Os sites da prefeitura do Rio de Janeiro continuam fora do ar depois de um ataque hacker que afetou todos os serviços que dependem do sistema. Na manhã desta terça-feira, 16, o serviço ainda não havia sido restabelecido.
Segundo comunicado da administração municipal, os sistemas permanecerão desativados até que os danos causados sejam reparados. A Empresa Municipal de Informática e Planejamento (Iplan) está trabalhando para que a situação seja normalizada.
Os sites de secretarias, como a de Educação, Saúde e Fazenda, não estão funcionando. A emissão da Nota Carioca, a nota fiscal eletrônica, foi suspensa. O Portal Carioca Digital ainda não foi normalizado.
O serviço Táxi Rio também foi afetado. Pacientes que fazem hemodiálise ou outros tratamentos e dependem da plataforma para se locomover não puderem ir às unidades de saúde. A ação dos hackers foi percebida pelos técnicos da prefeitura na madrugada da segunda-feira 15.
“Os servidores da Iplan identificaram uma ação hacker em parte do sistema digital da prefeitura”, informou a prefeitura. “Imediatamente, implementamos uma série de ações para preservar os dados e retiramos do ar, de forma preventiva, todos os sistemas.” “Nossos técnicos estão trabalhando para que os serviços comecem a ser normalizados e pedimos a compreensão e a paciência dos cariocas”, disse Claudio Fonseca, do Iplan.
Leia também: “A vida com os algoritmos”, reportagem publicada na edição 29 da Revista Oeste
Teste???? Estão se preparando…
Deveriam é tirar o m… do prefeito do ar.