Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Montagem Revista Oeste/Shutterstock
Edição 200

Os heróis da desistência

Segundo Freud, a relação entre a não desistência e o fascismo é diretamente proporcional à falta do que fazer

Guilherme Fiuza
-

A Folha apareceu com um psicanalista dizendo que a ideia de “não desistir nunca” é fascista. Uma notícia dessas faz pensar.

Faz pensar, em primeiro lugar, nos que não desistem nunca de ler a Folha. Eles não podem ser chamados de fascistas por causa disso. Como classificar os que nunca desistem de ler a Folha? Distraídos? Despistados? Desavisados?

Não importa. Cada um lê o que quiser. Cada um acredita no que quiser. Cada um se distrai como bem entender. Cada um se hipnotiza com o que lhe aprouver. Cada um é livre para cair no conto do vigário do jeito que quiser, na hora que bem entender.

Ilustração: Shutterstock

Voltando ao mérito da questão: o que diria Sigmund Freud dessa notícia? Segundo Freud, a relação entre a não desistência e o fascismo é diretamente proporcional à falta do que fazer, diz o leitor. À luz da psicanálise, a falta do que fazer é diretamente proporcional a uma pia entupida de louça para lavar, dizem especialistas. E a interpretação dos sonhos deixa claro que a relação entre o fascismo e a cara de pau está na origem das melhores intenções de Benito Mussolini, dizem os astrólogos.

Faça o que diz o psicanalista da Folha: nunca desista de desistir. Deixe de ser fascista

Já a relação entre a filosofia de botequim e o samba-enredo da imprensa falida está no cerne da psicanálise de beira de estrada. Nunca desista dos seus sonhos fascistas de mudar o mundo filosofando no acostamento. Se um vira-lata corre atrás de um carro passando a 100 quilômetros por hora, você também pode correr atrás do sonho de chamar a atenção do mundo disparando abobrinhas bombásticas por aí. E, se as suas abobrinhas forem tóxicas, não se preocupe: você está protegido pelo código de defesa do consumidor nazifascista, segundo o qual o freguês tem sempre razão quando passa desta para melhor.

Foto: Shutterstock

Faça o que diz o psicanalista da Folha: nunca desista de desistir. Deixe de ser fascista. É a sua chance de fazer sucesso com os heróis da desistência. Conquiste sua credencial definitiva para o universo dessa gente glamurosa, cheirosa e ociosa. O mundo é dos inúteis. Só o tédio salva.

Minta como se não houvesse amanhã. Se houver, dobre a mentira. A perna é curta, mas o nariz é longo. Se pegar mal, à noite o telejornal conserta. Como diria Sartre numa mensagem de WhatsApp para Freud, “fake news são os outros”.

Leia também “Mal-entendido cívico”

14 comentários
  1. Felipe
    Felipe

    Excelente texto, como sempre, diz o leitor.

  2. Roberto Suarez Saldanha
    Roberto Suarez Saldanha

    Show de bola, Fiuza! Ironia com humor e colocando o suposto Psicanista Fake News no seu devido lugar! O que se podia esperar desse tablóide comprometido com a desinformação! Parabéns Fiuza, sou teu fã. Abraços

  3. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    FIUZA EXCELENTE ANALISE !!!!!
    AMEI ” A RELAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA DE BOTEQUIM E O SAMBA ENREDO DA IMPRENSA FALIDA” – NUNCA DESISTA DE DESISTIR POIS O MUNDO ATUAL É DOS INUTEIS!!!
    LEIA-SE FOLHALIXO, GLOBOLIXO, VELHAIMPRENSALIXO – A NÃO DESISTENCIA E O FACISMO É DIRETAMENTE PROPORCIONAL.
    E COMO DESCONHECEM HISTORIA ATÉ CHAMARAM O BOLSONARO DE FACISTA.

  4. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Ler a folha e associados e sintonizar a Globo são tarefas fazem sangrar a mente. Tomar ciência de nossa situação e cauterizar essa feridas, mas dói.

  5. CARLO CESAR LYRA GUERRA
    CARLO CESAR LYRA GUERRA

    Como sempre , excelente texto. Parabéns.

  6. Lucia Kulisz
    Lucia Kulisz

    Estava saudosa de ler você Fiuza ! Benvindo vc e seus textos certeiros no fígado dos crápulas !

  7. Marcio Bambirra Santos
    Marcio Bambirra Santos

    Boooooooaaaaaa! Salvador Dali iria processar tudo e a todos pelo copismo de suas deformações idílicas.

  8. MB
    MB

    Kkkkkkk Fake news são os outros!

  9. Luciano Douglas Ramos Nóbrega
    Luciano Douglas Ramos Nóbrega

    Grande análise, Fiúza.

  10. Claudia Aguiar de Siqueira
    Claudia Aguiar de Siqueira

    Estava com muita saudade de você!

  11. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Fiuza só quem entende você é a inteligência artificial

  12. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Então Fiuzza, peço a você e a todo jornalismo da Revista Oeste para que insistam em RECUPERAR velhos colegas que hoje pertencem ao CONSORCIO, para que bradem com veemência a urgente implantação do aprimoramento das URNAS ELETRÔNICAS com o VOTO IMPRESSO, como muitos fizeram no passado, para termos a TRANSPARÊNCIA do nosso voto ao votarmos, e a certeza que haverá AUDITORIA e se necessária a RECONTAGEM DOS VOTOS, como acontece em grandes democracias. Só assim, evitaremos futuras insatisfações com os resultados para termos certeza se a maioria do povo é esquerdista, socialista, comunista ou centrodireitista. Creio que para isso não é necessário ser lulista, bolsonarista ou jurista, basta ser honesto e enxergar a realidade da “democracia brasileira”, e os horrores que estamos atravessando. Aos 78 anos nunca vi coisa igual.

  13. Lia Crespo
    Lia Crespo

    Fiuza, como sempre, perfeito!

  14. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    Brilhantemente hilário!

Anterior:
É uma tragédia — temos comida demais
Sérgio Cabral Próximo:
Justificando o crime
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.