A Prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, decretou estado de emergência em saúde devido ao aumento dos casos de dengue. De acordo com a administração municipal, os números indicam tendência de crescimento pela terceira semana consecutiva. Na capital nordestina, o quadro já configura epidemia.
Desde o início de 2024, segundo o portal Poder 360, foram registradas 692 ocorrências de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Desse total, 655 são casos de dengue. Os bairros de Natal com maior concentração de casos são: Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação e Igapó.
O decreto de estado de emergência foi publicado no Diário Oficial do município e é válido por 90 dias.
Gabinete de crise para combater a epidemia de dengue
Na capital do Rio Grande do Norte um gabinete de crise com o objetivo de combater a epidemia de dengue na região já foi instalado. Algumas medidas foram definidas: as unidades básicas de saúde receberão kits com repelentes para serem distribuídos às gestantes durante consultas de pré-natal.
De acordo com dados da prefeitura, neste ano foram identificados 35 mil focos de dengue na região. E até o momento, cerca de 30 mil casas receberam visitas de agentes sanitários que verificaram se medidas contra a proliferação do mosquito estão sendo observadas pelos moradores.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
A cidade de Natal recebeu do Ministério da Saúde quase 19 mil doses da vacina contra o Aedes aegypti. De acordo com as diretrizes do governo federal, a imunização foi iniciada em crianças e em adolescentes com idades de 10 a 14 anos. Porém, o município do Nordeste alerta que a procura pela imunização tem sido baixa. Isso porque apenas 4,8 mil doses foram aplicadas durante os primeiros 15 dias.
Nas escolas da rede pública municipal está em fase de planejamento.
O q diz a governadora „é gópi!“?
Como está o saneamento básico no RN?
O q diz a governadora „é gópi“!
Não tem pressa, diz a ministra negacionista
Só para esclarecer, a vacina é prevenção de dengue e não contra o mosquito .
Só para esclarecer, a vacina é prevenção de dengue e não contra o mosquito .