A rede de internet móvel de alta velocidade (5G) chega nesta segunda-feira, 22, a mais quatro capitais brasileiras. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal foi ativado nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Florianópolis (RS) e Vitória (ES).
O protocolo de transmissão de dados alcança velocidades entre 20 e 50 vezes maiores que a internet 4G, além de permitir a conectividade de um maior número de dispositivos. Neste primeiro momento, o sinal do 5G chega às capitais do país restrito a alguns bairros, salvo exceções, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes.
Segundo a Anatel, no Rio de Janeiro, por exemplo, o número mínimo de antenas exigido no edital do leilão para ativação do serviço era de 252 para as três operadoras que vão atuar na capital. A Anatel já recebeu mais de 700 pedidos de licenciamento de antenas 5G na cidade, 287% a mais.
5G nas capitais
Agora já são 12 cidades que contam com a internet de quinta geração. Até o fim de novembro, todas as capitais terão a tecnologia habilitada. A data-limite era setembro, mas uma determinação recente modificou o prazo.
A proposta de extensão foi recomendada na sexta-feira 12 pelo grupo que acompanha a limpeza de faixas necessária para o 5G “puro” funcionar sem interferências. O grupo foi avisado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) sobre a dificuldade de liberação da rede móvel pela nova tecnologia em 15 capitais.
“Tal medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS). Permanece a possibilidade de antecipação, mesmo nessas cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF”, comunicou a Anatel.