Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Shutterstock
Edição 192

O maior desafio

Mesmo quando a apatia bate à porta, é preciso insistir na batalha, como um soldado resiliente em defesa da verdade e da liberdade

Rodrigo Constantino
-

Às vezes ficamos com a nítida sensação de que o mundo é mesmo controlado por canalhas. O que pode explicar, afinal, o teatro comandado por Lula para distribuir medalhas de honra a quem não tem qualquer honra, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, no dia do velório de Clezão, empresário que seguia como preso político e morreu sob a custódia do Estado, deixando duas filhas? É tanto descaso que choca qualquer pessoa que não perdeu a empatia.

E eis o grande desafio: em meio a tanto absurdo, tanta injustiça, conseguir manter o foco naquilo que importa, lutando por um mundo melhor. Diante de presos políticos, jornalistas censurados, clima de intimidação, o duro é ainda apostar na busca pela verdade, no bom jornalismo, ciente de todos os perigos. Não há, porém, alternativa para quem não vendeu sua alma ao Diabo e não se acovardou de vez. Remar contra a maré é sempre um desafio, mas é a única saída para quem se recusa a ser arrastado rumo ao abismo moral. O niilismo tampouco é uma solução.

Na frente da polícia do Rio, marginais depredaram um carro. O ato criminoso levou minutos e, durante todo o longo processo, vemos os policiais simplesmente filmando o vandalismo. O Rio está abandonado ao crime faz tempo. Na Califórnia, têm sido cada vez mais comuns imagens de marginais invadindo lojas e levando mercadorias, enquanto ninguém faz nada. Esta semana foi a Nike. A esquerda democrata alimenta o crime com suas leis estúpidas que tratam bandido como vítima da sociedade. O desafio, para quem não perdeu o juízo, é manter um Law Abiding Citizen (“Código de Conduta”) em meio ao caos. Será que os cumpridores da lei é que são uns idiotas? O desafio é responder um enfático “não”!

Terroristas do Hamas invadem Israel e matam centenas de civis inocentes. Quando Israel vai fazer o que qualquer nação atacada com tal selvageria faria, sua legítima defesa é condenada como “terrorismo de Estado”. Os perversos criam falsa equivalência moral entre os dois lados do conflito, e os mais cafajestes chegam a duvidar de que foi mesmo o Hamas o responsável pelas mortes. O povo judeu, uma vez mais alvo do abjeto antissemitismo, lamenta com profunda decepção o silêncio dos “bons”. O desafio é não ficar depressivo diante de uma humanidade tão covarde e alienada.

Foto: Shutterstock

Em meio a tanta coisa ruim, há quem escolha a alienação mesmo. Melhor se desligar do noticiário e viver feliz na ignorância, alegam. Mas, se todos passarem a agir assim, como um “idiota” no conceito grego da palavra, desligando-se da coisa pública, então os mais oportunistas certamente vão agradecer. O castigo de quem não se interessa por política é ser governado por quem se interessa. “A punição que os bons sofrem, quando se recusam a agir, é viver sob o governo dos maus”, alertou Platão. 

O grande desafio, portanto, é resistir a essa tentação e insistir na batalha, como um soldado resiliente em prol da verdade, da liberdade, da justiça. A apatia às vezes bate à porta, a melancolia nos toma de assalto após tantas derrotas, mas desistir nunca é uma opção. Em tempos sombrios como o atual, quem carrega a luz tem um fardo grande e deve manter-se sempre fiel a seus valores, jamais sucumbir às tentações de fugas para a zona de conforto. 

“Aqueles que abririam mão da liberdade essencial para adquirir um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança”, alertou Benjamin Franklin. “O verdadeiro homem sorri em meio aos problemas, reúne forças na angústia e se torna corajoso pela reflexão”, constatou Thomas Paine. O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, e o realista ajusta as velas. 

Recuso-me a permitir que Alexandre, Lula, Dino e outros do tipo vençam a guerra final, que seria nos fazer todos à sua imagem e semelhança, gente sem princípios morais, sem caráter, sem amor ao próximo. 

Não dá para ter falsas esperanças quanto ao ser humano. “A virtude da humanidade consiste em amar os homens; a prudência, em conhecê-los”, ensinou Confúcio. O bicho-homem é capaz de praticar verdadeiras atrocidades. Mas também é o homem o animal capaz dos atos heroicos, em prol de ideais. E os heróis inspiram. A maioria passou pelo pão que o Diabo amassou, e mesmo assim resistiu bravamente, e colheu os frutos depois, servindo como um norte para muitos, uma chama acesa que se recusa a apagar, mesmo contra as mais fortes tempestades. 

Lula STF voos
Lula, Dino e Moraes, em reunião sobre segurança nas escolas, em abril | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Outro dia, por acaso, caí em postagens antigas minhas do Twitter. Elas tinham dezenas de milhares de curtidas e comentários. Isso foi antes da censura suprema. As minhas contas bancárias foram congeladas com meses de remuneração acumulada. Meu passaporte foi cancelado. Fui ostracizado por um sistema corrupto e autoritário, sem jamais ter cometido qualquer crime. Mas me recuso a bancar a vítima. Ainda mais quando penso que o deputado Daniel Silveira — alguém ainda lembra dele? — está preso de forma ilegal até hoje. Ou quando penso nas centenas de patriotas que foram presos de forma ilegal. Ou ainda quando penso no Clezão, que deixou duas filhas e estava preso à revelia do Ministério Público, por capricho do “Xandão”. 

O maior desafio é não desanimar, não se entregar e, acima de tudo, não se transformar numa pessoa pior por causa disso, amargurada, rancorosa, cheia de ódio no coração. Não podemos perder a capacidade de indignação, e não podemos abandonar a luta por justiça. Mas me recuso a permitir que Alexandre, Lula, Dino e outros do tipo vençam a guerra final, que seria nos fazer todos à sua imagem e semelhança, gente sem princípios morais, sem caráter, sem amor ao próximo. 

É este, então, o maior desafio: quero que os verdadeiros criminosos sejam punidos por seus crimes, pois sem isso a sociedade se destrói; mas não desejo mal nem vingança aos que têm feito mal a tanta gente inocente. Ao contrário: espero que um dia ainda possam se arrepender de verdade do que fizeram, e quem sabe encontrar Deus em seus frios corações. O maior desafio é jamais perder a esperança na humanidade. Amém!

Foto: Shutterstock

Leia também “A política suprema”

29 comentários
  1. José Carlos Gomes Guimarães
    José Carlos Gomes Guimarães

    Obrigado Consta !

  2. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    ”O castigo de quem não se interessa por política é ser governado por quem se interessa”. Perfeito, Constantino.

  3. Antonio Daniel Cavalcante Guimarães
    Antonio Daniel Cavalcante Guimarães

    Um texto exortando a resistência e o equilíbrio. Um texto do bem.

  4. Joao Batista Martins
    Joao Batista Martins

    Interessante o trecho do texto que diz que não podemos nos desligar de tudo no falso comodismo e achar que a ignorância é a melhor solução para os problemas que estamos vivenciando hoje no Brasil. Ontem enviei para a minha lista de contato o link onde constam os contatos dos senadores, principalmente os que se dizem indecisos quanto a votação no caso da indicação do Flávio Dino, muitos dos meus contatos me retornaram com a frase “não tem o que fazer”, “O sistema já escolheu” e etc.. Penso que enquanto não for votado, temos o dever de pedir a estes SENADORES que votem contra a indicação de Dino, alertando-os do perigo tirano que há por trás da figura do senhor Flávio Dino. Não podemos aceitar pacificamente que o mal derrote o bem. Vamos à luta. Entre no link comovotasenador.com.br e alerte o senador do seu estado.

  5. Sos
    Sos

    Se os políticos não se vendessem ao maior ladrão do universo (até agora já foram 20 bilhões os votos comprados), se a OAB não estivesse comprada (imagino 3 bilhões), se a velha imprensa podre não tivesse recebido 39 bilhões, se os generais não estivessem sido comprados ( acredito que cada um custou 3 milhões) e e se o STF não estivesse extremamente bem pago (acredito que cada comunista do STF deve ter recebido uns 12 bilhões) pelo Partido das Trevas seria bem diferente. Tudo muito bem pago com dinheiro roubado dos pagadores de impostos. Só resta alguns poucos políticos e o povo. Desistir não é a opção. Mas não será fácil.

