Pular para o conteúdo
publicidade
Dias Toffoli
Dias Toffoli na final da Uefa Champions League, em Londres, na Inglaterra (1º/6/2024) | Foto: Montagem Revista Oeste/Reprodução Redes Sociais
Edição 221

Coveiros afinados (2)

Protetor de culpados, Toffoli absolve até criminosos confessos. Doutor em acusações sem fundamento, Moraes prende até sexagenários atormentados por doenças graves

Augusto Nunes
-

Na final da Champions League, o Real Madrid atravessou quase todo o primeiro tempo, e boa parte do segundo, sofrendo com os sucessivos ataques do Borussia Dortmund. O duelo caminhava para o fim — e para a prorrogação, talvez para a decisão nos pênaltis — quando o talento de craques do time espanhol garantiu a vitória por 2 a 0 e a conquista, pela 15ª vez, do troféu mais cobiçado da Europa. Do apito inicial ao derradeiro, separados por mais de cem minutos, o árbitro esloveno Slavko Vincic esbanjou competência e imparcialidade. Sem ter cometido um único erro relevante, ensinou que não se extinguiu a espécie de juiz que se orienta pelas regras do futebol, vigia todos os lances de perto, decide amparado no que viu e usa seu poder com sensatez.

Essa linhagem faz exatamente o contrário do que vem fazendo há pelo menos cinco anos um dos integrantes da plateia que superlotou o estádio de Wembley: o brasileiro José Antonio Dias Toffoli. Escoltado por um segurança designado pela Polícia Federal (e bancado pelos pagadores de impostos), trajando uma camiseta da equipe madrilenha, o embaixador do Supremo Tribunal Federal cruzou em silêncio o portão de entrada, alojou-se num camarote sem conversar com ninguém, comemorou discretamente os dois gols do Real e mudo voltou para o hotel em Londres. Não deu um pio sobre o jogo, nem comentou o desempenho do colega Vincic. Mas é fácil imaginar o que aconteceria se estivesse no lugar do sensato esloveno: fantasiado de juiz de futebol, Toffoli repetiria o que faz, com uma toga sobre os ombros, para garantir que ele próprio e amigos em perigo se livrassem de ter o sono perturbado por visões de grades, celas, catres e algemas.

O árbitro esloveno Slavko Vincic esbanjou competência e imparcialidade na final da Champions League | Foto: Reuters/Sarah Meyssonnier

O árbitro Toffoli liquidaria a parada com meia dúzia de apitos. Ainda no primeiro tempo, provavelmente expulsaria de campo três destaques do Borussia, enxergaria dois pênaltis inexistentes a favor do Real e encerraria a partida aos 15 minutos da segunda etapa caso os inimigos insistissem em tentar o empate. Exagero? Pois tudo isso (e mais um pouco) é quase nada se confrontado com as proezas colecionadas pelo ministro no interminável esforço para destruir o portentoso baú de provas das delinquências em que se meteu. Nesse acervo figuram as patifarias reveladas por Marcelo Odebrecht para escapar da gaiola pelo atalho da delação premiada.

No vídeo que registra um trecho das confissões, o então principal executivo da maior empreiteira do país identifica o personagem rebatizado pelo departamento de propinas da Odebrecht com o codinome “Amigo do Amigo do Meu Pai”. Com a naturalidade de quem está explicando como se escreve o nome do avô, Marcelo diz que “Meu Pai” era (e continua sendo) Emílio Odebrecht, e que “Amigo do Meu Pai” era (e continua sendo) o presidente Lula. E quem era o “Amigo do Amigo do Meu Pai”, encarregado pelos vampiros de obras públicas de acompanhar o andamento de negociatas bilionárias tramadas em parceria pelo Poder Executivo e vigaristas a serviço da Odebrecht? “O Toffoli”, informa o delator com a placidez de quem acredita desde o berço que todo mundo tem seu preço. No mesmo depoimento, Marcelo lembra que já em 2007 usava tal codinome para referir-se ao advogado que chegara à Casa Civil do primeiro governo Lula no lombo do padrinho José Dirceu. Naquela época, Toffoli parecia ter mais chances de pousar na superfície da Lua do que num gabinete do Supremo Tribunal Federal. Pois não só chegou lá como capricha desde 2019 na pose de destaque de um poder mais poderoso que os outros.

O ônus da prova cabe ao acusador, ensinam há séculos professores de Direito. A menos que o acusador seja o ministro Moraes, decidiu o ex-professor Alexandre

É compreensível que os súditos de Lula contemplem de cócoras a sequência de decisões cafajestes tomadas por Toffoli para fingir que nunca existiram as bandalheiras das quais participou. Mas o Brasil que pensa e presta está farto de abusos. Como pode um ministro que entrou no STF pela porta dos fundos agir com tamanha desfaçatez, sempre confiante no aval de outros bacharéis bisonhos, todos sonhando com a proclamação da ditadura do Judiciário? Vai crescendo no Brasil decente a indignação provocada pela anulação de acordos de delação premiada, pelo perdão das multas impostas aos quadrilheiros, pela impunidade dos recordistas em ladroagens público-privadas e pelo sumiço da montanha de evidências que incriminam também um doutor em tudo que de nada entende.

Recados em código emitidos pelo Congresso sugerem que o Poder Legislativo se move para devolver ao Brasil o Estado Democrático de Direito, reduzido a farrapos por sequestradores de normas constitucionais. Brasileiros efetivamente adultos rejeitam professores de voto, vigas de urna ou donos da verdade com doutorado em fake news. Senadores e deputados federais que tratem de ouvir os gritos do povo que representam. Até que isso aconteça, parceiros improváveis seguirão esbanjando entrosamento. O STF e o governo de um ex-presidiário, por exemplo. Ou Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. O advogado duas vezes reprovado no concurso para ingresso na magistratura paulista é capaz de absolver um serial killer de filme americano capturado no momento em que tentava desferir a vigésima facada nas costas da vítima. O promotor que jamais admitiu a inocência de um réu consegue enxergar uma usina de pecados mortais até num capuchinho canonizado na semana anterior.

O empresário Alberto Leite e o ministro Dias Toffoli na final da Champions League, em Londres, na Inglaterra (1º/6/2024) | Foto: Montagem Revista Oeste/Reprodução Redes Sociais

Numa só semana deste junho, Moraes manteve a condenação do professor aposentado Jaime Junkes, 68 anos, que luta contra um câncer na próstata em estágio avançado, e de Alice dos Santos, 49, atormentada pela epilepsia. Essa opção preferencial pela perversidade vem alcançando altitudes siderais no caso de Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro. Acusado de ter acompanhado o ex-presidente numa viagem à Flórida ocorrida no fim de 2022, Martins está encarcerado num presídio no interior do Paraná, em regime fechado, há quatro meses. Ou 120 dias. Ou quase 3,2 mil horas.

O ônus da prova cabe ao acusador, ensinam há séculos professores de Direito. A menos que o acusador seja o ministro Moraes, decidiu o ex-professor Alexandre. Entre o momento da prisão e esta semana, Martins apresentou uma pilha de cópias de cartões de embarque, passagens aéreas, recibos de Uber e outras provas materiais que desmontaram a mentira forjada para justificar a prisão. No dia em que Bolsonaro embarcou rumo a Orlando, Martins voou para o interior do Paraná, num avião da Latam, e lá permaneceu. Nem assim o ministro, a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal se renderam. Era preciso que autoridades americanas se manifestassem, exigiram. Nesta quarta-feira, 12, o Departamento de Segurança dos Estados Unidos confirmou que a última entrada de Martins no país ocorreu em 18 de setembro de 2022. A ordem de soltura do perseguido deveria ter sido expedida no minuto seguinte ao da chegada do documento, acompanhada de um pedido de desculpas. Passados dois dias, Martins continuava na cela e o Primeiro Carcereiro, em silêncio.

Toffoli e Moraes dividem o noticiário jornalístico há mais de cinco anos. O que já fizeram é suficiente para que dividam um mesmo asterisco no capítulo brasileiro da História Universal da Infâmia.

Dias Toffoli, ministro do STF | Foto: Andressa Anholete/SCO/STF

Leia também “Coveiros afinados”

44 comentários
  1. Regtor
    Regtor

    Toffoli parece que está com o rosto inchado e com vermelhidão. Ou estou enganado?

  2. Carlos Felix
    Carlos Felix

    Até quando essa vergonha do judiciários

  3. Manoela Machado
    Manoela Machado

    espero ver a derrocada desses dois pelo menos … se não for dos 11 que seja desses dois ! já estaria mais ou menos feliz .
    quanto absurdo meu Deus

  4. Ana Regina da Silva
    Ana Regina da Silva

    Nosso congresso não é composto por pessoas de pulso. São fracos e nada farão. Quem puder abandone o barco.

  5. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    ISTO É BRASIL !!
    OU SEJA NÃO TEMOS ETICA E COMPROMISSO COM A VERDADE E COM A HONESTIDADE !!!!!
    COMO PODE ALGUEM QUE VAI JUGAR OU DECIDIR ALGO ACEITAR PRESENTES OU MIMOS.

  6. Hans Herbert Laubmeyer Filho
    Hans Herbert Laubmeyer Filho

    Excelente texto, Augusto. Como sempre.

