Pular para o conteúdo
publicidade
Pablo Marçal tornou-se o candidato mais falado à prefeitura da maior, mais rica e mais importante cidade do Brasil | Montagem: Revista Oeste/Divulgação
Edição 232

Marçal e os outros

Seja qual for o resultado da eleição municipal de São Paulo, o tapa na cara da política brasileira já está dado

J. R. Guzzo
-

Esqueça por um instante quem é Pablo Marçal, quais são os motivos de sua briga com Jair Bolsonaro & Família e o que ele tem a ver com o governo, o centrão, as oposições, o STF e o resto do elenco. Esqueça quais são as suas credenciais, ou a ausência delas — mesmo porque até pouco tempo atrás muita gente, e provavelmente você mesmo, nunca tinha ouvido falar dele. Esqueça até o seu currículo, ou se ele é bom, médio, ruim, péssimo, ou nenhuma dessas coisas. O que de fato interessa, e praticamente não se discute, é o seguinte: como e por que um cidadão que até três meses não existia no mundo político do Brasil, nunca teve um cargo público na vida, não está num partido de verdade e não conta com um único minuto no programa eleitoral na televisão tornou-se o candidato mais falado à prefeitura da maior, mais rica e mais importante cidade do Brasil.

Pablo Marçal, por tudo que ensina a sabedoria concentrada dos analistas políticos brasileiros, não deveria existir. Mas existe. A Revista Oeste, que a cada semana faz um esforço danado para manter os seus leitores a par do que acontece na vida política, chegou à sua edição 231 sem publicar uma única matéria sobre Marçal. Saiu alguma coisa no noticiário recente do site — mas antes disso, para falar francamente, nada. As classes que se acreditam civilizadas nunca tiveram a menor ideia de quem ele fosse. Em Brasília, no arco que vai dos Liras aos Pachecos, dos gatos gordos dos 37 ministérios de Lula aos gatos gordos do alto Judiciário, Marçal era um triplo zero até agora. A mídia também não sabia da sua existência — e quando soube, semanas atrás, entrou imediatamente num acesso histérico de denúncias contra ele. O fato, em suma, é que ninguém viu nada.

Marçal sofre ataques e denúncias histéricas da mídia | Foto: Divulgação

É chato, mas é isso. Marçal, que não era nada, é hoje um dos três candidatos mais cotados nas pesquisas para ganhar a eleição de prefeito em São Paulo. Pode até já estar em primeiro lugar na disputa — e daqui à eleição, apanhando dos adversários e da mídia do jeito que apanha, tem tempo para crescer mais ainda. Deveria ser o contrário. Com o fogo inimigo que tem tomado por causa do que fez no passado, faz no presente e pode fazer no futuro, era para estar morto e enterrado. Mas, quanto piores são as acusações, quanto mais os outros se juntam para atirar nele e quanto pior fica a sua fama, mais ele cresce. Eis aí, justamente, um dos problemas mais enjoados com Marçal: seus eleitores, até agora, estão pouco se lixando para o que falam dele. Há acusações de convívio com PCC, fraude bancária na sua juventude, condenações penais prescritas, o diabo. Não adianta nada — em vez de descer, ele sobe.

O que mais chama atenção nisso tudo é um fato inaceitável perante as doutrinas, as convicções e o mindset de todos os que acreditam entender de política: um número grande demais de eleitores paulistanos quer votar num candidato como Pablo Marçal. Há anos o mundo político constrói castelos com suas candidaturas e “engenharias políticas” para ganhar a prefeitura da capital econômica do Brasil. Os jornalistas especializados, e os especialistas ouvidos pelos jornalistas, fazem análises. As mesas redondas explicam por A + B que está acontecendo isso e aquilo. Mas não contavam, nenhum deles, com as curvas da vida real do Brasil de hoje — há muito mais gente querendo ver Marçal como prefeito de São Paulo do que interessada em ouvir os jornalistas, e especialistas, e analistas.

O resultado é que o mundo das ideias permitidas, esse mesmo que passa a vida dizendo que não há solução fora da experiência, do jogo de cintura e da sabedoria final dos “políticos”, começa a entrar num estado de pré-pânico. A Justiça Eleitoral, por exemplo, já começou a ser Justiça Eleitoral. Pablo Marçal, até outro dia, tinha 13 milhões de seguidores no Instagram — o mesmo que Lula, que é presidente da República e está na política há mais de 40 anos. É o tipo de coisa que deixa o ministro Alexandre de Moraes fora de si, caso o dono dessa fortuna digital não seja de “esquerda” — e Marçal é o oposto disso. Pior ainda, sabe usar suas redes melhor que os adversários. O TRE de São Paulo, naturalmente, já bloqueou os seus perfis, por “abuso de poder econômico” na turbinagem da sua audiência.

