Pular para o conteúdo
publicidade
Campo de concentração nazista Auschwitz, em Oświęcim, Polônia | Foto: Shutterstock
Edição 174

Animais selvagens

A esquerda radical quer desumanizar a “extrema direita” para que esteja justificado moralmente todo tipo de agressão contra os adversários do petismo

Rodrigo Constantino
-

O presidente Lula afirmou que os envolvidos na suposta agressão contra Alexandre de Moraes e o filho do ministro no Aeroporto de Roma são “animais selvagens”. Lula disse: “Nós precisamos punir severamente pessoas que ainda transmitem o ódio, como o cidadão que agrediu o ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma. Quer dizer, um cidadão desse é um animal selvagem, não é um ser humano”. O presidente quer “civilizar” esses “selvagens”.

Desumanizar pessoas foi uma estratégia crucial para o nacional-socialismo de Hitler. Nem temos ainda as imagens do que de fato aconteceu em Roma, e as versões são conflitantes. Não obstante, Lula já tem o veredito e quer “extirpar” pessoas como as que tiveram o entrevero com o ministro Alexandre e seu filho — que não é um adolescente, como O Globo ilustrou, mas um homem de quase 30 anos.

A jornalista Paula Schmitt comentou: “A desumanização de um grupo homogêneo é o primeiro passo para a instalação de uma tirania. Assim foi no Nazismo. Não importa o critério: raça, nível de educação, classe social, ideologia política. O que importa é a fácil identificação do inimigo, e a divisão irreversível da nação”. Ela está certa.

David Livingstone Smith, em seu excelente Less Than Human: Why We Demean, Enslave, and Exterminate Others, procura compreender o que permitiu ao longo da história tanta escravidão, xenofobia e genocídio. Aqueles considerados sub-humanos não possuem, pela ótica de seus detratores, aquela coisa especial que não é fácil de explicar, mas que nos torna humanos. Por causa desse déficit, não desfrutam do respeito que normalmente estendemos a toda a nossa espécie.

Capa do livro Less Than Human: Why We Demean, Enslave, and Exterminate Others, de David Livingstone Smith | Foto: Divulgação

Podem, assim, ser escravizados, torturados ou mesmo exterminados sem que a consciência pese tanto. Quem age assim não se sente atacando outro ser humano, e sim um bicho inferior. A desumanização se dá quando certos seres apenas aparentam humanidade, mas, por baixo da superfície, não são vistos como humanos em sua essência. 

Preferimos crer que somente monstros seriam capazes de certos atos, mas o autor contesta essa visão. São “monstros” no sentido de terem abandonado justamente seu lado humano benevolente, que tem empatia pelo próximo. Mas continuam seres humanos. O animal homem, afinal, possui essa ambiguidade, essa dualidade. É capaz de atos de extrema generosidade e altruísmo, mas também é capaz das maiores atrocidades. “Sou um homem: nada do que é humano me é estranho”, disse Terêncio.

Para quem coloca em prática atos de extermínio, é uma dessas visões que prevalece do alvo: ele deixa de ser outro ser humano e passa a ser um animal inferior

Fechar os olhos para a possibilidade de que tais crueldades poderiam ser praticadas por quase qualquer um, dependendo da circunstância e do processo de lavagem cerebral, pode ser uma visão confortante, mas não necessariamente será verdadeira. Por isso a desumanização é mais comum na história do que gostaríamos. Ela é um lubrificante psicológico que dissolve as inibições morais e inflama paixões destrutivas. Dessa forma, ela leva as pessoas a agir de uma maneira que, em situações normais, seriam impensáveis.

Todos sabem, no fundo, que é errado matar uma pessoa. Mas e um rato? E exterminar um vírus perigoso? E caçar uma presa natural? E combater uma praga ameaçadora? E se livrar de um bicho peçonhento e asqueroso? Para quem coloca em prática atos de extermínio, é uma dessas visões que prevalece do alvo: ele deixa de ser outro ser humano e passa a ser um animal inferior. Há farta documentação que comprova que era exatamente assim que os nazistas enxergavam os judeus. O Holocausto é o caso mais absurdo de genocídio, um dos mais nefastos. Mas não é o único.

