Pular para o conteúdo
publicidade
Coreia do Norte divulga imagens de Kim Jong Un supervisionando exercícios de lançamento de foguetes ‘supergrandes’ em um lugar não identificado no oeste do país (18/03/2024) | Foto: KNCA via Reuters
Coreia do Norte divulga imagens de Kim Jong-un supervisionando exercícios de lançamento de foguetes ‘supergrandes’, no oeste do país (18/3/2024) | Foto: Reuters
Edição 209

Imagem da Semana: teste de força norte-coreano

A Coreia do Norte lançou mísseis balísticos considerados 'supergrandes' como resposta à escalada da atividade militar dos EUA e da Coreia do Sul

Daniela Giorno
-

Não são exatamente uma novidade os exibicionismos bélicos norte-coreanos supervisionados pelo ditador Kim Jong-un. No entanto, os disparos de mísseis que aconteceram no oeste do país na última segunda, 18, chamaram a atenção do mundo por envolverem múltiplos lançadores de foguetes “supergrandes” e recém-equipados.

Os mísseis voaram a cerca de 320 quilômetros de Pyongyang e caíram nas águas da costa leste da Coreia do Norte, entre a península coreana e o Japão, segundo autoridades sul-coreanas.

A demonstração de força de Pyongyang ocorreu logo depois de as Forças Armadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos terem concluído dez dias de exercícios militares conjuntos anuais em larga escala, no dia 14 de março, e, não por acaso, coincidiram com a visita do chefe de diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, a Seul, na Coreia do Sul.

O ditador norte-coreano Kim Jong-un observa e orienta um teste de mísseis de curto alcance, na Coreia do Norte (18/3/2024) | Foto: KCNA via Reuters

A agência de notícias estatal (KCNA) informou que os exercícios tinham como objetivo testar as “capacidades reais de guerra” de múltiplos lançadores de foguetes de 600 milímetros (23 polegadas). Os exercícios também envolveram a simulação de uma explosão aérea de um projétil a uma altitude predeterminada acima do alvo.

O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, ressaltou que o Norte vem testando um novo tipo de míssel de curto alcance nas últimas semanas, e Seul e Washington estão monitorando se essas armas seriam enviadas para a Rússia. De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o lançador múltiplo de foguetes supergrandes, conhecido como KN-25, é um míssil balístico de curto alcance.

O Departamento de Estado dos EUA também condenou a ação e alegou que ela viola várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU, além de representar uma ameaça à região.

Kim Jong-un, ditador norte-coreano, durante treinamento militar na Coreia do Norte (18/3/2024) | Foto: KCNA via Reuters

Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma imagem relevante na semana. São fotografias esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.

Leia também “O mistério de Kate”

2 comentários
  1. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Muito boa esta coluna.

  2. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    Kim Jong -un representante de mal, afilhado de Lúcifer!

Anterior:
É proibido ser branco
Próximo:
Silas Malafaia, pastor: ‘Alexandre de Moraes trouxe de volta o crime de opinião’
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.