Pular para o conteúdo
publicidade
Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, ministros do STF | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Edição 218

Coveiros afinados

Toffoli e Moraes tentam apressar o enterro de verdades que nunca morrerão

Augusto Nunes
-

Que García Márquez, que nada. Muito mais assombroso que o universo fictício criado pelo grande escritor colombiano é o estranho país que desde o início de 2020 vem sendo redesenhado por 11 figuras que, em silêncio e vestindo trajes normais, parecem gente como a gente. As diferenças começam pelo dialeto que falam: nada a ver com a língua usada no resto do país. Acentuam-se quando usam a fantasia completa: versão nativa da capa que promove a Super-Homem o introvertido jornalista Clark Kent, a toga pendurada nos ombros do mais medíocre bacharel em Direito anuncia a entrada em cena de um Doutor em Tudo, um Eminente Superjuiz, uma sumidade a serviço do Supremo Tribunal Federal, uma alta patente da tropa que recriou o Poder Moderador para salvar a democracia em perigo com métodos que até um ditador parido pelo realismo fantástico acharia exagerados.

Que Cem Anos de Solidão, que nada. A esplêndida saga do clã que não terá uma segunda chance na face da Terra é coisa de amador se confrontada com o que fazem e desfazem as estrelas (e os roteiristas) do mais longo e intragável faroeste à brasileira. O coronel Aureliano Buendia meteu-se em dezenas de revoluções. Perdeu todas. Numa visita à cidade natal, o filho revolucionário foi impedido de abraçar a mãe pelos soldados designados para garantir-lhe a integridade física. No Brasil controlado pelo STF, o ministro Alexandre de Moraes não dispensa a companhia de oito brucutus nem para zanzar pelo clube do qual é sócio. O esquema de segurança não permite que os brasileiros ao menos apertem as mãos do homem que os livrou da ressurreição do fascismo ao sufocar o primeiro golpe de Estado orientado por uma minuta, abastecido por um vendedor de algodão-doce e consumado por civis desarmados e sem comandantes com experiência militar.

O ministro Alexandre de Moraes não dispensa a companhia de oito brucutus nem para zanzar pelo clube do qual é sócio | Foto: Antonio Augusto/SCO/STF

Se faltam autores brasileiros no ranking dos melhores do realismo fantástico, não é por falta de personagens prontos e acabados. Em O Outono do Patriarca, García Márquez criou um ditador de idade indefinida (calcula-se que tem mais de 107 anos e menos de 232). Alexandre de Moraes terá de viver ao menos mais dois séculos, sem aposentar-se, para concluir o julgamento dos casos que o transformaram em gerente da maior e mais vagarosa Vara Criminal do planeta. O Primeiro Carcereiro disse recentemente que são mais de 2 mil. Não é pouca coisa. Mas o sorriso que acompanhou o cálculo avisou que está longe do fim o aumento da população carcerária embutido no recado que fez publicamente ao parceiro Dias Toffoli em outro comício sem plateia: “Tem muita gente pra prendê, muita multa pra aplicá”, animou-se o carrasco de plurais, direitos e liberdades. 

Daqui a muitos anos, diante das verdades preservadas por um punhado de jornalistas decentes, todo brasileiro com mais de dez neurônios se perguntará o que aconteceu com o Brasil na primeira metade da terceira década do século 21

“Os idiotas perderam o pudor e estão por toda parte”, constatou Nelson Rodrigues na década de 1970. Passados 50 anos, sobram imbecis também na cúpula dos Três Poderes. Alguns ajudam a piorar o Judiciário, mas no Supremo prevalece a tribo dos napoleões de hospício sem remédio. Daqui a muitos anos, diante das verdades preservadas por um punhado de jornalistas decentes, todo brasileiro com mais de dez neurônios se perguntará o que aconteceu com o Brasil na primeira metade da terceira década do século 21. Em cinco anos, o STF pariu o flagrante perpétuo, a presunção de culpa, a prisão sem julgamento, a multa com seis zeros, a verdade oficial, a prisão provisória sem prazo para terminar, o criminoso que não descumpriu nenhuma lei em vigor e outras obscenidades chicaneiras. Decidiu que o ônus da prova agora cabe ao acusado, revogou o devido processo local, aposentou o sistema acusatório e o direito de ampla defesa, tornou rotineira a condenação por decisão monocrática de quem não pode ser julgado pelo Supremo. Fora o resto.

