Pular para o conteúdo
publicidade
stf
O ex-desembargador e advogado Sebastião Coelho da Silva e o ministro Alexandre de Moraes, no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 13, durante o início do julgamento dos acusados de participar da invasão aos prédios públicos na Praça dos Três Poderes | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Edição 182

O triunfo da injustiça

Quando o medo paralisante acabar, o STF não demorará a criar juízo e resgatar o respeito que perdeu

Augusto Nunes
Cristyan Costa
-

Neste 13 de setembro, no Supremo Tribunal Federal, o desembargador aposentado Sebastião Coelho ocupou a tribuna reservada ao advogado de defesa para cumprir a missão impossível: livrar da condenação o técnico em saneamento Aécio Lúcio Costa Pereira, 51 anos, paulista de São José do Rio Preto. Ele é o primeiro da extensa fila dos réus composta de brasileiros acusados de envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos em 8 de janeiro. Proibido de acompanhar o julgamento no plenário, o cliente ouviu numa cela o recado do defensor: a decisão seria política. Embora saiba que mesmo provas materiais indesmentíveis valem menos que zero em decisões tão previsíveis quanto a mudança das estações, Coelho incluiu na sustentação oral argumentações jurídicas. Informou, por exemplo, que não é possível enxergar um golpe de Estado na depredação de prédios e objetos pertencentes ao patrimônio público.

“As armas que nós temos neste processo são canivetes, bolinhas de gude e machado”, recordou o advogado. “Não havia nenhum quartel de prontidão. Quem iria assumir o poder, se houvesse um golpe de Estado?” Coelho também advertiu que estavam todos no local errado: “A Constituição diz que ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. Não haverá juízo de exceção. No caso que estamos a examinar, a competência para o julgamento é do juízo federal de primeira instância. Este tribunal é ilegítimo para este julgamento”. Ciente de que essas e outras obviedades foram deliberadamente esquecidas, Coelho optou por uma trilha que o levou a compensar a derrota inevitável com a façanha muito mais impressionante: com uma curta e contundente sequência de recados marcados pela corajosa lucidez, mandou às favas a pandemia de medo estimulada há mais de quatro anos por decisões ilegais, abusivas e autoritárias chanceladas pela corte que Alexandre de Moraes lidera.

O primeiro recado teve por destinatário o presidente do Conselho Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, que começou a investigar Coelho com a quebra do seu sigilo bancário entre 1º de agosto de 2022 e 8 de janeiro de 2023. Depois de registrar que soubera quando estava a caminho do tribunal, o investigado comunicou a Salomão que a tentativa de intimidação não dera resultados: “Estou com 68 anos e alguns probleminhas de saúde. Posso morrer a qualquer momento. Não tenho tempo para ter medo”. Na mesma quarta-feira, Coelho encaminhou a veículos da imprensa cópias da sua declaração de renda e extratos da conta bancária. “Nada me intimida”, reiterou. Nem carrancas togadas, informou na parte final da exposição. 

sebastião coelho
O ex-desembargador Sebastião Coelho, durante o julgamento de réus do 8 de janeiro, no STF (13/9/2023) | Foto: Reprodução/TV Justiça

“Nestas bancadas aqui, dos dois lados, estão as pessoas mais odiadas deste país”, avisou. Ressalvando que dizia aquilo “com tristeza”, reprisou a constatação sublinhada pelo silêncio constrangido da plateia engrossada por estudantes de Direito. “Vossas Excelências têm que ter a consciência de que são pessoas odiadas. Alguém tem que dizer, porque precisam saber disso.” Alexandre de Moraes mereceu um lembrete pessoal e intransferível: “A defesa entende que Vossa Excelência é suspeito para julgar esse caso”. Se o Brasil não estivesse do avesso, só teriam seu destino decidido no STF gente com direito a foro privilegiado ou tripulantes de processos que por algum motivo merecem as atenções da mais alta instância. Mas estes são tempos estranhos.

Desde 2019, quando foi aberto o chamado inquérito sobre fake news e atos antidemocráticos (mais conhecido pelo codinome perfeito: “inquérito do fim do mundo”), o sistema acusatório brasileiro foi demolido. Ninguém sabe direito quantas investigações do gênero são conduzidas por Moraes. Só os barulhos do 8 de janeiro são alvejados por seis inquéritos, todos secretos. Os indiciados não sabem com precisão em quais crimes foram enquadrados. Se não existe norma jurídica que autorize a punição de um perseguido, cria-se alguma. Se a Constituição proíbe, dá-se um jeito. O tribunal incumbido de garantir a segurança jurídica do país e preservar as normas constitucionais viola até cláusula pétrea e eterniza a insegurança. Com frequência alarmante, age fora da lei — comandado por um ministro incapaz de admitir quaisquer críticas, reparos ou opiniões divergentes.

Previsivelmente, a fala do desembargador aposentado fez a temperatura de Moraes roçar o ponto de combustão — e ali permanecer, indiferente aos sucessivos goles no copo com água. Sempre enredado no cipoal de regências verbais, pronomes, plurais e redundâncias, o relator foi à réplica: “Às vezes, o terraplanismo e o negacionismo obscuro de algumas pessoas fazem parecer que tivemos um domingo no parque no dia 8 de janeiro. É tão ridículo ouvir isso que a Ordem dos Advogados do Brasil não deveria permitir algo assim”. Achou pouco determinar que a OAB proíba seus integrantes de contrariá-lo. “Os extremistas que não gostam do STF são minoria. Isso ficou demonstrado nas urnas e nos atos golpistas, que uma minoria praticou e foi repudiada pela população brasileira”, transbordou o pote até aqui de cólera. Nas urnas? Moraes deve acreditar que, como o STF apoiou o candidato vitorioso, só um punhado de 58 milhões de fascistas odeia os heróis togados que salvaram a democracia. 

Depois de condenar o réu a 17 anos de prisão em regime fechado, além de impor-lhe a “multa solidária” de R$ 45 mil, o relator ouviu com expressão entediada as sensatas observações do revisor Nunes Marques. Um dos dois indicados por Jair Bolsonaro, o ministro reiterou que o julgamento não será justo sem a individualização de conduta. “Uma pessoa não pode ser responsabilizada pelo que outra cometeu”, ensinou Nunes Marques. “A individualização da conduta do agente é uma garantia”, afirmou. “O artigo 41 do Código de Processo Penal estabelece como requisitos de validade da denúncia a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado e a classificação do crime”, concorda o advogado criminalista Davi Rodney Silva. “No caso de 8 de janeiro, com as imagens e todo material investigado, é possível individualizar a conduta.” Em poucas linhas, Nunes Marques rasgou a fantasia do “golpe de Estado”. “Os expedientes empregados no dia 8 de janeiro de 2023 caracterizam, em realidade, a hipótese de crime impossível, em virtude da ineficácia absoluta do meio empregado pelos manifestantes para atingir o Estado Democrático de Direito.” Ele sentenciou Pereira a dois anos e meio de prisão em regime aberto, por “deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência”.

A voz da intolerância voltou a ecoar quando André Mendonça, também indicado por Bolsonaro, contestou uma das certezas de Moraes. “Os manifestantes não agiram para tentar depor o governo”, afirmou o ministro em seu voto. “A deposição do governo dependeria de atos que não estavam ao alcance dessas pessoas.” Ministro da Justiça durante o governo Bolsonaro, Mendonça estranhou a facilidade com que tantos manifestantes entraram nos prédios. “Onde estava todo o efetivo da Força Nacional? Em todos os movimentos de 7 de setembro, eu estava de plantão com uma equipe à disposição, seja no Ministério da Justiça, seja com policiais da Força Nacional que chegariam aqui em alguns minutos. Não consigo entender como o Palácio do Planalto foi invadido da forma que foi invadido.”

A Justiça não sabe dizer quantos são os que deixaram a cadeia por falta de provas mas só se livrarão da tornozeleira, ou da volta a uma cela, se aceitarem o infame “acordo de persecução penal” proposto pela PGR: para recuperar a liberdade por inteiro, um inocente terá de declarar-se culpado

Foi aparteado pelo morubixaba do Pretório Excelso. “Vossa Excelência querer falar que a culpa do 8 de janeiro é do ministro da Justiça é um absurdo, quando cinco comandantes da Polícia Militar de Brasília estão presos”, irritou-se Moraes. “O ex-ministro da Justiça, que fugiu para os Estados Unidos e jogou o celular no lixo, foi preso. Vossa Excelência vem ao plenário do STF, que foi destruído, falar que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo. Tenha dó.” Mendonça recomendou ao relator que não lhe atribuísse declarações que não fizera. Mas não absolveu o réu de todos os cinco crimes que lhe foram imputados por Carlos Frederico dos Santos, representante da Procuradoria-Geral da República, enfaticamente endossados por Moraes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Mendonça limitou-se a abrandar a pena aplicada por Moraes e encampada pela maioria do plenário. Com pequenas diferenças, o mesmo castigo foi estendido a Thiago Mathar, 43 anos, e Mateus Lázaro, 24 anos, julgados na quinta-feira. Não houve tempo para punir o quarto integrante do primeiro lote: Moacir José dos Santos, 52. Thiago e Moacir foram capturados no interior de prédios invadidos. Mateus estava a 5 quilômetros da Praça dos Três Poderes ao ser detido por policiais. Mas, como Aécio, os três foram enquadrados nos mesmos cinco delitos. É improvável que, como ocorreu no caso de Mateus, a distância do epicentro dos distúrbios atenue o ímpeto dos carcereiros nos próximos julgamentos. “A dosimetria das penas incorreu em excessos”, constata o advogado Davi Rodney Silva. “Os ministros desconsideraram o fato de os réus serem primários.” Nas duas sessões, os doutores que controlam o Supremo suprimiram pedaços de vidas sem hesitações — e sem a angústia que costuma visitar juízes que não abdicaram da compaixão. Quando o calouro Cristiano Zanin, por exemplo, decidiu-se por um tempo de prisão ligeiramente inferior ao imposto por Moraes, o relator manteve o bom humor momentâneo. “Vossa Excelência ainda vai concordar comigo no número de anos”, brincou.

Ministros do STF em sessão extraordinária para julgar a Ação Penal (AP) nº 1.060, que tem como réu Aécio Lúcio Costa Pereira, acusado de participar do 8 de janeiro | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O desconforto provocado pela lentidão do julgamento deverá apressar a adoção das sessões virtuais. Segundo o levantamento mais recente divulgado pelo STF, 1.345 pessoas envolvidas nas manifestações de 8 de janeiro são atormentadas por medidas restritivas que incluem o uso de tornozeleira eletrônica, limitações geográficas para deslocamentos e a proibição do acesso a redes sociais. Há 105 homens presos na Papuda e, na Colmeia, 12 mulheres. A Justiça não sabe dizer quantos são os que deixaram a cadeia por falta de provas mas só se livrarão da tornozeleira, ou da volta a uma cela, se aceitarem o infame “acordo de persecução penal” proposto pela Procuradoria-Geral da República: para recuperar a liberdade por inteiro, um inocente terá de declarar-se culpado. A perversa criatividade dos carrascos brasileiros superou amplamente a imaginação dos congêneres a serviço de ditaduras já grisalhas, como as que infernizam Cuba ou a Coreia do Norte. 

A incerteza expropriou o sono das vítimas da invenção de Moraes: a liberdade relativa, ou meia prisão. Nessa multidão figura a professora aposentada Iraci Nagoshi, 70 anos, que ficou sete meses encarcerada. Médicos confirmaram que Iraci enfrenta uma conjugação de moléstias — diabetes, hipertireoidismo e dislipidemia. Na cadeia, sobreviveu a crises de ansiedade e depressão. “Ela mesma não quer encontrar muita gente, por sua condição emocional”, relata o filho mais velho, Newton, que luta contra um câncer desde 2019. Segundo Newton, a mãe só sai de casa, em São Caetano do Sul, nos horários estabelecidos pelos policiais. “Ela está fazendo fisioterapia, três vezes por semana, para recuperar os movimentos do lado direito do rosto”, contou o filho. 

