publicidade
Tecnologia

Anatel apura nível de radiação do iPhone 12

Celular emite radiação além do permitido quando está no bolso, acusa agência francesa

iphone 12 radiação anatel
França detectou que o celular no bolso emite radiação além do permitido | Foto: Divulgação

Depois de o governo da França anunciar que detectou altos níveis de radiação no iPhone 12, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que irá investigar o caso. A análise decidirá se o modelo de smartphone está de acordo com as normas brasileiras.

Segundo a Anatel, a situação entrou em discussão na quarta-feira 13. “Estamos nos reunindo com organismos de certificação e laboratórios e organizando uma supervisão de mercado”, afirmou a pasta, em nota enviada à reportagem do portal Acessa.com.

Receba nossas atualizações

Na descrição técnica da fabricante do aparelho lançado em 2020, o produto da Apple gera emissões na ordem de 1 watt por quilo. O iPhone 12 passou por atualizações de sistema operacional desde então, que podem passar a exigir mais dos chips de processamento, fator que aumenta o nível de emissões.

O iPhone 12 não está mais à venda nas lojas on-line da Apple. Em contrapartida, o iPhone 15 foi lançado nesta semana.

Leia mais: “Quanto vai custar o iPhone 15 no Brasil?

Proibição da venda do iPhone 12 na França

O governo francês divulgou, na quarta-feira 13, que encontrou altas taxas de absorção específicas (SAR, na sigla em inglês) acima do permitido na Europa. Foram realizados dois testes na última semana. 

Laboratórios credenciados constataram a absorção de energia eletromagnética pelo corpo em 5,74 watts por quilo em testes que simularam o uso do telefone na mão ou no bolso da calça. 

Celular emite radiação além do permitido quando no bolso
Apple rechaça acusações e garante que o iPhone 12 adota modelos de segurança | Foto: Pixabay

Segundo o relatório, os testes mostraram que o telefone estava em conformidade com os chamados padrões SAR quando estava no bolso de uma jaqueta ou em uma bolsa.

“A expectativa é que a Apple responda dentro de duas semanas”, disse o secretário de Economia Digital da França, Jean-Noel Barrot ao jornal Le Parisien. “Se eles não o fizerem, estou preparado para ordenar um recall de todos os iPhones 12 em circulação.”

Apple contesta resultado sobre o iPhone 12

Em nota enviada à agência de notícias Reuters, a Apple afirma que o iPhone 12 foi certificado por várias agências internacionais como compatível com os padrões globais de radiação. 

A big tech contesta os resultados dos testes franceses e diz que o aparelho está em conformidade com os padrões de taxas de absorção específicas, que se aplicam a dispositivos que emitem frequências de rádio.

Leia também: “Cientistas: satélites da SpaceX podem ‘vazar’ radiação para a Terra

Vários países europeus, incluindo Bélgica, Alemanha e Itália, estão acompanhando a ação regulatória francesa, aumentando a chance de mais proibições.

Os smartphones emitem baixos níveis de radiação quando estão em uso, e pesquisadores passaram décadas estudando seus possíveis efeitos na saúde. A Organização Mundial da Saúde afirmou: “Até o momento, não foram estabelecidos efeitos adversos à saúde causados pelo uso de telefones celulares”.

A Anatel adota o mesmo limite determinado pela regulação europeia de 2 watts por quilo, na média. Os dispositivos passam por testes antes de receber permissão para venda no Brasil.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade