Nesta segunda-feira, 19, o sinal da rede 5G chega a mais sete capitais brasileiras, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As operadoras poderão iniciar a oferta da tecnologia em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).
Até 28 de novembro, Claro, Tim e Vivo devem ter, no mínimo, oito estações de 5G ativadas em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís, e 11 em Teresina.
A decisão de liberar a frequência foi tomada na quarta-feira 14, pelo Gaispi, grupo responsável pela coordenação da nova rede.
Agora, o Brasil já tem 22 cidades com o sinal da internet de alta velocidade liberado. As demais capitais podem ter a rede ativada até o fim de novembro, mas o prazo pode ser antecipado.
Segundo dados da Anatel, 62 smartphones estão habilitados no Brasil para receber o 5G.
Anatel vai usar aplicativo para fiscalizar redes 5G
A Anatel pretende intensificar o monitoramento da qualidade da rede 5G de internet, por meio do uso de um aplicativo que faz a medição do desempenho da tecnologia.
A ferramenta, chamada de EAQ, já está disponível para ser usada em celulares e servirá para mapear “áreas de sombra”, onde o sinal 5G mostra instabilidade. Isso ajudará a agência a cobrar maior eficiência das operadoras. A coleta de dados pelo órgão regulador já estava prevista na atual fase de implementação do regulamento de qualidade dos serviços.
Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:
*Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.
*Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.
https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/
5G é muito rápido, moro no interior e ainda não tem, a poucos dias em BH medi a velocidade da Internet no 5G deu 800 megas… em casa tenho 300 megas medindo ao lado do modem.