Memorial às vítimas judaicas do Holocausto, em Berlim | Foto: Shutterstock

Várias pessoas comuns, que em outras esferas da vida levavam vidas aceitáveis ou mesmo decentes, endossaram o nazismo. Eram seres humanos, e isso é o mais chocante e assustador. Foi o fato de realmente verem suas vítimas como ratos, não mais como seres humanos, o que permitiu que tanta gente aceitasse a “solução final” de Hitler. Ou a “limpeza” feita pelo Khmer Vermelho no Camboja comunista, que exterminou um terço da população.

Militares adoram se referir a seus alvos com metáforas de animais. Muitas vezes são mais do que apenas metáforas; é como realmente enxergam os outros. Os soviéticos encaravam os kulaks, pequenos proprietários, como vermes. Os comunistas do Khmer Vermelho, mencionado acima, viam suas vítimas como “macacos”. A série Black Mirror tem um episódio sobre isso, com um programa militar chamado Mass, implantado nos soldados para que eles vejam os inimigos como animais, monstros, os tais “roaches” (diminutivo de “baratas”).

Cena do episódio Roaches, da série Black Mirror | Foto: Reprodução

Estatísticas mostram que muitos soldados nem sequer chegam a disparar suas armas em combates, e os que matam adversários costumam muitas vezes demonstrar problemas psicológicos depois. Para que se tornem máquinas assassinas mais eficazes, a ideologia se faz necessária, tanto o nacionalismo de um lado como a desumanização do inimigo do outro. No caso, a tecnologia veio suplantar essa “falha”.

Não resta dúvida de que, se a própria sobrevivência da civilização está em jogo, como no caso da Segunda Guerra, nós só podemos torcer para que os militares do lado certo matem sem dó nem piedade os nazistas. Somente pacifistas bobocas (e hipócritas) poderiam dizer o contrário. Mas o dilema moral persiste: são seres humanos morrendo, por mais que tentemos vê-los como bichos.

Se bem que, em certos círculos “progressistas”, os bichos já valem mais do que o ser humano. Há em curso um esforço crescente de humanizar bichos ao mesmo tempo que se reduz o valor do ser humano, tido como a maior “praga” do planeta. Chegará o dia em que a morte de uma galinha despertará muito mais comoção, revolta e indignação do que a morte de milhões de fetos humanos. O ovo da tartaruga já é mais valioso para alguns esquerdistas do que os bebês humanos em gestação no ventre materno.

Ilustração: Ekaterina Glazkova/Shutterstock

Mas como a vida humana ainda é considerada sagrada para a imensa maioria, talvez por inércia do cristianismo, quem quer exterminar adversários precisa partir para a tática da desumanização. A imensa maioria dos seres humanos hesitaria em matar ou torturar outro da mesma espécie. Mas esses escrúpulos se perdem quando estamos diante não mais de outro ser humano, e sim de uma ratazana ou de uma cobra. Ao retratarmos os outros como animais perigosos ou parasitas, tal retórica se mostra perigosa, pois mexe com nossos medos mais profundos. Tais técnicas de discurso incentivam o terror e fecham nossa mente.

A desumanização é extremamente perigosa justamente porque oferece ao cérebro os meios pelos quais podemos superar as restrições morais contra os atos de violência. É nesse contexto que a fala de um presidente se referindo a alguém como “animal selvagem” que precisa ser “extirpado” deveria causar enorme reação de repulsa. Infelizmente, nossa velha imprensa resolveu se corromper moralmente e passa pano para toda asneira dita por Lula, mesmo quando é uma perigosa asneira. Esse tipo de fala não é deslize: tem método! A esquerda radical quer desumanizar a “extrema direita” para que esteja justificado moralmente todo tipo de agressão contra os adversários do petismo. A história mostra que isso nunca acaba bem.

Leia também “As cartas de um aprendiz do Diabo”

28 comentários
  1. Jenielson Sousa Lopes
    Jenielson Sousa Lopes

    Apenas 127 “gostei” e só 28 comentários. Estranho

  2. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Parabéns Constantino. Quanto ao verme de nove dedos, desejo todos os dias acordar e receber a notícia de que ele foi extirpado da Terra.

  3. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Então, já que eu os vejo como ratos, cobras ,gazelas, moluscos, jumentos e piranhas, posso me sentir confortável em desejar o que há de pior para os mesmos

  4. José Carlos Santos Vieira Graddi
    José Carlos Santos Vieira Graddi

    Vai piorar. Luladrão e sua corja tem o aval do STF, das FFAA e do congresso que insiste em continuar de costas para a sociedade. Para passar da retórica para a prática precisa de muito pouco. O PT é um partido comunista violento e que se diz dono da verdade. Em breve o nosso exército cooptado caçará e matará para defender a “democracia ” petista. Por enquanto, vamos nos contentando com a Gestapo petista, também conhecida como PF.
    POBRE BRASIL.