Nesta semana, o Brasil que pensa e presta foi insultado por outra carga de cavalaria liderada pela mais insolente dupla de coveiros da Justiça, dos direitos democráticos e do Estado de Direito. Indignado com os brasileiros que rejeitaram a meia-liberdade, jogaram tornozeleiras no lixo e partiram para o exílio, Alexandre de Moraes anunciou que vai prender de novo homens e mulheres que soltou por falta de provas para condená-los. Perfeitamente afinado com o parceiro, Dias Toffoli decidiu que o empreiteiro Marcelo Odebrecht não cometeu as ilegalidades que confessou em depoimento eternizado num vídeo. Coisa de doido? Não deixa de ser. Mas há uma lógica por trás dessas loucuras, como provará esta coluna na próxima edição. 

O empreiteiro Marcelo Odebrecht, segundo Dias Toffoli, não cometeu as ilegalidades que confessou em depoimento eternizado num vídeo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mais importante ainda: é uma indignidade inútil. Mesmo enterrada, a verdade segue viva. E logo estará assombrando os que se julgam condenados à eterna impunidade.

Leia também “O que aconteceu com Cármen Lúcia?”

33 comentários
  1. Manfredo Rosa
    Manfredo Rosa

    Usam essas vestimentas ridículas, humilham os funcionários que arrastam as cadeiras para se sentarem, invocam liturgias e superioridade, enfim, uma coleção de subjetividades do status visando alcançar um respeito que não conseguem objetivamente no cumprimento do papel.

  2. Manfredo Rosa
    Manfredo Rosa

    Brilhante Augusto Nunes, como sempre. O paralelo com o Cem Anos de solidão vem a calhar.
    “Deixou-se arrastar pela sua imaginação até um estado de delírio perpétuo do qual não voltou a se recuperar”. “…

  3. Daniel BG
    Daniel BG

    Magnífico, Augusto Nunes!
    E até Elon Musk, que observava de fora, não deixou de cutucar o Alexandre de Voldemort.

  4. Alfredo Miranda de Mello
    Alfredo Miranda de Mello

    É O PRÓPRIO EGGMAN DA MUSICA I AM THE WALRUS DOS BEATLES.

  5. Francisco Valberto Paes Rodrigues
    Francisco Valberto Paes Rodrigues

    Simplesmente, espetacular mestre Augusto….

  6. Hans Herbert Laubmeyer Filho
    Hans Herbert Laubmeyer Filho

    Brilhante.

  7. Clarissa Franchi Battistin
    Clarissa Franchi Battistin

    Excelente artigo, mestre Augusto! Apenas uma observação, caso o senhor tenha desejado escrever: “devido processo legal”, a última constou como “local”.

  8. Edson procidonio da silva
    Edson procidonio da silva

    Vamos esperar a segunda parte. Brilhante mestre Augusto Nunes.

  9. Valesca Frois Nassif
    Valesca Frois Nassif

    O texto sempre brilhante de nosso mestre! Parabéns !

  10. Sônia Dias Mecking
    Sônia Dias Mecking

    E a ruim sou eu.

  11. WILSON SANCHES
    WILSON SANCHES

    Brilhante como sempre, Augusto Nunes. Um texto corajoso e que acusa quem realmente comete crimes. Um dia essa composição do consorcio PT/STF será julgada pela verdadeira justiça do povo e jogada no lixo da história.

  12. Frederico Oliveira dos Santos Melo
    Frederico Oliveira dos Santos Melo

    Mais uma excelente análise da nossa triste realidade!

  13. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    excelente artigo Augusto Nunes! digno de aplausos !!
    esse consórcio Lula PT STF Globo Lixo tem que ser extirpado da face da terra ! como disse o nine( Lula ladrao ) no caso dos envolvidos no “espancamento” do filho do super ministro no aeroporto de Roma

  14. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Acredito que chegará o momento que agentes fora da lei, como Alexandre de Moraes e o ”amigo do amigo do meu pai”, terão de ser responsabilizados por tudo que cometeram e ainda virão a cometer.

