Pular para o conteúdo
publicidade
Ministro Alexandre de Moraes | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Alexandre de Moraes, ministro do STF e presidente do TSE | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Edição 208

De delírio em delírio

Alexandre de Moraes não sabe, ou não quer, ou não pode mais, voltar à única situação que a lei lhe permite — a de ministro do STF, com a obrigação de fazer com que a Constituição seja obedecida

J. R. Guzzo
-

O ministro Alexandre de Moraes, que nomeou a si próprio como a maior autoridade pública que o Brasil já teve em toda a sua história, e viu os donos do Estado brasileiro baixarem a cabeça diante de qualquer coisa que ele mandasse fazer, acabou se metendo em território desconhecido. Não sabe, ou não quer, ou não pode mais, voltar à única situação que a lei lhe permite — a de ministro do Supremo Tribunal Federal, com a obrigação de fazer com que a Constituição seja obedecida. Se deixou de ter existência legal, passa a existir, cada vez mais, só pela força. Aparece então o problema de sempre nessas situações: governante que vive hoje da força tem de ter mais força amanhã para continuar vivo, e mais ainda depois de amanhã, e assim por diante. Ou manda cada vez mais, ou acaba não mandando em nada. Aí já começa a ser um perigo. Pelas experiências recentes da política brasileira, quem vai para o chão passa a correr o risco automático de ir também para a cadeia.

A situação de Alexandre de Moraes tem ainda um complicador pouco lembrado pelos cientistas, analistas e comentaristas políticos. O ministro é um caso, ao que parece inédito na vida pública em geral, de personagem que considera que o modo mais eficaz de construir uma carreira política é fazendo inimigos. Ele não precisa apenas acumular cada vez mais poder — precisa, também, manter essa gente toda imobilizada pelo resto da vida com uma tornozeleira eletrônica do tipo pega-um-pega-geral. Tem de proibir um número cada vez maior de brasileiros de usarem as redes sociais. Tem de assustar cada vez mais gente com a Polícia Federal e os seus inquéritos contra “atos antidemocráticos”. Não pode, a propósito, fechar nunca mais o seu inquérito perpétuo em defesa da “democracia”. Deu-se a obrigação de ficar contra a anistia para crimes que não foram cometidos, e que são punidos por ele com 17 anos de prisão — a única coisa que poderia aliviar, pelo menos por um tempo, a sua ficha.

Alexandre de Moraes não precisa apenas acumular cada vez mais poder. Tem de proibir um número cada vez maior de brasileiros de usarem as redes sociais | Ilustração: Shutterstock

O ministro, mandando tudo isso que manda, não conseguiu criar uma base política até agora. Não tem aliados de verdade no Congresso Nacional ou nos partidos; tem apenas um bando de coelhos com medo dele, o que não é a mesma coisa. Mantém, com certeza, uma espécie de abraço de afogado com Lula, o PT e o bas-fond que sustenta os dois, mas isso não resolve a vida de ninguém no Brasil de hoje, e sobretudo do futuro. Lula se convenceu de que Alexandre de Moraes vai resolver todos os seus problemas, a começar pelo mais fatal deles, a falta de povo e de voto. Não tem um plano B; é ele ou é ele. Na verdade, o presidente e seu sistema de apoio terceirizaram para o ministro a sua permanência no governo. A coisa que mais se ouve na esquerda brasileira hoje em dia, para se ter uma ideia de onde foram amarrar o burro deles, é: “Chama o Xandão”. Dizem isso com a emoção de quem diz “vai, Curíntia”, ou “Palestina livre”, e ficam ainda mais agitados quando pedem “a Federal”.

É um sinal a mais do abismo moral em que a esquerda brasileira decidiu se jogar de cabeça, desde o choque que teve quando constatou ter perdido as eleições de 2018. Mas não se vê com clareza no que esta nova devoção ajuda o próprio ministro Moraes. Ter o apoio encantado da esquerda, com Lula junto, já não adianta grande coisa para ele no Brasil de hoje; quando não houver mais Lula, não vai adiantar nada. Você se sentiria seguro se fosse Alexandre de Moraes e tivesse de contar com o apoio dos deputados “Lindinho”, Janones e coisa parecida para continuar por cima? Sem Lula o que existe na vida real é isso; não adianta procurar mercadoria melhor, porque não vai encontrar. O ministro é o aparelho de respirar do presidente, a começar pela garantia de que ele jamais terá de prestar contas perante a Justiça por nada que faça, seja lá o que for. Mas quem será o aparelho de respirar de Moraes? Os jornalistas da Globo News? Nem ele deve acreditar nisso.

O delírio do “morador de rua golpista” é apenas o resultado direto e inevitável do delírio do “Golpe do Estilingue”, que vem do delírio dos “atos antidemocráticos”, que vem do delírio do tribunal que deu a si próprio a autorização de desrespeitar qualquer lei em vigor no Brasil

O resultado prático dessa situação extrema, pelo que se tem visto, é que o ministro está tendo de socar cada vez mais ficha na mesa, e não para dobrar o ganho — mas para segurar as fichas que tem. Subir mais, para ele, está difícil. Subir para onde? Nem o próprio Moraes imagina que possa vir a ser, por exemplo, presidente da República; não conseguiria ser eleito para presidir o Clube Pinheiros. Não pode se declarar, ou ser nomeado, Lorde Protetor do Brasil, ou Chefe Vitalício do Poder Moderador, ou Czar do Sul Global; nenhum desses cargos existe. O que há de visível para ele é continuar onde está, e fazendo o que bem entende, até 2043 — ou por mais 19 anos, quando chegará aos 75 e à aposentadoria obrigatória. Para conseguir isso, é necessário que o Brasil continue igual ao que é hoje, imóvel como uma múmia de faraó, com os seus Lulas, e Liras, e Pachecos e sem nenhuma mudança. Fica mais complicado ainda se você é o homem público mais odiado do Brasil.