Depois de ter sua conta no Instagram bloqueada, a conta reserva de Pablo Marçal já supera 3 milhões de seguidores | Foto: Reprodução/Instagram

Não está claro quanto isso vai ser útil para os propósitos do TRE e dos adversários moderados-centristas-equilibrados de Marçal. Em quatro dias, conseguiu atrair mais de 3 milhões de fãs para os novos perfis que criou — e é rede social que conta para ele, não horário eleitoral na televisão. Vai ser preciso derrubar seus perfis de novo, para impedir que Marçal se comunique com a massa até a eleição — ou cassar o registro da candidatura, para resolver o problema logo de uma vez. É a jurisprudência do “perigo de gol” em vigor hoje em dia no sistema judiciário do Brasil. Esse ou aquele candidato ameaça ganhar a eleição? Então ele fica proibido de concorrer. Vira “inelegível”, como os candidatos da oposição na Justiça da Venezuela — e um certo candidato no Brasil. Marçal com certeza está a perigo. Insulta os adversários, faz acusações sem prova, chama para a briga e chuta o balde em geral, numa espécie de programa de auditório do tipo “vale-tudo”. Outros também fazem isso. Mas o TRE está atrás de Marçal, não dos outros.

Seja qual for o resultado da eleição municipal de São Paulo, o tapa na cara da política brasileira já está dado. Enquanto os demais candidatos e seus padroeiros olham para Marçal e gritam “perigo”, um número cada vez maior de eleitores responde: “O perigo são vocês”. Alguma coisa está profundamente errada, sem dúvida, quando um estreante na vida pública, sem exibir qualquer programa coerente para qualquer das questões vitais de uma cidade com 12 milhões de habitantes e PIB por volta de R$ 1 trilhão, chega aonde ele chegou. O recado do paulistano, aí, pode ser perturbador: “E os programas de vocês todos, candidatos da boa ordem — valem o quê? Quando valeram alguma coisa?” O eleitor de São Paulo parece ter uma percepção e uma certeza. A percepção é que a cidade está um lixo. A certeza é que não foi Marçal que criou esse lixo. Por que, então, ele seria pior que os outros?

Em 2018, quando era candidato à Presidência da República, Guilherme Boulos declarou em uma sabatina que Venezuela e Cuba não eram ditaduras | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Guilherme Boulos (Psol) e Pablo Marçal (PRTB), candidatos à prefeitura de São Paulo, estão tecnicamente empatados nas pesquisas de intenção de voto (Quaest), com 22% e 19%, respectivamente | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O fato é que a candidatura de Pablo Marçal expõe, mais uma vez, toda a fragilidade da geringonça amarrada com barbante que é o mundo político no Brasil. Isso aqui, segundo o STF e outros tantos, é uma democracia — mas não pode funcionar como democracia, pois nesse caso o povo vai votar em quem quiser nas eleições. E se o povo quiser um candidato como Marçal? Já quis votar em Jair Bolsonaro, seis anos atrás, e o “problema Bolsonaro” continua até hoje. Ele já governou, já saiu do governo, está proibido de se candidatar até 2030, tem processo até por cartão de vacina — e a coisa não resolve. Acabou se transformando na prioridade política mais neurótica que um governo brasileiro já teve na História recente. Não é só o governo. O STF, o MP, a esquerda, a “sociedade civil”, a mídia e todas as esquadras do “processo civilizatório” têm a ideia fixa de que o país tem de liquidar Bolsonaro e o “bolsonarismo” para sobreviver. E o que adiantou?

Por que tanta gente está achando que os seus adversários são um risco ainda maior?

Bolsonaro ainda nem saiu, tanto que a guerra contra ele continua a toda, e um Pablo Marçal já entrou. Ele e o ex-presidente são figuras diferentes, em situações diferentes e com perspectivas diferentes; é muito possível que depois das eleições o pesadelo da hora para o Brasil tido por si mesmo como “progressista” suma da área e volte a cuidar da própria vida. Mas são duas partes da mesma carta de baralho. Pode ser um, pode ser outro e pode ser um terceiro, ou um quarto, e assim por diante. Não existe, na verdade, um “bolsonarismo” e muito menos um “marçalismo”, com ideário, programas e estatutos. O que existe, e não irá embora, é a aversão fundamental a Lula, PT, STF, invasão de terra, ameaça à propriedade, crime imposto, governo, vadiagem, Brasília. É o que se chama hoje de direita — na verdade, o Brasil que é contra isso tudo.

