Sinal 5G impulsiona venda de celulares no Brasil

Segundo levantamento, preço médio dos aparelhos caiu 30% desde o começo do ano
-Publicidade-
A participação dos modelos 5G nas vendas totais de celulares aumentou de 6% para 17% em volume
A participação dos modelos 5G nas vendas totais de celulares aumentou de 6% para 17% em volume | Foto: Reprodução/Pexels

O avanço da cobertura da internet de quinta geração está impulsionando as vendas no varejo de smartphones compatíveis com o 5G.

A participação dos modelos 5G nas vendas totais de celulares aumentou de 6% para 17% em volume. Como são produtos de preço unitário maior, a participação no faturamento do mercado em agosto cresceu 33%. Os dados são da empresa de pesquisas GfK. Segundo o levantamento, o preço médio dos smartphones caiu 30% entre a primeira semana de janeiro e o início deste mês.

Na terça-feira 16, as redes 5G foram ativadas em Curitiba, Goiânia e Salvador. Desde o dia 6 de julho, quando a internet móvel de alta velocidade estreou em Brasília, até agora está presente em bairros de oito capitais brasileiras.

-Publicidade-

De acordo com levantamento divulgado pelo jornal Valor Econômico, na rede Fast Shop, as vendas de smartphones 5G dobraram no segundo trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, e se intensificaram com a chegada da tecnologia a São Paulo. A plataforma Mercado Livre informou ter vendido dez vezes mais celulares com a tecnologia entre janeiro e julho deste ano, do que em todo 2021.

Na avaliação de Fernando Baialuna, diretor de varejo da GfK, a chegada das redes 5G é um estímulo à troca de aparelhos 4G por modelos intermediários pelo consumidor, em um mercado de smartphones amadurecido como o brasileiro, mas é um movimento de demanda “que ainda tem um longo caminho pela frente”, disse ao Valor.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.