O ministro Alexandre de Moraes é o aparelho de respirar do presidente, a começar pela garantia de que ele jamais terá de prestar contas perante a Justiça por nada que faça, seja lá o que for | Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Uma pista que pode ser útil para deduzir a que ponto leva essa trilha é a mais recente realização da obra geral de Alexandre de Moraes — a admissão, por parte dele próprio, de que manteve na prisão durante mais de 11 meses, pelo crime de “golpe de Estado”, um morador de rua de Brasília. (Leia a reportagem “A inocência assassinada”, nesta edição.) Pense 30 segundos numa coisa destas: como é possível, em qualquer sistema minimamente racional de Justiça do planeta, acusar um sem-teto de “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”? Nem nos tribunais de Idi Amin se tem notícia de algo parecido. É o fundo do poço, tanto para Moraes como para o STF, em matéria de humilhação. O que o mundo civilizado acharia se ficasse sabendo que o Brasil tem um magistrado e uma “suprema corte” que funcionam assim? Mas aí é que está o problema: o mais alto tribunal de Justiça da nação se condenou a operar num sistema movido por delírios contínuos e encadeados. Uma alucinação leva à outra.

O delírio do “morador de rua golpista” é apenas o resultado direto e inevitável do delírio do “Golpe do Estilingue”, que vem do delírio dos “atos antidemocráticos”, que vem do delírio do tribunal que deu a si próprio a autorização de desrespeitar qualquer lei em vigor no Brasil — e assim sucessivamente, de delírio em delírio. Os militantes de esquerda, os intelectuais e as outras classes desligadas do sistema de produção vêm construindo há anos a ficção de que este laboratório do Dr. Frankenstein fabrica democracia. É óbvio que só consegue fabricar as aberrações em série que estão aí. Alexandre de Moraes não é apenas o causador disso, em companhia da maioria dos colegas de STF — em benefício de Lula e com a sua cumplicidade integral. É também o resultado. Chegou a um ponto, agora, em que só consegue agir da maneira como está agindo. Vai ter de engatar o erro de hoje num erro maior amanhã, e em outro maior ainda em seguida — até onde der.

É uma questão de fatos. O ato seguinte ao Golpe do Sem-Teto, como acaba de se ver, é a invenção de um “Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia”, ou CIEDDE (assim mesmo, com um “D” a menos na sopa de letras), a ser comandado, justamente, por Alexandre de Moraes. Porque um país que se apresenta como a democracia mais avançada do mundo precisaria de mais uma repartição pública para defender “a democracia”? Já não chega do jeito que está, com uma polícia eleitoral que proíbe o político mais popular do Brasil de se candidatar até o ano de 2030 — ou que cassa deputados para cumprir um desejo pessoal de vingança do presidente da República? Não: o ministro Moraes acha que o TSE não é suficiente. Esse TSE proíbe dizerem que Lula é a favor do ditador da Venezuela. Opera as urnas eletrônicas que não estão sujeitas a nenhum erro. Conta os votos. Mas o ministro quis, e levou, uma segunda força policial para as eleições.

Só faltou incluir na sigla, além de “enfrentamento”, expressões como “tático-móvel”, “vigilância” e outras da mesma família. Porque não chamar isso, logo de uma vez, de “Centro Nicolás Maduro Para a Defesa da Lisura Eleitoral”? Mas o que querem, como em todas as aberrações que vão se empilhando uma em cima das outras, está na cara de todo o mundo: obrigar o eleitor brasileiro a votar apenas nos candidatos que o complexo TSE-CIEDDE considera “certos”. Isso aí, como tantas outras coisas, pode acabar não servindo para nada — mas o problema, mais do que tudo, está na desqualificação moral da tentativa. O ministro Moraes quer “enfrentar”, segundo diz, a “desinformação”. Mas para combater a “desinformação” ele tem de dizer o que é “desinformação”. Ninguém pode ser obrigado a fazer ou não fazer nada que não esteja escrito na lei — e não existe nenhuma lei que defina o que é “desinformação”. Como fica, então? Fica, mais uma vez, que é Alexandre de Moraes quem vai resolver o que pode e o que não pode. É a força, mais uma vez. Ele não acha que possa haver outra opção.

Alexandre de Moraes acaba de inventar um Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia. Mais uma vez, é ele quem vai resolver o que pode e o que não pode | Foto: Luiz Roberto/STF

Leia também “O problema é o voto”

110 comentários
  1. José Tadeu de Araujo
    José Tadeu de Araujo

    O Yul Byinner do STF está cada dia mais encarnando o Faraó. Um dia ele dá de cara com Moisés.

  2. André Luiz Cumplido de Sant'Anna
    André Luiz Cumplido de Sant'Anna

    Ainda chegará o dia, se antes ele não cair, em que mandará prender qualquer colega seu de aberrações por ter se manifestado contra quaisquer de sua resoluções.

  3. Christian
    Christian

    Só gostaria e saber para que país irá fugir quando tudo desabar…

  4. Cláudio
    Cláudio

    Um dia a conta vai chegar para esse prepotente.

  5. Rogério James de Andrade
    Rogério James de Andrade

    Guzzo, você vai no âmago do problema.Como consegue ter um sono tranquilo uma pessoa que faz tanto mal a uma nação inteira!.Na inquisição teve um personagem,que deve ainda estar em um dos círculos do inferno de Dante,Torquemada

  6. Paulo Roberto Zanetti
    Paulo Roberto Zanetti

    Como o supremo e o judiciário se degringolaram assim? O que passou pela cabeça dos ministros? Já passaram o ponto de retorno, e eventual prisão de Bolsonaro trará consequências imprevisíveis. Para eles. Acredito que Bolsonaro não desistirá não. Sabe que o risco do país é maior do que o risco de seu próprio destino.

  7. Ic Filho
    Ic Filho

    Texto brilhante, como sempre!!!

    Apenas lembrando que a força deste ministro é também decorrente do apoio velado de seus pares e da enorme quantidade de rabos presos da maioria dos senadores…

  8. Ic Filho
    Ic Filho

    Não consigo entender o porquê do Capitão ainda estar no país… não é possível que nem ele nem nenhum de seus assessores enxerguem que sua prisão é uma questão de dias… e, pior, será que estão prevendo ou acham que isso vai convulsionar o país???

    Liderar a resistência e a oposição como PRECISA ser feito é MUITO mais eficaz e eficiente quando se está FORA da cadeia !!! Os eventuais focos de convulsões e protestos serão mero pretexto para a esquerda requentar o 08 de janeiro…tudo claro, ” em nome da defesa da democracia “. Concluindo: o Capitão fora do país pode fazer 1.000 vezes mais que a comitiva de parlamentares fez nos EUA… seria uma tomada de rédea nesta luta ….

  9. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Aqui temos o nosso Freisler. (“Nos julgamentos teatrais que presidia, humilhar os réus era uma constante. Hoje, a sua atuação remanesce como símbolo da depravação do sistema judiciário alemão em favor do nazismo”). Nosso Freisler terá que trabalhar mais, já que na sua conta tem uma morte até agora. Mas, tem a seu favor a prisão em massa inocentes, e continua trabalhando firme. Seu nome também estará registrado na história, como o de Freisler. Vocês sabem que é? Existe obediências às leis e constituição pelos servidores públicos em cargos no judiciário brasileiro? Qualquer semelhança com o Freisler não é mera semelhança.

  10. Luiz de Paulo
    Luiz de Paulo

    Moraes, tua hora vai chegar

  11. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    GUZZO,
    excelente analise !!!
    realmente é o mais odiado cidadão do brasil.

  12. Cristiane
    Cristiane

    Análise precisa. Obrigada Guzzo, o senhor é essencial nesse momento pelo qual passamos. Pergunta-se: será que não poderiam exigir um teste de sanidade mental para o indivíduo acima? Deixar uma criatura assim, em surto no STF, lidando com a vida de brasileiros, não me parece nada razoável. Tudo à mercé de seus delírios?

    1. Ic Filho
      Ic Filho

      Não consigo entender o porquê do Capitão ainda estar no país… não é possível que nem ele nem nenhum de seus assessores enxerguem que sua prisão é uma questão de dias… e, pior, será que estão prevendo ou acham que isso vai convulsionar o país???

      Liderar a resistência e a oposição como PRECISA ser feito é MUITO mais eficaz e eficiente quando se está FORA da cadeia !!! Os eventuais focos de convulsões e protestos serão mero pretexto para a esquerda requentar o 08 de janeiro…tudo claro, ” em nome da defesa da democracia “. Concluindo: o Capitão fora do país pode fazer 1.000 vezes mais que a comitiva de parlamentares fez nos EUA… seria uma tomada de rédea nesta luta ….

  13. CARLOS ALBERTO DE MORAES
    CARLOS ALBERTO DE MORAES

    Na história, nenhum tirano deixou de o ser, por livre e espontânea vontade. Todos foram depostos pela força.

  14. Rosely Villanova Gomes Graziano
    Rosely Villanova Gomes Graziano

    Coincidência? ALEXANDRE DE MORAES nasceu exatamente no dia da instauração do AI-5. 18/12/1968.

  15. Rosely Villanova Gomes Graziano
    Rosely Villanova Gomes Graziano

    Coincidência?!?! ALEXANDRE DE MORAIS, nasceu no dia 18/12/1968 ecatamente no dia que foi instaurado o AI-5

  16. Valesca Frois Nassif
    Valesca Frois Nassif

    Perfeito, mestre! ????????????????

  17. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    J. R. Guzzo cirúrgico como sempre.
    A ópera-bufa dirigida por Alexandre de Moraes foi enriquecida com traços das tragédias gregas onde nem os deuses conseguirão resgatar a moral, a decência e o compromisso a que foi designado; proteger e fazer cumprir a Constituição Federal da República Federativa do Brasil.

  18. Alzira Conceição Pacheco de Lima
    Alzira Conceição Pacheco de Lima

    Guzzo, para mim, você É e SEMPRE SERÁ o mestre dos mestres. Se a maioria das criaturas que se apresentam como jornalistas tivessem o mínimo pendor para esse ramo corariam de vergonha ao ler seus textos. Eu lhe conheço a inúmeros “carnavais” e você continua magnânimo e imbatível. Você sim é SUPREMO.

  19. nelson jorge leite
    nelson jorge leite

    Guzzo , foi muito bem…… faz um diagnóstico e uma previsão devastadora sobre o Alexandre…….. que tal se ele tb nos informasse sobre o atual Congresso e as figuras Lira e Pacheco …. um diagnóstico e uma previsão sobre eles , o futuro do Congresso num país onde não tem a mínima credibilidade e respeito…..e desse jeito dificilmente terá . Igualmente nos seria importante sob essas mesmas questões uma lupa nas forças armadas , seu papel atual a evolução da sua existência, custos, o respeito e a credibilidade que perderam . grato .

  20. Fernando S
    Fernando S

    Análise perfeita.

  21. MARIA DOROTEIA COSTA SOBRAL
    MARIA DOROTEIA COSTA SOBRAL

    O jornalismo brasileiro ainda respira com Guzzo. Muito obrigada.

  22. Washington Cançado De Amorim
    Washington Cançado De Amorim

    Guzzo brilhante como sempre.

  23. Heitor
    Heitor

    E ainda tem os que acham que irão conseguir reestabelecer a ordem das coisas, criticando nas redes sociais.

  24. Mara Regina Cunha da Silva Albers
    Mara Regina Cunha da Silva Albers

    Lamentável o espírito que está a nortear todo o STF.

  25. Ricardo
    Ricardo

    Esse estado de exceção é difícil de se manter, essa ditadura do STF, e principalmente de Alexandre de Moraes é um anacronismo, não tem volta, usando a figura de linguagem do artigo a máquina de respirar de Moraes e do STF, será a queda do natimorto governo Lula, e a chegada do Picolé de Chuchu à presidência. O grande problema é que não tem como combinar com o povo, nem como barrar o aumento da popularidade de Bolsonaro. A aceitação pública de Bolsonaro é diretamente proporcional a rejeição de Moraes, principalmente a cada ato injusto e de força que pratica. Em ano de eleição, com os políticos observando a situação e querendo dar continuidade as suas carreiras políticas, é difícil prever o desfecho, ainda mais se os militares resolverem honrar suas fardas.

  26. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    A esquerda não seduz, não convence, não tem argumentos. Perdeu o povo. A única maneira que consegue se segurar no poder é na base da força. Para isso, escalaram um novato que se faz passar por “jurista” mas não passa de um fantoche que precisa de terceiros para escrever seus livros e suas teses. Suas falas ao vivo comprovam isso. Mal sabe o português. Mas o novato é jovem e disposto a qualquer coisa que as forças secretas do poder ordenem que ele faça. É ganancioso demais. Quer subir. E o fantoche sacrifica tudo para isso. Em dado momento, o fantoche ficará sozinho feito um leproso e cairá. Servirá de boi de piranha para que seus protegidos continuem no poder, alegando que “jamais concordaram” e nunca “nutriram amizade” por um Alexandre de Morais, apeado do STF através de impeachment. Abandonado, cairá no ostracismo e somente será lembrado pela esquerda e direita, por adjetivos vulgares impronunciáveis.