O mato-grossense Jean da Silva, 27 anos, catador de materiais reciclados em Juara, não sabe por que continua obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica desde que saiu da Papuda, em julho. Segundo a irmã Geane, ele é autista e é portador de deficiência intelectual moderada. Libertado depois de sete meses de prisão, Jean também não sabe que, dependendo dos humores de Moraes e seus parceiros, pode ser preso de novo, usar a tornozeleira por alguns anos ou submeter-se à meia prisão perpétua. Absurdos desse calibre não atrapalham o sossego dos ministros. Só ficam indignados uns poucos advogados dispostos a enfrentar a arrogância, a soberba e os chiliques dos artilheiros do Timão da Toga. Na quinta-feira, por exemplo, outros dois defensores de “golpistas” foram alcançados pela ira de Moraes. O ministro irritou-se com Larissa Lopes de Araújo, que chorou ao recordar o martírio vivido pelo réu. “Sentimentalismo”, desdenhou Moraes. Hery Kattwinkel ouviu palavras semelhantes às endereçadas a Sebastião Coelho. Ao fim da sustentação oral, o advogado de Mathar foi qualificado de “medíocre” e “patético”. Nenhuma surpresa.

Surpreendentes foram os sinais de que a altivez e a coragem de Coelho são contagiosas. Kattwinkel criticou com aspereza e sem temor algum o comportamento de Moraes e declarações desastradas de Luís Roberto Barroso. Quando o medo paralisante acabar, o STF não demorará a criar juízo — e resgatar o respeito que perdeu ao institucionalizar o triunfo da injustiça.

Ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso durante a sessão plenária do STF para julgar acusados do 8 de janeiro (14/9/2023) | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Leia também “A estridência do silêncio”

91 comentários
  1. JOAQUIM CAETANO DE ALMEIDA
    JOAQUIM CAETANO DE ALMEIDA

    Faço de minhas palavras as mesmas do Ex-desembargador Sebastião Coelho, vieram em momento oportuno para desmascarar as FALSIDADES, as TENDENCIOSIDADES e o Mal Caratismo do Ministro do STF Alexandre de Morais, que NÃO VEM SABENDO HONRAR A TOGA QUE VESTE, e,sobretudo, PISOTEANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA. É isso.

  2. Valesca Frois Nassif
    Valesca Frois Nassif

    Mestre sempre se superando com seus textos primorosos! Nunca nos desaponta! Parabéns!

  3. Marilanda Pires Ferreira
    Marilanda Pires Ferreira

    A “Justiça” e o jornalismo de grandes empresas, como a “GloboLixo” , morreram faz tempo. Nem perco meu tempo.

  4. Alzira Conceição Pacheco de Lima
    Alzira Conceição Pacheco de Lima

    E ainda têm coragem de falar em democracia? É de uma desfaçatez desconcertante. Senhores, qualquer cidadão com capacidade para conectar meia dúzia de neurônios sabe exatamente o que está acontecendo neste país.

  5. Luiz Alves
    Luiz Alves

    A partir dessas decisões do STF, eu entendo o porque da justiça com as próprias mãos.

  6. Semiao Emediato
    Semiao Emediato

    Olá, é um Privilégio Ser Assinante desta Revista. Exatamente, é uma questão de Tempo, os poderes LEGISLATIVO , EXECUTIVO E JUDICIÁRIO, Reiniciarem as suas VERDADEIRAS ATIVIDADES, sem interferências um nos outros, cada um cumprindo seu papel… O Povo não é mais BOBO!!!

  7. Francisco Nacelio dos Santos
    Francisco Nacelio dos Santos

    Grande texto. Como sempre, a elegância, precisão e inteligência que esperamos ao iniciar a leitura de Augusto Nunes se fazem presentes. E são a moldura perfeita à indignação, vergonha e desesperança de alguns milhões de pessoas, brasileiros como eu, que enxergam sim tempos estranhos no presente. Mais do que isso, nos preocupamos com o que o futuro ainda pode parir, que tipo de aberrações ainda teremos que embalar? A insensatez parece ser invencível, daqui do meu ponto de vista. É tudo infame, muito triste, muito perturbador.

    1. Valesca Frois Nassif
      Valesca Frois Nassif

      Concordo integralmente com cada palavra, Francisco . Não teria me expressado melhor.

  8. Joaquim Días do Nascimento Júnior
    Joaquim Días do Nascimento Júnior

    Quando a intolerância dita as regras a Justiça com J MAIÚSUCULO se retira inclusive do plenário do STF especialmente para não ter que conviver com 11 constituições diferentes. É fato que Brasília ressente-se da ausência de juízes e a avalanche de DESPACHANTES DE LUXO e os tribunais não estão isentos desta modalidade de “justiça”. Se até o CNJ agora pode aposentar juízes a seu bel prazer e inclusive investigar Desembargador aposentado como forma intimidação, o que mais falta acontecer? Simples: Flávio Dino do Supremo. Será a melhor forma de desmoralizar a Justiça com J MAIÚSCULO.

  9. Iêda Souza Lima
    Iêda Souza Lima

    ‘”Estou com 68 anos e alguns probleminhas de saúde. Posso morrer a qualquer momento. Não tenho tempo para ter medo.” EX-DESEMBARGADOR SEBASTIÃO COELHO.
    O POVO BRASILEIRO AGRADECE, NOBRE SENHOR!

  10. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    O QUE O STF E TSE ESTÁ FAZENDO COM O POVO BRASILEIRO, NÃO SE FAZEM COM SEU PRÓPRIO INIMIGO.

    RETIROU-SE UM BANDIDO QUE ESTAVA PRESO, JÁ CUMPRINDO A SUA PENA, NAS ELEIÇÕES FOI DEFEDINDO PELOS OS MINISTROS DO TSE, E POR FIM ELEGERAM O BANDIDO, E POR FIM QUEREM IMPLANTAR A DITADURA JUDICIAL NO BRASIL.

