Setor avança mesmo diante da pandemia da covid-19
Enquanto outros setores da economia são diretamente afetados pelo vírus chinês, o meio agrícola do país apresenta bons resultados em 2020. De acordo com dados divulgados hoje pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) da área avançou quase 5% de janeiro a maio de 2020.
Leia mais: “5 argumentos a favor do agronegócio brasileiro”
Conforme os dados divulgados pela entidade, o chamado PIB do agronegócio brasileiro cresceu 4,62% quando comparado com o mesmo período de 2019. Responsável pela divulgação dos dados ao lado da CNA, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) informa que parte do crescimento se deve à alta nos preços. É o que ocorreu, por exemplo, com arroz, milho e soja, informa a instituição.
Sem crise
Dessa forma, o setor demonstra não sentir os impactos provocados pela pandemia da covid-19. Aliás, o agronegócio já havia registrado crescimento no recorte de janeiro a abril. Conforme noticiou Oeste na ocasião, o setor havia avançado 3,8%. Nesta semana, Oeste também informou que a venda de soja no Brasil já apresenta resultados similares aos alcançados ao longo de todo o ano de 2019.