Pular para o conteúdo
publicidade
Rosa Weber, ministra do STF, comparou os atos de vandalismo que ocorreram no 8 de janeiro em Brasília com o ataque à base militar em Pearl Harbor, nos Estados Unidos | Foto: Montagem Revista Oeste/Divulgação/Wikimedia Commons
Edição 174

O golpe do algodão-doce

Ministros do Supremo tentam criar uma cortina de fumaça para esconder a confissão de Luís Roberto Barroso sobre o novo consórcio de poder no país

Redação Oeste
-

Avessa a qualquer tipo de holofote desde que chegou à Corte, em 2011, Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu fazer um discurso na semana passada. A ministra gaúcha comparou os atos de vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília, ao ataque-surpresa do Japão a Pearl Harbor, em dezembro de 1941, que selou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

O bombardeio kamikaze no Havaí deixou mais de 2,4 mil mortos, centenas de feridos e um enorme rastro de destruição, especialmente à esquadra americana. O episódio é conhecido como “Dia da Infâmia” e foi amplamente revisitado em livros, manuais de estratégia militar e pelo cinema.

“O presidente Franklin Roosevelt, em 8 de dezembro de 1941, perante o Congresso Norte-Americano, ao reagir ao ataque aéreo japonês, deflagrado na véspera, contra as Forças Navais Norte-Americanas, em Pearl Harbor, no Havaí, disse que aquela data, 7 de dezembro de 1941, pelo caráter traiçoeiro da agressão, viveria eternamente na infâmia. Para nós, 8 de janeiro de 2023 será eternamente o Dia da Infâmia. E não deixaremos ser esquecido, na defesa da democracia constitucional e do Estado Democrático de Direito.”

A tarde do dia 8 de janeiro em Brasília foi marcada por protestos de civis na Praça dos Três Poderes contra a volta de Lula. Terminou como ninguém queria: com a depredação de prédios públicos por um grupo de estúpidos que se misturaram a cidadãos indignados com o processo eleitoral, o mais turbulento desde a redemocratização do país — muito por causa da interferência da Justiça Eleitoral. Felizmente, não houve feridos em Brasília.

CPMI
Rosa Weber, presidente do STF | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

As investigações sobre a responsabilidade das autoridades no 8 de janeiro estão emperradas porque o governo Lula não tem interesse na divulgação da parte não contada da história. A operação de blindagem é comandada por Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, que controla a Polícia Federal. Do pouco que se sabe sobre o lado oculto, o então general do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, circulou entre os manifestantes e acabou demitido em tempo recorde — até hoje, o governo impede seu depoimento à CPMI no Congresso Nacional. As imagens foram obtidas pela emissora CNN porque, do contrário, permaneceriam escondidas.

Rosa Weber leu seu discurso durante o Encontro Nacional da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC). Ela foi homenageada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que até hoje não divulgou uma nota contra as arbitrariedades — em alguns casos, crueldades — do Supremo com os presos. Dezenas de advogados reclamam de falta de acesso aos autos contra mães, avós e pais que não atiraram uma única pedra. Boa parte dssas pessoas, cerca de 1,5 mil no total, ainda será julgada em lotes humanos. A defesa teme que inocentes sejam condenados por, simplesmente, terem saído de casa naquela tarde rumo à Esplanada dos Ministérios com uma bandeira do Brasil à mão.

Pearl Harbor: três encouraçados norte-americanos atingidos. Da esquerda para a direita: USS West Virginia, severamente danificado; USS Tennessee, danificado; e USS Arizona, afundado, em 7 de dezembro de 1941 | Foto: Shutterstock

Oeste já publicou seis reportagens de capa sobre o dia 8 de janeiro. Todas deixam claro o repúdio a qualquer tipo de vandalismo, seja ele contra o patrimônio público ou privado — e defende a punição rigorosa para quem cruzou essa linha. Mas é evidente que não se tratava de um golpe de Estado em curso no país e que houve atropelos graves à Constituição e ao Código de Processo Penal na condução dos inquéritos.

Diferentemente do que Rosa Weber afirmou sobre Pearl Harbor — ou de qualquer cena de guerra, terrorismo ou golpe —, não há uma única imagem de um fuzil nem de blindados militares. Pelo contrário, um homem aproveitou a multidão para ganhar algum dinheiro com a venda de algodão-doce — provavelmente, pela presença maciça de crianças.