    ACORDAM POVO BRASILEIRO, VAMOS PARA RUAS E JAMAIS RENDEREMOS PARA ESSES BANDIDOS TOGADOS, ESSES SÃO PESSOAS MAIS ODIADAS NO BRASIL

    É PRECISO MUDANÇAS GERAIS NO CONGRESSO NACIONAL MANTENDO OS PARLAMENTARES SÉRIOS E PATRIOTAS, COMPLEMETIDOS COM AS MUDANÇAS CONSTITUCIONAIS, EVITANDO VOTAREM EM PARTIDOS POLÍTICOS CORRUPTOS CLEPTOCRATAS FORMADOS PELOS PARTIDOS POLÍTICOS:
    PT, PSOL,PSB, PSDB, PCDOB, CIDADANIA, REDE, MDB, PDT E TODOS AQUELES CANDITADOS LIGADOS DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE COM ESSA CORJA QUE DURANTE 30 ANOS GOVERNARAM ESSE PAÍS.

  11. Marcia Andrea Zanatta Estrella
    Marcia Andrea Zanatta Estrella

    Essa coragem, não só dos advogados mas também dos jornalistas Augusto e Crystian, deveria envergonhar essa quadrilha que se apossou da dignidade, honestidade e caráter do bom brasileiro! Esse STF me enoja!!! Esse “desgoverno do PT” me dá nojo!!! Esses políticos corruptos e covardes me dão ânsias de vômito!!! Essa mídia vendida e desavergonhada… sem palavras!!!

  12. Marcelo Paganotti Cunha
    Marcelo Paganotti Cunha

    Que belo texto.
    Que esta coragem em letras inspire a pacífica manifestação do povo que ama a democrática, respeita a lei e nada deve temer.

  13. Sandra barros
    Sandra barros

    Que tristeza!

  14. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    Raio x completo do atual sistema de injustiça brasileiro.

  15. Solange Andrade
    Solange Andrade

    Gostaria de acreditar que eles tomarão juízo quando o medo acabar. Creio que irão escalar as perseguições e, com isso, é possível que outros poderes se revoltem, uma vez que os “Excelentíssimos Ministros” não respeitam mais nenhuma instituição. A briga pelo poder será feroz e violenta. Ficaremos assistindo esta luta horrenda esperando que os vencedores tenham um mínimo de interesse pelo país e pelo povo.

  16. Suzi Neuly Medeiros Souza Leite
    Suzi Neuly Medeiros Souza Leite

    Obrigada por vocês nos representar com esse jornalista verídico!
    Vocês nos dão força para continuarmos seguindo em frente e lutando contra esse desgovernado.

  17. José Roberto Manfio
    José Roberto Manfio

    Até o chatGPT tem as responsabilidades do STF , vejam a respostas da pergunta que fiz:

    User
    Qual as atribuições do Supremo Tribunal Federal do Brasil ?

    ChatGPT
    O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil tem diversas atribuições, sendo as principais:

    Guardião da Constituição: O STF é responsável por garantir a supremacia da Constituição Federal, interpretando-a e decidindo sobre sua aplicação em casos concretos.

    Julgamento de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs): O STF analisa a constitucionalidade de leis federais, estaduais e municipais, podendo declará-las inconstitucionais e, assim, retirá-las do ordenamento jurídico.

    Julgamento de Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs): Decide sobre a constitucionalidade de leis ou atos normativos federais, estaduais ou municipais, visando a estabelecer um entendimento sobre a validade das normas.

    Recursos em Habeas Corpus: Julga pedidos de habeas corpus, que têm o objetivo de garantir a liberdade de indivíduos quando alegada violação de direitos.

    Recursos em Mandado de Segurança: Analisa mandados de segurança impetrados contra atos de autoridades públicas.

    Recursos em Ações Penais: Julga ações penais envolvendo autoridades com foro privilegiado, como deputados e senadores.

    Recursos em Ações Cíveis: Analisa processos cíveis de relevância nacional.

    Recursos em Extradição: Decide sobre pedidos de extradição de estrangeiros.

    Processos Originários: O STF também possui competência originária para julgar casos envolvendo autoridades com foro privilegiado, como presidentes, ministros e embaixadores.

    Função de Corte Constitucional: Além de suas funções jurisdicionais, o STF também atua como uma corte constitucional, emitindo pareceres e decisões que estabelecem interpretações importantes da Constituição.

    Essas são algumas das principais atribuições do STF, que desempenha um papel fundamental no sistema jurídico brasileiro e na proteção da Constituição do país.

  18. Ana Tereza Rodrigues Pompeu Moreira
    Ana Tereza Rodrigues Pompeu Moreira

    Essa corte é pândega.

  19. Sergio Caetano Jr
    Sergio Caetano Jr

    A Justiça sendo Injusta no Brasil passou para a próxima fase da realidade. O livro “1984” de George Orwell sendo aplicado na prática por nossos Ministros MagnânimosSuperSupremos. Triste realidade.

  20. Jose Carlos Rodrigues Da Silva
    Jose Carlos Rodrigues Da Silva

    O problema vai se acabar esse ativismo político, eles vão pagar pra ver, enquanto não prenderam todos e por último o capitão Bolsonaro, não vão parar.

  21. Marinês Aparecida Josefi
    Marinês Aparecida Josefi

    Eu assisto quase todos os dias ao vivo a Oeste Sem Filtro, e me dói no coração 💔 a luta , o esforço que vocês fazem para defender essas pessoas e o povo que está sofrendo com tudo isso . Sinto a exaustão que isso provoca em vocês meus queridos . Mas vocês sabem que não estão sozinhos nessa luta , nem aquelas pessoas que foram covardemente punidas . Todas as pessoas de coração 💓 bom e Jesus Cristo estão estão com vocês . Aguentamos firmes! Gratidão 🙏 por mais esse artigo querido Augusto Nunes !

    1. Francisco Nacelio dos Santos
      Francisco Nacelio dos Santos

      Permita: Faço minhas as suas palavras.