    1. JOSÉ OTAVIO
      JOSÉ OTAVIO

      A esquerda não perdeu o povo porque nunca os teve , o que tem é um bando de analfabetos e oportunistas ( artistas, intelectuais, banqueiros e empresários ) e agora um bando de jovens que foram doutrinados nas escolas e universidades mas que continuam sendo analfabetos ideológicos de mer…..

  27. Fernando B. Monte-Serrat
    Fernando B. Monte-Serrat

    Exclente artigo, Guzzo. É uma radiografia nítida da mente ensandecida desse crápula que não se importa em prender pessoas inocentes e deixá-las morrer no cárcere para satisfazer sua ambição pelo poder. Quanto mais alto subir, maior será sua queda. É uma questão de tempo.

    1. Carlos Carvalho junior
      Carlos Carvalho junior

      Se virarmos uma Venezuela, xandão terá status de semi Deus…

  28. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    A soberba precede a queda. Estes integrantes do STF precisam ser cassados. Inadmissível o que está ocorrendo no Brasil. Tenho fé que em breve nós veremos o cabeça de ovo na lona.

  29. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    A soberba precede a queda. Estes integrantes do STF precisam ser cassados. Inadmissível o que está ocorrendo no Brasil. Tenho fé que em breve nós veremos o cabeça de ovo na lona.

  30. Jean Carlos de Carvalho
    Jean Carlos de Carvalho

    O STF é um câncer que precisa ser extirpado.

  31. Raimundo Rabelo Lucas
    Raimundo Rabelo Lucas

    Esse indivíduo, Alexandre de Moraes,deveria URGENTEMENTE ser interditado por uma junta médica de psiquiatras. Ele é um MONSTRO SOCIOPATA SÁDICO.

  32. Arthur André Leto Barreto
    Arthur André Leto Barreto

    Fantástico.

  33. Alberto Santa Cruz Coimbra
    Alberto Santa Cruz Coimbra

    Muito bom texto. Parabéns.

  34. Julio
    Julio

    Desinformação . Isto também vale para os candidatos?

  35. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Também acredito que o Alexandre de Moraes não pode deixar de ser um tiranete como é hoje, e voltar a ser um ministro do STF. Não adianta. Ele já conseguiu na mente de muitas pessoas o afinco em derrubá-lo.

    1. Sandra Maria Ferreira Cavalieri D'Oro
      Sandra Maria Ferreira Cavalieri D'Oro

      Mas será que o derrubarão?

  36. Ivan Paulo Morais Teixeira
    Ivan Paulo Morais Teixeira

    ESSE ELEMENTO DEVERIA SE CANDIDATAR A PRESIDENTE DA KOREA DO NORTE, DA VENEZUELA OU DE CUBA.

  37. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Câmara e Senado COVARDES, presidido por capachos e frouxos, além de corruptos e interesseiros, maus caráteres destes seus presidentes, personas non gratas ao povo brasileiro e ao Brasil, filhos de Putin da desgraça, desleais aos seus compatriotas, indígnos de serem escolhidos e votados pelos eleitores que os colocaram como seus representantes neste Congresso Nacional. Fora ARTUR LIRA, fora RODRIGO PACHÔCO, seus bostas, paspalhões e imbecís dos infernos. Vocês são os piores lesa Pátria que o povo brasileiro infelizmente conhecemos em todo o tempo, caiam fora, se escondam no ninho dos ratos de onde vocês sairam para nunca mais aparecerem como homens públicos da espécie canalha e corruptos como vocês o são. Tomem vergonha na cara seus idiótas, imbecís e corruptos. O Brasil que presta de há muito já dispensou imprestáveis como os senhores. “Tcháu queridos”.

  38. Rômulo Neves Baptista Filho
    Rômulo Neves Baptista Filho

    Isto tudo não vai acabar bem , nunca deu certo , um dia a casa cai

  39. Joao Pita Canettieri
    Joao Pita Canettieri

    *GUARATINGUETÁ SP Terra de Frei Galvão, Presidente Rodrigues Alves, Dr. Zerbini, Dilermando Reis, Visconde de Guaratinguetá e outros. Agora temos o JOÃO de Guaratinguetá preso em Brasília* *08.01.23*

  40. Gilberto Henrique Fleury Guimaraes
    Gilberto Henrique Fleury Guimaraes

    Não estamos à Beira do Abismo, mas sim no fundo do poço.
    Não há mais terra para cavar, a não ser a “terra criada por esse ministro”.
    Estamos adormecidos, em meio ao mais horrivel pesadelo “, nunca vivido antes, nesse país”…

  41. Flavio Jorivê Costa Franco
    Flavio Jorivê Costa Franco

    Grande jornalista. Assino em baixo a todas suas palavras, se tivéssemos um senado/congresso forte e não de maricas nossa situação seria outra. Grande abraço

  42. Cleber Luíz da Silva Ruiz
    Cleber Luíz da Silva Ruiz

    Seria importante solicitar uma avaliação psicológica profissional e imparcial para investigar as possíveis razões por trás das ações contraditórias do ministro em relação ao que ele publicou em seu livro que, segundo consta, é referência no mundo jurídico.

  43. Mariana Granato
    Mariana Granato

    Precisamos esperar que o ego desses senhores implora esse sistema!

  44. Jaf
    Jaf

    O Brasil, com esse e os outros ministros associados, conseguiu levar a justiça brasileira por um trágico caminho de podridão, eliminando luzes e qualquer lampejo de dignidade, ao perseguir um elevadíssimo patamar de injustiça, aliás, jamais concebido ou visto mesmo em republiquetas de bananas que esse grupo admira.

  45. Maria Do Socorro Goncalves
    Maria Do Socorro Goncalves

    Perfeita análise, como sempre!

  46. Maria Do Socorro Goncalves
    Maria Do Socorro Goncalves

    Perfeita análise, como sempre!

  47. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    que análise perfeita ! JR Guzzo
    esse patife tem que pagar pelos crimes que ele comete todos os dias atrás daquela toga!!!
    oro por isso todos os dias, e Deus fará justiça

  48. Auta Viviane Rocha
    Auta Viviane Rocha

    Parabéns MESTRE GUZZO. Impecável artigo. Uma leitura fundamental pra quem acompanha todos os desmandos desse Xerife. Uma hora a casa cai!!!

