publicidade
Saúde

ButanVac, promessa de Doria, custou R$ 61,4 milhões, mas falhou em teste

Apesar do alto custo, imunizante contra a covid não chegou a ser usado

doria
Ex-governador de São Paulo João Doria | Foto: Reprodução

O Instituto Butantan gastou R$ 61,4 milhões no desenvolvimento da vacina nacional contra a covid-19 ButanVac, que foi uma promessa do ex-governador de São Paulo João Doria. Apesar do gasto, o estudo clínico foi interrompido depois de os testes não atingirem os níveis mínimos de eficácia na produção de anticorpos, conforme informações obtidas via Lei de Acesso à Informação pelo portal Metrópoles.

O valor despendido abrange tanto os gastos com os ensaios clínicos — destinados à avaliação de eficácia e segurança do imunizante — quanto os custos de fabricação.

Receba nossas atualizações

Durante os testes, realizados em uma amostra de 400 voluntários na fase 2 dos ensaios clínicos, constatou-se que os 200 participantes que receberam a ButanVac apresentaram uma resposta imunológica inferior aos 200 que receberam outro imunizante já disponível, cujo nome não foi divulgado.

A dose da ButanVac custaria R$ 10

Em março de 2021, o então governador de São Paulo anunciou o projeto de uma vacina nacional contra a covid-19, enfatizando que cada dose custaria R$ 10 — valor inferior ao das vacinas importadas — e prometendo a disponibilização de 40 milhões de doses em três meses, com uma capacidade de produção que poderia atingir 100 milhões de doses por ano.

O desenvolvimento da ButanVac incorporou parte da tecnologia da Escola de Medicina Icahn do Instituto Mount Sinai, nos Estados Unidos, fato que suscitou críticas ao anúncio e às promessas feitas na época.

Os ensaios clínicos, que se estenderam por três anos, foram interrompidos depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatar que a eficácia da ButanVac não atende aos padrões previamente acordados, que apresentam desempenho igual ou superior ao das vacinas já em uso.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

Em nota ao Metrópoles, o Butantan afirma que, embora o gasto não tenha culminado na aprovação do imunizante, os recursos foram usados para o avanço tecnológico e industrial do instituto, estabelecendo uma base para pesquisas futuras.

Segundo comunicado do Butantan, o gasto não foi em vão, pois não se restringiu apenas ao desenvolvimento da ButanVac, mas também “contribuiu para o aprimoramento dos processos tecnológicos e industriais”.

“Importante destacar que não há investimento em vão quando se trata de pesquisa deste tipo, pois os recursos aplicados contribuíram para o avanço de processos tecnológico e industriais, permitindo que outros estudos relacionados se beneficiem do conhecimento acumulado. O Instituto Butantan segue seu compromisso com a ciência e a saúde da população”, afirmou o órgão.

Leia mais sobre:

15 comentários
  1. Sérgio Tostes de Escobar
    Sérgio Tostes de Escobar

    Muita gente enriqueceu com o COVID, naturalmente, com o nosso dinheiro 💸💸💰💰🤑🤨😡

  2. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Nada do que o dória fez ou faz presta para alguma coisa. Sujeitinho desprovido de caráter. A única lembrança que deixou foi o “bolsodória” e aquela calça atochada.

  3. Iramar Benigno Albert Júnior
    Iramar Benigno Albert Júnior

    Deveria fazer em embusteiro pagar essa conta.

  4. José Maria (Zema)
    José Maria (Zema)

    Nas palavras do Butantan, qualquer fracasso é um estrondoso sucesso!

  5. Liberta Brasil
    Liberta Brasil

    Se não tivessem incriminado Cloroquina e ivermectina não teriam gasto esse valor nessa pesquisa fake, mas tinham de desviar dinheiro pros proprios bolsos então tá tudo certo, afinal é o país do desvio de dinheiro do PAGADOR DE IMPOSTOS, eles deviam ser processado a devolver os valores mas não vão.

    1. José Maria (Zema)
      José Maria (Zema)

      Até hoje tenho medo de escrever os nomes desses dois medicamentos depois de punições e contas encerradas no Facebook e outros…

  6. Andre Luiz dos Santos
    Andre Luiz dos Santos

    A vacina do Doria tem um grande merito: Foi um placebo eficaz para quem precisava de vacina para ir trabalhar e não queria se submeter à mRNA experimental

  7. Julio José Pinto Eira Velha
    Julio José Pinto Eira Velha

    Isso só serviu para engordar ainda mais o bolso desse pilantra.

  8. FORA LULA
    FORA LULA

    então.. e ninguém vai pagar por isso, já está pago… mais uma mentira usada para roubar o contribuinte… Bolsonaro, como sempre, estava certo!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade