O lançamento da quinta geração de internet (5G) em todas as capitais brasileiras foi adiado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, a preparação da rede móvel deve ser concluída até 28 de outubro, para que haja a ativação do sinal do novo serviço até 28 de novembro.
A proposta de extensão foi recomendada na sexta-feira 12 pelo grupo que acompanha a limpeza de faixas necessária para o 5G “puro” funcionar sem interferências nas cidades. O grupo foi avisado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) sobre a dificuldade de liberação da rede móvel pela nova tecnologia em 15 capitais.
“Tal medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS)”, informou a Anatel. “Permanece a possibilidade de antecipação por decisão do grupo de controle, mesmo nessas cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF”, concluiu o órgão.
O prazo máximo de lançamento do serviço nas capitais já havia sido adiado anteriormente. Ao lançar o edital de venda das licenças, a Anatel previa a ativação do serviço no fim de julho, mas passou para 29 de setembro.
O sinal do 5G puro já chegou a oito capitais: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia. Na próxima segunda-feira, 22, será ativado no Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas.