Segundo diretor, o governo vem trabalhando para resolver “esqueletos” das concessões dos últimos 15 anos
O diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio Abrahão, disse nesta quarta-feira, 8, que o maior objetivo do banco ao estruturar projetos de concessão ao setor privado é abrir o mercado brasileiro de infraestrutura.
O executivo ressaltou que o BNDES “está preparado” para financiar os investimentos em infraestrutura, mas trabalha para atrair outras fontes de financiamento.
“Nossa maior meta é abrir o mercado (de infraestrutura), para ter competição e beneficiar o consumidor e o pagador de impostos”, afirmou Abrahão, em transmissão ao vivo promovida pelo jornal Valor Econômico.
Segundo ele, a má concepção dos projetos de concessão de infraestrutura, combinada com a falta de competição, são as principais responsáveis pelos casos mal sucedidos no setor.
“Uma série de concessões foram mal concebidas, impossíveis de ficar de pé, a menos que o negócio não fosse a concessão”, afirmou o diretor do BNDES.
Ele afirma que “oligopólios privados”, como o formado pelas empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato, e “monopólios estatais”, como no setor de saneamento, dominam vários setores da infraestrutura.
Com informações do Estadão Conteúdo.
… o negócio não era a concessão… ele sabe disso.