A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou que os países da América Latina e do Caribe contabilizaram aproximadamente 4,6 milhões de casos de dengue somente nas 15 primeiras semanas de 2024, incluindo os primeiros dias de abril. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 11, e coloca o Brasil na liderança regional da epidemia — e com folga.
Esse número representa um aumento significativo de 237% em relação ao mesmo período do ano anterior. O especialista em arboviroses da Opas, Carlos Melo, foi quem repassou ao público as informações sobre a doença. Ele participou de evento sobre o assunto na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Conforme os registros da organização internacional, o Brasil se destaca negativamente nesse cenário da dengue. O país é responsável por mais de 3,1 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, o que equivale a 67,4% dos registros na região da América Latina e do Caribe.
Ranking dos casos de dengue no Brasil e em outros países da América Latina
Em termos absolutos, o Brasil lidera o ranking, seguido por Paraguai, Argentina e Peru. Esse destaque do Brasil se deve, em parte, à sua grande população. Contudo, quando analisada a incidência da dengue, ou seja, a proporção de casos em relação à população, o Brasil também é destaque negativo. Isso porque ocupa a segunda posição nesse quesito, ficando atrás apenas do Paraguai.