  5. Luzia Alcantara
    Luzia Alcantara

    Texto objetivo e visceral como o próprio autor, jornalista, porém para além de toda imprescindível informação de qualidade, a mudança real virá com a organização da Direita (que atualmente parece ter entendido a urgência da retomada de sua posição política), fator inicial para se reaver a Democracia sequestrada, hoje, no país, seguindo com foco em: 1 – Urnas auditáveis e contagem pública de votos; 2 – Renovação ampla do Congresso Nacional – e idem, das Presidências das duas Casas; 3 – Mudanças na composição e no funcionamento do Supremo Tribunal Federal – são inúmeras as propostas de deputados e senadores ha anos sem tramitação que se acumulam nas gavetas das duas Mesas Diretoras, esses objetivam mudanças no processo de escolha dos membros da Corte, duração dos mandatos dos ministros e a sistemática de impeachment dos seus integrantes; … Anos futuros dolorosos que devemos enfrentar com coragem e imbuídos de Fé Cristã para extirpar o Mal!

  6. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Tem método. Exatamente Constantino.

  7. MB
    MB

    Excelente reflexão. ???

  8. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
    RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

    Não vou adentrar no excelente texto de Rodrigo Constantino, mas tenho a dizer que quem planta vento, colhe tempestade. Alexandre de Moraes está tornando-se um dos homens mais odiado deste país. O episódio no Aeroporto de Roma mostra isso. Inclusive, atingiu o filho dele. É daí para pior.

  9. Elias AAbram
    Elias AAbram

    Pois é…Eu creio que um jovem até seus 20 anos pode ter ideias de socialismo porque ele não tem noçao de direitos atrelados a obrigações.
    Uma pessoa com 30 anos ou mais, que continua socialista ou não criou noçao ou é um usurpador dos bens alheios.
    E sse verme que está na presidencia ,juntamente com sua quadrilha trão o castigo que merecem mas vamos sofrer muito até extirpar essa corja

  10. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Existem vídeos do final dos anos 1970, início dos anos 198080 na internet onde Lula fala que a implantação do socialismo / comunismo no Brasil demoraria 50 anos.
    Na época não existia o poder da internet e as redes sociais. Daí seu enorme desejo em controlar as redes sociais.
    Embora a esquerda seja extremamente organizada e sua militância seja cega a fatos históricos da humanidade, o projeto de poder do PT não logrará êxito pela resistência de patriotas que não desejam deixar para seus filhos e netos um legado de autoritarismo e desrespeito aos mais elementares direitos legais.

  11. Daniel Miranda Lewin
    Daniel Miranda Lewin

    EXCELENTE TEXTO!

  12. Yara
    Yara

    O ladrão e sua gangue do STF terão um pouquinho de trabalho em transformar o Brasil numa Cuba ou Venezuela.

  13. Ana Kazan
    Ana Kazan

    Rodrigo, que horror ver nossa situação Tao bem analisada. Quem serão os “aliados “ a nos salvar ? Os aliciamentos mentais continuam a todo vapor. Famílias estao sendo divididas. Que idéias nos trariam aqueles que já passaram por isso?

  14. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Constantino, será que o Lula chamaria de animais selvagens que precisariam ser extirpados, os MARGINAIS de torcidas uniformizadas? E os black bloc e anarquistas que engrossaram as fileiras da esquerda nos anos dourados do petismo e cometeram vários crimes nas manifestações vermelhas? Seriam animais selvagens os invasores de prédios públicos e propriedades privadas, destruindo animais e plantações, coordenados pelos desumanos Stedille e Boulos?

  15. MARCIO MARQUES PRADO
    MARCIO MARQUES PRADO

    Perfeito! Estamos vivendo a escalada da violência, sem a menor possibilidade de justiça.

  16. Alzira Conceição Pacheco de Lima
    Alzira Conceição Pacheco de Lima

    Essa imprensa burra pensa que estará a salvo nesse regime nefasto? O que farão sob um regime de opinião única?

  17. Josivaldo Andrade Ribeiro
    Josivaldo Andrade Ribeiro

    Excelente Constantino ???

  18. Otacílio Cordeiro Da Silva
    Otacílio Cordeiro Da Silva

    Vamos relembrar aqui Ruanda 1994. Ninguém fala mais nisso. Mas aconteceu. No Brasil de 2023, presos políticos já estão sendo julgados em “lotes”. Cadê o indivíduo?

  19. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Se apenas por uma discussão banal de duas famílias em um aeroporto, o descondenado denomina aqueles os quais ele acusa de agressores, de animais selvagens a serem extinguidos, se ele fizesse uma autocrítica olhando para seu passado de condenações por crimes a mais de vinte anos de cadeia, fora as outras tantas suspeitas de crimes ao longo da sua vida, será que ele se consideraria apenas um animal selvagem dígno de extinção, ou um rato de esgoto acompanhado por uma barata? Jararaca é muito dócil.

  20. Emilio Sani
    Emilio Sani

    o psicopata colocado no poder e perigoso mas mais perigos é o que tomou o poder e soltou todos da trupe e transforma o país nessa ditadura

  21. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Não há mais como resolver isso dentro das quatro linhas, umas vez que as quatro linhas foram apagadas.

  22. João Choucair Gomes
    João Choucair Gomes

    Por mais que existam livros e artigos sobre este tema, o ser humano continua caindo sempre no mesmo buraco. A ausência de reação da mídia depois da fala do Presidente é assustadora. Independente do golpe baixo que usaram para ganhar a eleição, é suicidio esse comportamento. O Brasil já era. Chegamos em um ponto sem volta. Só depois de muito sofrimento.

  23. MNJM
    MNJM

    Esse é o nível do Presidente: UM BOÇAL

  24. MNJM
    MNJM

    O nível do Presidente do país. UM B O Ç A L

  25. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    esse verme chamado Lula, tem que ser extirpado da face da terra