Lula é condescendente com ditaduras da Venezuela e Nicarágua | Foto: Feijão Almeida/GOVBA
A verdade é que cresce a aversão a Lula, PT, STF, invasão de terra, ameaça à propriedade, crime imposto, governo, vadiagem e Brasília | Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O eleitor que vive neste Brasil não quer nada do que a esquerda, os intelectuais e os trapaceiros da vida política têm a oferecer. Não quer os programas sociais de Lula — quer um carro novo. Não está interessado nas esmolas do Bolsa Família, nem nas bugigangas que o centrão distribui para comprar voto. Quer prosperidade material, e não ideias. Quer mais dinheiro no bolso, quanto mais melhor, mais trabalho e uma vida mais cômoda. Não gosta de bandido, de drogas e de promiscuidade. Gosta de Deus, pátria e família. Pensa mais nos seus interesses do que nas teses que ouve. Prefere ser solidário com quem conhece a dar dinheiro para o governo fazer o bem. Não acha uma coisinha sem importância quando lhe roubam o celular, a moto e o cartão do banco. Acha que personagens como Marçal vão resolver esses problemas? Não vem realmente ao caso. O que não acredita é que os outros resolvam.

Pablo Marçal não é um acidente. Ao contrário, é o resultado inevitável da falência generalizada da política brasileira. Se a cidade de São Paulo chegou a uma situação em que Marçal passa a ser um risco, vale a pena pensar um pouco no seguinte: por que tanta gente está achando que os seus adversários são um risco ainda maior? A realidade mostra que o candidato improvável foi criado pela cumplicidade dos políticos com a cracolândia, a expropriação do espaço público em favor da minoria que mora na rua e a nulidade quase absoluta de uma administração municipal atrás da outra. É fruto de uma mídia que trata os criminosos como vítimas sociais, de uma Justiça que solta traficantes de droga e lhes devolve os iates e da constatação de que o Brasil, um dos países mais corruptos do mundo, não tem um único corrupto na cadeia. Mais que tudo, é o retrato de um país que está exausto.

Leia também “Um Brasil degenerado”

92 comentários
  1. Regtor
    Regtor

    A Direita precisa construir um grande Partido Conservador.

  2. Valesca Frois Nassif
    Valesca Frois Nassif

    Texto perfeito, irretocável e imperdível . A escolha de palavras do mestre Guzzo é admirável ! Expressa nossos pensamentos melhor que nós mesmos! Fantástico !

  3. Maria Cristina Padula
    Maria Cristina Padula

    Perfeito 👏👏👏👏👏

  4. Rozemeire Maria da Silva
    Rozemeire Maria da Silva

    Nada pode ser pior que Bolous, Nunes ou Tábata, mais do mesmo de tudo que está aí, então se é isto que desejam nos enfiar goela abaixo, então vamos de Pablo Marcal, e melhor um tiro no escuro do que esta bandidagem garantida

  5. Daniel BG
    Daniel BG

    O establishment, já domado com cabresto petista/intransigente, se vê em momento crítico, pois não aprende que a liberdade nasce em pontos e tempos menos esperados.
    A liberdade há de vencer os podres detentores da política. Há de vencer o Pacheco, o Lira e o centrão.

  6. Alem Alberto Chedid
    Alem Alberto Chedid

    Marçal talvez seja a versão que fala do rinoceronte Cacareco, eleito vereador por São Paulo na década de 60. A maioria já está cansada da mesma ladainha, das mesmas promessas, do troca tudo para não mudar nada, da mesma corrupção, dos mesmos conchavos, da roubalheira. Brecht disse: triste da nação que necessita de heróis. Sabemos que eles não existem, mas…..A Esperança, a Esperança ..é tudo que nos resta.

  7. silvia Martinez
    silvia Martinez

    Texto impecável! Ideias claras e assertivas. Expõe meus pensamentos. Obrigada Fiuza!!!!!

  8. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    Excelente!

  9. NINA STORRER
    NINA STORRER

    É hilário ver a grande mídia atacando MARÇAL indignada como se não tivesse transformado sua programação em campanha pro BANDIDO. Agora querem entrevistá-lo com vestes sacertodais? Ele dá risada! E a gente também .

  10. Franco Segundo
    Franco Segundo

    Bom

  11. Renato Rodrigues Dos Santos
    Renato Rodrigues Dos Santos

    Mais uma aula do grande JR Guzzo. Obrigado mestre.

  12. Persio Nicanor Basso
    Persio Nicanor Basso

    Guzzo dizer que o seu artigo é excepcional é muito pouco. Você coloca somente o que muitos brasileiros querem que aconteça obrigado Guzzo

  13. Elen Andrade
    Elen Andrade

    Ah se todos fossem mais parevidos com vc, JRGuzzo, que alegria viver! Excepcional artigo! Sorrindo deste lado da telinha! Obrigada por dizer tudo que minha limitação intelectual não me permite .

  14. Elen Andrade
    Elen Andrade

    Ah se todos fossem mais parevidos com vc, JRGuzzo, que alegria viver! Excepcional artigo! Sorrindo deste lado da telinha! Obrigada por dizer tudo que minha limitação intelectual não me permite .

  15. Gaspar G Betancourt
    Gaspar G Betancourt

    Obrigado Guzzo. Artigo sensacional.

  16. Maria Lucia Benevides de Schueler
    Maria Lucia Benevides de Schueler

    Parabéns ao JR Guzzo mais uma vez! É só o que ouso dizer na minha pequenez. Obrigada mestre

  17. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    Guzzo,
    como sempre voce é PRRECISO !!!!
    NÃO QUEREMOS ESTE POVO DO PODER – LULA, STF (cruz credo ), PT, vadiagem, estatais, extorsão do dinheiro publico, esquerda, invasores de terra, invasores de predios, jornalista da antiga midia, Globolixo, estadãolixo, Folhalixo, vadiagem, terra do crak, etclixo

  18. Esmeralda kiefer
    Esmeralda kiefer

    Obrigada, Guzzo! Que Deus te abençoe e te fortaleça em cada dia!

  19. Maria Luiza Werneck
    Maria Luiza Werneck

    Gente, JR Guzzo cinseguiu se superar! Genial Perfeitio! Brilhante!!

  20. Daniel BG
    Daniel BG

    Sim, no Brasil existem aqueles que encontram uma maneira de aceitarem e serem subjulgados pelo roubo que o sistema lhes causa a se exporem e libertarem seus desejos, realmente.
    Nosso sistema está tão carcomido que estamos sendo governados pela vergonha que o STF se tornou.
    O excelente texto de Guzzo sobre Marçal mostra o que há muito sabemos. O desejo do paulistano não se alinha com as amarras do sistema.
    E querem calar ao Marçal, assim como a mim ou a você que exprimimos o que desejamos.

  21. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    E bota exaustão nisso. Marçal cresce porque colocou clarividência e transparecia para o povo que vem comendo gato por lebre desde 1985

  22. JOSE OSVALDO DA VEIGA
    JOSE OSVALDO DA VEIGA

    Perfeito, cirúrgico e irrepreensível!

  23. Vanessa Días da Silva
    Vanessa Días da Silva

    Que artigo sensacional

  24. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    Se eu votasse na capital, votaria no Marçal com toda certeza. Fato é que o Salles só não foi o candidato da direita, pq o Valdemar não quis. O Nunes não é de direita, e o povo sabe disso. Os demais, dispensam comentários.

  25. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    J. R. Guzzo é um ícone do jornalismo brasileiro com suas matérias esclarecedoras.
    O fenômeno Pablo Marçal via redes sociais é fruto do engajamento principalmente dos mais jovens.
    O brasileiro não acredita mais nos políticos, nos partidos políticos (eles têm donos), nas instituições SFT/TSE, Congresso Nacional, Executivo (o pior que já vivi em 68 anos de vida), OAB, Prerrogativas, carta da democracia e outros discursos e falácias.
    O perigo desta situação é aparecer o “salvador” da pátria e o eleitor mergulhar de cabeça nesta aventura. Mas… Em 2018 eu não votaria no Bolsonaro, um deputado do baixo clero e com pouco espaço na política e fui convencido por um amigo que me disse, se não der certo nós tiramos e quem tirou foi o STF/TSE.

  26. Henrique Bhering Andrade
    Henrique Bhering Andrade

    Parabéns Guzzo. Vc foi cirúrgico no texto. Se todos se voltaram contra o “M” é pq ele acertou o ponto fraco de todos e a verdade não poder dita e aberta para todos, deixa de ser democracia.

  27. Henrique Bhering Andrade
    Henrique Bhering Andrade

    Parabéns Guzzo. Vc foi cirúrgico no texto. Se todos se voltaram contra o “M” é pq ele acertou o ponto fraco de todos e a verdade não poder dita e aberta para todos, deixa de ser democracia.

  28. Henrique Bhering Andrade
    Henrique Bhering Andrade

    Parabéns Guzzo. Vc foi cirúrgico no texto. Se todos se voltaram contra o “M” é pq ele acertou o ponto fraco de todos e a verdade não poder dita e aberta para todos, deixa de ser democracia.

  29. Ana Kazan
    Ana Kazan

    Guzzo, até dói o quanto vc entra e lê o coração da gente! Deus te abençoe e proteja para termos você nos resgatando dessa esbórnia de realidade por muitos anos!

