Pular para o conteúdo
publicidade
Edição 54

Bia Kicis no olho do furacão

Na linha de frente do governo Bolsonaro, deputada enfrenta artilharia pesada da oposição no comando da CCJ

Silvio Navarro
-

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é a mais importante em qualquer Casa legislativa do país. Na Câmara dos Deputados, é uma espécie de portão de embarque para projetos de toda natureza, quer pretendam alterar um trecho da Constituição Federal ou deliberar sobre questões eleitorais, civis, penais, pedidos de anistia, intervenções federais ou direitos e deveres dos mandatos. Tudo passa pela CCJ.

Desde o começo do ano, quando teve início a corrida pela presidência da Câmara, a CCJ é o principal foco de disputa nos corredores da Casa. O motivo: a indicação da deputada Bia Kicis (PSL-DF), uma das mais importantes escudeiras da trincheira de Jair Bolsonaro no Congresso, para comandar a comissão caso Arthur Lira (PP-AL) fosse eleito. Para o alagoano, a vitória foi mais fácil do que as manchetes pintavam, mas para Kicis, não.

Se antes mesmo de assumir a cadeira a parlamentar já era o alvo favorito da massa antibolsonarista e seus satélites na imprensa, o cerco passou a ser mais intenso a cada sessão. O auge ocorreu nesta semana quando um grupo liderado pela menina-prodígio dos jornais Tabata Amaral (PDT-SP) anunciou uma representação em que pedia a cassação do mandato de Kicis no Conselho de Ética por incitar um motim policial na Bahia pelas redes sociais. O embate ocorreu porque a deputada afirmou que o PM Wesley Soares Góes teria sido baleado por colegas de farda ao se recusar a cumprir ordens do governador petista Rui Costa. Mais tarde, quando foi revelado que o policial trocou tiros durante um surto psicótico, ela apagou a postagem.

O recuo, contudo, foi insuficiente para frear a artilharia dos adversários de diferentes matizes, que hoje se misturaram com o uníssono discurso que lhes restou: atacar qualquer um que não use os adjetivos genocida e golpista para se referir ao presidente da República. A bancada inclui frequentadores de listas de propina, como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que até hoje não aceitou ter sido barrado no baile — leia-se: não ter concorrido a um terceiro mandato —; além de outros tantos midiáticos como o psolista caviar Marcelo Freixo. Veja os ataques abaixo.

Em conversa com a Oeste, Bia Kicis avaliou que seu comentário inicial foi “inoportuno, mas jamais criminoso” e disse acreditar que os ânimos vão melhorar com o tempo — quiçá, quando os rivais assimilarem a derrota na eleição para a liderança da comissão. “Eu jamais quis promover motim; reconheço a necessidade da hierarquia militar, mas fizeram disso uma tempestade. Conversei com os líderes dos partidos e com os integrantes. É uma minoria que carrega esse discurso, amplamente reverberado pela parte da mídia que se tornou oposição ao governo e seus aliados. Vamos trabalhar serenamente para que seja uma comissão muito produtiva”, afirmou.

Faz parte do jogo democrático que a oposição use os mecanismos regimentais para tentar impedir o avanço da agenda do Executivo no Congresso Nacional. Ou seja: o bloco tem o direito de tentar obstruir, independentemente da natureza do projeto — e isso se chama fazer política. Porém, o que se pode notar nas últimas semanas na CCJ é diferente: o objetivo claro é tentar tirar Kicis da cadeira de presidente da comissão no grito.

“O que estamos vendo na CCJ é uma tentativa incessante de problematizar e politizar todos os temas pautados. Não é fazer política, mas, sim, obstruir e atacar a presidente. Falta para alguns ali a compreensão de que, num regime democrático, é preciso respeitar a pessoa que é eleita. Nem sempre o nosso lado estará no comando, mas, se você não respeitá-lo, na sua vez não poderá reclamar que não foi respeitado. Precisamos trabalhar para que esta comissão fique mais democrática”, afirma Kicis.

Procuradora no Distrito Federal por 24 anos, Bia Kicis é a primeira mulher a comandar a CCJ — o mandato é anual. Uma pesquisa rápida nos arquivos dos últimos vinte antecessores dela no posto elenca pelo menos três deputados que passaram pela cadeia (João Paulo Cunha, Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cunha) e mais de dez que caíram na malha fina da Lava Jato, entre outros inquéritos por crimes de corrupção. Como essas parecem não ser mais credenciais para ocupar a cadeira, Kicis está no lugar certo.

18 comentários
  1. Paulo Alencar Da Silva
    Paulo Alencar Da Silva

    Todos devemos apoiar Bia Kicis, ela é o que há de melhor para ocupar a CCJ. Essa Chataba Amaral é uma fraude eleitoral, ja Freixo e Gleisi nem merecem perda de tempo. Contudo, há uma clara perseguição nas redes sociais. Tenho observado que tanto a rede social dela, como de outros conservadores está sendo patrulhada por indivíduos que certamente estão la plantados para atacar manifestações de apoio e tentar dissuadir as pessoas de suas idéias. Isso é típico de uma estratégia “Dirceuniana”. Por essa razão falem abertamente suas opiniões mas não se precipitem em dados ou conclusões. O menor deslize ainda que compreensível e seguido de desculpas é tratado como abominável. Ja o Lula pode roubar, mentir, chamar Pelotense de viado, ministro do STF de covarde, tratar mulher como comida etc e tudo bem.

  2. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    A Bia Kicis foi uma grande escolha e certamente será uma ótima Presidente da CCJ, o desespero dessa corja de ultraesquerdopatas já era esperada.