  49. Maria Tereza Maranhao Casado
    Maria Tereza Maranhao Casado

    Excelente artigo ! Espero q Deus nos acuda.. pq a justiça brasileira infelizmente está perdida.

  50. Rosalia Alvim Saraiva
    Rosalia Alvim Saraiva

    Vivemos em uma legítima terra governada por pessoas alucinadas, que cada vez mais usam e abusam do poder a elas constituído. Lembro sempre o ditado, quanto mais alta a árvore maior o tombo.

  51. Tereza Cristina Vieira Tenorio
    Tereza Cristina Vieira Tenorio

    Parabéns MESTRE GUZZO te acompanho da revista Veja quando era uma REVISTA quando era confiável!

  52. Vanise Celeste Oliveira da Rocha
    Vanise Celeste Oliveira da Rocha

    O consolo para o Brasil é que o mal por si só se destrói.

  53. OTNIP M. IAVI
    OTNIP M. IAVI

    Querendo ou nao temos que admitir que o ditador Getulio Vargas deixou a unica soluçao para o Ministro Alexandre de Moraes. Que entre para a historia usando a mesma saida da era Vargas, um pijama, uma carta e uma clock 9 mm jogada sobre a cama. Entrou em um labirinto e ficou sem saida, nao é aceito e tragado pelos socialistas comunistas, simplesmente porque sempre jogou do lado mais forte do sistema de poder, e tao pouco consegue manter o passado de quem escrevia livros ( que as fofocas denunciam que nao eram dele) e exercia a catedra em uma Universidade. O maremoto chamado Bolsonaro um dia ira terminar e o Povo como sempre ira seguir outro lider, e quando a esquerda socialista comunista terminar afogada no proprio vomito, a unica saida sera a escolha do Ditador perdido, frustrado e impotente diante de um Povo que nao aceita ditaduras. Elas sempre terao um fim.

  54. Marisa Milen
    Marisa Milen

    Excelente, como sempre! Mas fico me perguntando: Onde estão os drones ? Eles poderiam dar uma voltinha nos céus de Brasília.

    1. EDUARDO SILINGARDI LOPES
      EDUARDO SILINGARDI LOPES

      ACHA QUE É NERO, PERSEGUINDO PESSOAS HONESTAS, SERÁ QUE É A REENCARNAÇÃO????

  55. Ivonete de Souza Rabello
    Ivonete de Souza Rabello

    Deus nos acuda!

  56. Maria das Gracas garcia gaunt
    Maria das Gracas garcia gaunt

    Excelente artigo! A mais esclarecedora descrição dessa figura autoritária, asquerosa, que já li nos últimos tempos. Ainda resta uma esperança. Parabéns, Guzzo! O senhor sempre nos impressiona.

  57. Walter do Nascimento Lima
    Walter do Nascimento Lima

    MAIS UM EXCELENTE ARTIGO

  58. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Guzzo, excelentes esclarecimentos mas que não chegam aos brasileiros que ainda escutam novelas e entretenimentos recheados de reportagens sobre os golpistas de “extrema direita”. Portanto, é insuportável assistir por força das circunstâncias familiares, insanidades jornalísticas da Globo, Band News, CNN e por vezes até a Record que insistem no golpe de 8 de janeiro. Ninguém desses insanos comenta que com o VOTO IMPRESSO, nada disso estaria acontecendo. O voto impresso é um aperfeiçoamento das urnas eletrônicas, e única forma de AUDITAR e ou RECONFERIR votos, e entendo não precisaria de LEI e tampouco PEC, que por 2 vezes foram barradas, diretamente pelo STF quando julgou inconstitucional Lei de 2015 sobre o VOTO IMPRESSO, e indiretamente quando Barroso “visitou” ou melhor “interferiu” na Câmara Federal para trocar membros da CCJ da Câmara para derrotar a PEC do VOTO IMPRESSO, praticamente aprovada. Com certeza se tivéssemos o VOTO IMPRESSO, o eleitor faria a primeira AUDITORIA quando vê seu voto contido nas 2 urnas, eletrônica e do voto impresso, e os partidos fazem a AUDITORIA por amostragens de urnas sorteadas para comparar com a apuração eletrônica dessas urnas. Simples assim, como fazem as grandes empresas que devem respeitar os acionistas.
    Guzzo, creio que a Revista Oeste, Gazeta do Povo, Brasil Paralelo e outras mídias conservadoras deveriam se unir para envolver o eleitorado dos idosos geralmente conservadores mas que não conhecem o que vocês divulgam, para comparecer e votar, porque jovens menores de 18 anos seguramente estão sendo envolvidos e crescido nos eleitorados principalmente dos estados do NO/NE. Vale lembrar que a população eleitoral entre 2018 e 2022 cresceu mais de 11% no Maranhão, 10% Para, 9% Bahia e menos de 5% em SP, RJ, RGS.
    Sugiro a Revista Oeste que faça levantamento sobre esse estranho crescimento, e vale dizer que Bolsonaro disse diversas vezes que passaria a faixa ao vencedor com eleições transparentes e auditáveis. Quem questionaria as urnas AUDITÁDAS?. Seguramente só o PT e agregados.

  59. Ed Camargo
    Ed Camargo

    O juiz elitista e ativista político Moraes, um eunuco político com uma imbecilidade presunçosa foi o vilão que roubou a eleição, usa sua aparência de nosferatú para induzir o medo e quando desafiado, responde com uma postura hostil e o bravado de um falastrão durão, mas quando abre a boca e solta sua voz efeminada fica óbvio que não passa de um maricão covardão. Sua gramática de mobral é evidência de sua incompetência. É muito parecido com um pugilista fingido, que só fala duro depois que os combatentes em potencial estão separados com segurança.
    É difícil imaginar uma forma mais estúpida ou mais perigosa de tomar decisões do que colocá-las nas mãos de pessoas que não pagam nenhum preço por estarem erradas e utilizam de seu poder para cometer fraudes.

  60. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    o Alexandre de Moares está adorando o poder, enquanto isso outros no STF/STJ estão adorando os caches e honorários das excelentíssimas esposas. afinal que mal tem julgar ação que é defendida pelo escritório de advocacia da esposa. nada de mal, afinal o ministro não é mulher de Cesar, não precisa ser nem aparecer ser honesta

  61. Dalva da Silva Prado
    Dalva da Silva Prado

    Infeliz A.Imoraes que, com sua “desinformação”, irá colher com juros o mal que está disseminando.