  30. Brian
    Brian

    Perfeito Mestre Guzzo.

  31. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Excelente Guzzo.

  32. jose carlos gomes
    jose carlos gomes

    Parabéns pelo texto lucido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. Isadora Pedreira
    Isadora Pedreira

    Traduzir uma situação com tanta acuidade e clareza é um talento! parabéns.

  34. Claudio Haddad
    Claudio Haddad

    MAGISTRAL,GUZZO!!!!! O POVO ESTÁ DANDO UM RECADO LIMPIDO E CRISTALINO

  35. JOSE ROBERTO CARRARA
    JOSE ROBERTO CARRARA

    parabéns Guzzo, mas é só o Marçal continuar crescendo o sistema vai cassar o registro da candidatura…..

  36. Henrique Edgar Pinho da Silva
    Henrique Edgar Pinho da Silva

    Afinal, quem poderá derrotar o iluministro Xandão, por todas suas ilegalidades? O STF/TSE/PF/FFAA estão nas mãos dos corruptos.

  37. Celio Aparecido Generoso
    Celio Aparecido Generoso

    Pablo é conhecido aqui em São Paulo SP desde 2018

  38. Nilza Helena Costa Oliveira
    Nilza Helena Costa Oliveira

    Mas que cabeça mais maravilhosa! Que bom ter um Guzzo para ler esses textos. Todos excelentes.

    1. José Roberto Guzzo
      José Roberto Guzzo

      Obrigado !!!

    2. José Roberto Guzzo
      José Roberto Guzzo

      Obrigado
      !

    3. José Roberto Guzzo
      José Roberto Guzzo

      Obrigado.

    4. Isadora Pedreira
      Isadora Pedreira

      Idem!!!!

  39. José Aparecido Rosim
    José Aparecido Rosim

    Brilhante matéria, J.R.GUZZO.Parabéns.

  40. Diniz Linhares
    Diniz Linhares

    Esse J. R. Guzzo escreve como ninguem. Dar gosto ler seus textos.

    1. José Roberto Guzzo
      José Roberto Guzzo

      Obrigado !

  41. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Guzzo, se tivéssemos em 2022 eleições transparentes e auditáveis, nós ouvimos de Bolsonaro que passaria a faixa para o vencedor, ou seja não teríamos a FARSA do 8 de janeiro e portanto estaríamos vivendo mais 4 anos de competente governo Bolsonaro, quem sabe até com harmonia entre os poderes porque faltaria coragem para os “xerifes” do STF se considerassem autoridade SUPREMA

    1. Antonio Carlos Neves
      Antonio Carlos Neves

      e autoritária, logicamente se Bolsonaro tivesse vencido com o VOTO IMPRESSO. Creio que não teríamos PABLOS MARÇAIS e tampouco o risco Boulos com Lula e o STF caladinhos e cumpridores da CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Agora, não podemos desprezar o que diz nosso governador de São Paulo sobre o porque de seu apoio a Ricardo Nunes, conforme pudemos observar no dia 26/08 no programa DIRETO AO PONTO da JP. Recomendo assistir e comentar em artigo apropriado para que os eleitores de centro direita conheçam qual o melhor parceiro para o governador de SP na prefeitura da capital. Não gosto de tipos que se dizem da direita, que admiram o CAPITÃO e o Tarcísio e ao invés de colocar toda a galera que o acompanha no apoio ao candidato, transmite ódio e divide eleitores bolsonaristas.

  42. Julio Fressa
    Julio Fressa

    Guzzo, imprescindível!

    1. José Roberto Guzzo
      José Roberto Guzzo

      Obrigado.

  43. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    Como sempre você é um Jornalista de corpo inteiro suas análises são o que temos de melhor na atualidade jornalística nesse país do faz de contas.

    1. José Roberto Guzzo
      José Roberto Guzzo

      Obrigado.