  22. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    O judiciário brasileiro com raras exceções assusta qualquer calouro de faculdade de direito com conceito 1 na avaliação do MEC.
    O SFT por mais que o Supremo Imperador Alexandrus I, o Calvo, discorde, é sim a instituição mais odiada do país.
    Os advogados togados transforam uma briga de vizinhos em “atos democráticos” atropelando todo os ritos do processo legal.
    Parafraseando o próprio Moraes, patético e ridículo.

  23. G.F.A
    G.F.A

    “ministro” André Mendonça, você não passa de um COVARDE. Explique para o Brasil que presta: por acaso o Alexandre de Moraes tem mais poder que você?
    Ao que eu saiba, NÃO!!!!
    Assim sendo, certo seria você ter dado um murro na mesa quando foi mal educadamente interrompido. Você deveria ter dito: “vossa excelência” me respeite, eu estou com a palavra, NÃO ME INTERROMPA.
    Ao invés disso , você se ACOVARDOU. Teve a oportunidade de dar um cala boca nesse celerado.
    Permanecer nessa posição COVARDE, só por saber que (como o Nunes Marques), é minoria, só irá mostrar que a indicação do PRESIDENTE BOLSONARO foi um erro crasso.
    Use (m) o poder que detém, dê(em) suas canetadas também, mesmo que seja para ve-la(s) derrotada(s) pelos asseclas to tirano.
    Afinal, o PULHA Fachin fez exatamente isso ao anular o processo contra o Carniça.
    Anule(m) a cassação de mandato do Dallagnol, anule(m) a condenação do Silveira, obrigue(m) a CPMI do 8 de janeiro a convocar o comunista Dino para que explique sobre o sumiço das imagens.
    O Brasil que trabalha e tem vergonha na cara, agradecerá penhoradamente.

  24. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    E lembrando que Sebastião Coelho é natural de minha terra, Alagoas.

  25. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    O dia da queda de Alexandre de Moraes vai chegar. Podemos nunca desistir. Tarda mas não falha.

  26. G.F.A
    G.F.A

    Peço a Deus que me de saúde suficiente para ter o enorme prazer de ver esses nove fascínoras atrás das grades.

  27. Paulo Cesar Ferreira
    Paulo Cesar Ferreira

    Desculpem-se por discordar, mas a mim parece óbvio que as máculas são tão profundas e indeléveis que não há a menor chance de se recobrar qualquer respeito, não, ao menos, enquanto estiver na corte qualquer dos membros de hoje.

  28. José Roberto Manfio
    José Roberto Manfio

    Meus Parabéns ao Sebastião Coelho !

  29. Paulo Roberto Zanetti
    Paulo Roberto Zanetti

    A mediocridade, que era praxe no supremo, alçou novos vôos, com o escudo da truculência do ministro Moraes. A capacidade de julgamento dessa corte só é comparável a capacidade de Lula administrar o país, ou seja, nenhuma.

  30. EDSON ANTONIO DE OLIVEIRA
    EDSON ANTONIO DE OLIVEIRA

    Bandidos de toga. O Brasil precisa ser passado a limpo. E o Senado, adormecido e leniente, não faz o que se deve ser feito. Uma mudança radical na forma de escolha dos ministros do STF, STJ e TCUs, com a imediata destituição destes malandros, precisa ser imposta IMEDIATAMENTE.

  31. Claudio Araujo Santos dos Santos
    Claudio Araujo Santos dos Santos

    Excelente análise do que está ocorrendo!

  32. Marcelo Mattar Diniz
    Marcelo Mattar Diniz

    Hoje ninguém vai pra rua, estão todos com medo, compreensivelmente. Quando a economia desandar de vez, quando o aumento sucessivo de impostos não arrecadar o suficente para a gastança, quando não for mais possível bancar as doações de dinheiro público (os “programas sociais”), etc, aí então pode ser.

  33. Marcelo Mattar Diniz
    Marcelo Mattar Diniz

    Nunca pensei que no Brasil os homens honestos tivessem medo das instituições, mas é o que acontece. O Brasil vai pagar caro por essa mácula, que nunca sairá da memória dos homens de bem. A condenação por dano ao patrimônio (com provas de que o cidadão causou o dano, obviamente) é correta, mas há gente punida pelo crime de “estar lá”. É uma forma de responsabilização que não existe em nossa legislação. Como membro do MP há quase 30 anos, já trabalhei em muitos casos de saques e depredações, inclusive no caso dos Black Blocs em 2013/2014. Quando não há como definir a autoria, não se processa ninguém. É o básico (quatro rapazes ocupam um dormitório na faculdade onde certa porção de maconha é encontrada em um móvel de uso coletivo. Os quatro negam a posse. Quem processar? No sistema atual, parece que todos). Não se condena alguém por estar presente no local, há que pelo menos induzir, incentivar, contribuir ou praticar a conduta proibida. Essa é uma das razões pelas quais abandonei o magistério. Como dar aulas de Direito Penal ou Processo Penal neste país? Perda de tempo.

  34. Natália prado Nogueira Brandão
    Natália prado Nogueira Brandão

    Brilhante como sempre. É difícil colocar em palavras, sem xingar, toda injustiça e caos deste pais.

    1. Leila marta Vieira Lima
      Leila marta Vieira Lima

      É lamentável tudo que está acontecendo no meu país. Estamos sem rumo, não há justiça, a intolerância e insensatez tomou o lugar da sabedoria e da empatia. Só Deus com sua infinita misericórdia pode nos salvar neste momento crucial que vivenciamos mas não percamos a nossa fé pois a justiça divina tarda mas não falha.

  35. Ana Claudia Brandão da Silva
    Ana Claudia Brandão da Silva

    Fico muito grata a Deus pela coragem do ex desembargador Coelho! Este corajoso homem certamente está preocupado com as contas que prestará a Deus, por isso a coragem em dizer a verdade. Que Deus o abençoe e fortaleça infinitamente e que tenhamos mais corajosos como ele em nosso Brasil.

    1. Rosangela J . Dias
      Rosangela J . Dias

      Sim, precisamos mais individuos como ele em nosso amado Brasil.

  36. Nilson Abrao Porto
    Nilson Abrao Porto

    O que é mais intrigante é a concordância do pessoal dos direitos humanos que adora uma verba pública.

  37. Luciano DIAS
    Luciano DIAS

    Sentimentos: idade da pedra
    Instituições: idade média
    Tecnologia: contemporânea

  38. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    A fala da advogada onde comunica a corte que não conseguiu distinguir quem era juíz e promotor foi a pá de cal que faltava para desmoralizar completamente este supremo inconstitucional.

  39. Wilson José Baptista Abreu
    Wilson José Baptista Abreu

    Bandidos, bandidos e bandidos, são como esses comunistas de toga do STF, merecem ser lembrados. Qual o crime maior, os que saquearam os cofres públicos, na lava a jato, mensalão e petrolão, emendas parlamentares…
    Ou o golpe sem portarem armas, apenas baderneiros enfiltrados pela esquerda, recebidos com água e portas sendo abertas por autoridades do governo atual…

  40. Elizabete de Lima
    Elizabete de Lima

    Já está tudo aparelhado! Só Deus pode mudar os rumos do nosso Brasil.🇧🇷🇦🇹

  41. Renato Borges Fagundes
    Renato Borges Fagundes

    Prezados Augusto e Cristyan. Parabéns pelo texto lúcido e coerente. Peço licença para discordar, este stf (com minusculas) com esta composição não irá resgatar respeito nenhum. Estes rábulas, de togas emporcalhadas e de almas enegrecidas pela perversidade, só merecem o desprezo dos brasileiros. Estou na minoria (>90%) citada por alexandre, o glande, e acreditamos que não existe detergente que lave estas togas imundas e nem penitência que limpe estas almas sem honra. Esta corte aboliu a Constituição, acabou com o rito processual, subverteu a ordem, suprimiu a lógica do pensamento e ignora os princípios básicos da moral. Estes togados não têm lei, não têm honra, e não têm decência. Odiar esta caterva não vale nosso esforço, desprezo é o que estes homúnculos merecem. Na hora em que a maré de cidadãos de bem se levantar contra estes prepotentes, sua arrogância desaparecerá.

  42. Alberto Camara Junior
    Alberto Camara Junior

    BORA! BASTA MATCAR O DOMINGOL A PAULISTA VAI ESTAR LOTADA! CONIO NO SECRETARIO DA SEGURANCA,

  43. LeftPredator
    LeftPredator

    Esse cabeça se P I C A merece a morte!

  44. Maurilio Eberle
    Maurilio Eberle

    Já em 1947, o presidente Getúlio Vargas proferiu a expressão “Lei! Ora, a lei”, e vaticína: “Aos amigos, tudo, aos inimigos, a lei“.
    Passados setenta e seis anos, tais expressões permanecem grudadas e a imprensa, na sua grande maioria, miseravelmente se acovarda.

  45. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    É hora de resgatarmos a coragem e exercê-la.
    Seu artigo mostra que não há outra alternativa para nós, brasileiros. É da coragem que preservamos a esperança.

  46. Marcelo Hial
    Marcelo Hial

    Sujeito medíocre, arrogante, desprezível … como dizia minha vó “não há mal que sempre dure” … apesar de ter perdido completamente as esperanças, quem sabe um dia esse sujeito não amargue na cadeia todo mal causado a tantas pessoas inocentes …

  47. Eleonara Leal De Castro
    Eleonara Leal De Castro

    Não vejo a hora dessa sensação ilusória de poder – pois é ilusória, sim, todo sentimento de poder e de sucesso pautado na mentira, ancorado no niilismo moderno (este sim, patético, por arrotar um ar pró democrático ancorado em pilares rotos, ocos, sem VIRTUDE) – acabar para esse Alexandre de Moraes (e sujeitos assemelhados) e ele cair no abismo que merece! Ridículo é ouvir um magistrado da estirpe de Alexandre de Moraes perder a linha do argumento lógico e partir para os ataques pueris: “terraplanistas”, “negacionistas”, “extremistas”, “golpistas”, etc. Medíocre é o vocabulário do cérebro amigdaliano do nobre magistrado! Não nega quem é, de fato, não importa quantos livros sobre Direito Constitucional tenha se esforçado para reproduzir (e quantas viagens de “rolê” pra Paris faça com a família): um irado, coitado e desgraçado!

  48. Omar Fernandes Aly
    Omar Fernandes Aly

    Formidável esse artigo caro Augusto Nunes, só posso aplaudi-lo muito!

    1. Rosangela J . Dias
      Rosangela J . Dias

      Concordo com o Omar Fernandes Aly.

  49. Ronaldo Rodrigues Rosa
    Ronaldo Rodrigues Rosa

    A postura do ditador Moraes e suas declarações representam confissão de culpa sobre a fraude eleitoral. O tirano confessou que a maioria que ele apoiou venceu as eleições. Infelizmente, para a atual situação do país, só a atuação exemplar do senado federal poderá extirpar a tirania que governa o país. Mas enquanto à presidência do senado for ocupada por um sabujo do regime, só nos resta esperar e rezar pelo povo brasileiro.

  50. FERNANDO
    FERNANDO

    Esse louco diante de um julgamento, choraria mais que qualquer um que ele criticou nesse processo!!!

  51. Leonardo Abreu
    Leonardo Abreu

    O careca é psicopata

  52. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Eles não irão criar juízo. O poder na mão deles é muito grande e não pode ser contestado. Sem contar q podem ficar num cargo importante desses por quase 30 anos. Uma eternidade. Um reinado absolutista. A mudanças institucionais q poderiam ocorrer não estão à altura da coragem e do engajamento dos brasileiros de hoje. O esseteefe é o real status quo do Brasil. É a Casa Grande dizendo para nós da senzala nos calarmos ou eles mandam os filas pra cima da gente.

  53. ARY MORO
    ARY MORO

    Um teatro de horrores.

