Na madrugada deste domingo, 15, a tripulação da Polaris Dawn da SpaceX retornou à Terra com segurança depois de uma missão pioneira de cinco dias em órbita. A cápsula Crew Dragon, pousou na costa de Dry Tortugas, na Flórida, Estados Unidos.
O pouso ocorreu por volta das 3h30 da manhã no horário da Flórida — cerca de 9h30 na hora de Brasília. A missão Polaris Dawn realizou um feito histórico. Trata-se da primeira tripulação de astronautas não governamentais a realizar uma caminhada espacial.
Os tripulantes da Polaris Down da Spacex
O lançamento da cápsula Crew Dragon ocorreu na manhã da quarta-feira anterior, 11. Ao todo, quatro tripulantes participaram da missão. São eles: Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments e financiador da Polaris Dawn, seu amigo e ex-piloto da Força Aérea dos EUA, Scott “Kidd” Poteet, além das engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis. Pela primeira vez duas funcionárias da empresa de Elon Musk participaram de uma mesma missão especial.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Recorde de altitude orbital
O quarteto também alcançou uma órbita ao redor da Terra a 1,4 mil km de altitude — é a maior já registrada por humanos. O recorde anterior foi estabelecido pela missão Gemini 11 da NASA em 1966, que atingiu 1.373 km.
Agora é Marte!
Sensacional!
Feito extraordinário que se tornará comum em pouco tempo.
É prudente corrigir o horário da amerissagem da cápsula: 3:30 (horário da costa leste americana) ou 4:30 (horário de Brasília)