  44. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    Excelente artigo, como sempre o mestre Guzzo, preciso em seus artigos, parabéns.
    Brasileiros.
    As próximas eleições para prefeitos e vereadores se aproximam, temos que refletir bem o que queremos para os nossos municípios.
    Vamos pesquisar bem o perfil dos candidatos em quem vamos votar, se estão do lado do povo, se são patriotas, se defendem a família, a liberdade em todos os sentidos, a pátria, os valores humanos. Olhem quem estão apoiando e indicando, quais são os partidos a que são filiados, qual a ideologia dos partidos, se são partidos de aluguel, de ideologia de esquerda, etc.
    NÃO VOTEM, em candidatos que desejam e apoiam a doutrina socialista/comunista no Brasil, que defendam as drogas, a bandidagem, a corrupção, a doutrina de genero para nossas crianças nas ecolas, o terrorismo, a bandidagem, a censura, etc.
    Os esquerdistas, só desejam o pior para o Brasil, em lugar nenhum do mundo o comunismo/socialismo prosperou, vejam os exemplos de Cuba, Nicarágua, Venezuela, Argentina, etc.
    Temos que pensar no futuro da nação, das nossas famílias, filhos e netos.
    Patriotas, temos que eleger o maior número possível de Prefeitos e vereadores de DIREITA, nas próximas eleições.
    Isso vai nos fortalecer, para em 2026 nas eleições majoritárias possamos mudar o Congresso Nacional, elegendo a maioria dos Senadores, Deputados Federais, Governadores e Deputados Estaduais de Direita, que não tenham rabo preso no STF, que não estejam e naõ tenham se envolvido em corrupçao, que não estejam nas listas da odebrechet, na lava-jato, no mensalão, mensalinho, nos desvios de verbas dos Correios, da Petrobrás, dos fundos de Pensões e toda sujeira que aconteceram nos governos anteriores dos Petralhas, seus cumplices e puxadinhos.
    Não se deixe iludir com falsas promessas, compra de votos, churrascos, camisetas, bonés, etc.
    A MUDANÇA COMEÇA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA PREFEITOS E VEREADORES, VAMOS VOTAR COM O SENTIMENTO DE TERMOS UM BRASIL LIVRE, PRÓSPERO E LIBERAL,
    Obs: Se você concorda e aprova, divulgue este, para seus contatos por e-mail, redes sociai

    1. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
      Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

      Verdade Claudionor.

  45. Marlos Rocha De Medeiros
    Marlos Rocha De Medeiros

    Parabéns mais uma vez pelos artigos. Não acha q estamos num caminho muito semelhante àquele q npontificou em 2013, onde espontaneamente a indignação do brasileiro chegou ao seu ápice e todos foram às ruas protestar?

  46. Rogério
    Rogério

    Preciso é dono de um texto arrebatador Assim é JR Parabéns !

    1. José Roberto Guzzo
      José Roberto Guzzo

      Obrigado !

  47. Indignado
    Indignado

    Cirúrgico, Guzzo. Marçal é o fruto de instituições completamente falidas. Que venham mais como ele, para virar o lupanar no avesso.

  48. REGINALDO G ANDRADE
    REGINALDO G ANDRADE

    Esta a precípua razão de assinar esta Revista. Informações da política brasileira com instigação do censo de todos acerca dos candidatos plantonistas. Quisera todos os brasileiros ter acesso a essa matéria e capacidade intelectual para entendê-la assim como aos alertas insofismáveis lidos nas 230 edições. Lamentamos, mas J. R. Guzzo é único, e a tentativa de silêncio das redes sociais e de todos aqueles que falam sob a Carta pelo Coringa, com o vilipêndio exacerbado dos sistema de proteção, exige de cada brasileiro, ciente disso, a exigente e necessária proteção da nossa Nação usando da eficaz arma intelectual que é a Oeste e todos abnegados jornalistas que a compõem. As bananas podres são descartadas assim como o limitado, frágil e corrupto ser humano. Que o SENHOR use-a, porque tudo é Dele, para mais uma vez advertir o povo de sua desobediência aos seus ensinamentos, pois aos contrários, o cativeiro está logo alí. Creiam Nele tão somente!

  49. Ricardo Martone
    Ricardo Martone

    Claro, lúcido, bem articulado e cirúrgico como sempre. Parabéns pelo artigo!

  50. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Execelente , brilhante analise!!

  51. Alecir Antonio de Paula
    Alecir Antonio de Paula

    Uma mente brilhante, obrigado Guzzo, você vale uma assinatura, e tem ainda tanta gente excelente nessa revista.

    1. José Roberto Guzzo
      José Roberto Guzzo

      Obrigado !

    2. Isadora Pedreira
      Isadora Pedreira

      Assinei e assino embaixo!

  52. José Júlio Ribeiro Júnior
    José Júlio Ribeiro Júnior

    Marçal é o macaco Tião da vez, que nas eleições de 1997 quase se elegeu para a prefeitura do Rio, só que nesse caso tomará posse se conseguir suficientes.

    1. José Júlio Ribeiro Júnior
      José Júlio Ribeiro Júnior

      Guzzo, você é fantástico, uma inspiração.

  53. Layla F
    Layla F

    Quando te leio sinto uma ponta de inveja amorosa: você simplesmente é tudo!!