  7. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    O Brasil já viveu dias memoráveis no futebol com a dupla Pelé x Coutinho, na música com Tonico e Tinoco, Jaqueline Silva e Sandra Pires no vôlei de praia. Eram outros tempos.
    A dupla Moraes x Toffoli será imbatível por muito tempo.
    Jamais poderíamos imaginar que o professor Alexandre um dia incorporaria o Ministro Moraes e iria ignorar tudo o que professou como docente de faculdade e autor de livros dissertando sobre a Constituição que hoje ele mesmo rasga diariamente página por página.
    Toffoli guarda em seu histórico um vídeo no Youtube – 2014 – onde se vangloria do roubo de um processo em São Paulo. Esse é José Antonio Dias Toffoli, reprovado duas vezes para a magistratura paulista e presenteado com a vaga vitalícia de Ministro do STF. O vídeo do roubo do processo foi apenas o ensaio do que seria feito com as provas da Lava Jato e com a anulação das multas aceita pelos próprios corruptores.

  8. Walter Bianchi
    Walter Bianchi

    Este artigo fala pelos brasileiros, “o Brasil que pensa e presta está farto de abusos” e é isso mesmo, o povo está cansado das bandalheiras de Brasília. O que pensam que estão fazendo estas autoridades e onde pensam que vão chegar? Para tudo tem um limite e o do povo está por um fio.

  9. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Eles ainda terão o retorno que merecem. Aguardem.

  10. Francisco José Coelho de Morais
    Francisco José Coelho de Morais

    #STFGolpista

  11. carlos
    carlos

    TRIBUNAL CONSTITUCIONAL JÁ!!!!!!

  12. RONALDO DE OLIVEIRA SILVA
    RONALDO DE OLIVEIRA SILVA

    O crime LESA PATRIA já está mais que configurado nessas absurdas decisões. Agora é saber quem.vai colocar o “guizo” no pescoço desses imperadores de araque ????.

  13. Sergio Hora
    Sergio Hora

    Cadeia será pouco para esses dois. Cadeia será pouco para esses dois.

  14. Alexandre Chamma
    Alexandre Chamma

    O que sempre me pergunto: até quando vamos tolerar esses marginais empoleirados no poder por políticos corruptos? Até quando vamos englorir em seco esses desaforos bandidos? Já não passou da hora de tomarmos vergonha na cara, invadir esse puteiro e colocar esses putos para fora? Com a palavra o brasileiro honesto e pagador de impostos!

  15. Dalva da Silva Prado
    Dalva da Silva Prado

    Mestre Augusto Nunes, sua coragem e lucidez, são sementes que frutificarão brevemente.

  16. gustavo reboucas da palma
    gustavo reboucas da palma

    Vermes peçonhentos.

  17. ODAIR DE ALMEIDA LOPES JÚNIOR
    ODAIR DE ALMEIDA LOPES JÚNIOR

    Quem presta no STF, incluindo os 4 últimos integrantes, que de lá saíram para entrar no esgoto, lugar de onde jamais deveriam ter saído para ingressarem no serviço público?

  18. vanderley donizete das chagas
    vanderley donizete das chagas

    No Brasil contemporâneo se estender sobre ele uma lona vira circo , colocar uma luz vermelha vira zona .
    E nossa classe politica que foi eleita para guiar os destinos desta Nação , não fica nem vermelha de vergonha.

  19. MB
    MB

    Imagino a angústia de uma pessoa injustiçada desta forma. Só que são centenas, no Brasil pós redemocratização e em pleno Século XXI. É inacreditável o que fizeram e continuam a fazer. É inacreditável a manifestação da ‘cartinha da USP’. Todo este atraso e força bruta convivendo conosco, a maioria esmagadora de milhões de Brasileiros. É mesmo um pesadelo.

  20. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Frequentemente falo o mesmo a amigos em estádios de futebol, quando aparece um juiz nitidamente favorável a um time. Um juiz da suprema corte tem a cara de pau de declarar que derrotou um candidato nas eleições, porque um simples juiz de futebol não pode declarar após a partida que derrotou os flamenguistas ou os vascainos? Pobre Brasil…

  21. MNJM
    MNJM

    Mestre Augusto preciso.
    Toffoli e |Moraes são ministros que atuam fora da lei, praticam crimes.
    Revoltante para os cidadãos que trabalham e pagam sem impostos, conviver com tanta safadeza, TIRANIA..
    .

  22. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    oro a Deus pra que caia uma bomba no convescote do GilmarPaloozza, o vulgo boca de sapo, e mate todos os que estiverem lá !!! pra não sobrar um só com vida,
    sem a mínima dó !!
    que liquidasse de uma vez só esses energúmenos!!
    e os que são mais ou menos morreriam por estarem juntos, no lugar errado na hora errada… como diz o ditado

  23. FRANCISCO DE ASSIS AMANCIO
    FRANCISCO DE ASSIS AMANCIO

    que situação lamentável do braziu, árbitros europeus de futebol demonstram mais capacidade do que os ilustres deuses do panteão supremo da mentira e da roubalheira brasileira conhecido por stf.