  54. Humberto Pereira Amorim Junior
    Humberto Pereira Amorim Junior

    A resposta para esse STF violador de direitos e garantias é a eleição de senadores comprometidos em fazer um limpa nesses ministros políticos do judiciário.

  55. Alem Alberto Chedid
    Alem Alberto Chedid

    Essa corte, esses julgamentos, tristemente remetem àqueles que o juiz Roland Freisler conduziu no regime nazista; farsescos, ridículos, vexatórios, totalmente a mercê do Fuhrer, decididos a priori . Em pleno século 21 aceitar pacificamente, bovinamente como diria o Nelson, que uma corte de justiça julgue politicamente é conformismo suicida, é aceitar o descalabro. Que coragem e lucidez desde advogado/desembargador Coelho. Que exemplo de honradez e obediência a princípios de retidão e caráter. Parabéns desembargador.

  56. André Marco Navarro Bustos
    André Marco Navarro Bustos

    Os servidores públicos do STF extrapolam suas funções por um só motivo, a #GloboLixo acende todos os dias a noite os seus holofotes para os mesmos no seu “jornal” fake news.

  57. Elizabete de Lima
    Elizabete de Lima

    Estou achando que só Deus poderá salvar o nosso país.🇧🇷 🇦🇹🇦🇹 🇧🇷. Elizabete dos Alpes austríacos . Parabéns a todos pelo jornalismo de qualidade.

  58. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Augusto, afinal o próprio STF não fica incomodado ao condenar brasileiros democratas com base em vídeos que foram apagados? Com certeza eles existem dentro do próprio STF. O presidente da CPMI de 8 de janeiro, deputado Artur Maia não pode exigir do ministro relator e acusador Alexandre de Moraes os vídeos contidos no STF do Palácio de Justiça em até 24 horas? A CPMI não tem o Poder do Judiciário representando os eleitores brasileiros?

  59. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Esses tiranos que estão poderosos agora, um dia sofrerão nas mãos da população a justiça que lhes cabe. O cercadinho que ora os protege será sua própria prisão

  60. Rosely de Vasconcellos Meissner
    Rosely de Vasconcellos Meissner

    17 anos porque 17 era o número do presidente Bolsonaro na eleição de 2018? O tirano de toga adora essas referências.

  61. Frederico Oliveira dos Santos Melo
    Frederico Oliveira dos Santos Melo

    São supremos canalhas! Revoltante!

  62. leendert oranje
    leendert oranje

    Este julgamento é ridículo, vingativo e atemorizador.
    Deus é um Deus de justiça e mais alguns anos estarão diante da Pessoa Eterna de quem se fala “Terrível é cair nas mãos do Deus vivo”

    1. Eleonara Leal De Castro
      Eleonara Leal De Castro

      Amém!

  63. Angela Regina Queiroz de Carvalho Alves
    Angela Regina Queiroz de Carvalho Alves

    A situação dessas pessoas me traz tanta tristeza e indignação. Até quando a sociedade brasileira suportará isso? Deus tenha misericórdia de nós.

  64. Juliana saad de carvalho
    Juliana saad de carvalho

    Estamos perdidos.

  65. Margareth Prado Yassudo Faria
    Margareth Prado Yassudo Faria

    A qualidade da escrita do grande jornalista Augusto Nunes é o principal motivo de ter conseguido chegar até o final da leitura deste artigo. Porque os fatos relatados envolvendo este bando de ministros causam tanta repulsa que corrói o estômago, embrutece nosso coração e entristece dolorosamente a alma.

  66. Marcus Borelli
    Marcus Borelli

    O maior punido nesta história toda é o cabeça de ovo pois este ser abjeto não tem mais aquilo que é o mais importante em nossas vidas: a liberdade pois ele não pode mais sair as ruas.

  67. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Já fiz e não aparece

  68. Zeca Moreira
    Zeca Moreira

    O medo do Pacheco, o rancor e o ódio de Lula e a prepotência de Alexandre estão levando a justiça brasileira a essa falta de credibilidade e vergonha! Golpe de Estado ? Criaram esse crime para legitimar essas prisões e agora os condenam sem nenhum amparo jurídico legal. O circo foi armado e nem o melhor dos palhaços sorriu !! Que lástima , que crueldade , que absurdo !!

  69. LUIZ ANTONIO DE SANTA RITTA
    LUIZ ANTONIO DE SANTA RITTA

    Aposto que o Min. do STJ e corregedor do CNJ, Luis Felipe Salomão foi um pau mandado do Min, Alexandre de Moraes para frear o ímpeto do ex-desembargador Sebastião Coelho.
    Pena, que nós sabemos, que ele, como corregedor no TSE, foi o relator da cassação Francischini, também desmonetizou canais de conservadores e, agora, a mais louca de suas atitudes, proibiu a internação dos presos perigosos em manicõmios.

  70. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Esses bandidos devem arrumar um país pra eles, esse aqui é do povo

    1. Helcio Bonet
      Helcio Bonet

      Ou arrumemos um para nós. Independência de SP, PR, SC e RS.

      1. Antonio Carlos Rodrigues
        Antonio Carlos Rodrigues

        Positivo, sempre foi o meu pensamento.
        Não podemos tolerar essas atitudes desse incompetentes.

  71. Zulene Reis
    Zulene Reis

    Sempre brilhante, mestre Augusto Nunes! O STF deve causar inveja aos componentes da KGB e da Gestapo, onde quer que estejam, pois estes explicitaram sua conduta assumindo as ditaduras a que pertenciam; mas aqui no Brasil a ditadura se esconde num simulacro endeusado pela mídia mofada, pelos artistas milionários e pelos “intelequituais” das universidades cooptadas.

  72. MNJM
    MNJM

    Em uma palavra se define: CANALHAS. Tenho fé q a justiça divina dará um castigo a altura das maldades do tirano, desequilibrado q não aceita ser contestado. Um doente chega ser patético.
    Pacheco o serviçal do STF o grande responsável por togados se acharem acima das leis. VERMES.
    Mestre Augusto e Christian parabéns pelo artigo.

