Um paciente teve um parafuso de implante dentário deslocado para o cérebro durante uma cirurgia para instalação de prótese, em um caso inédito. O incidente, ocorrido em 2022 na Turquia, foi detalhado em um artigo na revista Neurochirurgie em janeiro deste ano e passou a ganhar destaque na imprensa no decorrer dos últimos dias.
O homem, identificado como Ramazan Yılmaz, de 40 anos, sobreviveu ao episódio que quase lhe custou a vida. Durante o procedimento, um problema na máquina levou o médico a aplicar manualmente os parafusos de implante dentário. Essa atitude, no entanto, resultou no deslocamento de um deles para o cérebro do paciente.
Depois de cirurgia de emergência, o parafuso foi removido por uma fenda próxima aos olhos de Yilmaz, sem complicações posteriores. Em entrevistas à imprensa turca, o paciente compartilhou detalhes sobre o incidente.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Os médicos que atenderam Yilmaz explicaram que a posição excepcional da fossa craniana e a força aplicada durante o procedimento foram determinantes para o deslocamento do parafuso do implante dentário para o cérebro. Antes desse caso, não havia registros conhecidos de algum item desse tipo acabar alojado na região do crânio de pacientes.
Dentista responsável pela cirurgia em que parafuso de implante dentário foi para o cérebro de paciente foi processado
O dentista responsável pelo procedimento foi processado pelo paciente; ele alegou judicialmente que a complicação era imprevisível e não decorrente de negligência. No entanto, o profissional foi condenado a realizar uma compensação financeira a Yılmaz.