  15. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Augusto sempre muito corajoso e honesto com os fatos. Temos que voltar a exigir o VOTO IMPRESSO para tranquilizar democratas honestos que jamais questionarão resultados AUDITADOS. Para que precisa de LEI ou PEC para implantar o VOTO IMPRESSO sabendo que é a única forma de AUDITAR urnas eletrônicas?.
    Dessa forma o eleitor será o primeiro AUDITOR de seu voto ao saber que ele estará contido nas duas urnas, a eletrônica e a lacrada com o VOTO IMPRESSO. Ai sim, democratas conservadores, liberais e honestos jamais questionarão as urnas eletrônicas que continuarão servindo ao País, agora AUDITADAS. Quem ousará fraude-las?

  16. Maria das Graças Vargas Boëchat da Silva
    Maria das Graças Vargas Boëchat da Silva

    E esses fatos teimosos em aparecer estão dando sinais de que são imortais. A Revisar Oeste segue na luta para nao deixar que a verdade seja esquecida. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  17. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    A história registrará a atual composição do STF como a pior de todos os tempos.
    É um escárnio com ações à revelia da legislação vigente.

  18. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Oxalá Augusto Nunes, todos esses pilantras que estão no stablichment público são milionários, fortunas adquiridas com roubo e corrupção. Esperemos que sejam presos e devolvam todos os bens pertencentes a população

  19. ELIAS
    ELIAS

    Cada dia de inoperância e submissão do Congresso Nacional fortalece a crença desses senhores de capa preta de que são capazes de praticar os atos que bem entendem, reescrevendo a história e anulando folhas corridas de amigos e amigos dos amigos assaltantes de cofres públicos.
    Mais uma vez, parabéns pela coragem de escrever mais um artigo que não deixa morrer a verdade.

  20. Luiz fernando Chalet ferreira
    Luiz fernando Chalet ferreira

    São ministros do mal. São eternos, não sofrem acidente de bala perdida, queda de avião , osso de frango, dengue, lagosta vencida, etc… O que Deus reserva para esses caras, que pra manter a democracia e o livre pensar precisam de carros blindados, seguranças , comissão de frente e muiiittta grana ?????

  21. Olnei Pinto
    Olnei Pinto

    Esse seu artigo é digno de enquadrar e pendurar na sala de visitas.

  22. A-DDS
    A-DDS

    Já viralizou nas redes sociais o vídeo em que o o ex-DESEMBARGADOR Sebastião Coelho orienta aos brasileiros de bem sobre qual atitude tomar, a qual,sem falsa modéstia, sempre defendi.
    TEMOS QUE PARALISAR O PAÏS. Agora sim cabe o FIQUE EM CASA.
    CAMINHONEIROS, nada de obstruir as estradas. Basta não carregar os veículos ( a não ser o que irão transportar medicamentos). Deixem os caminhões nos pátios das transportadoras.
    NÃO RECOLHAM IMPOSTOS, SEJAM QUAIS FOREM. Deixar de pagar NÃO É CRIME, É INADIMPLÊNCIA.
    Sem dinheiro para pagar os salários astronômicos de deputados e senadores, sem dinheiro para comprar as lagostas e vinhos premiados dos abutres de toga, sem dinheiro para pagar os soldos fos generalecos melancias, esse DESGOVERNO NÃO AGUENTA UM MÊS. Está tudo no vídeo desse verdadeiro HERÓI chamado Sebastião Coelho. Louvemos sua corajosa atitude colococando-a em prática. DESOBEDIÊNCIA CIVIL, JÁ!

  23. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Se parar pra pensar esses dois estão comandando o país. Fazem o q fazem e são inatingíveis. Toga no Brasil e coroa

  24. André Lima Passos
    André Lima Passos

    Onde está escrito “segunda década do século 21” leia-se “terceira década do século 21”.

  25. João Carlos Félix Souza
    João Carlos Félix Souza

    Excelente!!!! Como a história se repete e as pessoas precisam sempre estarem alertas. Como um influente ditador contamina toda uma geração de estupidos. O Nazismo é o maior exemplo.

