Pular para o conteúdo
publicidade
Yuri Maia é o convidado do programa OesteCast | Foto: Márcio Komura/Revista Oeste
Edição 182

‘O TDAH afeta os estudos, a vida profissional e os relacionamentos’

O escritor Yuri Maia falou ao OesteCast sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, com o qual ele foi diagnosticado aos 7 anos de idade

Redação Oeste

-

O OesteCast desta semana trata de um problema que afeta cerca de 5% dos brasileiros: o TDAH, ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O escritor Yuri Maia, que foi diagnosticado com o transtorno aos 7 anos, hoje se dedica a divulgar a gravidade do problema e suas possíveis soluções.

“O transtorno não vai embora”, afirmou Maia. “A gente aprende a lidar com ele e se acostuma com as possíveis ‘derrotas’ e dificuldades que ele traz quase que diariamente. O TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento. Mexe com a memória operacional, uma dificuldade entre o que se aprende agora e uma informação passada. Envolve questões de impulsividade, regulação emocional, o fato de agir e falar antes de pensar. Qualquer coisa que aconteça no ambiente pode levar a uma distração. Somos uma espécie de procrastinadores profissionais. O TDAH afeta estudos, vida profissional, relacionamentos, e vai impactando ao longo da vida.”

publicidade

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.