Os copos e garrafas da marca Stanley caíram no gosto dos brasileiros nos últimos anos. Porém, recentemente, os produtos ganharam destaque nas redes sociais por um novo motivo.
Em uma nova trend (tendência), usuários fizeram um teste caseiro nos Estados Unidos, para detectar se havia metais pesados na composição dos itens. Muitos ficaram surpresos ao constatarem que os produtos Stanley testaram positivo para a presença de chumbo.
+ Leia as últimas notícias sobre Saúde no site de Oeste
Mas, afinal, quais são os riscos com a presença desse material nos itens? O contato direto do chumbo com o ser humano provoca intoxicação e diversos outros problemas de saúde.
Contudo, a existência do metal na composição do copo ou da garrafa não é um problema, se o usuário utilizar o produto de maneira adequada.
Explicação da marca sobre o chumbo nos produtos Stanley
Em nota, a fabricante confirmou que os copos Stanley têm chumbo em sua composição.
O metal é utilizado para vedar a base do copo, mas, segundo a empresa, está protegido por um revestimento de aço inoxidável que impede o contato direto com o consumidor.
“A Stanley esclarece que não há chumbo em parte alguma da superfície de seus produtos que entre em contato com o consumidor”, afirmou a fabricante em comunicado ao jornal O Globo. “A marca garante que seus produtos atendem a todas as exigências regulatórias dos EUA e Europa”.
+ Veja: Marca de copos térmicos, Stanley anuncia recall de bombas de chimarrão
No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fez análises para encontrar chumbo em diversos produtos na última década e constatou que boa parte dos setores avançou nas práticas de eliminação desse material pesado na indústria.
Todavia, foram encontradas algumas marcas de tintas com teor de chumbo acima do recomendado Em 2023, o instituto avaliou a indústria de joias e bijuterias, e identificou que 9% dos produtos tinham chumbo ou cádmio (outro metal pesado tóxico) além do limite permitido.
+ Leia também: Copos Stanley, amados pela Faria Lima, têm chumbo