Uma seleção de fatos selecionados por Oeste para você ficar de olho
O primeiro ministério do Centrão
• Na próxima semana, o deputado Fábio Faria (PSD-RN) vai tomar posse como ministro das Comunicações. A tendência é ele assuma o ministério em caráter definitivo nesta segunda ou terça-feira. A nova pasta tem três grandes objetivos: conduzir as negociações para implantar o modelo 5G no País; melhorar a gestão da comunicação do governo Jair Bolsonaro e conduzir o processo de renovação de concessões de rádio e TV, assunto de interesse de boa parte da base parlamentar de apoio ao presidente e de grandes conglomerados, como a Rede Globo, cuja concessão expira em 2022.
Votação da MP 936/2020
• Na próxima terça-feira, 16, os senadores devem analisar a Medida Provisória 936/2020, que promove alterações na legislação trabalhista para evitar demissões durante a crise causada pela pandemia de coronavírus. O texto foi aprovado pela Câmara, mas necessita de aval do Senado para ir à sanção. O próprio governo já admite que deverá prorrogar a medida.
Supremo Tribunal Federal
• Na próxima quarta-feira, 17, o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento que tem o objetivo de validar se o inquérito das fake news é legal ou não. O caso chegou ao STF por conta de uma ação movida pela Rede Sustentabilidade. O relator do processo, ministro Edson Fachin, votou pela validade da investigação. A expectativa é que o julgamento termine apenas na quinta-feira, 18.
Leia também: “Alvo do inquérito das fake news continua sem saber o crime que cometeu”
Vetos presidenciais
• O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP) marcou também para a próxima quarta-feira, 17, uma sessão conjunta entre senadores e deputados para analisar vetos do presidente Jair Bolsonaro. Atualmente, há 26 vetos aguardando a análise do Congresso. Do total de vetos a serem analisados, 19 estão trancando a pauta. Ou seja, se não forem apreciados, haverá paralisação dos trabalhos nas sessões conjuntas entre as duas casas. Essa sessão é vista como mais um teste de força para a nova base do presidente Jair Bolsonaro, após ele se aliado à parlamentares do Centrão.
Economia
• Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, participará de uma live na quarta-feira, dia 17, às 17h. Será no Instagram, ao vivo, no perfil da Veedha Investimentos. A oportunidade será útil para “tomar o pulso” do varejo, setor estratégico para a retomada da economia.
Leia mais sobre a recuperação econômica na reportagem de capa da Edição 12 da Revista Oeste: “Por onde virá a retomada”
Mundo – China
• Um novo surto de coronavírus no principal mercado de distribuição de alimentos de Pequim, após quase dois meses sem novos casos, acendeu um alerta sobre uma possível segunda onda de contaminação da covid-19. Medidas ultra restritivas poderão voltar a ser adotadas. A mídia oficial, controlada pelo Partido Comunista, responsabiliza um carregamento de salmão importado pela contaminação. Como grandes questões relacionadas à China impactam a economia global, a pauta é extremamente relevante.
Agenda
• A partir de amanhã, 15, às 9h, até o dia 19 de junho, o time de Research da XP promove o evento “Preparando para a retomada”, que trará debates sobre melhores ações no momento de crise, investimentos fora do Brasil, setor de infraestrutura e muito mais. Nesta segunda-feira, 15, Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP, e Betina Roxo, analista da XP, conversam com Carlos Eduardo Rocha, CEO da Occam Brasil e Paolo di Sora, CIO da RPS Capital.
• O programa Roda Viva desta segunda-feira, 15, terá como entrevistado o ministro do STF e Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. O programa vai ao ar às 22h pela TV Cultura.