  26. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    Excelente artigo.
    Como sempre, Sr. Augusto Nunes.
    Gostaria que os Ministros do STF e afins, respondesse.
    Senhores Min. do STF.
    Queria saber com todo respeito se os Senhores acreditam mesmo que não houve no Brasil, nenhuma corrupção?
    Não houve: MENSALÃO, MENSALINHO, PETROLÃO, MALA DE DINHEIRO, DÓLARES NA CUECA, DÓLARES NA MALA DA PIZZARIA, APARTAMENTO COM MILHÕES DE R$, SÍTIO DE ATIBAIA, TRIPLEX, EMPREITEIRAS, DEVOLUÇÃO DE MILHÕES DE R$, CONFISCO DE MILHÕES DE DÓLARES DO EXTERIOR, DESFALQUES NOS FUNDOS DE PENSÕES, CORREIOS, ELETROBRÁS, DESVIOS DE MILHÕES DO BNDS, DESVIOS DE MILHOES DAS INACABADAS REFINARIAS, FRAUDE NA COMPRA DA REFINARIA DE PASSADINA COM MILHÕES EM PROPINAS,, ETC…Se os Senhores, acreditam mesmo e estão convictos que todos os envolvidos são INOCENTES e merecem perdão, extinção de penas e o não pagamento dos acordos e devolução das multas já recolhidas liberdade para todos os envolvidos nas negociatas é válido?
    Na minha humilde opinião, NÃO CONCORDO E NÃO ACREDITO.
    E agora… Uma pequena AMOSTRA dos Governos anteriores do Lula.
    1. Caso Pinheiro Landim
    2. Caso Celso Daniel
    3. Caso Toninho do PT
    4. Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
    5. Escândalo do Proprinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha )
    6. CPI do Banestado
    7. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
    8. Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
    9. Privatização das Estatais no Primeiro Ano do Governo Lula
    10. Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
    11. Irregularidades do Fome Zero
    12. Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
    13. Escândalo do Ministério do Trabalho
    14. Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
    15. Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Pan-americanos)
    16. Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queiroz)
    17. Operação Anaconda
    18. Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
    19. Caso José Eduardo Dutra
    20. Escândalo dos Frangos (em Roraima)
    21. Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
    22. Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
    23. Expulsão dos Políticos do PT
    24. Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
    25. Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
    26. Escândalo da ONG Ágora
    27. Escândalo dos Copos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champanhe, licor e whisky)
    28. Caso Henrique Meirelles
    29. Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
    30. Caso Cássio Caseb
    31. Caso Kroll
    32. Conselho Federal de Jornalismo
    33. Escândalo dos Vampiros
    34. Escândalo das Fotos de Herzog
    35. Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
    36. Escândalo do PTB (Oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado)
    37. Caso Antônio Celso Cipriani
    38. Irregularidades na Bolsa-Escola
    39. Caso Flamarion Portela
    40. Irregularidades na Bolsa-Família
    41. Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência
    42. Irregularidades do Programa Restaurante Popular (Projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
    43. Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
    44. Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
    45. Escândalo do IRB
    46. Escândalo da Novadata
    47. Escândalo da Usina de Itaipu
    48. Escândalo das Furnas
    49. Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
    50. Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
    51. Escândalo da SECOM.
    52. Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
    53. Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
    54. Escândalo da CPEM
    55. Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
    56. Caso Marka/FonteCindam
    57. Escândalo dos Dólares na Cueca
    58. Escândalo do Banco Santos
    59. Escândalo Daniel Dantas – Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
    60. Escândalo da Interbrazil
    61. Caso Toninho da Barcelona
    62. Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
    63. Caso dos Dólares de Cuba
    64. Doação de Roupas da Lu Alckmin
    65. Doação de Terninhos de Marísa da Silva
    66. Escândalo da Nossa Caixa
    67. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
    68. Escândalo das Cartilhas do PT
    69. Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
    70. Escândalo do Proer
    71. Escândalo dos Fundos de Pensão
    72. Escândalo dos Grampos na Abin
    73. Escândalo do Foro de São Paulo
    74. Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
    75. Escândalo do Mensalinho
    76. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
    77. 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin ( em São Paulo )
    78. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
    79. Crise da Varig
    80. Escândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
    81. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
    82. CPI da Imigração Ilegal
    83. CPI do Tráfico de Armas
    84. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC
    85. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST
    86. Operação Confraria
    87. Operação Dominó
    88. Operação Saúva
    89. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
    90. Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
    91. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
    92. Escândalo dos Grampos no TSE
    93. Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)
    94. ONG Unitrabalho
    95. Escândalo da Renascer em Cristo
    96. CPI das ONGs
    97. Operação Testamento
    98. CPI do Apagão Aéreo ( Câmara dos Deputados)
    99. Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão )
    100. Operação Navalha
    101. Operação Xeque-Mate
    102. Escândalo da Venda da Varig.
    Senhores, aguardem, que agora neste terceiro Desgoverno virá muito mais.
    Basta ver as estatais sendo sucateadas e entregues aos mesmos do passado, a maioria na LISTA DA ODEBRECHT, volta da ELETROBRAS, obras nas REFINARIAS INACABADAS, que foram bilhões de R$ desviados, PETROBRAS, entregues aos mesmos diretores dos Gov. anteriores, o BNDS, ajudando os amigos e países falidos, etc…

  27. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Fantástico Augusto Nunes , Trump sendo eleito nos USA esses Urubus borrarão as calças , se curvaram ante o império americano a não ser que a justiça divina faça sua parte antes.

  28. Alem Alberto Chedid
    Alem Alberto Chedid

    Fazem e desfazem a seu bel prazer, cospem na cara do povo e anulam a lava jato por problema no CEP. Canalhas! Nunca pensei em ter saudade dos crimes do colarinho branco! São coisas do jardim de infância comparados aos crimes da Toga Preta!! Delenda STF

  29. jorge alves
    jorge alves

    A FATURA UM DIA CHEGARÁ PARA OS SENHORES VEM LÁ DE CIMA AGUARDEM !!!!!!

  30. João Cirilo
    João Cirilo

    Gostei muito do artigo e especialmente do último parágrafo: é nisso que se prende meu tênue fio de esperança.

    Esperança mesmo assim claudicante: vai que a verdade aparece e essas almas penadas fiquem sem voz.

    Só? E aí está o meu medo. A terrível e vergonhosa inércia e paumolescência da Direita, que é bem capaz, em nome do bem comum ou outra muleta qualquer passar uma borracha em tudo; e assim criar, aos monstros de 64 que teimam em zanzar por aí, os novos.

    E aí não tem Brasil pujante que sobreviva. Até ele morrerá com tantas vergastadas a torto e a direito.

  31. Ed Camargo
    Ed Camargo

    O poder não apenas corrompe, mas também amplia as psicopatologias existentes, ao mesmo tempo que cria novas. Fomentada pela lisonja dos subordinados e pelos cânticos das multidões, a grandiosidade de um líder político pode transformar-se em grotescas ilusões de grandeza. Os traços sociopatas podem ser amplificados à medida que o líder descobre que pode violar as normas da sociedade civil e até cometer crimes impunemente sem sofrer quaisquer consequências por sua conduta desprezível. E o líder que governa através do medo, da mentira e da traição pode tornar-se cada vez mais isolado e paranóico, uma vez que a lealdade até mesmo dos seus confidentes mais próximos deve ser para sempre suspeita.
    Luladrão e sua sindrome ou transtorno de personalidade narcisista representa uma ameaça multidimensional ao nosso país. Da mesma forma ou no mesmo barco estão os membros do STF. É difícil para os homens em altos cargos e posição de poder, evitar o mal da auto-ilusão. Eles estão sempre rodeados de adoradores. Eles estão constantemente, e na maioria das vezes sinceramente, seguros de sua grandeza. Vivem numa atmosfera artificial de adulação e exaltação que, mais cedo ou mais tarde, prejudica o seu julgamento e se tornam monstros indignos de consideração humana, monstros incapazes de discernir o certo do errado. Quando a razão é abandonada e a fantasia estúpida é glorificada, monstros impossíveis são produzidos.

  32. MNJM
    MNJM

    Falta decência a esses ministros , uma Suprema Corte desmoralizada por todas as atrocidades praticadas por esses togados.
    Uma vergonha para o país.

  33. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Todos esses urubus são péssimos, inclusive os indicados por Bolsonaro. Mas nesse excelente texto de Augusto Nunes,os que aparecem na foto cochichando maldades são os campeões da tirania. Não sobra um com um mínimo de ética e decoro.

Anterior:
‘Todes’, ‘menines’ e o STF
Próximo:
Nobel de Efeitos Especiais
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.