  6. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    Excelente analise!!!
    Não podemos ficar em casa inerte a tudo – PRECISAMOS LUTAR…LUTAR…LUTAR PARA QUE O MAU NÃO VENÇA.
    Estou lendo um livro indicado pelo Papa – ” O SENHOR DO MUNDO ” – ROBERT HUGH BENSON, publicado em 1907, e hoje percebi e claramente o que o escritor percebeu, EM 1907, o que o futuro nos reservava e o romance-pesadelo está se tornando realidade bem diante de nossos olhos.
    ATUALMENTE TODOS TEM PERDÃO PELO QUE FAZEM PORQUE NÃO EXISTE NADA ERRADO TUDO ESTÁ CORRETO – ACABOU A BONDADE, A MISERICORDIA, A LEI, A VERGONHA, A ETICA,ETC OU SEJA PODE INVADIR, MATAR PORQUE ESTA PERDOADO O HOMEM ESTA ASSUMINDO A POSIÇÃO DE DEUS!!!!!

  7. Ed Camargo
    Ed Camargo

    O que Noé sabia, quando começou a construir a arca?
    Ele sabia que um grande dilúvio destruiria à terra.
    Da mesma forma, estamos sendo alertados por pessoas que possuem a perspicácia de olhar além da neblina e enxergar a essência, devemos lutar, ou construir nossa arca para conter o avanço dos esquerdopatas petralhas, pois sabemos que destruirão nosso país em meio ao caos generalizado ao ponto que o país já não tenha como resistir e a nação sucumbe em meio a hiper-inflação criada pela incomensurável dívida do governo, destruição da moralidade, atrocidades e miséria.

  8. Marcus Borelli
    Marcus Borelli

    A paciência do povo brasileiro não é infinita. Um dia o caldo vai entornar.

  9. Ed Camargo
    Ed Camargo

    A fraqueza de caráter é o único defeito que não pode ser corrigido. Pessoas sem um compasso moral como o Luladrão e seus comparsas, não sabem o que é empatia, eles são os classicos psicopatas narcisistas com poder, eles nunca enchegaram ã luz e antes de morrerem causarão um enorme retrocesso e danos inimagináveis ao país.

  10. Fernanda Spelta
    Fernanda Spelta

    Bravissimo Constantino. agradeco seu texto e animo na esperanca de q dias melhores virao. Seguimos fortes e focados pois nada se sustenta por muito tempo a revelia da Lei, sem a aplicacao devida da Constituicao.

  11. SUZANE SILVA MATOS
    SUZANE SILVA MATOS

    Parabéns Consta, belo e emocionante artigo.

  12. Sandra barros
    Sandra barros

    Bonito texto!

  13. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Rodrigo Constantino, você inicia seu brilhante artigo dizendo “nítida sensação de que o mundo é mesmo controlado por canalhas”.
    Que os canalhas estão instalados nos quatro cantos do mundo não é difícil identificar.
    E ainda temos a célebre frase de Nelson Rodrigues: “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”.
    Estamos trilhando um caminho que nunca foi desejado por nenhum brasileiro que tenha valores, princípios e caráter.
    Estes brasileiros dotados destes predicados jamais devem se curvar aos desmandos que estamos sendo vítimas.
    Quem cala consente.

  14. Helder Gouveia
    Helder Gouveia

    Saudações CONSTANTINO!
    Ariano Suassuna respondeu ao entrevistador uma vez que estava quase a conseguir perdoar o assassino de seu pai. Pergunto-me até hoje se ele conseguiu antes de morrer. As mudanças pelas quais o mundo passa em que a sociedade está cada vez mais polarizada em duas vertentes: conservadores contra progressistas vem separando as pessoas de forma irreversível. Embora ambas defendam as mesmas causas históricas: democracia, liberdade de pensamento, igualdade social etc. o pensamento progressista é incapaz de viabilizar-se respeitando tais princípios. Desta forma, a transformação da sociedade progressista não virá sem a opressão, dominação do pensamento, fim das liberdades individuais entre outros institutos universais já dura e historicamente conquistados.
    O juiz Sebastião Coelho, um exemplo de combatente desta ameaça, já disse com todas as letras que os advogados do tribunaleco federal são as pessoas mais odiadas atualmente. Essas excrescências do poder judiciário transformaram a NAÇÃO. Não tem como um cidadão de bem não odiar e desejar vingança pelas injustiças praticadas. Um povo quando manifesta sua ira quando provocado é da execração pública para cima. A cara de pau dessa escória, como também, do desgoverno nazicorruptonarcotraficante e da imprensa covarde afronta e fomenta cada dia mais o descontentamento daqueles que prezam o respeito à constituição. Até hoje é uma incógnita as razões do caótico desvirtuamento da INSTITUCIONALIDADE DA NAÇÃO que esses antagonistas impuseram desde a ascensão do BOLSONARO. Não pode e não haverá perdão qdo o país retornar a normalidade. Qdo o congresso deixar de ser corrupto e subserviente após as próximas eleições, caciques dos partidos não irão passar panos para essa gente como sempre acontece.

    TUDO ISSO É MEDO? VALE A PENA TRANSGREDIR PARA EVITAR A ESCOLHA POPULAR A FAVOR DOS ANSEIOS DA MAIORIA DA POPULAÇÃO?

  15. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    Texto primoroso, Constantino, uma verdadeira aula de Português sempre. (Aliás, os textos do mestre Augusto Nunes e do grande J. R. Guzzo também são sempre assim primorosos.)

  16. Francisco Medeiros
    Francisco Medeiros

    Com encontrar justica onde os criminosos fazem as leis do pais que voce vive !

  17. Suzana Paulino Pinto
    Suzana Paulino Pinto

    Muito prazer, Constantino! Esse seu texto me fortalece e me anima a seguir otimista de que o bem prevalecerá em algum momento. Não desistamos!

  18. Leonardo Abreu
    Leonardo Abreu

    Escreveu bonito. É isso mesmo

  19. Andrea Vidal
    Andrea Vidal

    Essa ideia de se desligar do noticiário e viver na ignorância tem sido militado por algumas pessoas “influentes” mesmo, e isso me assusta. Qdo vi uma pessoa q eu achava sensata postando isso, falei que seria melhor ao menos as pessoas assinarem a revista Oeste pq se ficarmos alienados, não teremos como lutar. E quanto ao herói Daniel Silveira, por acaso hoje é aniversário dele. Que o seu presente seja a sua liberdade de volta!

  20. Sandro Camilo
    Sandro Camilo

    DEUS seja louvado pelas suas palavras meu amigo e guerreiro, pois está a desbravar uma grande batalha por todos nós, que ainda cremos em um País livre.
    Meus Parabéns pelo teu empenho Constantino.

  21. Mirian Guimarães
    Mirian Guimarães

    Perfeito, Consta! Amém!

  22. MNJM
    MNJM

    Belo texto Consta. Acredito na Justiça Divina, Moraes pagará caro por toda sua tirania, perverso.
    Parabéns por não desanimar seguir em frente fazendo o seu bom trabalho. Moraes, Dino e Lula são seres desprezíveis, ditadores, pior que são hipócritas tem a cara de pau de abrir a boca para mencionar a palavra “democracia” , só se for a da Venezuela.
    Espero que o Congresso faça o seu papel , Pacheco saia da sua inércia e coloque em pauta o impeachment do tirano Moraes, antes que tenhamos mais um cadáver. FORA MORAES.

  23. arnfried schwarz
    arnfried schwarz

    Parabéns Constantino.
    Obrigado por não desistir

  24. Jaques Goldstajn
    Jaques Goldstajn

    Senti firmeza

  25. CARLOS BRASILIANO DA SILVA
    CARLOS BRASILIANO DA SILVA

    Quem estuda a doutrina espirita, sabe muito bem o que aguarda esses ministros e os políticos que agem contra as leis de Deus, e confesso, se eles soubessem o que os aguardam prefeririam se arrepender e começar a resgatar seus erros já nesta encarnação, pois do outro lado a dor é quase insuportável. Sem contar que levarão milhares de anos para terem uma nova oportunidade de estarem na carne novamente.

    1. arnfried schwarz
      arnfried schwarz

      ????????

    2. Ana Cláudia Chaves da Silva
      Ana Cláudia Chaves da Silva

      Acho que o castigo tem que ser nesta encarnação mesmo. Aqui. Hoje. E pra que todos os injustiçados se sintam redimidos.

  26. Sidney Frattini
    Sidney Frattini

    Primoroso texto, Rodrigo Constantino.

  27. Israel Moraes
    Israel Moraes

    Bela reflexão. Parabéns!

Anterior:
Um ano de Oeste Sem Filtro
Próximo:
Manual do herói moderno
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.