Vendedor de algodão-doce no 8 de janeiro, em Brasília | Foto: Divulgação/Redes Sociais
Cortina de fumaça

Por que a discreta Rosa Weber resolveu trazer o 8 de janeiro às manchetes? Desde a semana passada, está em ação uma operação para apagar o incêndio causado por Luís Roberto Barroso. Contagiado pela plateia da União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela militância do PCdoB, ele subiu no palanque, afrouxou a gravata e — microfone em punho — disse uma frase que escancarou o que aconteceu no Brasil: “Nós derrotamos o ‘bolsonarismo'”.

Na quarta-feira, 19, a oposição protocolou um pedido de impeachment contra Barroso. O documento foi assinado por deputados e senadores. A Lei nº 1079/50, conhecida como Lei do Impeachment, proíbe que ministros do STF se envolvam em atividades político-partidárias. O congresso da UNE, além de político, é partidário, porque a organização é comandada pelo PCdoB (leia reportagem nesta edição).

O caso será analisado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Desde 2019, Pacheco e seu antecessor na cadeira, Davi Alcolumbre (UB-AP), receberam 80 representações contra integrantes do Supremo e não deram andamento a nenhuma. Tampouco há prazo para isso.

À fala de Rosa, soma-se a exaustiva cobertura da velha imprensa sobre a suposta agressão envolvendo o ministro Alexandre de Moraes na Itália. Segundo a mídia, Alexandre Barci de Moraes, filho do ministro, teria sido agredido fisicamente por brasileiros ao defender o pai de xingamentos. Até agora, não foram disponibilizadas imagens do Aeroporto de Roma. 

Lula visita o Supremo Tribunal Federal depois dos atos de vandalismo do 8 de janeiro, com a ministra Rosa Weber e os ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli (8/1/2023) | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Ao desembarcar em Guarulhos (SP), a família de brasileiros afirmou em depoimento à Polícia Federal que houve um “entrevero”, mas sem agressão física. Eles respondem a um inquérito sobre injúria, perseguição e desacato.

O ministro Flávio Dino correu para defender Moraes. A Polícia Federal foi à casa da família na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista. Levou computadores e telefones celulares, numa inédita operação de busca e apreensão por suposto “crime contra a honra” de Moraes.

A investida chocou advogados porque, no campo jurídico, esse tipo de invasão — como buscar a carteirinha de vacinação de Bolsonaro e levar celulares — é chamado de fishing expedition (“pesca probatória”), algo abusivo e que já foi considerado ilegal pelo Superior Tribunal de Justiça em ações do Ministério Público. Não havia, de acordo com constitucionalistas, motivo para mandar a polícia ao endereço da família.

Foto: Reprodução O Estado de S. Paulo (19/7/2023)

Paralelamente, também em viagem pela Europa, Lula chamou as pessoas envolvidas na confusão de “animais” e reagiu com discurso de ódio. “Essa gente que renasceu no neofascismo colocado em prática no Brasil tem que ser extirpada. Vamos ser muito duros com essa gente para eles aprenderem a ser civilizados”, disse. O petista, porém, não comentou a fala de Barroso.

Turismo supremo

O episódio em Roma também joga luz sobre o intenso roteiro de viagens internacionais dos ministros do STF, onde eles acabam se manifestando sobre questões nacionais. No caso da Itália, Moraes viajou a convite do Centro Universitário Alves Faria (Unialfa), uma faculdade de Direito de Goiânia, para uma palestra em português na histórica Universidade de Siena. As informações foram divulgadas pela BandNews.

O Grupo José Alves, que controla a Unialfa, é dono da Vitamedic, fabricante da ivermectina, condenada pela Justiça gaúcha por “danos à saúde”. Há dois anos, Moraes determinou a abertura de um novo inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por supostamente difundir notícias falsas sobre a covid-19.

Na época, Bolsonaro associou a vacinação contra a covid-19 ao risco de desenvolver Aids. Ele proferiu as declarações em vídeos publicados nas redes sociais, posteriormente retirados do ar.

A condenação imposta à Vitamedic é em primeira instância, ou seja, é possível que o processo chegue em fase recursal ao Supremo Tribunal Federal.

A belíssima Siena, na região da Toscana, não foi o único destino internacional dos togados neste mês. Moraes e Gilmar Mendes — que promoveu um evento em Lisboa — estiveram em Valladolid, na Espanha. 

Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes viajam a convite do Centro Universitário Alves Faria (Unialfa) | Foto: Reprodução

Foi numa comitiva dessas ao exterior que Luís Roberto Barroso se sentiu importunado por um brasileiro nas ruas de Nova York e respondeu: “Perdeu, mané, não amola”. Resta saber se, desta vez, o Senado vai exercer seu papel institucional ou se não há mesmo limites para os poderes supremos. Até hoje uma frase folclórica circula nos corredores do Congresso Nacional quando surge a indicação de um novo nome para ser sabatinado ao STF: “Alguns ministros acham que são deuses”. Atualmente, eles têm certeza. 