  3. suely m pfeifer
    suely m pfeifer

    Cara Deputada Bia Kicis ! Não se abale ! esta oposição histerica é anti democratica e não sabe perder o jogo! Não é de hoje que fazem este joguinho sujo pensando que estão fazendo politica ! Vai fundo ! Voto impresso já !

  4. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Tábata Amaral, essa criatura politica do moldada no laboratório Lemman , se acha garota sensação para futura ministra da educação e posterior estadista neste paraíso tropical. Para ser tão inútil criatura no parlamento, prefiro Tiritica, sujeito mais modesto.
    Na verdade precisamos urgentemente de uma REFORMA POLITICA que reduza a metade as cadeiras, assessorias e funcionários do LEGISLATIVO NACIONAL (Câmara Federal, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais) e o Senado Federa a somente 1 por estado. Para que 3 Randolfes ou Tassos por Estado?
    Penso que algumas inutilidades não seriam eleitas.

  5. Antonio Carlos Nardi
    Antonio Carlos Nardi

    As próximas vítimas serão a própria Bia Kics e o grande Ricardo Salles que se juntarão a Ernesto Araújo e Weintraub. Considero que o JB não tinha, e parece que continua não tendo, um plano de execução da pauta conservadora, sem o apoio de uma elite pensante. Talvez tenha ido com muita sede ao pote. Talvez devesse pensar como um conjunto de ações esparsas durante dois ou tres mandatos, enquanto amadurecesse uma nova geração de direita na midia, na universidade e no legislativo. O judiciário, sempre ele, precisará de duas gerações para desintoxicação.

    1. Julio José Pinto Eira Velha
      Julio José Pinto Eira Velha

      Tabata Amaral não passa de uma pivete querendo aparecer.

  6. Érico Borowsky
    Érico Borowsky

    Grande deputada !
    Não desista !

  7. José Antonio Braz Sola
    José Antonio Braz Sola

    Ótima reportagem, Sílvio !Parabéns !
    À Deputada Bia Kicis, duas palavras:1ª) lamento não ter domicílio eleitoral em Brasília, pelo que não poderei sufragar seu nome nas próximas eleições;2ª) ser xingada por certas pessoas equivale, na verdade, a receber elogios; a Sra. deveria se preocupar se fosse elogiada por Tabata e que tais.

  8. Jose Maria Miranda da silva
    Jose Maria Miranda da silva

    Muita força, Bia kicis. Sua presença na presidência da CCJ representa a esperança de reduzir o poder do STF e instituir o voto impresso. PEC da bengala, prisão após decisao de segunda instância, fim do foro privilegiado, JÁ!!!!

  9. Altair
    Altair

    Temos fé e confiança em você! Não se apequene diante desses inimigos do Brasil. Força e honra!

  10. Antonio Luiz Camara
    Antonio Luiz Camara

    Bia , vc representa o bem e não é frouxa ,por isso eles a temem !
    Joga duro contra esse monte de fascistas ,fantasiados de democratas unilaterais !
    Eles podem tudo contra todos e ninguém pode contariá-los , mesmo sendo eles minoria! Não seria DITADURA o nome disso ??

  11. Francisco Antonio da silva filho
    Francisco Antonio da silva filho

    Essa esquerda que sequer sabe o que é ser propositiva conduz o conluio da esquerda a perder espaço e nas próximas eleições acabarem de vez com a existência deles, começando com Ciro Gomes, um cínico e perdido nos caminhos da escuridão por desconhecer o Brasil e os fundamentos democráticos do anseio do povo brasileiro. Nesses trinta e dois anos pós-democracia fizeram do Estado um meio de sobrevivência de suas ideologias, distribuindo privilégios e jetons para seus amiguinhos!

  12. Daniel Brito Guimarães
    Daniel Brito Guimarães

    A esquerda tem perdido eleitores, pessoas que despertaram para a realidade, coisa que a própria “candidata-a-interferência-estatal-na-economia” nunca percebeu.

  13. osvaldo cirilo da silva
    osvaldo cirilo da silva

    Prezada Deputada Bia Kicis, sua história de vida e carreira profissional sobrepõe com magnitude a iniciativa dessa oposição medíocre de intelectualidade para contribuir com alguma utilidade patriota, não se deixe abater, estamos juntos e conscientes o bem vencerá o mal. Deus acima de todos!!!

  14. Silvestre Carlos Antunes Siqueira
    Silvestre Carlos Antunes Siqueira

    Cara Bia Kicis, parece que você está na defensiva, mas, pelo seu excelente caráter e ótimos trabalhos como procuradora, pode partir para a ofensiva, você tem total apoio e nossa admiração, não fique acuada, ser atacada por Rodrigo Maia, Gleise Hoffmann e Marcelo Freixo é um grande elogio.

    1. Antonio Rodrigues
      Antonio Rodrigues

      Perfeito Silvestre!

  15. Arlete Pacheco
    Arlete Pacheco

    CONTINUE FIRME BIA!!! TRATA-SE DE UMA OPOSIÇÃO RAIVOSA, CUJO REDUZIDÍSSIMO NÚMERO DE NEURÔNIOS NÃO FAZEM SINAPSES!!!

  16. frederico cardoso fernandes pontes
    frederico cardoso fernandes pontes

    nao arrede pe’ Bia Kicis

Anterior:
Vitor Brown: ‘Fiquei impressionado com o carinho que recebi ao chegar a Oeste’
Um drone mostra equipes de resgate dirigindo um barco em uma rua inundada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil (7/5/2024) | Foto: Reuters/Diego Vara Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 216
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.