  73. Contratudoisto
    Contratudoisto

    Linxamento jurídico praticado pelos supremos ao arrepio das leis. Um absurdo completo com a finalidade de intimidar a nação para os próximos golpes nas futuras eleições que serão fraudadas como esta. Vivemos nosso nazismo com esta corte trucidado os cidadãos, atuando como partido político criminoso pró bandidos e subjugando a nação aos seus interesses. E só os brasileiros poderão dar jeito nisso. Não podemos contar com mais ninguém.

  74. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    Esses três tiranetes do STF, passam o tempo todo criticando o Poder Executivo é dificultou o presidente Jair Bolsonaro de governar.

    Já pensaram em Rui Barbosa, Nelson Hungria, viajando pelo mundo falando mal do seu país.

    O ministro Edson Fachin. assim como outros nove ministros deste STF não são funcionários efetivos, ocupam cargos em comissão (nomeados), portanto deveriam serem exonerados a bem do serviço público.

    Além de causarem um prejuízo gigantesco ao erário, devido aos altíssimos salários e dezenas de benefícios que recebem, estes vagabundos parasitários não trabalham.

    Lembrem-se: São meros advogados e não juízes de carreira.

    STF é hoje uma instituição falida, composta por advogados militantes de ideologia comunista socialista cleptocrata.

    Atualmente quem comandava esse país, é uma Organização Criminosa disfarçada de partido político, conhecida como Partido dos Trabalhadores (PT), todo mundo sabem muito bem que não foram apurado nada nas investigações, atualmente a Câmara dos Deputados Federais, sobre a ligação do PT com PCC, talvez chegar-se o atentado contra o presidente Jair Messias Bolsonaro.

    O povo brasileiro querem uma transferência e confiança nos sistemas de conferência na apuração dos votos auditáveis nas eleições e ficam advertidos os três ministros tirantes do TSE que podem o levar o Brasil a uma insurreição civil.

    A Suprema Corte desse país só tem ministros que preocupam-se com ativismo judicial. que no Direito é quando o Poder Judiciário opta por uma interpretação pro-ativa e específica da lei. Isto é, quando um Juiz ou a Suprema Corte percebem uma necessidade de ir além do que diz a norma.

  75. Luiz Carlos de moraes
    Luiz Carlos de moraes

    UMA CORAGEM DE UM HOMEM UM GUERREIRO E UM BRASILEIRO DE VERDADE EU SOMENTE AGRADEÇO, OBRIGADO SENHOR SEBASTIÃO COELHO, NÃO TENHO PALAVRAS DE TANTA GRATIDÃO PELA SUA CORAGEM E VERDADE.
    QUE DEUS PROTEJA O SENHOR E SUA FAMÍLIA.

  76. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    A história dessa corte de justiça será escrita com toda as verdades da tirania e despotismo dos ministros que a compõe. Espero viver para comemorar, a justiça brasileira fez com essa corte do STF o impensável, a postura de Alexandre de Moraes de ódio e rancor para os advogados que defenderam réus do dia oito de janeiro é execrável. Um ministro deveria se envergonhar de inspirar medo,não é local de inquisição e prepotência, é uma oportunidade dos julgados terem as leis e a constituição respeitadas.

  77. Raimundo Rabelo Lucas
    Raimundo Rabelo Lucas

    Sempre brilhante o Mestre Augusto Nunes. Este “senhor”, chamado de alexandre de moraes, tem que ser urgentemente interditado e passar por uma junta médica de psiquiatras. Ele não é uma pessoa normal.

  78. Luiz zampar
    Luiz zampar

    Acredito em uma demora muito grande para os MINISTROS DO STF SE DESCULPAREM. POIS SÃO ATIVISTAS POLÍTICOS E DE ESQUERDA

  79. Agnelo A. Borghi
    Agnelo A. Borghi

    Não passam de canalhas que, por infeliz destino da Nação, alçaram-se a condição de ministrecos.

  80. Júlio Júnior Junqueira Calzavara
    Júlio Júnior Junqueira Calzavara

    O brasileiro NÃO está com medo!
    O que nos falta é liderança.
    Vamos endereçar nossas reivindicações a quem? Que instância teria força para nós auxiliar em nossos anseios?
    Qual seria a pauta?
    Quem assumirá o ônus de colocar seu nome a frente de todos os brasileiros angustiados?
    Nosso desembargador deu show! Mas, mais uma vez, ficaremos com o orgulho das palavras dele. Efetivamente qual seria o resultado?
    Nos falta poder enquanto povo para exigir que nossa vontade seja realizada pelos burocratas.
    O poder está MUITO longe do povo consciente, a midia tradicional “faliu” moralmente e controla as massas ignorantes, as forças estão vendidas e os políticos só se lembrarão de nós se precisarem ainda de nossos votos.
    Não nos falta coragem, falta esperança.

    1. Livia Rocha
      Livia Rocha

      exatamente isso! perfeito seu comentário!

    2. FERNANDO
      FERNANDO

      Exato!!!

  81. Marcos Antonio
    Marcos Antonio

    Artigo de grande qualidade. É curioso ver Alexandre se irritar com a pergunta do Ministro André Mendonça ao questionar ” Onde estavam as Forças de Segurança ? “. Temos que lembrar do 7 de setembro de 2022 quando o Barroso disse ,” Amanhã vamos ver o tamanho do fascismo.” Foi aquele mar de pessoas de verde e amarelo, talvez um milhão de pessoas. Depois dessa manifestação, imagens mostraram que nem lixo havia na Esplanada. Pois bem, foi nestas circunstâncias que o Ministro Alexandre de Moraes exigiu uma cerca dupla isolando toda a Esplanada e vários Snipers em cima dos prédios com autorização de atirar no caso de aproximação. Aquilo sim foi um domingo no parque. A única surpresa daquele 7 de setembro foi a frase do então Presidente — ” MINISTRO ALEXANDRE , DEIXA DE SER CANALHA”

Anterior:
‘O TDAH afeta os estudos, a vida profissional e os relacionamentos’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 182
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.