Pular para o conteúdo
publicidade
Edição 36

O Guevara da Daslu

Faça como Doria. Pare diante do espelho, fale meia dúzia de clichês do humanismo de butique e note que você também tem um corpinho de centro-esquerda

Guilherme Fiuza
-

João Doria propôs a formação de uma aliança de “centro-esquerda”. É uma iniciativa importante. No centro estará o gel; na esquerda, o Rolex. Política tem que ser feita assim: com ciência e pragmatismo. É claro que pode haver atritos — se a esquerda se chocar com o centro, por exemplo, o Rolex pode ficar melecado de gel e o topete pode ser desfeito. São os riscos inerentes à atividade de todo político arrojado. Viver é arriscar.

Se a lambança provocada por um conflito dessa ordem — centro X esquerda — chegar a impedir o grande líder de ver as horas (no caso de o visor do Rolex ficar embotado de gel), não será motivo para pânico. Nessas horas é que se revela a frieza do estadista. Doria dirá para si mesmo: “Fique em casa”.

É a decisão mais segura para um gestor impedido momentaneamente de monitorar a passagem do tempo. É bem verdade que tempo é dinheiro, mas, para quem é capaz de paralisar o maior Estado da Federação com um jato de demagogia, fazer o tempo parar é brincadeira de criança. Como diria Paulo Coelho, mago que é mago boicota o seu país e ainda tira onda de empático. A magia pode tudo.

Pode por exemplo permitir a uma personalidade afagar o maior ladrão do país e não cair em desgraça. Essa é mais uma magia que une Paulo Coelho e João Doria — o primeiro cortejando Lula lá da Suíça (distanciamento social e criminal) e o segundo promovendo um congraçamento pandêmico com o meliante petista: “O vírus não escolhe ideologia. O momento é de foco”. Se o Rolex fica bem na esquerda, por que Doria também não poderia ficar?

É bem verdade que, como diria o companheiro Newton, um Rolex e um Lula não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Um dos dois vai sumir — seja no bolso ou no xadrez. São os problemas da nova esquerda, que Doria certamente saberá contornar — com foco, ciência, empatia e gel. Sendo uma frente de centro-esquerda, uma possibilidade seria puxar Lula mais para o centro, deixando-o distante do Rolex. Talvez dando a ele uma embaixada no Guarujá, que é no centro (da mamata). Se a OAS concluir de uma vez por todas o elevador privativo do tríplex, a tendência é Lula aceitar.

A nova esquerda Rolex há de chegar lá, salvando vidas com um choque de gestão e gel

Doria anunciou por vídeo o plano de criação da frente de centro-esquerda, que já está sendo chamada de Resistência Penteada. Ele estava sozinho na imagem, entre quatro paredes, de máscara. Já tendo tido covid e não tendo ninguém no mesmo ambiente representando risco de contágio, o uso da máscara pelo gestor dividiu opiniões. Uns acharam que ele estava escondendo a cara devido ao conteúdo de sua mensagem — constrangedora mesmo para um profissional da impostura.

Outros, porém, garantiram ter evidências científicas de que Doria é imune a constrangimentos — e que essa imunização consumiu décadas de desenvolvimento, num processo muito mais seguro que o da vacina chinesa. A prova dessa imunidade seria a desenvoltura com que o governador saiu chutando números de vidas salvas pelo seu lockdown desvairado, usando o nome do Instituto Butantan para inventar uma equação quarentenal de décimo terceiro grau (foca o 13).

A realidade desmentiu a alegoria sanitária do líder de centro-esquerda, com levantamentos em centros universitários como Stanford e Harvard demonstrando que não houve menos óbitos nas regiões onde as medidas de trancamento geral foram executadas com maior rigor. Ainda apareceu a Argentina, campeã do lockdown, ultrapassando todos os vizinhos em mortes por milhão. Mas o populismo argentino é mambembe. A nova esquerda Rolex há de chegar lá, salvando vidas com um choque de gestão e gel. Não vai sobrar um único argentino despenteado. E todo mundo sabe que a resistência ao fascismo começa pela cabeça.

Doria, Lula, Covas, Boulos, Fernando Henrique, Alexandre Frota, Witzel, Caiado, enfim, toda a nova esquerda está se unindo no partido da Covid 22 — o presente de Deus, como verbalizou Jane Fonda, falando por tantos confinados nos armários de todo o planeta. Otário é você, que com essa dinheirama de bilionários sensíveis e ditadores conscientes rolando solta por aí continua teimando em viver sem mesada.

Ainda está em tempo. Pare diante do espelho, fale meia dúzia de clichês do humanismo de butique e note que você também tem um corpinho de centro-esquerda. Aí é só sair pedindo ao tiranete mais próximo que obrigue as pessoas a fazer coisas na marra. Invente uma coisa nova, tipo proibir as crianças de desenharem Papai Noel sem máscara — com pena de prisão dos pais por genocídio culposo. Você vai arrasar — e vai chover na sua horta. Vai pensando no modelo do Rolex.

Também de Guilherme Fiuza, leia o artigo “A magia do boicote”

 

62 comentários
  1. Eloi Todari
    Eloi Todari

    Fiuza você é o meu referencial.
    Lúcido, escreve com uma verve genial. Parabéns nunca mude, como fez seu colega de profissão Diogo Mainardi.
    Me cansei de ler o besteirol que esses pseudos jornalistas e comentaristas políticos, ultimamente querendo aparecer mais do que uma primadona, estão escrevendo em folhetins como a Crusoé, Antagonista e outros pasquins.
    Um forte abraço.

  2. Sergio Jungton
    Sergio Jungton

    Pela primeira vez justifiquei meu voto. Pois Covas como Dorias são a mesma coisa.

  3. Marcelo De Toledo Cerqueira
    Marcelo De Toledo Cerqueira

    Votei nesse impostor… Mas certamente não cometerei o mesmo erro 2 x…..

  4. Livingstone Maynardes
    Livingstone Maynardes

    Fiuza, meu nobre, parabéns pelo seu sarcasmo/realismo.

    “Outros, porém, garantiram ter evidências científicas de que Doria é imune a constrangimentos…” NÃO ESQUEÇAM QUE A FIGURA EM QUESTÃO FOI EXPULSA DO MINISTÉRIO DO TURISMO, NA GESTÃO SARNEY! PASMEM, VOCÊS NÃO LERAM ERRADO. NA GESTÃO SARNEY!!!

  5. Tarcila Lins
    Tarcila Lins

    Excelente Fiuza! Adorei.

  6. Marcus Vinícius Teixeira Monteiro
    Marcus Vinícius Teixeira Monteiro

    Fiuza, você é sinistro! hahaha!

  7. FranEndireitaBR
    FranEndireitaBR

    Genial Fiuza…como sempre genial!

  8. Carla Silveira
    Carla Silveira

    Fiuza me representa. Adoro seu sarcasmo. Só assim mesmo para irmos levando estes absurdos

  9. Miguel Casado
    Miguel Casado

    Parabéns Fiúza!! Continue sendo Jornalista e não militantes safados!! Quanto a Cruzoe , nem moral tem . Se associou a Empiricus p/lucrar na bolsa inventando notícias . Vergonha!!!

  10. Adhemar Harada Ferreira
    Adhemar Harada Ferreira

    Não acredito ser possível nenhuma candidatura com esse pulha de cabeça de chave. Ele perdeu do Marcio França, na cidade de São Paulo, na eleição para Governador, somente foi eleito porque o interior conservador, viu com desconfiança uma candidatura do PSB e acabamos dando chance a um “deslumbrado” virar Governador de São Paulo e continuar fazendo lobby, agora pra os chineses. Não vamos errar duas vezes: fique em casa Dória!

  11. Márcio Miranda
    Márcio Miranda

    Parabéns, Fiuza. Excelente texto.

  12. Isabela
    Isabela

    Fiúza, o melhor!

  13. Mauricio Gomes Tesserolli
    Mauricio Gomes Tesserolli

    Legal Fiúza, que estilo “escancarante” da hipocrisia dos humanistas netflix, adeptos da quarentena regada a ifood, preocupadíssimos com o povo.

    1. Anselmo Conejo
      Anselmo Conejo

      … só nos resta torcer que o Lula morra logo e o Doria resolva se mudar de vez para Miami. 🙏🙏🙏

  14. miguel Gym
    miguel Gym

    Pois o humor irônico do Fiúza ficou melhor com derrocada final do PT,PSol,Pcdob,PSDB,PMDB e esquerda em geral nas eleições.Gel e Rolex.Valeu Fiúza.

  15. Fabio R
    Fabio R

    Excelente!!!

  16. Marcílio Ribeiro Sodré
    Marcílio Ribeiro Sodré

    Somente com humor para encarar a politica tupiniquim do nosso pais. Parabéns Fiuza, seus textos ajudam desopilar o nosso figado!

  17. Fabienne Chalabi
    Fabienne Chalabi

    Sensacional Fiuza! Perfeito nas colocações, rir para não chorar

  18. GENESIO GIOCONDO
    GENESIO GIOCONDO

    Excelente artigo e ironia.
    Esse governador faz tudo que quer em nome da ciência.
    O povo percebe, deixa o almofadinha brincando de gestor moderno.
    O julgamento dele vai chegar!!!

  19. AURELI TEIXEIRA MOREIRA DE ABREU
    AURELI TEIXEIRA MOREIRA DE ABREU

    Nossa! Que sorte a minha! Olha que cheguei a pensar em assinar a Crusoé, mas, a tempo, percebi o viés desonesto em relação às .necessidades reais sobre informação e crítica . Aqui a gente recebe esse presente! Crítica irônica, mas bem real e centrada no que é produtivo, crônico e o que realmente interessa ao debate analítico de nossa política.

  20. Luiz Adilson Dos Santos
    Luiz Adilson Dos Santos

    Parabéns Fiuza! O último livro excelente! Terminei a semana passada a leitura do “Fake Brazil”…

  21. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Fiuza é espetacular nos artigos bem humorados que nos transmitem o falso comportamento democrático da maioria de nossos políticos, e neste em especial dedicado ao oportunista, mal caráter, e inconveniente João Doria, que conseguiu me iludir aos 70 anos de idade, filiando-me ao PSDB partido que acompanhava desde Montoro e Covas, para apoia-lo em suas prévias as eleições municipais.
    Devo dizer que sai do PSDB, logo após o falso BolsoDória se revelar mau caráter desqualificando o pronunciamento do presidente Bolsonaro na ONU, já no primeiro ano de governo. FHC meu ex idolo, revelou-se recentemente preconceituoso, invejoso e ciumento, ressuscitando para unicamente pedir a cabeça de Bolsonaro, esquecendo-se do que escreveu em seus “diários da presidência”. Outro mau caráter, ou caduco.
    Fiz todo este esclarecimento para ressaltar que ainda tenho algum sentimento positivo com relação a Bruno Covas apesar de alguns erros cometidos nesta grave pandemia, e portanto entendo que Fiuza erra ao inclui-lo no OCTETO esquecendo-se de Ciro, Manuela e até o atual politico Moro que afinal defende Mandetta.
    Já fiz essa consideração no bem humorado artigo anterior de Fiuza que pretendeu transmitir a nós paulistanos que tanto faz Covas ou Boulos. Provavelmente é a visão de um carioca, pois lá é realmente difícil entender quem é o mais santo.
    Abraços Fiuza

    1. celso
      celso

      muito boas colocações!!

  22. Carlos Sergio Souza Rose
    Carlos Sergio Souza Rose

    Dória centro-esquerda lockdowniana, Rolex-gel e calça aperta-saco é Orwelliano. Vou votar no Dalai Lá, transfiro o meu e-titulo amanhã.
    Brilhante Fiuza. Parabéns.

