Pular para o conteúdo
publicidade
Ilustração: Revista Oeste/Shutterstock
Edição 192

Manual do herói moderno

Um passo a passo para pessoas inúteis acharem 'lugar de fala' numa sociedade doente

Guilherme Fiuza
-

Seus problemas acabaram. Siga esta cartilha e se torne alguém na vida, mesmo sendo esse inútil que Papai do Céu jogou displicentemente aqui na Terra. 

  1. Finja que você tem uma ideologia. Ninguém vai checar se você vive de acordo com determinados valores ou se é só um fanfarrão. 
  2. Em nome dessa suposta ideologia — que você nem sabe o que significa, mas não precisa saber —, saia por aí comprando brigas. 
  3. Só compre brigas pela internet, porque todo mundo vai te achar valente, e assim você não arrisca o porcelanato da mamãe. 
  4. Quando tiver um número suficiente de lunáticos te seguindo, tente comandar o linchamento de alguém. 
  5. Comece mirando algum idiota metido a ativista como você. Se der certo, vá passando para o linchamento de pessoas reais. 
  6. Se o linchamento passar do ponto e a tortura da sua vítima começar a pegar mal — estranhamente isso às vezes acontece —, não se preocupe. Diga que foi sem querer e faça uma bela sustentação dos princípios humanos que você não tem. Vai ser um sucesso. 
  7. Use o seu time de futebol para se promover. Vista a camisa (literalmente) e pegue carona na grande mídia que todo clube de massa tem. Esse é um recurso clássico dos idiotas e, nos dias de hoje, infalível. 
  8. Na sociedade moderna, declarar-se simpatizante de um time de futebol tem a mesmíssima profundidade que se declarar simpatizante de uma ideologia. “Sou progressista”, “sou Flamengo”, “sou liberal”, “sou Palmeiras” etc. Tome partido como quem toma uma limonada no recreio da escola. 
  9. Do seu playground revolucionário, apresente-se como um combatente incansável na guerra entre “a esquerda e a direita”. Só dê trégua quando mamãe chamar para fazer o dever de casa. (Um verdadeiro revolucionário do século 21 não é bobo de contrariar a mamãe.)
  10. Como você já entendeu, a sua ideologia é se posicionar em alinhamento com os mais célebres demagogos e seus esquemas de poder fantasiados de ideais políticos. Não tem erro. Às vezes a farsa vai longe demais, com vista grossa ou mesmo adesão desavergonhada a práticas criminosas e/ou violentas na cara de todo mundo. Não se preocupe! Nesses casos, espere uma vitória do seu time e faça uma postagem triunfal, uniformizado, tripudiando do “outro lado”. Você não perde nunca.
Ilustração: Shutterstock

Leia também “Tráfico do bem”

8 comentários
  1. Thais de MORAES Machado Suppo Bojlesen
    Thais de MORAES Machado Suppo Bojlesen

    Sempre fantástico! Sou do tempo em que se lia muito por dever e por prazer. Na escola havia debates, tivemos que ler OS LUSÍADAS integramente. Consegui me adaptar à Internet, que sabendo usar, é excelente fonte de informação. ENTRETANTO ACREDITO QUE O QI DA POPULAÇÃO MUNDIAL ESTÁ MESMO DECAINDO.

  2. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Se encaixa no Felipe Neto.

  3. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Fantástico… retrato fiel de uma sociedade totalmente doente.

  4. Jose Carlos Ribeiro Junior
    Jose Carlos Ribeiro Junior

    Ótima , Ricardo Fiuza sempre sensacional ,

  5. Isabel Molina Ferreri
    Isabel Molina Ferreri

    ele consegue com que eu pare de trabalhar para não terminar o texto dele. mas não tem como não ler. ele é muito bom.

  6. Luiz Fernando Da Mata Fabricio
    Luiz Fernando Da Mata Fabricio

    Sensacional! Parafraseando: Pessoas inúteis só acham “lugar de fala” entre os doentes de uma sociedade doente!

  7. Antonio
    Antonio

    Vale o Vasco?

  8. Israel Moraes
    Israel Moraes

    Fiuza, vc é meu heroi

Anterior:
O maior desafio
Próximo:
Os apóstolos do apocalipse
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.