    Esse texto é primoroso
    Primoroso

  54. NILSON OCTÁVIO
    NILSON OCTÁVIO

    Se fosses um neurocirurgião, Guzzo, serias o melhor. Lidas com as palavras e as ideias como um neurocirurgião afasta com precisão as estruturas nobres do cérebro afim de expor e extirpar o tumor que ameaça a vida do seu paciente.

  55. Breno De Luca
    Breno De Luca

    Dia gnóstico perfeito Guzzo. Se Marçal é autentico em suas intenções, só saberemos após ser eleito. Mas ascende uma esperança, como tantas outras já vividas e decepcionantes, quem sabe agora acertaremos.

  56. Marcio Cruz
    Marcio Cruz

    …na esfera federal e internacional. diariamente com 2 ou 3 posts, reservou seus espacos para o Marcal.
    Entrem no YouTube e verifiquem: so posts a favor do Marcal…
    Desconhecido ha 3 meses, agora virou tema nacional.
    Ambicioso ja foi candidato a presidente (quando criticava forte o Bolsonaro – a quem procurou agora para tirar fotos) eleito prefeito, com certeza renunciara em 2026 para voos mais altos (e verifiquem quem e a vice dele…)

  57. Marcio Cruz
    Marcio Cruz

    Pela primeira vez nao concordo com o brilhante Guzzo.
    O governador Tarcisio explicou que nao foi um ato de censura ao Marcal.
    Ele estava gastando fortunas em blogs, para divulga-lo.
    Clao que, simpatico, elegante, respostas cortantes aem jornalistas ganhou simpatias.
    Mas atras dele uma campanha milionaria para coloca-lo em evidência.
    Blogs, como o do Dr. Sandro, que comenta mais politicas e assuntos a

  58. Marcio Cruz
    Marcio Cruz

    Marcal esta bem exposto nos ultimos tres meses porque, segundo costa, esta gastando uma fortuna, “comprando” posts, blogs, etc. E o poder economico na politica.
    Um exemplo para milionarios que desejem participar da vida publica.
    Só isso…

    1. Layla F
      Layla F

      Marcio
      Com toda vênia
      Vc nao entendeu… Todos gastam fortunas,e muitos gastam o NOSSO suado dinheiro… TODOS…
      E tem um aspecto muito importante; o cara em si,a rapidez e altivez com que Marçal enfrenta o sistema… isso não há dinheiro que compre….
      Paulistas , essa é a chance, quebrem o sistema!!!!!!
      🇧🇷

  59. Carlos Eduardo Gomes da Silva
    Carlos Eduardo Gomes da Silva

    O Brasil precisa voltar a ser dos brasileiros e não dos políticos que sugerem e impõem como cada um deve viver, e para isso precisa haver a possibilidade de cada um sonhar, planejar e executar seu próprio destino, e de preferência com sucesso.
    O que vem sendo plantado pela esquerda há quarenta anos é exatamente o contrário, ou seja, o empobrecimento à custa da expropriação da riqueza auferida do cidadão para o Estado
    Assim não dá para continuar.

  60. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Uma das mais brilhantes análises sobre uma surpresa eleitoral que já li na vida. Uma aula magna sobre o Brasil.

  61. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    GUZZO, EXCELENTE ANALISE !!!!
    O QUE DESEJAMOS É DISTANCIA DESTE QUE IMAGINAM QUE É PODER !!!!
    VEJA O STF ATRAVES DE UM DOS SEIS COMPONENTES – ALEXANDRE DE MORAIS COM A CONVIVENCIA DO SENADO ATRAVES DO RODRIGO PACHECO , CHEIO DE PROCESSOS DE SEUS ESCRITORIO ESPERANDO O JUGAMENTO DO STF – CASO BRUMADINHO, PARA GANHAR DINHEIRO – É ISTO QUE NÃO QUEREMOS MAIS !!!!.
    SEM FALAR NA CENTENA DE PROCESSOS DE DEPUTADOS E SENADORES NA MÃO DO STF ESPERANDO JUGAMENTO COM AMEAÇA REAL DE MANDA-LO PARA CADEIA – É ISTO QUE NÃO QUEREMOS MAIS.!!!!
    COMO PODE PESSOAS QUE NÃO TEM FORO PRIVILEGIADO NÃO MAOS DE UM MINISTRO DO STF – ALEXANDRE DE MORAIS – É ISTO QUE NÃO QUEREMOS MAIS !!!

  62. Vinicius Freitas
    Vinicius Freitas

    Pior do que prejudicar 11 milhões de paulistanos, o que nao acredito que vai acontecer com a vitória do Pablo Marçal, foi a eleição do Rodrigo Pacheco em 2018. Esse sim, está prejudicando 220 milhões de brasileiros. Saiu lá de Rondônia e se elegeu por Minas Gerais. Não deve ter estudado latim, caso contrário saberia ler a mensagem da Bandeira de Minas Gerais: “LIBERTAS QUAE SERA TAMEM” Liberdade Ainda que Tardia.