  23. marise neves
    marise neves

    Muito orgulhosa de ter assinado essa revista maravilhosa.
    Fiuza é sensacional 👏👏👏

  24. Lourenco Augusto De Meireles Reis
    Lourenco Augusto De Meireles Reis

    Adorei. Rolex – Gel. Parabéns

  25. Nara Rosangela Rodrigues
    Nara Rosangela Rodrigues

    Hahahahahahahaha!

  26. Antonia Marilda Ribeiro Alborgheti
    Antonia Marilda Ribeiro Alborgheti

    brilhante, se o Ditadoria pensa que vai ser presidente está enganado, principalmente porquer cortou parte das aposentadorias e pensões, pensionista aposentados e seus familiares vão votar em massa contra ele.

  27. Isabel
    Isabel

    Estilo e irreverência! Adoro 🥰

  28. Isabel
    Isabel

    Seu estilo inconfundível! Sempre muito bom! Adoro !

  29. FÁBIO HENRIQUE DE SOUZA DUZ
    FÁBIO HENRIQUE DE SOUZA DUZ

    Dória Qué Vara!

  30. Cristiano Ricardo Cazarin
    Cristiano Ricardo Cazarin

    Excelente.

  31. Celia Correa
    Celia Correa

    É isso aí Fiuza! Só com muito requinte de crueldade no sarcasmo , para ilustrar o narcisismo patológico dessa facção

  32. Dirceu Bertin
    Dirceu Bertin

    Fiuza também vale a assinatura

  33. Fernando Takasi Okuyama
    Fernando Takasi Okuyama

    Brilhante Fiusa.

  34. William Marcelo Bonfim De Oliveira
    William Marcelo Bonfim De Oliveira

    Muito bom Fiusa, você pinta o retrato exato do Ditadória.

  35. Érico Borowsky
    Érico Borowsky

    Não te preocupa, Rodrigo.
    O bonequinho engomado paulista
    não terá a mínima chance eleitoral
    em 2022 !

  36. Érico Borowsky
    Érico Borowsky

    Que artigo, Fiuza !
    Você é o que o Mainardi acha que é,
    mas não é … um texto moderno e
    irônico!

    1. Alberto Garcia Filho
      Alberto Garcia Filho

      Mainardi? Vc quer dizer o “Mãe Mainardi”? Esse idiota que afirma que o Presidente não dura mais do que 10 meses?
      É espantoso como o brasileiro tem memória curta. Assinei a Crusoé em dezembro de 2018 e em dezembro de 2019, já descontente com a guinada da linha editorial da revista não consegui impedir a renovação automática. Reclamei, solicitei o cancelamento e a devolução do dinheiro. Nem em sonho!
      Em vista disso continuo exercendo meu direito de opinião – uma vez que paguei – , sempre postando comentários contrários ao que esse “jornalistazinho”escreve e por isso, sou atacado e ofendido pelos seus acólitos. A distância que existe entre o Fiuza e o Mainardi pode ser medida em anos luz.

      1. Maria Regina Fonseca
        Maria Regina Fonseca

        So’ uma sugestao sobre cancelamento da assinatura da Crusoe’: coloque uma reclamacao no site “Reclame Aqui”…costuma dar resultado a favor do consumidor!

      2. Elson Machado
        Elson Machado

        Tb não consegui cancelar.
        Nunca mais me dei ao trabalho de ver a bosta da Crusoé.
        Há poucos dias, recebi msg
        para renovar.
        Como viraram uma bosta, enviei a msg : “vão à merda”. Assunto resolvido.

      3. Maurício Vieira
        Maurício Vieira

        Alberto, cometi o mesmo erro. Cancelei assinatura e quero distância daquele jornalismo pseudoindependente. Quanto ao Dória, é mais um que colou na popularidade do Bolsonaro para depois colocar em prática sua agenda própria, Incluisive com direito a atacar o presidente.

      4. Francisco De Assis Silva
        Francisco De Assis Silva

        Excelente! Quando o povo de SP vai para as ruas exigir uma investigação sobre esta tão entusiástica defesa da vacina chinesa. Qual o interesse escuso por parte do Doria nisto? China não coopera com o mundo no entendimento e na solução da pandemia, e quer vender vacina?

