Presidente da República cita posicionamentos do organismo internacional acerca da hidroxicloroquina e de pacientes assintomáticos
O presidente Jair Bolsonaro iniciou a 34ª Reunião do Conselho de Governo “comemorando” duas vitórias políticas. Sem alarde, o chefe do Executivo federal citou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou duas decisões recentes que dão respaldo à sua narrativa sobre a hidroxicloroquina e o isolamento.
A OMS anunciou na segunda-feira, 8, que novas pesquisas apontam como “muito rara” a transmissão da covid-19 a partir de pacientes assintomáticos. Bolsonaro citou isso em sua fala, opinando, contudo, que a imprensa pouco abordou esse assunto. Antes, o organismo internacional tratava os assintomáticos como um grupo passível de transmitir a doença, a ponto de ter recomendado medidas rigorosas de isolamento.
O presidente da República também destacou outra recente posição contraditória da OMS: o uso da hidroxicloroquina. O organismo internacional chegou a suspender a orientação do uso de cloroquina e hidroxicloroquina em testes para tratamento contra a covid-19, mas voltou atrás na decisão.
A 34ª Reunião do Conselho está sendo transmitida ao vivo a pedido de Bolsonaro pela TV Brasil 2 e, também, nas redes sociais. Além do presidente, outros ministros estão usando espaço de fala para comentar sobre as realizações de suas pastas durante a pandemia.