Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Montagem Revista Oeste/Shutterstock
Edição 231

Carta ao Leitor — Edição 231

A saída da rede social X do Brasil e as obrigações impostas a presos do 8 de janeiro estão entre os destaques desta edição

Redação Oeste
-

Um dos motivos mais frequentes para uma empresa internacional desistir de um país com um mercado consumidor significativo é a discordância com a legislação local. Aqui no Brasil as coisas são diferentes. Há dias, a rede social X (ex-Twitter) anunciou que fecharia seu escritório no país, não por divergir da lei brasileira, mas por querer cumpri-la.

Esse é o fruto mais recente da árvore envenenada plantada pelo Supremo Tribunal Federal em abril de 2019. Naquele mês, a revista Crusoé foi censurada depois de revelar que “Amigo do amigo do meu pai” era o codinome usado por Marcelo Odebrecht para referir-se ao ministro Dias Toffoli na correspondência interna da empreiteira.

“Viver fora da lei é o ‘novo normal’ imposto ao Brasil pelo STF”, escreve J.R. Guzzo no artigo de capa desta edição. A atitude da rede social, como explica Guzzo, “é mais uma consequência direta das decisões sistemáticas de Alexandre de Moraes para censurar as redes sociais e perseguir os seus usuários. O caso é a cara do Brasil sem lei, onde o veneno só produz veneno”.

Os desdobramentos da desistência de Elon Musk, que igualaram o país ao patamar de autocracias como a Rússia, o Irã e a Coreia do Norte, são comentados em detalhes na reportagem de Loriane Comeli. A análise do assunto é completada por Dagomir Marquezi, que explica por que Musk é considerado hoje “o novo Judas” — tanto por aqui quanto fora do Brasil.

Por falar em ilegalidades, Cristyan Costa revela o que é efetivamente ensinado no Curso da Democracia, outro monumento à criatividade delirante erguido por Alexandre de Moraes. Submeter-se a essas aulas é uma das exigências prescritas para os presos do 8 de janeiro que assinam o acordo de não persecução penal, documento em que assumem a culpa por crimes que não praticaram.

Duas lições, por exemplo, compõem uma sessão de tortura aplicada à História e à sensatez. Primeira: “Hitler foi um ditador de direita e esse espectro político é um dos responsáveis pelo Holocausto”. Segunda: “O STF é o Poder Moderador”.

Enquanto impõem penas inverossímeis a sexagenários e doentes crônicos, os ministros encontram tempo para invadir territórios pertencentes ao Poder Legislativo. Os 11 integrantes da Corte reuniram-se com os presidentes da Câmara e do Senado, supervisionados por dois representantes do Poder Executivo, para discutir as chamadas emendas Pix.

“É esse o grupo que decide os rumos do país”, constata Silvio Navarro. O número de assentos destinados a cada um dos Poderes, observa, deixa claro quem manda.

Boa leitura.

Branca Nunes,

Diretora de Redação

Capa da Revista Oeste, edição 231 | Foto: Revista Oeste/Gerada por IA/Freepik
5 comentários
  1. Adailton Ribeiro de Oliveira
    Adailton Ribeiro de Oliveira

    Triste realidade que o país está enfrentando, e o pior é saber que o fim dessa novela mexicana não está próximo. Que Deus nos ajude, que Deus ajude o Brasil de bem.

  2. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    É muita cara de pau desta quadrilha instalada em Brasília, com esse ”cursinho” da democracia. Vigaristas!

  3. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Começo sempre pela Carta nas noites de sexta. Melhor que bar é ficar em casa com um uísque cowboy, presunto de Parma, queijo da Canastra, cavalo arriado, rumo ao Oeste.

    1. Antonio Carlos Rodrigues
      Antonio Carlos Rodrigues

      É isso aí,para quem quer ter conhecimento das atualidades, sem viés político. Espera sexta feira a note, para isso

  4. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Jornalismo Top,essa é e sempre foi a marca da Revista Oeste. Os assinantes estarão sempre ao lado de quem sempre lutou pela verdade e contra a tirania e corrupção.

Anterior:
Um Brasil degenerado
Próximo:
Jobim é isso aí
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.