      5. Arys
        Arys

        Também caí nesse golpe. Só que não abro mais o app – sei lá se conta como “audiência” e eles vão usar como dado falso para enganar mais incautos. Estou guardando o mail cancelando automaticamente depois da 12a, porque se cair mais um centavo no meu cartão eu processo. Além de terem saído do armário, viraram ladrões!

  37. Rodrigo Kairys
    Rodrigo Kairys

    Fiúza, mais um artigo impecável. E aproveitando, já passou da hora de alguém fazer com esse playboyzinho disfarçado de governador o mesmo que foi feito com o Witzel. No mínimo uma investigação… Não acho razoável que essa tara/pressa pela vacina chinesa seja somente pensando em salvar vidas… o que está por trás disso?

    1. Eládio Torret Rocha
      Eládio Torret Rocha

      Parabéns, mestre Fiuza. Como sempre você e o Augusto Nunes impagáveis na afinada ironia fina. Mas, não nos preocupemos: mesmo pilotando o seu jatinho financiado com dinheiro do BNDES, a carreira política do Doria será tão longa quanto o voo de galinha choca.

      1. Márcia Pinheiro
        Márcia Pinheiro

        Estamos sem saída!

      2. Alane Sousa
        Alane Sousa

        Hahaha Fiuza sendo Fiuza! Único e brilhante! 👏🏻👏🏻👏🏻

    2. Maria Regina Fonseca
      Maria Regina Fonseca

      O ditadoria ja’ tinha viajado p a China, com comitiva politica, em 2019. Ja’ tinha “escritorio” politico (de governo de SP) em Pequim. Ele assinou muitos contratos com empresas chinesas…(vide video em q ele diz sobre investimentos em ferrovias, infraestruturas, etc) que circula na net.

    3. SILVIA C A L SOUZA
      SILVIA C A L SOUZA

      O problema é que que ele tem a Alesp com ele. Esse é um grande problema pra que se consiga desmascará-lo…

  38. José Miguel Sanchez Galves
    José Miguel Sanchez Galves

    E pensar que votei nesse desqualificado!!

    1. darci lose
      darci lose

      e eu idem lamentavelmente,ele nos ludibriou

  39. Flávio Demasi
    Flávio Demasi

    Fiúza querido,seu texto é lúcido e primoroso.Mas este ser ambíguo, oportunista e maléfico,que tive o dissabor de conhecer pessoalmente e bem, não vale uma linha de um escriba competente e sério como vc.

  40. Marcos De La Penha Chiacchio
    Marcos De La Penha Chiacchio

    Excelente, ironia com sofisticação!

  41. Silvana Seabra
    Silvana Seabra

    Sempre muito bem Fiuza!

  42. Gianmaria Cominato Filho
    Gianmaria Cominato Filho

    Gostei Fiuza. Somente tendo bom humor (sarcástico, lógico) pra ir levando. E eu votei nesse cretino!!!!

    1. Maria Regina Fonseca
      Maria Regina Fonseca

      Eu tbm votei no ditadoria, infelizmente!

      1. Alexandre Lopes
        Alexandre Lopes

        Fiuza é o melhor!

      2. Rosely Villanova Gomes Graziano
        Rosely Villanova Gomes Graziano

        Grande Fiúza sempre.
        Votei nesse lesado contra o Márcio França.
        No Brasil é assim, a gente não vota a favor de (quase) ninguém mas contra a ameaça que representa o outro.

    2. Guilherme da Silva Gomes
      Guilherme da Silva Gomes

      Sou fã do Fiuza! Crítica com humor e informação.

    3. José Arnaldo Amaral
      José Arnaldo Amaral

      O excelente texto fiuzano retorna à luz os escritos geniais de Sérgio Porto, Millôr Fernandes e Paulo Francis.

      1. Giovani De Souza Batista
        Giovani De Souza Batista

Anterior:
Sergio Bruni: ‘Acorde e durma sempre no mesmo horário’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 214
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.