  62. Bianca Spotorno
    Bianca Spotorno

    E o Congresso, que poderia fazer algo, inerte

  63. Bianca Spotorno
    Bianca Spotorno

    E o Congresso, que poderia fazer algo, inerte

  64. Nelson Ávila
    Nelson Ávila

    Uma palavra resumo esse Sr e suas ações: p a t é t i c o

  65. Pedro Lojudice Sanches
    Pedro Lojudice Sanches

    No jargão ruralista, empacar

  66. Jorge Santos Franz
    Jorge Santos Franz

    O Jornalista JR Guzzo faz uma síntese perfeita do estado de coisas a que chegamos no Brasil. A pergunta que não quer calar é “até quando”? Qual o preço a ser pago no final das contas? Pobre Brasil. Jorge Franz- Porto Alegre RS

  67. Adauto Levi Cardoso
    Adauto Levi Cardoso

    Guzzo sempre é brilhante , didático em suas palavras. Quiçá tivéssemos mais jornalistas com essa coragem , ímpeto e isenção. No Brasil de hoje com a democracia Relativa , os srs do momento não dão trégua a tanta coisa que está deixando o nosso lindo pais cada vez mais dividido.

  68. Claudia Aguiar de Siqueira
    Claudia Aguiar de Siqueira

    Mestre Guzzo, magistral como sempre.

  69. Jorge Lecoq
    Jorge Lecoq

    De Alexandre a Calígula!

  70. Oswaldo Silva
    Oswaldo Silva

    Me sinto muito privilegiado por poder ler está coluna.
    Sei que é impossível, mas todos os brasileiros ter-se-iam o direto de lê-la

  71. Gustavo Adolfo Vasconcelos de Melo
    Gustavo Adolfo Vasconcelos de Melo

    Ele está apaixonado por ele mesmo. Narcisio tupiniquim. Brilhante artigo.

  72. Daniel BG
    Daniel BG

    Excelente crítica, prezado Guzzo. As cascas de ovos sob os pés do recém eleito Dr Frankenstein/Czar do Sul global (ou qualquer dos outros títulos que melhor sirva de carapuça ao todo poderoso que deixou de cumprir seu papel por lei), essas cascas podem ser quebrar a qualquer momento. Elas representam a incompreensão do brasileiro médio que ainda não percebeu a fragilidade da situação.
    E, depois que quebrarem, o povo deixará de ter medo do todo poderoso.

  73. Breno De Luca
    Breno De Luca

    Plagiando Cazuza: “Seu futuro é duvidoso, eu vejo drama eu vejo dor.”

    1. Claudia Aguiar de Siqueira
      Claudia Aguiar de Siqueira

      Boa!

  74. Francisco de Assis
    Francisco de Assis

    A M, é a figura mais patética que o judiciário brasileiro já produziu. Mas esperar que um “picolé de chuchu” e de um “mordono” de castelo mau assombrado pudessem madrinhar outra coisa que não fosse alexandre de moraes.

  75. Djalmir Caparroz Salas
    Djalmir Caparroz Salas

    O que ocorre é que teremos um ditador no Brasil. Simples assim.

  76. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Alexandre de Moraes vai governar o Supremo Tribunal Amoral dentro da Papuda, enquanto a primeira dama Ymelda Janja Marcos viaja por ai ensinando democracia ao mundo

  77. Cassiano Moreira Machado
    Cassiano Moreira Machado

    Que texto magnífico!!! Engraçado que na sigla CIEDDE faltou justamente o D de democracia neh

  78. MB
    MB

    Mais 10 anos de atividade, Guzzo. Pelo bem da saúde mental dos brasileiros.

  79. Maurilio Eberle
    Maurilio Eberle

    J. R. Guzzo, obrigado por existir. Acompanho seu trabalho há muitos anos, mais de perto a partir de 2008 como colunista da então prestigiada revista Veja. Tenho profundo respeito e admiração pelo seu impecável jornalismo (coisa raríssima nos dias de hoje). Nessa matéria você, como sempre, expressa com muita propriedade o pensamento da parcela lúcida dos Tupiniquins. Permito-me sugerir, dada a relevância do texto, torná-lo público graciosamente à todos brasileiros.

  80. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    BRILHANTE, uma vez mais.

    Vejo o Moraes a um passo da loucura.
    Há uma atmosfera de caos, de desordem, de barbárie em volta dele. Falta a ele – desculpe a banalíssima palavra – EMPATIA pelas criaturas humanas. E isso o faz monstruoso.

  81. Paula Francinete Pessoa
    Paula Francinete Pessoa

    Fantástico ! Perfeito!

  82. NILSEN DERWOOD MILLS JUNIOR
    NILSEN DERWOOD MILLS JUNIOR

    Metaforicamente falando, aposto que os ministros do STF vão entregar os anéis para não perderem os dedos.
    É só uma questão de tempo.

  83. Rolando Luis Alvarez Silva
    Rolando Luis Alvarez Silva

    esse escroto manipulou tudo, ou desvairado pelo poder ou acuado pelo Dirceu em alguma porcaria que se meteu

  84. JC
    JC

    O último apague as luzes. As eleições brasileiras serão iguais da Venezuela, viva a democracia.

  85. CARLOS GUEDES
    CARLOS GUEDES

    Enquanto esse sujeito imprestavel manda e desmanda, evacua e urina eobre a Constituição e todos os instrumentos legais, temos uma corja de oficiais generais nos comandos das tres armas e no Estado Maior das Forças Armadas. Tinhamos oficias generais respeitados, com honra. Hoje temos uns m …., cúmplices desse escárnio patrocinado por STF, TSE e até mesmo por membros da quadrilha ministerial.

  86. renato neves
    renato neves

    E qual é a aposta ou palpite Guzzo? Estamos fritos o Governo é o Alexandre ou há luz no fim do túnel ou melhor o fim do mundo está longe?

  87. renato neves
    renato neves

    E qual é a aposta ou palpite Guzzo? Estamos fritos o Governo é o Alexandre ou há luz no fim do túnel ou melhor o fim do mundo está longe?

