Lisa Pisano, de 54 anos, é a segunda pessoa na história a receber um transplante de rim de porco. Nesse contexto, ela se tornou a primeira a passar por esse tipo de procedimento já tendo colocado uma bomba cardíaca no lugar do coração.
Lisa recebeu o rim no dia 12 de abril, uma semana depois de ter instalado a bomba cardíaca mecânica. A operação foi realizada no hospital Langone Health, da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.
Antes da cirurgia, a paciente precisava passar por diálises, que ocupavam muito tempo da sua semana. Essa rotina reduzia a expectativa de vida dela para “dias, ou no máximo, semanas”.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
“É incrível considerar que as conquistas científicas que nos permitem salvar a vida de Lisa hoje não estavam disponíveis há pouquíssimo tempo”, afirmou o líder da cirurgia, Robert Montgomery. “Esse é um esforço de avanço da medicina que beneficia a todos.”
Devido a condições médicas crônicas, Lisa já não tinha mais um organismo compatível para receber um transplante de órgãos humanos. Apesar disso, um rim de porco geneticamente modificado compatível com a paciente foi encontrado — mesmo com anticorpos que tornavam a busca de um rim humano altamente restritiva.
O primeiro transplante de rim de porco na história
No dia 16 de março de 2024, um homem chamado Richard Slayman protagonizou o primeiro transplante de rim de porco na história. O médico brasileiro Leonardo Riella foi o responsável por conduzir a operação.
Slayman foi diagnosticado com uma doença renal em estágio avançado. De acordo com os médicos, o homem com diabetes tipo 2 e hipertensão fez diálise durante 7 anos. No ano de 2018, chegou a receber o rim de uma outra pessoa, no entanto, acabou não funcionando como o esperado — voltando para a diálise no ano de 2023.
No dia 3 de abril de 2024, Slayman enfim recebeu alta do hospital em Boston, nos Estados Unidos.
Leia mais: “Efeito Milei: em 4 meses, risco Argentina cai 40%“