Filha de Roberto Jefferson chegou a se portar como pré-candidata, mas acabou presa
A disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro neste ano conta com 14 candidatos. Nenhum deles é do PTB, que não aparece coligado com nenhuma outra legenda na eleição carioca em 2020. De última hora, o partido resolveu ficar de fora do pleito na segunda maior cidade do país.
Leia mais: “PTB desafia Roberto Jefferson e registra vice de petista em SP”
A decisão tem relação direta com a direção do partido comandado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson. Filha do presidente nacional do PTB, Cristiane Brasil chegou a ser apontada como pré-candidata à prefeitura carioca. Condição que mudou quando ela se tornou alvo de operação da Polícia Civil em 11 de setembro. Cristiane se apresentou às autoridades e segue detida desde então.
Com a prisão preventiva, o PTB anunciou que o seu então pré-candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Bicudo, assumiria o comando da chapa. No entanto, a pré-candidatura dele não se confirmou. Em ato de solidariedade à filiada que está detida, a sigla não registrou candidatura ao Executivo da cidade do Rio de Janeiro. O prazo para confirmar candidaturas era sábado, 26.
Disputa pela Câmara
O PTB não está fora por completo da eleição deste ano no Rio de Janeiro. O partido lançou 77 candidatos a vereador. A Câmara Municipal da capital fluminense conta com 51 cadeiras no Poder Legislativo. Atualmente, o PTB tem Marcelo Arar como único representante na Casa.