  88. ALEX
    ALEX

    A esquerda fez um grupo de força tarefa que tinha até o atual ministro do STF, Flávio Dino, para ficar defendendo lula e seus asseclas da Lava-jato, o grupo “prerrogativas”. Onde está o contra-ponto da direita? não tem. Deveria ter no mínimo 300 espartanos, ou seja, 300 advogados de fibra e coragem analisando todas essas ações manifestamente inconstitucionais desse ministro careca e de seus colegas…. mas não tem. A esquerda é sangue nos olhos, a direita é fraca e omissa. O centro, quase inexistente, só tem bundão e isentão… a quem recorrer?

  89. BETTINA RIBEIRO GUIMARAES BUSATO
    BETTINA RIBEIRO GUIMARAES BUSATO

    Parabéns Guzzo, a matéria está impecável !

  90. MNJM
    MNJM

    TSE com Morais no comando elegeu Lula através das sacrossantas urnas inexpugnaveis. Agora missão dada missão cumprida, garante com mão de ferro DITADURA , o que chama de democracia. É uma piada.
    A Suprema Corte em outrora tão respeita atualmente é odiada por grande parte da sociedade, seus togados (nem todos) rasgaram a Constituição e atuam fora das leis, fazendo muito mal ao país. Lira e Pacheco , omissos e covardes apoiam essa imoralidade por uma corte sem voto popular. Tomem vergonha e cumpram o seu papel o povo lembrará da covardia nas próximas eleições.

  91. Sidney Galvão Monteiro
    Sidney Galvão Monteiro

    Texto irrepreensível de GUZZO.
    O “MINISTRO” (…) Moraes, na realidade, está perdido nas suas conjecturas hitlerianas. E vejam o final de Hitler!!!
    Parabéns ao Sr. Guzzo e à Revista OESTE.

  92. Paulo Jaconi Saraiva
    Paulo Jaconi Saraiva

    Magnífico artigo. Sugiro ao Mestre Guzzo que disseque cada uma das “sumidades” que compões o stf (minúsculas) como fez nessa coluna.

  93. MTM
    MTM

    Saudades do tempo que a Suprema Corte era composta por respeitáveis senhores e senhoras com notável saber jurídico e ilibada reputação. Eram orgulho do Brasil! Mas o ladrão e seu poste aparelharam a Corte com aspirantes de ditador, ativistas e militantes vermelhos desqualificados e medíocres.

  94. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Mais um artigo a ser consultado pelas gerações futuras para entender como o judiciário brasileiro perdeu sua finalidade de existir, como preconizado na Constituição.

  95. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Título perfeito para o artigo de Guzzo sobre Alexandre de Moraes. “De delírio em delírio “,apenas a insanidade mental pode quem sabe explicar os atos desse ministro.Deu muito ruim, ficou sem saída possível, ser odiado por todo povo brasileiro implica em perder a liberdade pessoal que todo ser humano ama,sair a rua para caminhar sem a companhia de seus seguranças. Minha opinião:será que valeu a pena prender tanta gente e ficar prisioneiro em sua ânsia de poder e tirania,acredito que não.

  96. Marbov
    Marbov

    O problema todo é a desinformação

  97. Leonardo Abreu
    Leonardo Abreu

    Como sempre o articulista enfia o dedo na ferida. Xandão do PCC faz tempo cruzou o “ponto de não retorno”. Ele e os iluministros que o apoiam. A sociedade falante vai reagir. É questão de tempo. Isso não vai acabar bem.

  98. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Todos sabemos, que a economia deste regime esquerdopata petralha é a antítese da sustentabilidade. Portanto os golpistas precisam encontrar uma forma de preservarem-se o poder. Sabemos que a lisura eleitoral não existe, mas seria o roubo da eleição a única forma de manterem-se no poder? Enquanto a ganância, o roubo e o ideal comunista impulsionar o governo, isso que temos, não é um governo, mas uma catástrofe para o país.
    Sempre quando você ler uma notícia e o personagem principal for o Luladrão ou algum ministro do STF, lembre-se: “Plus quam oculo conspicitur” = há um significado escondido, no que dizem, maior do que aparenta em seu valor de face. O grande imperador romano Julius Caesar era famoso por conseguir decifrar o significado escondido atrás de um argumento, o qual sempre visava destruí-lo. Um regime esquerdopata que funciona as avesssas, cheio de trapaças e esquemas de corrupção, sempre que qualquer coisa é revelada, acredite-me sempre tem mais coisas acontecendo do que aparenta, tome como exemplo essa nova sopa de letras do Moraes: TSE-CIEDDE parece a sigla dos trapalhões. Portanto, você precisa aprender a vêr através da ilusão, ser presciente e olhar além da neblina e enxergar a essência. Portanto, vamos procurar entender o que esta acontecendo. Vamos usar um exemplo recente. Quando o Luladrão disse que a Petrobras não deve pagar os dividendos extraordinários aos seus acionistas, ele estava desviando o foco de um contrato que irá causar ou gerar um prejuizo de meio bilhão de reais a empresa, mas sua intenção vai muito além de desviar o foco sobre a desvalorização mesmo sabendo que os acionistas tem presciência deste fato, o propósito do Luladrão é fazer a empresa perder valor para depois arrematar as ações ao preço de bananas. Quando disse que a empresa tem que pensar nos 200 milhões de donos, não acionistas da empresa, como entendemos neste caso o acionista é o governo, e ele esta se movendo para assumir o controle total da empresa. Ele chama o mercado de “Dinosauro voraz” que quer tudo para si e nada para o povo, veja que quando ele usa a palavra povo, ele realmente se refere a ele próprio. Esse é o tipo de charlatão que para aplicar o golpe, faz uso de platitudes piedosas e apela ao senso de empatia que existe em nossos corações. Ele usa frases chocantes como: “Será que o mercado não tem pena das pessoas que passam fome”, tudo o que ele diz tem uma finalidade escondida “Plus quam oculo conspicitur”. Vamos então decifrar este paradigma emblemático ou mais essa conspiração do presidente ladrão.
    Todos sabemos que a intenção principal do consórcio Luladrão – STF é transformar nosso país em uma pocilga comunista do tipo Venezuéla. Mas essa transformação não acontece da noite para o dia, inicialmente eles estavam prevendo uma transformação paulatina durante os 4 anos do impostor na presidência, mas depois de terem percebido, com a manifestação da avenida Paulista, que o povo esta do lado da oposição, eles decidiram antecipar o calendário da transformação, mas isso requer muito dinheiro para comprar muita gente e os bancos que estavam inicialmente emprestando-lhes o dinheiro já estão receiosos de calote e cortaram esses empréstimos. Se alguém pesquisar, vai descobrir que os credores, são os mesmos bancos que se beneficiaram da compra dos precatórios que o governo recentemente pagou em seu valor de face. O golpe foi aplicado desta forma: O banco empresta dinheiro ao governo a juros altíssimos, depois sorrateiramente compra os precatórios do povo a um valor defasado, ou ágio de 75% do valor real e logo em seguida recebe do governo seu valor integral, dessa forma recebe o dinheiro de volta e continua recebendo os juros do empréstimo inicial que ainda não foi pago, esse foi mais um golpe que quase passou por debaixo dos panos e obviamente quem perde é sempre o povo. Quem ganha são os bancos e os políticos corruptos e suas abarrotadas contas no exterior. Como esse golpe obteve sucesso, ele também serviu para informar o regime que o povo esta maduro para aceitar mais um grande golpe o qual já esta em andamento. O Consórcio Luladrão – STF ficou mais destemido, arrogante e ousado depois de terem aplicado o golpe do século que foi o roubo das eleições de 2022, agora querem obter o controle estatal sobre a Petrobras. Mas vamos manter o foco deste comentário que é a transformação do país. Se eles sucederem e você quiser visualizar o Brasil do futuro sob o domínio dos esquerdopatas comunistas, basta olhar para a Venezuéla de hoje.
    Como a fonte de dinheiro emprestado esta exaurida, o ladrão precisa de outra fonte de dinheiro que possa suprir suas necessidades e esta fonte é a Petrobras. Ele quer se livrar dos acionistas a um custo baixo da mesma forma que fizeram os bancos com os precatórios e obter 100% de controle estatal sobre a empresa a qual passará a suprir o custo de operar um regime comunista, exatamente como acontece na Venezuéla. Esse é o golpe em andamento. A nossa geração esqueceu que o sistema de propriedade privada é a garantia mais importante da liberdade, as empresas estatais servem para fortalecer o poder do governo sobre o povo. Hoje em dia, temos país-após-país, com seus governos construindo impérios e vivendo no luxo com base no suor e sofrimento das pessoas estóicas que preferem dar o pescoço à coleira, do que lutar pelos seus direitos.
    Caso você queira mudar esse predicamento sombrio, e há muitos sinais de alerta e presságios e prescientes que assinalam o esgotamento do Estado Democrático de direito e a sua substituição por algo totalmente irreconhecível: O Estado de direito como temos hoje. É um sinal outonal – um sinal de civilização em declínio e no seu limite final. Você precisa se envolver na luta contra seus antagonistas. O amor dos esquerdopatas comunistas petralhas dizem ter pelas instituições democráticas é apenas um estratagema, uma fraude piedosa ao estilo Luladrão para enganar as massas. Dentro de uma comunidade comunista não há espaço para a liberdade. Um regime que recompensa a si próprio as custas do sufrágio do povo é apenas uma ofensa criminal glorificada.