YouTube video

Leia também “Supremo Tribunal Político”

43 comentários
  1. Dionei Vida
    Dionei Vida

    Teste

  2. Vânia Maria Lara de Oliveira Silva
    Vânia Maria Lara de Oliveira Silva

    Pacheco é um capacho da quadrilha que domina o país, mais uma vez vai engavetar o pedido de impeachment que, de fato, ele também merece.

  3. Gerson Barboza Mambrim
    Gerson Barboza Mambrim

    Aqueles que tem obrigação de tomar atitudes verdadeiras, estão de braços cruzados, será que eles pensam que não vão receber “nada” que vai contrariar seus futuros?

  4. Luiz zampar
    Luiz zampar

    O Judiciário hoje está mandando no país

  5. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    A Revista Oeste é o único redutopara a liberdade e o desejo de um País melhor para nosso povo.Desde que surgiu sou assinante fiel.Me informo através da Oeste e pela qualidade do que leio,posso afirmar que não existe veículo melhor de comunicação e informação verdadeira.Parabens pela coragem e a resistência, venceremos as atuais adversidades ,vocês já entraram e fazem parte do verdadeiro jornalismo,no digital e nos programas de TV. A lucidez vence a mentira

  6. Cesar Augusto Borges
    Cesar Augusto Borges

    Tá, é os dois mudinhos, como diz o Augusto Nunes, não vao falar nada?
    Estão lá pra que? Não dizem nada, não se manifestam.
    E os outros, viraram mudos tbem?

  7. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Rosa Weber é mais uma comunista dentro da suprema corte. Este ano se aposenta, e entrará para os livros de história para seus netos, bisnetos, e além, terem vergonha da mesma.

  8. JHONATAN SURDINI
    JHONATAN SURDINI

    Vou encomendar a de calabresa, por favor!

  9. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Por onde andam os dois ministros nomeados pelo Bolsonaro que não se manifestam contra essas arbitrariedades cometidas por essa corte em manter presos políticos em Brasília servindo de troféu para os petralhas ?

  10. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    Onde estão os dois energúmenos nomeados pelo Bolsonaro para STF que não se opõe as essas arbitrariedades cometidas e nem defendem a liberdade para milhares de presos políticos mantidos em Brasília servindo de troféu para os petralhas.

  11. SERGIO RODRIGUES MARTINS
    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    Essa incompetente apaniguada, que ocupa um cargo pago com nossos impostos, deveria calar a boca em vez de ficar proferindo asneiras e mostrar o quanto medíocre é!

  12. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    O que mais impressiona este leitor é tal intitulada “consórcio de veículos de imprensa” acharem que o ocorre no país do faz de contas é normal! Só o Senado, caso queira fazer jus ao que deve ser feito tem o poder de freiar os togados! Caso contrário não adianta nós do andar de baixo pensante alertar para os descalabros dos togados. Lastimável comparação, esta correlação nos mostra como são fracos de conhecimento esses senhores!

  13. Julio
    Julio

    Comparou nada com nada. Qual legado pensou deixar com este discurso?

  14. Fernando Martins Vaz Chabert
    Fernando Martins Vaz Chabert

    A ministra demonstra, com essa comparação ridícula, que efetivamente está senil, sofrendo de demência, e portanto pronta para se aposentar.

  15. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Infame é essa suprema corte TuL

  16. Paulo Roberto Vieira Camargo
    Paulo Roberto Vieira Camargo

    Economizemos nossas canetas e/ou digitais com os “japas” da Weber, pois ela já está dando adeus do alto de seus 75 anos.

    1. Vanessa Días da Silva
      Vanessa Días da Silva

      Deve estar senil, essa velhota

  17. Ademilson de Sá Santos
    Ademilson de Sá Santos

    É lamentável o comportamento dos Ministros da nossa “Suprema Côrte”.
    Alguma coisa precisa ser feita, para que este estado de coisa seja urgentemente encerrado.
    Eu tenho a certeza de que o povo brasileiro , na sua grande maioria, dará total apoio a iniciativa.
    Senado – covarde e interesseiro(Seu Presidente);
    Forças Armadas – Na minha opinião, está transgredindo, uma vez que , assiste passivamente a derrocada do nosso Brasil.

  18. Divino Souto De Paula
    Divino Souto De Paula

    Lula Presidente, Rosa Weber, Barroso, Alexandre de Moraes no STF…..o que nos falta tolerar? O Marcolla virar o próximo Presidente da República? Estamos apenas fingindo que ainda somos uma democracia, que vivemos num estado democrático de direito, fingindo sim, pois a realidade é de terra arrasada….

  19. Josy F.
    Josy F.

    Nem parece ser uma ministra nenhuma, não fala coisa com coisa nos seus discursos. Somente agora pudemos ter a certeza do quanto fomos enganados a vida inteira por pessoas que estão onde estão por “ política “ e em nada são melhores que nós, ao contrário, temos certeza do quanto somos melhores.

  20. Josy F.
    Josy F.

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  21. marco antonio longo
    marco antonio longo

    O vandalismo do 8 de janeiro está mais parecido com o incêndio do parlamento alemão.

  22. Marcos Gondim Costa
    Marcos Gondim Costa

    Já passou da hora de acabar com esses abusos supremos,mas o povo brasileiro está com medo pois nada garante que se formos à rua,a polícia federal (política) não nos prenda. O senado,através de seus representantes eleitos,têm a obrigação e o dever de acabar com esses abusos,mas o covarde do Pacheco nada faz. Só Deus para nos salvar???

  23. Geraldo André
    Geraldo André

    Cometem um desinformação neste texto, Bolsonaro não associou a vacina ao risco de desenvolver aids, ele só leu uma matéria de uma revista.
    Detalhes são importantes.

    1. Antonio Carlos Neves
      Antonio Carlos Neves

      concordo

  24. Edson procidonio da silva
    Edson procidonio da silva

    Boa tarde, maravilhoso o editorial. Gostaria de deixar uma sugestão. Porque vocês não fazem uma promoção de assinatura da Revista Oeste. Por exemplo: 1 mês grátis para novos assinantes, antes de formalizar a assinatura. Ou descontos de 10, 20 ou 30% para novos assinantes indicados por pessoas já assinantes. Entendo que essas medidas reforçariam, ainda mais, o constante crescimento dessa revista que não poderá jamais deixar de existir, pelo seu valioso conteúdo da verdade dos fatos e sem rabo preso com órgãos públicos.

    Edson Procidônio da Silva

  25. Amaury Nasser
    Amaury Nasser

    Excelente artigo. Apenas um reparo: nesse ataque não foram usados pilotos kamikazes, seria melhor usar a expressão “ataque japonês”.

  26. Adolfo Calderan
    Adolfo Calderan

    Excelente matéria, parabéns.
    Mas só pegando um ponto, as viagens dos supremos ao exterior. Viajam o mundo todo e o pior às vezes levando todos os familiares e quem paga toda esta farra? O POVO é claro.
    Estas viagens, além de totalmente improdutivas, é um escárnio no lombo doa pagadores de impostos e botam viagens nisto hein.
    São os maiores salários deste país e sem contar todos e incontáveis penduricalhos, quando trabalham? Quando votam os inúmeros questionamentos lá adormecidos? Salários maravilha, lagostas, vinhos premiados, agora roupa de cetim novinha em folha, com bordados e tal, e estamos vendo defender nossa constituição? Muito longe disto minha gente, defendem apenas um espectro político, o que não deveriam fazer em hipótese alguma, não está lá pra julgar isto e sim o que está fora de nossa lei maior. Prendem, julgam, condenam e cancelam anistia e por ai vai todas e tantas besteiras que fazem e pior tudo fora da lei maior, sic sic, sic
    Lamentável e muito triste ver e assistir tudo isto

  27. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Rosa Weber fez em 2019,logo depois da decisão fatídica da suprema corte ter votado contra a prisão após a segunda instância, um discurso no qual leu um poema escrito por um grego.O título do poema era “A espera dos Bárbaros “A interpretação era visível a todos, os bárbaros eram os bolsonaristas e a operação lava jato. Vejam a visão de mundo da ministra.Passaram-se alguns anos e faz essa comparações totalmente estapafúrdia, o dia 8 de janeiro no Brasil de 2023 é equivalente ao ataque dos japoneses a Pearl Harbor uma base.militar americana no Havai. Realmente seu pensamento está contaminado desde sempre pela esquerda. Hoje posso dizer que os bárbaros que ela tanto aguardava estão de fato no poder e na ditadura comunista caminhando a passos largos no Brasil.

    1. Marilia Andrade Colvin
      Marilia Andrade Colvin

      Falou tudo!

