pessoal NÃO teriam poder se não fossem as seguintes famílias…
    Banqueiros
    Setubal, Salles, Vilela, Aguiar, Andre Esteves dentro outros.. Itaú, Bradesco BTG
    Família Ermírio de Moraes Grupo Votorantin , grupo Vicunha,
    TODAS as Empreiteiras…NOVONOR, Camargo Corrêa, Andrade Gutierres, JHNS…
    Natura, Boticário, PETZ,
    TEM MAIS e chegam a 35% do PIB brasileiro….e são dependentes do dinheiro público e suas políticas de incentivo e esbanjamento de nossos impostos…

    1. Luiz Marques Barreto Vianna
      Luiz Marques Barreto Vianna

      Perfeito

  9. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    Vamos ver Zanin carequinha em 2050, ou será, que ele vai fazer como Renan Calheiros e usar avião da FAB para fazer implante de cabelo…
    Vamos em frente.

  10. Marcus Borelli
    Marcus Borelli

    Insisto: Haverá uma hora onde o chicote irá trocar de mãos. Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca se acabe.

  11. Bianca Spotorno
    Bianca Spotorno

    República de Bananas, é o que somos. Estou com poucas esperanças.

  12. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    O Brasil está transformado em uma masmorra onde poucos ainda resistem contra o SISTEMA.
    Perdemos a confiança nas instituições e isso é um perigo adicional, pois não sabemos o que virá pela frente.
    O presidente tem o direito de indicar quem ele bem entender para ocupar a função de Ministro do STF. Sua governanta, seu motorista, seu amigo, seu advogado…
    O problema está em o Senado aprovar uma escola que apresenta como primeira irregularidade a impessoalidade.
    18 votaram contra, como a votação é secreta reconhecemos alguns destes votantes mas não a totalidade daqueles que traíram seus eleitores.

  13. Marcio Bambirra Santos
    Marcio Bambirra Santos

    Ótima analogia! No que aprendemos nas diversas histórias da Humanidade é a presença de um traidor tipo Efialtes ou Robespierre, mutatis mutandis, simbolizado por Rodrigo Pacheco.

  14. Valdy Fernandes da Silva
    Valdy Fernandes da Silva

    Boa tarde Constantino!
    Seria possivel a Revista Oeste publicar a relacao, por Estado, de como votaram os senadores para essa escolha? Mais cedo, ou mais tarde, teremos que votar para candidatos ao Senado Federal.

  15. Valdy Fernandes da Silva
    Valdy Fernandes da Silva

    Boa tarde Constantino
    Nao consigo encontrar a relacao, por Estado, da votacao dos senadores para essa escolha. Seria possivel a publicacao pela Revista Oeste? Mais cedo, ou mais tarde, teremos que votar novamente para o Senado Federal, e entao…

    1. Antonio Carlos Neves
      Antonio Carlos Neves

      Valdy, penso que se o voto é secreto não há como saber quem da oposição votou favorável ao Fachin, dai não ter como publicar. Alguns poderão dizer que votaram contra, e não há como comprovar.

      1. Valdy Fernandes da Silva
        Valdy Fernandes da Silva

        Muito obrigado, Antonio.

  16. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Constantino, a comparação foi muito bem, eu queria saber se o sistema S já existia no tempo de Xerxes Alexandrino

  17. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    Brasil está a um pSdo da ditadura da oligarquia. Esses nefastos querem privilégio e não vão permitir o avanço do Brasil. Parabéns aos envolvidos vocês jogaram o futuro dos seus filhos pela janela.

  18. JOSE TADEU MOURA SERRA
    JOSE TADEU MOURA SERRA

    Minha única esperança é que ele mora , já esta com 77 anos e sua saúde não é boa .
    E com toda certeza não temos outra pessoa capaz de liderar com tanto brilhantismo varias organizações criminosas como ele ,
    O PRESIDENTE BOLSONARO foi impedido de Nomear um o Delegado de carreira para CHEFE da POLICIA FEDERAL ,uma atribuição do PRESIDENTE, o seu dois indicados para o SUPREMO passaram vários meses para ocorrer a votação no senado e o indicado de LULADRÃO não passou nem um mês e já esta aprovado .

  19. Antonio Araújo Da Silva Lopes
    Antonio Araújo Da Silva Lopes

    O q impressiona é q o tal do “notório saber jurídico” fica de lado ou escondido na sabatina e não é explorado, tanto de quem votou contra ou favorável; os senadores ficam de blábláblá e não fazem uma pergunta, uma sequer, sobre “Direito Internacional”, sobre o “Novo código civil”, “código penal” , “ambiental” ou “tributário”, e em especial sobre os “direitos de primeira geração “; os senadores poderiam até levar a pergunta com a resposta, principalmente aquele q não é Bel em direito… assim , se fizessem apenas Uma pergunta de cada ‘ramo do direito”, se o indicado ‘gaguejasse’ ou não soubesse responder sem consultar o google no celular, FORA. CONTRAINDICADO, e o presidente indicaria outro, Mas os senadores contribuem negativamente pq ficam ‘declamando’ como se estivessem num palanque. Pra continuar essa forma de emprego de ministro do stf tem q mudar o tempo na corte, no máximo 15anos.

  20. ELIAS
    ELIAS

    Esse episódio bizarro nos remete à tristeza de constatar a morte de uma nação por mediocridade múltipla de órgãos. O absurdo, como esse de indicar o próprio advogado para a Suprema Corte, parece não chocar ninguém e até esse Senado bocejante, que se supunha majoritariamente de oposição, sequer considerou barrar a indicação. A corrosão institucional que se espraia pelo país não permite esperança de ressuscitação pelos próximos 50 anos, se é que em algum dia ocorrerá.

  21. MNJM
    MNJM

    Consta amei o seu texto. Gostaria de saber quem foram os DECENTES que votaram NÃO? S Boa parte dos senadores tem telhado de vidro, inquéritos em andamento outros até nas gavetas dos amigos togados. Cabe a população detonar os cretinos que votaram favoráveis a esse falta de vergonha na cara do Lula, detonando esses senadores nas urnas.

  22. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Estamos num beco sem saída.

  23. RÔmulo Augusto Linhares Paiva
    RÔmulo Augusto Linhares Paiva

    Você tirou as palavras da minha boca! Eu estou atônito com o avanço da tirania no meu país.

  24. THIAGO LUI REGIANI
    THIAGO LUI REGIANI

    Vós que entrais (e que estais neste país), abandonai toda a esperança. Dante Alighieri

    1. Luiz thadeu de Abreu poletto
      Luiz thadeu de Abreu poletto

      Perdemos mais uma batalha. Não perdemos ainda a esperança. A rua sem dúvida será e mostrará a batalha final.

      1. Marcus Borelli
        Marcus Borelli

        Podemos perder muitas batalhas mas poderemos, mesmo assim, ganhar a guerra. O povo no fim será soberano como em vários momentos da história.

  25. Jaques Goldstajn
    Jaques Goldstajn

    Está lembrança do 300 gregos contra os persas e inspiradora: perdemos uma batalha mas não perdemos a nossa pátria!

Anterior:
Um homem sem preço
Próximo:
O jornalismo morreu: viva o jornalismo
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.