  99. James
    James

    Falar diretamente a verdade, se tornou um instrumento, que retira dos julgadores de plantão, o protagonisno na formulação dos juízos e isso a agenda 2030, não aceita, que seja feito com os ministros do STF. Um protagonismo político, está sendo promovido por uma entidade EXTERNA ao país e neste caso, o senado brasileiro, deveria ser o alvo de todo questionamento, pois é o pai, das “crianças”, que estão se impondo demais, no convívio, com o resto da sociedade.
    O poder, não está com ninguém, ele não se presta a isso, ele está com quem mobiliza a maioria com uma verdade absoluta.
    Ele está reinando?
    Deixemos ele pensar que reina, faz parte de sua fantasia de poder.
    O fato principal é que ele está retirando o poder do senado, anula as responsabilidades do legislativo e o protagonismo também, transformando a representatividade em algo nulo, a ditadura perfeita!
    Está na hora de cobrar do senado:
    – CADÊ O PODER DE MEU VOTO ?
    Não elegemos o poder judiciário para dizer, o que podemos ou não podemos dizer, isso é o próprio sequestro da SOBERANIA !
    Passou da hora de cobrar ao senado!
    A VERDADE NÃO PRECISA DE ADVOGADO !
    PRECISA APENAS DE HOMENS DE BEM !

  100. Jonas Ferreira do Nascimento
    Jonas Ferreira do Nascimento

    É… brasileiros, acho que o beco sem saída está logo ali. Mestre Guzzo fez o desenho da situação com a perfeição e criatividades habituais

  101. FERNANDO
    FERNANDO

    NÃO HÁ BEM QUE DURE, MAS TAMBÉM NÃO HÁ MAL QUE NUNCA TERMINE, O TEMPO ESTÁ A NOSSO FAVOR!!!!!

  102. Perecles Antônio Gonçalves Pacheco
    Perecles Antônio Gonçalves Pacheco

    Escrúpulo da consciência não é o caso para o Ministro Moraes. Para ter escrúpulo da consciência é preciso ter escrúpulo e consciência. Logo, algum escrúpulo e alguma consciência não tem o Ministro Moraes.

  103. Katarine Kutchenko
    Katarine Kutchenko

    Esse canalha maldito passou da hora de voltar pro inferno. Além de desequilibrado e um debochado e atrevido, quer desafiar permanentemente o povo. Está se valendo do sangue de barata e passividade dos brasileiros. Desgraçado, com apoio da Gestapo, que foi o que se transformou a PF e do Exército dos inimigos do povo, acha que vai seguir assim até o fim. Não vai! A panela está em alta pressão, uma hora explode.

  104. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    É, meu caro J. R. GUZZO. A coisa vai até onde não for mais possível. E não pode estar longe.
    Não é possível a manutenção do que está aí. Muito menos essa aberração dessa CIEDDD (para mim será assim mesmo), com esses três Ds para ficar bem caractrístico, simbólico do que se trata e se assemelha.
    Infelizmente falta algo no poder legislativo brasileiro. E pelo jeito não há saída possível. No andar da carruagem é muita gente dependurada, se agarrando como pode para a sua manutenção lá!
    Teremos sim mudanças daqui umas cinco ou seis gerações. E olhe lá!
    O Brasil caminha para trás sim, isso é fato, é inegável.

Anterior:
Carta ao Leitor — Edição 208
Próximo:
A inocência assassinada
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.