Em conversa com empresários e governadores, Marcelo Álvaro Antônio articula com o ministro da Saúde, Nelson Teich, diretrizes para o estabelecimento de regras uniformes para a retomada da economia
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), capitaneia as articulações que propõem o estabelecimento de uma diretriz nacional para a retomada do comércio, ao menos atividades ligadas ao setor, como hotelaria, bares e restaurantes. A ideia é que o governo federal dite as regras e critérios do processo em comum acordo com governos estaduais.
A costura vem sendo feita por Álvaro Antônio juntamente com empresários. Ele mantém conversas com lideranças dos setores de comércio e serviços e governos estaduais. A classe empresarial defendeu a ideia de que o ministro intermedeie o diálogo com o ministro da Saúde, Nelson Teich, para que a pasta lidere, avalize e dite as referências para a retomada econômica.
O ministro sinalizou aos empresários, contudo, que essa interlocução está em andamento. Disse, inclusive, que submeteu algumas sugestões a Teich. As recomendações e aconselhamentos dos empresários, porém, não chegaram a ser formalmente feitas. Empresários aguardam o convite para se sentar à mesa e poder colaborar melhor.
Coordenação
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), é um dos governantes com quem Álvaro Antônio mantém contato. O objetivo é buscar uma coordenação nacional e evitar que cada município e cada governo estadual faça um regramento próprio sobre as ações de retomada econômica.
Algumas empresas, por exemplo, operam em diferentes Estados e cidades. Consequentemente, geram receita a governadores e prefeitos. Ou seja, há interesse em evitar uma retomada dessintonizada. O ministro do Turismo concorda com essa linha e aguarda uma resposta de Teich.