  26. Ed Camargo
    Ed Camargo

    A arrogância do hipócrita é estarrecedora, é de destruir a consciência e a razão. Veja o tamanho do hipocrisia, Aqui temos mais uma absurda manifestação ou discurso de ódio proferido pelo Luladrão para o país onde “O amor venceu”, esta narrativa dos esquerdopatas, não coaduna com a realidade atual e esta na contramão dos fatos. Aparentemente foi o ”Ódio que venceu”. E o “Brasil esta falindo”, com a perda de industrias importantes.
    Isso, se não fosse trágico, seria risível. Então vamos explicar os fatos.
    Quem já assistiu aquela pegadinha onde dois palhaços ficam dentro de uma cabine em uma praça da cidade. Na frente da cabine e logo abaixo de uma abertura do tamanho da cabeça humana, esta escrito: “Não olhe”. Dentro da cabine estão dois palhaços e para chamar atenção gritam um numero seguido de pá-pá-pá. O povo brasileiro pode ser definido ou comparado com os imbecís que colocam a cabeça no buraco e acabam recebendo uma torta de creme na cara. Os estúpidos ficam bravos, mas depois da burrice consolidada, não adianta reclamar. Os golpes aplicados, as pegadinhas que divertem, servem ou agem como um barometro que mede o grau de estupidez e mediocridade do povo. O fato é que o Luladrão é o presidente/ditador do Brasil e continuará se dando bem as nossas custas e ao mesmo tempo destruindo o Brasil, e os otários continuarão colocando à coleira em seus pescoços. A pergunta que fica é: Até quando?
    E como chegamos a esse ponto, como isso aconteceu? Foi a pegadinha da praça que motivou os golpistas da política brasileira, eles decidiram executar a pegadinha em um âmbito nacional. Um grupo de golpistas se reuniu e decidiram que o povo brasileiro é um povo ingênuo e ápto a cair em golpes. Portanto decidiram apostar na vicissitude da vida e criar um golpe fantasioso que lhes trouxesse o benefício de ganhos sucessivos da mega sena. Esse seria o golpe do século. Eles trocaram a cabine dos palhaços, pelo S.T.E. Eles no lugar de “Não Olhe”, escreveram: “Vote para o Lulão seu Amigão”. Os palhaços dentro da cabine, foram substituidos pela Globo-Lixo e no lugar do pá-pá-pá a Globo-Lixo ficou repetindo as frases: “Democracia de Direito” e “O amor venceu”. E para garantir um resultado favorável, utilizaram urnas eleitorais impossíveis de auditar, voce não tem como saber se o número de votos computados foi igual ao número de eleitores que compareceram às urnas. Dessa forma a eleição acabou perdendo sua distinção, honestidade, lisura e profissionalismo e passou a valorizar a frase do ditador Russo Joseph Stalin que disse: “Nas eleições o eleitor não passa de um idiota útil, quem realmente tem valor são aqueles que contam os votos”.
    Como já sabemos, a farsa, o golpe deu certo. Um Ladrão foi eleito presidente do Brasil. Todos os golpistas que apostaram na estupidez do povo, estão multi-milionários, vivendo em mansões palaciais se beneficiando dos frutos do nosso trabalho. Ao mesmo tempo que enganaram os imbecís, insultaram a inteligência de uma grande parte da população produtiva do país.
    Agora voce pergunta: Eu vejo que fui enganado e quero reverter este cenário? A resposta é simples, Lembre-se: “Todo poder emana do povo”, então voce tem o poder. Nós sabemos que o regime não produz absolutamente nada, mas depende da pessoa produtiva, querem que todos continuem trabalhando e sendo produtivos, eles querem que todos colaborem com seus antagonistas e continuem acreditando em suas farsas e mentiras e dessa forma os petralhas continuam inescrupulosamente confiscando os frutos do nosso trabalho e vivendo no luxo com muitas mordomias, sempre se dando bem as custas do trabalhador.
    No Brasil atual, comandado pelos esquerdopatas petralhas, há dois tipos de verdade. Temos o tipo que vem das trevas, é redigida e manipulada pelo interesse e ódio pessoal de alguém, visando escravizar-nos. E também existe a verdade que voce carrega dentro de seu coração e sabe que é real. Mas inexplicavelmente voce continua acrediatndo e se esforçando para fazer sua parte, e criar um pais digno, mas tambem chegou o ponto, onde e apesar de tanto esforço empenhado por voce, “eles sempre querem mais”, este é o miasma informando que querem coletar mais impostos. Voce já carrega um enorme peso sobre suas costas, passa necessidades, corre muito risco com a violência das ruas inseguras e manchadas com o sangue dos inocentes, e eles continuam rindo, debochando e festejando e viajando pelo mundo as suas custas.
    Eis que, voce já começou a entender e reconhecer que foi enganado, voce foi trapaceado e já chegou à conclusão que deve derrubar esse peso que voce carrega nos ombros. Voce esta sendo usado como um animal de sacrifício e servindo de forragem para os prazeres de espertalhões golpistas. Luladrão quer que voce coadune e acredite em um conto de fadas e ignore a realidade que voce enfrenta todos os dias, e dessa forma continue aceitando à coleira em seu pescoço, e no meio de tanta opressão, usurpação e de um miasma asfixiante de mentiras incessantemente arrotadas por este fantoche vendedor de óleo de serpente, ele acabou dizendo uma verdade: Se voce for um inconformista, se voce reclamar, se voce confrontar algum deles, como ele disse: Voce é um animal selvagem, Voce será “Extirpado”. E o STF que aplicou o golpe do século o considera um deplorável.
    A verdade qdo expressada incomoda os golpistas, e por dizer a verdade voce será perseguido. Então, pare de jogar pérolas aos porcos, eles sempre se voltam contra voce. Revide, dê o troco, faça sua parte, salve seu país, deixe de ser produtivo, entre em greve, pare de gerar impostos, não colabore com seus antagonistas e logo os parasitas que nada produzem e vivem as suas custas sofrerão um colápso sobre seu próprio peso. Lembre-se qdo voce colabora com o golpista/ladrão, ele sempre retorna e quer mais, pois vê em voce a incumbência de tolo, um alvo fácil, incapaz de reconhecer seu destruidor. Os petralhas estão destruindo sua vida, seu futuro, seu país e sua Liberdade.
    Com o regime petralha no poder, chega ser repugnante vêr e entender o quanto nosso pais nestes 6 meses regrediu moralmente e socialmente. É realmente chocante nosso estado antropogênico de decomposição, onde nossa Liberdade esta sendo extinta, dando lugar a uma ditadura. No final, isso será desastroso e muitas vidas serão perdidas.

    1. Rosangela J . Dias
      Rosangela J . Dias

      Parabéns pelo texto!

  27. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    Esse é o Brasil que os brasileiros escolheram. Essa é a liderança quase divina que nos governa. Daqui para frente, só para trás.

Anterior:
O fiasco do doutor em tudo
Próximo:
Suprema blasfêmia
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.