    2. Antonio Carlos Neves
      Antonio Carlos Neves

      Pois é Teresa, foi essa criatura que entregou a Bolsonaro quando tomou posse, o “livrinho” que ele seguiu rigorosamente dentro das 4 linhas. Essa magistrado trabalhista não se envergonha de votar contra a Petrobras em uma ação bilionária(50 bi) tão ridícula movida por petroleiros que o TST acatou por 13 a 12 e mandou pagar imediatamente. Felizmente em momento de rara lucidez, em recurso da Petrobras ao STF, Alexandre de Moraes, Toffoli e Carmem Lúcia anularam essa condenação, mas Rosa Weber pediu vistas, ficou mais de ano com essa ação para votar contra a Petrobras. Haja corporativismo nas decisões a favor dos companheiros, dessa senhora que vem da magistratura do trabalho.

  28. Paulo Cesar F Viana
    Paulo Cesar F Viana

    O que não faz a senilidade precoce! Coitada…

  29. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Ela fez a comparação do 8 de janeiro com o ataque dos japoneses a base naval norte-americana em 1941, porque ela e toda essa corja de bandidos ladrões comunistas terroristas dos dois poderes, são exatamente como o Japão que pela frente negociava a paz com os americanos e por trás planejavam a destruição, é exatamente o que eles fazem hoje com a população

  30. Maria de Fátima Sobral Rangel
    Maria de Fátima Sobral Rangel

    Muito boa a reportagem sobre os patriotas. Obrigada por existirem vcs são jornalistas verdadeiros e enchem de esperança a nos brasileiros de bem que queremos a verdade sobre 08 de janeiro de 2023e a justiça para quem vandalizou os palácios

  31. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Vivemos hoje no país no mínimo um estado de exceção.
    As liberdades individuais, de manifestação pacífica, de opinião, estão sendo ceifadas pela nossa justiça injusta.
    A CF federal foi abandonada e as leis vigentes são letra morta.
    “Crime contra a honra”, com buscas na residência do suposto praticante?
    Essa ação não existe no processo legal.
    Mais uma arbitrariedade assinada pelos SUPREMOS.

  32. Oldair Dorigon Bianco
    Oldair Dorigon Bianco

    Bruaca, Dilma 2, lixo, ameba

  33. Maria Antonieta de Andrade
    Maria Antonieta de Andrade

    Se eu tivesse dito uma bobagem dessas,teria ficado doente de vergonha. Fugiu das aulas de história.

    1. Cláudia Gomes Carvalho
      Cláudia Gomes Carvalho

      A ilusinistra Kamala Weber mostrando do que são feitos os supremos!! 🤔🤔

  34. MNJM
    MNJM

    Tudo foi muito bem planejado para o governo tirar proveito político. Só otário não enxerga.
    Quanto ao STF não temos uma Corte Constitucional e sim militantes políticos. Na diplomação do Lula a frase do Ministro Benedito para Moraes, já diz tudo “Missão dada, missão cumprida”. Agora com o discurso IMORAL do BARROSO NA UNE, o jogo de xadrez está fechado.
    Pacheco um serviçal do STF é o responsável por esses arroubos de autoritarismos opor não cumprir o seu papel. COVARDE

  35. Luis Carlos Queiroz meira
    Luis Carlos Queiroz meira

    Foi extremamente infeliz na comparação.

  36. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Esses canalhas do stf e o canalha do pachequinho, tem que ser eliminados. Merecem ir para os quintos dos infernos.

  37. Agnelo A. Borghi
    Agnelo A. Borghi

    Desculpe-me, mas discordo da frase no início do texto: “Terminou como ninguém queria”…
    Ora, ora, terminou do jeitinho que os canalhas prepararam e queriam. Somente os cegos ou os mal intencionados não enxergam que tudo foi uma armação em que, infelizmente, alguns patriotas caíram feito patos.

    1. Teresa Guzzo
      Teresa Guzzo

      Rosa Weber em 2019 logo após a votação da suprema corte contra a prisão em segunda instância fez um discurso no qual leu um poema de um filósofo grego. O título era “A espera dos Bárbaros “.,fazia clara referência a Bolsonaro e a lava jato .Atualmente compara o episódio de 8 de janeiro ao ataque dos japoneses em 1941 a uma base militar americana .Pensamento estapafúrdio, os bárbaros estão hoje no poder,levando nosso país a uma infame ditadura de esquerda, não confunda “alhos com bugalhos”.

Anterior:
‘Se desistirmos do Brasil, quem vai sobrar?’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 174
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.