  63. Adriana Fossa
    Adriana Fossa

    Caro e admirado Guzzo, é disso mesmo que se trata: ‘Perigo de Gol’ e o VAR/SRF anula, cassa candidatura. Também não tinha (e não tenho) a mínima ideia de quem realmente seja Pablo Marçal, mas concordo que estão todos exauridos com tudo o que vem sendo feito, com o governo taxando, taxando e taxando, enchendo bolso de artistas (SALVEEEE A AMAZONIAAAA) e virando as costas aos gaúchos e a todos que pagam impostos e trabalham. Enfim, retrato dos dias atuais. Parabéns, cirúrgico, como sempre.

  64. Vinicius Freitas
    Vinicius Freitas

    Quem votar em Marçal pode até prejudicar 11 milhões de paulistanos. Pior foi quem votou em Rodrigo Pacheco em 2018. Prejudicou a vida de 220 milhões de brasileiros.

  65. Cícero Paiva
    Cícero Paiva

    Se a conclusão da análise for efetivamente o retrato da realidade, me consola. Desejo profundamente que seja para poder crer que alguém mais padece da mesma tristeza que tenho todos os dias ao acordar vendo que todos os valores que aprendi desde criança foram jogados no lixo e que quem os professa é antiquado. Porque, afinal, se esta análise for comprovada, temos solução e ela está próxima. Talvez ainda valha lutarmos.

  66. Paulo Sérgio de avelar seixa
    Paulo Sérgio de avelar seixa

    Eu penso ainda o seguinte, se pudéssemos ter candidatos livres de partidos, ou seja, sem as amarras que exigem hoje, surgiriam mais candidatos.

    1. monica martins merkx
      monica martins merkx

      Há anos parei de assinar a Veja por conta da saída do Guzzo, única voz que ainda era coerente. E quando o leio aqui na Revista Oeste, vejo, cada vez mais, a genialidade que ele possui… excelente texto… o brasileiro está cansada do mesmo.

  67. Leonardo de Almeida Queiroz
    Leonardo de Almeida Queiroz

    A aversão ao presidente Lula decorre de ele ter sido colocado no cargo ,que é diferente de ser eleito !

  68. Leonardo de Almeida Queiroz
    Leonardo de Almeida Queiroz

    Análise magistral! Mas no início , falando que o eleitor ignora as denúncias contra Marçal,faltou dizer que isso é absolutamente esperado em um país onde o presidente foi tirado da cadeia pra ser colocado na presidência !

  69. Luciano de Souza Gomes
    Luciano de Souza Gomes

    Análise perfeita. A Revista Oeste e a Gazeta do Povo são as últimas resistências à implantação de uma ditadura socialista no Brasil.

  70. André Luiz Nascimento Santos
    André Luiz Nascimento Santos

    Artigo primoroso, retrato fiel do pensamento atual dos conservadores.

  71. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    parabéns Guzzo, ultimo paragrafo perfeito.

  72. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    Não moro em São Paulo, mas bem que eu gostaria de votar nele.

  73. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Artigo excepcional, a verdade que os paulistanos desejam para a cidade mais rica e próspera do Brasil. O PL a mando de seu cacique Waldemar, retirou Ricardo Salles de concorrer a prefeitura de São Paulo, o ex presidente Bolsonaro consentiu, deram o maior tiro no pé. Pablo Marçal entrou nessa brecha e o paulistano está gostando, fará campanha sem dinheiro público a mudança começa por aí. Quantos milhões ou bilhões são gastos de nosso dinheiro para apoiar gente que nunca fez nada pela nossa cidade. Alesp é comandada por um bando de vigaristas que apoiam padre Lancellotti, quem mora em São Paulo sabe muito bem quem é essa figura nefasta no centro de São Paulo. Vamos votar em pessoas, que nunca invadirão nossas propriedades.Apenas não querem.mais drogas nas ruas e roubos.Isso para os paulistanos já é muito.

    1. Celeste Aida Tavares
      Celeste Aida Tavares

      PERFEITO!

  74. Luan Araujo Teles
    Luan Araujo Teles

    Você escreveu tudo aquilo que eu gostaria de falar

  75. Paulo César de Castro Silveira
    Paulo César de Castro Silveira

    Antes de tecer considerações devemos consultar o Dicionário de Ideias Perigosas.

Anterior:
Carta ao Leitor — Edição 232
Próximo:
Os limites da democracia
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.