  24. Marcos Japiassu
    Marcos Japiassu

    Alexandre de Moraes e Dias Toffoli pagarão por seus crimes.

  25. Ligia Maria De Bastiani
    Ligia Maria De Bastiani

    Comportamento de um verdadeiro psicopata, apoiado por seus infames comparsas.

    1. Wanderley Manoel Domingues
      Wanderley Manoel Domingues

      Inchado como um alcoólatra

  26. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Seria uma benção se os juízes de futebol europeus substituísse essas onze trastes do STF

  27. Leonardo Abreu
    Leonardo Abreu

    Cadê o senado da república para deter essa delinquência judicante?

  28. Ademar Duarte
    Ademar Duarte

    Perfeito, mestre Augusto.

  29. Seila Silveira Lemos Valletta
    Seila Silveira Lemos Valletta

    O que mais está preocupando o brasileiro de bem, é a sucessão de atos arbitrários que nunca diminuem , só multiplicam.

  30. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Esses ministros farão parte da A História Universal da Infâmia e da História universal da Crueldade. Falta-lhes Humanidade. A você sobra Talento e Caráter.

  31. Leila marta Vieira Lima
    Leila marta Vieira Lima

    O Brasil caminha sem rumo, sem justiça, sem dignidade. Estamos a mercê de um STF corrupto que destruiu a nossa constituição.

  32. Marcus Magalhães
    Marcus Magalhães

    A cada dia tenho mais certeza de que acertei quando assinei a OESTE, poder ler esse texto do Augusto Nunes, faz valer a pena e mostra que estamos do lado certo. Parabéns Augusto!

  33. Ricardo Gouveia Vitale
    Ricardo Gouveia Vitale

    Inteligentemente preciso e cirúrgico, Augusto Nunes pegou leve na adjetivação com os dois maníacos-terroristas-ditadores Toffoli e Alexandre de Moraes.

    E mais, pegou leve com a PgF: Polícia Gestapo Federal, que executa ordens ilegais e ditatoriais encarcerando inocentes!
    O Brasil foi assassinado em 31 de outubro de 2022.

  34. Alex Rodrigues dos Santos
    Alex Rodrigues dos Santos

    Essa é a justiça que temos no País!

  35. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    falaram no bar da esquina que agora o Xandão vai exigir ao Felipe Martins provas de que ele não entrou nos EUA pela fronteira mexicana com o apoio de um coyote.

  36. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Isso é o que podemos dizer Hernaça maldita, promovido por um hipócrita e apoio popular.

  37. Ramon Stocco
    Ramon Stocco

    Isso tudo é muito revoltante. É muita injustiça, muita falta de empatia pelas pessoas e pelo que é correto. É um completo absurdo

  38. MARCIO MARQUES PRADO
    MARCIO MARQUES PRADO

    A OAB não se pronuncia? Onde foram parar os juristas autênticos? O Dr. Sebastião Coelho está se esgoelando sem que o Congresso e os líderes empresariais digam, ‘basta’!

  39. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Notei bem a foto de Toffoli nesse brilhante artigo de Augusto Nunes, engordou bastante e está com o rosto inchado, será minha impressão?acho que a alimentação e bebidas no STF estão deveras abundantes…

  40. Flavio Casaccia
    Flavio Casaccia

    Sei que alguns são avessos a leitura . Tem os autos do processo da Lava Jato, áudios, enfim, provas cabais dos crimes cometidos. E tudo isso complementa-se no livro A Organização da jornalista Malu Gaspar. Para quem não convence do que está nos autos a leitura desse livro. Flávio Casaccia

    1. Marcia Neves Sabino de lima
      Marcia Neves Sabino de lima

      Os desmandos desse STF já chegaram a um nível insuportavel os outros Ministros do STF, juízes , OAB calados e o Senado covarde nada faz.

  41. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    dinastia do mal.
    estamos muito mal representados no poder judiciário.
    desmandos parece ser a ordem primordial.
    pobre e podre Brasil.
    estamos vivendo um verdadeiro “SILÊNCIO DOS INOCENTES”.

  42. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros

    Trata-se não apenas de escandalosíssimo CRIME de abuso de autoridade, mas também de inacreditável violência contra direitos individuais do cidadão Filipe Martins e que, portanto, atinge em cheio a sociedade brasileira. E é obrigatório e urgente que se tenha em mente que o silêncio CRIMINOSO do Senado Federal, do Ministério Público, da imprensa aloprada e de todas as demais instituições que ainda existem os iguala a esse pseudojuiz que surgiu do bolso traseiro de um tal Michel Temer.

Anterior:
A Europa está dizendo ‘chega’
Próximo:
O ‘Gabinete da Ousadia’
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.